Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Bioetanol E85 será solução ?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por eduardomaio Ver Post
    Monoculturas intensivas ajudam à desertificação dos solos. Depois não plantas lá nada porque não cresce. Ainda temos as emissões na produção, no Brasil por exemplo pegam fogo aos campos de cana de açucar que ficam a arder durante dias e dias a emitir CO2...
    Os biocombustíveis de 2ª geração podem ser obtidos a partir de resíduos florestais. Não implicam a utilização de cereais criados para o efeito. Já existe uma refinaria a produzir bio-etanol a partir de resíduos florestais na Suécia.

    Os campos de cana seriam queimados independentemente da produção de biocombustíveis. É uma prática agrícola comum. Além disso a combustão de matéria orgânica não é considerada relevante para o aumento do CO2 atmosférico porque é considerada como fazendo parte do ciclo do carbono.

    Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
    O problema com os bio-combustiveis é que em alguns produz-se mais CO2 na sua produção que o que se poupa no seu consumo.
    O processo de produção de biocombustíveis está no início. Com o desenvolvimento do processo, o rendimento poderá ser muito superior a breve prazo.

    Comentário


      #32
      Os biocombustíveis de 2ª geração
      A expectativa é alta para estes, veremos.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por Gordini Ver Post
        Os biocombustíveis de 2ª geração podem ser obtidos a partir de resíduos florestais. Não implicam a utilização de cereais criados para o efeito. Já existe uma refinaria a produzir bio-etanol a partir de resíduos florestais na Suécia.
        Se for assim é mais uma fonte. Mas o que é que se entende por residuos florestais? Os ramos, pinhas, etc? É que isso é fundamental para as florestas como ecosistema, pelo menos é o que sempre vi nos documentários.

        Comentário


          #34
          Mas o que é que se entende por residuos florestais? Os ramos, pinhas, etc?
          Todo o material de origem celulósico que se encontra na madeira, no mato e em diversas culturas como sejam o cardo ou as ervas de pastagem dos animais entre tantos outros.

          E ao limpar-se a floresta dos ditos resíduos florestais também se previne os fogos.

          Comentário


            #35
            Os "resíduos" são nutrientes para o solo. Claro que ajudam à propagação do fogo quando o há, mas em condicões normais são benéficos.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por whereagles Ver Post
              Os "resíduos" são nutrientes para o solo. Claro que ajudam à propagação do fogo quando o há, mas em condicões normais são benéficos.
              Ninguém disse o contrário Whereagles.

              Comentário


                #37
                Eu sempre fui um anti hibrido ,porque acho ke as marcas tentam fazer dinheiro com a vontade das pessoas em serem "ecologicas", do que pelas reais vantagens dos motores hibridos.
                Sempre achei ke o bio ethanol era uma melhor opçao no imediato ,mas tem a grande desvantagem de aumentar os preços dos cereais , o ke para os países pobres é uma catástrofe

                A FIat apresentou no salão de FRankfurt o Panda Aria ke eu acho ke é mais uma vez uma pequena revolução da FIat, o motor funciona a metano 70% e hidrogeno 30% , e as emissões de CO2 são 69 g/km, oke deve ser um record!

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por ferrarino giallo Ver Post
                  Eu sempre fui um anti hibrido ,porque acho ke as marcas tentam fazer dinheiro com a vontade das pessoas em serem "ecologicas", do que pelas reais vantagens dos motores hibridos.
                  Sempre achei ke o bio ethanol era uma melhor opçao no imediato ,mas tem a grande desvantagem de aumentar os preços dos cereais , o ke para os países pobres é uma catástrofe

                  A FIat apresentou no salão de FRankfurt o Panda Aria ke eu acho ke é mais uma vez uma pequena revolução da FIat, o motor funciona a metano 70% e hidrogeno 30% , e as emissões de CO2 são 69 g/km, oke deve ser um record!
                  O principio de aproveitamento das energias dos hibridos parece-me bastante interessante, o actual problema é que a oferta destes carros é muito limitada e os carros disponiveis tem um forte timbre de "carro alternativo" que confesso não me atrai nada.

                  O icon é o prius, que acho que é mesmo carro para quem conduzir é uma necessidade para se deslocar e não tem piadinha nenhuma.

                  Por outro lado, ainda não tenho muito claro se de facto os hibridos na fase em que estão e tendo em conta o processo de fabrico, são uma proposta séria de tentar diminuir emissões ou se são mais uma jogada de marketing
                  Editado pela última vez por v7; 16 November 2007, 09:31.

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por ferrarino giallo Ver Post
                    Eu sempre fui um anti hibrido ,porque acho ke as marcas tentam fazer dinheiro com a vontade das pessoas em serem "ecologicas", do que pelas reais vantagens dos motores hibridos.
                    pá, é assim: as marcas fazem o que dá dinheiro. Se podem capitalizar na "vontade de ser ecológico", não o fazer seria perder dinheiro. Já agora, não creio que a maioria das pessoas que compram híbridos o façam por ser ecológico. É mais porque híbridos gastam menos!!!

                    De qualquer forma, o híbrido é um automóvel mais racional porque recupera alguma da energia que doutra forma seria dissipada. Isto é um melhoramento significativo sobre as tecnologias tradicionais. É progresso técnico.

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                      As emissões de um Prius são 102 g/km e as de um Saab 9.5 2.3 Turbo a bioetanol E-85 são 64 g/km

                      Será que a solução para progressivamente deixarmos de depender dos combustiveis fósseis passa por aqui ?

                      O E-85 tem 107 octanas, produz em média mais 14% de potência e 11% de binário que o mesmo motor usanda gasolina sem chumbo. Além disso é fácilmente adaptável a um motor convencional.

                      Com a evolução da actual conjuntura será esta a solução para não termos que vir a conduzir hibridos ou pior ainda carros eléctricos ?

                      Ou pondo a questão de outra forma, será que é a solução que permite preservar o prazer de condução ?

                      P.S.: Na Suécia o E-85 já está disponivel e os saab que os utilizam como combustivel estão a vender 3 vezes mais do que o previsto. Já vendem 5 carros a E-85 por cada hibrido.
                      As emissões de 64g/km que indicas resultam da dedução do valor de co2 que as plantas reciclam, certo?
                      Porque em termos directos anuncia 217. Se os 64 fossem directos teria uma bela carreira em Portugal com impostos bastante reduzidos.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por PP Ver Post
                        As emissões de 64g/km que indicas resultam da dedução do valor de co2 que as plantas reciclam, certo?
                        Porque em termos directos anuncia 217. Se os 64 fossem directos teria uma bela carreira em Portugal com impostos bastante reduzidos.
                        Não ! julgo que são valores totalmente comparaveis.

                        Mas também não sei se percebi o que querias dizer

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                          Não ! julgo que são valores totalmente comparaveis.

                          Mas também não sei se percebi o que querias dizer
                          Qual foi a fonte de onde tiraste o valor de 64?

                          Neste site http://www.vcacarfueldata.org.uk/search/search.asp com base de dados de emissoes de quase todos os carros vi que anuncia 217.

                          Como é uma grande diferença andei a investigar e vi num site da SAAB inglesa sobre a gama Biopower que embora as emissões directas sejam altas, 70% dessas emissões são "recicladas" pelas plantas na sua fase de crescimento.

                          Ou seja, dito de outra forma, as plantas enquanto "vivas" absorvem CO2 da atmosfera. Este CO2 absorvido vai depois ser descontado (os tais 70%) nas emissões das viaturas a E85. E o saldo serão os 64g/km.

                          Comentário


                            #43
                            Meu carro roda a etanol ou gasolina.

                            São maioria absoluta nas vendas atuais por aqui.

                            Comentário


                              #44
                              Já agora, não creio que a maioria das pessoas que compram híbridos o façam por ser ecológico.
                              Não, muitas é simplesmente pelo mesmo tema estar agora em voga.

                              É mais porque híbridos gastam menos!!!
                              Será que conseguem rivalizar com os modernos e económicos motores a gasóleo Whereagles ( tendo em conta uma comparação ao mesmo nível de cc e potência), sinceramente não me parece.

                              Estou-me a referir exclusivamente ao aspecto de economia de uso diário, nada mais.
                              Editado pela última vez por TURBO; 16 November 2007, 18:10. Razão: Técnicas

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por GTS_M5 Ver Post
                                Meu carro roda a etanol ou gasolina.

                                São maioria absoluta nas vendas atuais por aqui.
                                Desde há muitos décadas, que o programa alternativo em termos energéticos está em marcha no Brasil.

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por TURBO Ver Post
                                  Não, muitas é simplesmente pelo mesmo tema estar agora em voga.



                                  Será que conseguem rivalizar com os modernos e económicos motores a gasóleo Whereagles ( tendo em conta uma comparação ao mesmo nível de cc e potência), sinceramente não me parece.

                                  Estou-me a referir exclusivamente ao aspecto de economia de uso diário, nada mais.
                                  Os motores diesel estão condenados a extinção , com a futura norma euro 6 . Por isso é ke se está a investir outra vez nos motores a gasolina.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                    O principio de aproveitamento das energias dos hibridos parece-me bastante interessante, o actual problema é que a oferta destes carros é muito limitada e os carros disponiveis tem um forte timbre de "carro alternativo" que confesso não me atrai nada.

                                    O icon é o prius, que acho que é mesmo carro para quem conduzir é uma necessidade para se deslocar e não tem piadinha nenhuma.

                                    Por outro lado, ainda não tenho muito claro se de facto os hibridos na fase em que estão e tendo em conta o processo de fabrico, são uma proposta séria de tentar diminuir emissões ou se são mais uma jogada de marketing

                                    Para mim é só marketing... o Bravo 1.9jtd consome menos ke o serie 1 "eficiente dinamics" .
                                    A toyota apercebeu-se antes dos outros ke existia uma oportunidade de negócio muito grande com os híbridos.
                                    Os biocombustiveis sao fabricados a partir das plantas , as plantas quando crescem consomem CO2 , os hibridos consomem electricidade a electricidade tem de vir de algum lado , se Pt tem de importar elctricidade da França hoje, como é ke seria se os carros fossem todos hibridos , constroi-se um central de energia atómica ??

                                    No fim de contas o metano é o único tras vantagens pro ambiente.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por TURBO Ver Post
                                      Será que conseguem rivalizar com os modernos e económicos motores a gasóleo Whereagles ( tendo em conta uma comparação ao mesmo nível de cc e potência), sinceramente não me parece.
                                      É assim, em termos de consumo são praticamente iguais. Mas os híbridos são menos polutentes, especialmente nos enxofres e essas tangas que deixam um cheiro nauseabundo. Para mim, não ter que cheirar aquela porcaria quando estaciono o carro é motivo mais que suficiente para escolher um gasolina sobre um diesel....... mesmo com filtro de partículas.

                                      Para quem faz muita estrada, o diesel é claramente melhor. Para cidade é ela-por-ela. Eu prefiro o híbrido.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Só terão futuro se...

                                        os biocombustíveis só terão futuro se forem produzidos através de espécies não alimentares de crescimento rápido.

                                        Imaginem etanol produzido através da celulose de eucalipto!

                                        Comentário


                                          #50
                                          Bom mesmo era a fusao nuclear a frio!

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por ferrarino giallo Ver Post
                                            Para mim é só marketing... o Bravo 1.9jtd consome menos ke o serie 1 "eficiente dinamics" .
                                            A toyota apercebeu-se antes dos outros ke existia uma oportunidade de negócio muito grande com os híbridos.
                                            Os biocombustiveis sao fabricados a partir das plantas , as plantas quando crescem consomem CO2 , os hibridos consomem electricidade a electricidade tem de vir de algum lado , se Pt tem de importar elctricidade da França hoje, como é ke seria se os carros fossem todos hibridos , constroi-se um central de energia atómica ??

                                            No fim de contas o metano é o único tras vantagens pro ambiente.
                                            Tem menos cv...

                                            Essas coisas da eficiencia vê-se numa relação potência/consumo...

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por TURBO Ver Post
                                              Desde há muitos décadas, que o programa alternativo em termos energéticos está em marcha no Brasil.
                                              Desde 1975, mas o bicombustível começou a vender em 2003

                                              Comentário


                                                #53
                                                a par com o BioDiesel será uma das soluções mas não a solução

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Há de se considerar que os automóveis que usam o bioetanol (E85, mas no rasil é E75 há décadas) consomem mais em comparação aos que consomem somente gasolina! VEjam os disparates de consumo entre os modelos europeus equivalentes ao brasileiros (mesmo motor). O poder calorífico do etanol é menor gastando em média 20% mais que o modelo a gasolina!

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por whereagles Ver Post
                                                    pois.. é que os ultracondensadores não conseguem o mesmo fluxo de energia que as baterias.
                                                    Mas tens a vantagem (se o teu condensador tiver capacidade para isso) de conseguir armazenar mais energia durante uma travagem......

                                                    O processo de "absorção" de energia de uma bateria é muito lento, não sendo o ideal para um pico de energia dissipada que dura uns 5s ( a típica travagem ).
                                                    (Neste caso as baterias apenas conseguem armazenar uma pequena percentagem dessa energia dissipada)
                                                    Além disso as baterias costumam ter uma resistência interna superior à dos condensadores, e por conseguinte uma maior dissipação de energia (sob a forma de calor) enquanto carregam!
                                                    O problema dos condensadores e o rácio capacidade versus volume ocupado.
                                                    Tenho seguido alguns testes e inovações nesta área e, o modelo que apresentou melhores resultados foi um misto dos dois, condensadores em serie com baterias.
                                                    Os condensadores permitem armazenar os grandes picos de energia provenientes de uma travagem depois, lentamente, acabam por transferir toda a sua energia para a bateria.
                                                    Neste modelo os condensadores acabam por funcionar como um "buffer".
                                                    Editado pela última vez por 3com; 18 November 2007, 22:38.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Metam um painel solar no tejadilho e toca a andar.


                                                      O problema é a produção dos paineis solares...

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por PP Ver Post
                                                        Qual foi a fonte de onde tiraste o valor de 64?

                                                        Neste site http://www.vcacarfueldata.org.uk/search/search.asp com base de dados de emissoes de quase todos os carros vi que anuncia 217.

                                                        Como é uma grande diferença andei a investigar e vi num site da SAAB inglesa sobre a gama Biopower que embora as emissões directas sejam altas, 70% dessas emissões são "recicladas" pelas plantas na sua fase de crescimento.

                                                        Ou seja, dito de outra forma, as plantas enquanto "vivas" absorvem CO2 da atmosfera. Este CO2 absorvido vai depois ser descontado (os tais 70%) nas emissões das viaturas a E85. E o saldo serão os 64g/km.
                                                        Mas o meu hch a circular com 20%de bioethanol tambem pode fazer essas contas e o saldo final são emissões de 85g/km mais coisa menos coisa.

                                                        não há colta a dar seja qual for o combustivel quimico no futuro os carros serão hibridos até serem completamente electricos (com ou sem fuel cell)

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por carlos andrade Ver Post
                                                          Tem menos cv...

                                                          Essas coisas da eficiencia vê-se numa relação potência/consumo...
                                                          o 1.4tjet 150cv consome menos ke o 1.4tjet 120cv , este é um exemplo ke eu conheço , há outros exemplos nas outras marcas o Eficient dinamics é puro marketing , pelo menos por agora .

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Citação:
                                                            Originalmente Colocado por v7
                                                            1. Será que a solução para progressivamente deixarmos de depender dos combustiveis fósseis passa por aqui ?

                                                            2. O E-85 tem 107 octanas, produz em média mais 14% de potência e 11% de binário que o mesmo motor usanda gasolina sem chumbo. Além disso é fácilmente adaptável a um motor convencional.


                                                            1. Só se não te chateasses de fazer 2000 km/ano, em vez de 20 000. É que a produção sustentável de etanol não dará para mais que isso. E para chegar aos 10%, já lhe estou a pôr muita inovação em cima...

                                                            2. Não acredito. O etanol tem menor calor de combustão. Isso não deve ser verdade...
                                                            1. Tem a haver com a rede de distribuição do mesmo, por isso mesmo é que é fornecido como aditivo (E85) em determinados mercados (EUA/Suécia).

                                                            2. Mas tem outras vantagens em relação às emisões de gases de estufa (produção/uso) comparado com os fósseis, no próprio balanço energético de produção e na própria relação de custo o L.

                                                            Realço a produção sustentada Whereagles.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por ferrarino giallo Ver Post
                                                              Os motores diesel estão condenados a extinção , com a futura norma euro 6 . Por isso é ke se está a investir outra vez nos motores a gasolina.
                                                              É?, se não estou em erro essa norma vem no seguimento de outras anteriores que resultaram num compromisso entre a tecnologia vs ambiente de modo a se poderem alcançar essas mesmas normas em termos de emissões e não só.

                                                              A norma Euro 6 entra em vigor em Janeiro 2014, portanto a tecnologia por essa altura deverá ter resolvido ou apresentado soluções para o problema (em teoria!), pois todas estas normas como disse acima são um compromisso entre a tecnologia vs ambiente vs politica económica, pois o sector automóvel é mais do que a simples produção dos mesmos.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X