Depois do grande embate Volvo 940 vs. Renault Modus (http://www.youtube.com/watch?v=k3ygYUYia9I), onde a malta do Fifth Gear "estoirou o orçamento" num Renault Modus e arranjou um Volvo 940 gigante "baratinho", há uma nova ideia a explorar:
É possível ter um carro seguro sem ser novo? Se sim, qual o valor "mínimo" que se terá que gastar para se ter um carro minimamente seguro? Um valor abaixo do qual toda a oferta automóvel existente é insuficiente neste campo?
Vamos tomar como padrão uma classificação de 5 ou 4 estrelas nos testes do euroNCAP (porque por vezes a diferença entre 4 e 5 estrelas é apenas a presença ou não de um aviso sonoro/visual de não-colocação dos cintos...) e vamos ver se conseguimos estabelecer um valor debaixo do qual "não vale a pena comprar carro" por razões de segurança.
Apenas como exemplo (e não olhando a estado geral da viatura, etc) já encontrei um FIAT Punto1.2 ELX 5 Portas por 2950 euros.
4 estrelas EuroNCAP por menos de 3000 euros?
(http://www.euroncap.com/tests/fiat_punto_2000/28.aspx)
EDIT: Graças a um reparo interessante do user "pc", venho por este meio salvaguardar que quando me refiro a carros usados, obviamente me refiro a carros em óptimas condições de utilização, e que NUNCA TENHAM TIDO ACIDENTES GRAVES ao ponto de tornar inúteis as Zonas de Deformação Programadas (Crumple Zones), etc.
Uma verificação atenta por especialistas (sem ser "apenas para passar na Inspecção") é fundamental para denunciar tal situação. Previnam-se!
É possível ter um carro seguro sem ser novo? Se sim, qual o valor "mínimo" que se terá que gastar para se ter um carro minimamente seguro? Um valor abaixo do qual toda a oferta automóvel existente é insuficiente neste campo?
Vamos tomar como padrão uma classificação de 5 ou 4 estrelas nos testes do euroNCAP (porque por vezes a diferença entre 4 e 5 estrelas é apenas a presença ou não de um aviso sonoro/visual de não-colocação dos cintos...) e vamos ver se conseguimos estabelecer um valor debaixo do qual "não vale a pena comprar carro" por razões de segurança.
Apenas como exemplo (e não olhando a estado geral da viatura, etc) já encontrei um FIAT Punto1.2 ELX 5 Portas por 2950 euros.
4 estrelas EuroNCAP por menos de 3000 euros?
(http://www.euroncap.com/tests/fiat_punto_2000/28.aspx)
EDIT: Graças a um reparo interessante do user "pc", venho por este meio salvaguardar que quando me refiro a carros usados, obviamente me refiro a carros em óptimas condições de utilização, e que NUNCA TENHAM TIDO ACIDENTES GRAVES ao ponto de tornar inúteis as Zonas de Deformação Programadas (Crumple Zones), etc.
Uma verificação atenta por especialistas (sem ser "apenas para passar na Inspecção") é fundamental para denunciar tal situação. Previnam-se!
Comentário