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Qual escolher ? Teorica fiabilidade de motor & Motores "Quadrados"

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    #31
    e depois vem a caixa de velocidades e manda essas contas todas ao ar...

    ...e para que isso dissesse alguma coisa, tinhamos de partir do princípio que os materiais do motor seriam todos iguais, o que também não é verdade...

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por worldtiki Ver Post
      O texto parece que foi escrito pelo Michael Moore. Ok que tem as suas verdades mas no global é um bocado treta.

      Só me merece um comentário.

      Tens primado por excelentes partilha de conhecimentos de mecância, esta tua intervenção foi só mais uma.

      Muito Obrigado

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
        Isso disse eu logo no início !


        Aqui está-se a tentar descobrir o sexo dos anjos...

        A pergunta foi objectiva e os dados que coloco não são delirio.

        Se ainda continuas a achar que é sexo dos anjos, fico feliz por ti.

        Comentário


          #34
          Desculpa lá mas o mais quadrado não é o 1.7 mas sim o 1.5 pois é o que tem menor diferença entre diametro e curso. ;)

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por edununo Ver Post
            Desculpa lá mas o mais quadrado não é o 1.7 mas sim o 1.5 pois é o que tem menor diferença entre diametro e curso. ;)
            Sim tens razão erro meu ao fazer copy paste.

            Obrigado pela chamada e atenção, vou corrigir.

            Comentário


              #36
              O 1.5 pode até ser o mais quadrado e aquele mais próximo do motor ideal...


              Mas falta-lhe uma coisa determinante para a duração de um motor: cilindrada.

              De todos, o 1.7 é de longe o que irá oferecer uma durabilidade maior. Apenas peca na questão dos consumos...


              (E diz isto um tipo com 3 1.5 D cá em casa... )

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por DêCêIi Ver Post
                O 1.5 pode até ser o mais quadrado e aquele mais próximo do motor ideal...


                Mas falta-lhe uma coisa determinante para a duração de um motor: cilindrada.

                De todos, o 1.7 é de longe o que irá oferecer uma durabilidade maior. Apenas peca na questão dos consumos...


                (E diz isto um tipo com 3 1.5 D cá em casa... )

                Acabas por ter alguma razão, mas o pior do lote de três, é sem sombra de duvidas o 1.3.

                Tem uma coisa que é determinante, só "respira" bem e entrega potência em altas, enquanto os outros o fazem de forma mais gradual e constante.

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post
                  Acabas por ter alguma razão, mas o pior do lote de três, é sem sombra de duvidas o 1.3.

                  Tem uma coisa que é determinante, só "respira" bem e entrega potência em altas, enquanto os outros o fazem de forma mais gradual e constante.
                  Isso deve-se à arquitectura escolhida para a admissão e escape, ou seja, a utilização das 16v.

                  O que para uma utilização no dia-a-dia confortável é (quanto a mim) muito pouco apelativo... E acaba-se por ter de explorar as zonas médias e altas do regime de rotações, o que pode determinar um desgaste um pouco mais acentuado...

                  Ou então, para se evitar isto, recorre-se a uma manutenção mais rigorosa, o que acarreta sempre custos...

                  Comentário


                    #39
                    É raro avariar o bloco em 6 anos!

                    É uma questão dos órgãos mecânicos que rodeiam o motor...

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por Vibri Ver Post
                      É raro avariar o bloco em 6 anos!

                      É uma questão dos órgãos mecânicos que rodeiam o motor...

                      É verdade, pode é estar completamente nas ultimas, quer em compressão quer em desgaste.
                      Mas isso é um mero pormenor, aliás já não se querem motores para durar mais que o período comercial da viatura que são 4~6 anos.

                      É a sociedade consumista.

                      Comentário


                        #41
                        Deixem encaixar um pequeno off-topic, há dias a conversar com um colega meu sobre carros, falou-me do seu, era um Corsa A, 1.5D com... com... 600.000 kms!!! E pelo que ele diz, sem avarias nem nada por aí além.

                        (era só para falar da duração dos motores...)

                        Comentário


                          #42
                          A questão da relação diametro/curso não tem por si só muito a vêr com a durabilidade.
                          É apenas e só mais uma das variaveis que entram em linha de conta para conceber um motor... tendo em conta o caderno de encargos na sua totalidade.
                          Se isso fosse assim tão linear, era simples... todos os motores tinham o diametro igual ao curso... porque fazer de outra forma se esa é a solução ideal!
                          É que as soluções teoricamente ideais podem não o ser na prática e vice versa.
                          Do ponto de vista teorico, um 911 tem tudo para ter um péssimo comportamento (distribuição de pesos completamente errada) e no entanto continua após tantos anos a ser um dos carros a "abater" na sua classe!

                          Além do mais a questão da relação diametro/curso é muito mais importante em motores a gasolina, já que estes fazem muito mais rotação e é nessa necessidade de fazer rotações que esta questão se torna mais premente.

                          Lembro, por exemplo que o motor do Fiat 128 (lançado no longinquo ano de 1969) conseguia fazer (de série) mais de 7500 rpm precisamente por ser superquadrado, maior diametro que curso.
                          As versões 1300 deste motor, correram em carros da scuderia Filipinetti a fazer 10000 rpm...
                          Como vêm, nada há de extraordinário nos Honda Type R do século 21!

                          Boas curvas
                          Carlos Vaz

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post
                            Imaginem que vos colocam o seguinte caderno de Encargos:


                            Viatura Ligeira de passageiros ou comercial.

                            Capacidade até 500 kgs ou 5 pessoas

                            Combustivel - Diesel

                            Consumos entre 4.5 lts e os 6 lts considerando percursos mistos

                            Velocidade máxima pretendida 160 kms/h

                            Viatura para cumprir 6 anos ou 500.000 kms


                            Tendo em consideração os factores acima descritos, colocam-vos estes 3 motores em opção para as viaturas em causa.

                            Motores
                            Diametro <=> Curso

                            A- 79.00 x 86.00 - 100 Cv
                            B- 69.60 x 82.00 - 90 Cv
                            C- 76.00 × 82.00 - 70 Cv





                            Por fim a exigência que vos colocam é que escolham qual o motor ou motores que em teoria são mais fiáveis e equilibrados, considerando a probabilidade de desgaste pelo esforço mecânico a que são submetidos num uso intensivo.

                            O que escolheriam ou como os colocoriam por ordem, do melhor para o pior ?

                            Talvez encontres alguma informação neste tópico:

                            http://forum.autohoje.com/showthread...rso+di%E2metro

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por K2000 Ver Post
                              Deixem encaixar um pequeno off-topic, há dias a conversar com um colega meu sobre carros, falou-me do seu, era um Corsa A, 1.5D com... com... 600.000 kms!!! E pelo que ele diz, sem avarias nem nada por aí além.

                              (era só para falar da duração dos motores...)

                              Existem realmente algumas unidades desse modelo (e do B, também) com quilometragens assustadoras. Conheço um com mais (quer dizer da última vez que o vi tinha, vai para mais de 3 anos...) de 500000 Km. E com as revisões todas na marca. Mas é verdade! Não sei se entretanto ainda rola.
                              Editado pela última vez por monicamelo; 26 November 2007, 08:09.

                              Comentário


                                #45
                                Bem como não sou nenhum especialiste em mecânica, deixo uma opção no ar:

                                Fiat BRAVO (campanha de lançamento 1 milhão de km ou 5 anos) pode não ser o mais fiavél mas com uma garantia destas que se lixe o resto!!!

                                Comentário

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