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    #61
    Originalmente Colocado por Jorge Correia Ver Post
    não é como antigamente que desprendíamos as rodas do guarda-lamas com um martelo e íamos para casa com os cromados torcidos...
    Cheguei a ir assim algumas vezes... Também já desempenei para-choques à martelada. Seria, isso sim, uma tarefa difícil de replicar nos dias de hoje...

    Depois de ler este tópico dei uma "voltinha" pela Net e descobri que há um imenso mercado paralelo de airbags. Se estava espantado ainda mais fiquei...

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por Jorge Correia Ver Post
      Para se retirar o airbag é necessário desligar a bateria, desaparafusar 2, 3 ou quatro parafusos por trás do volante (dependendo do modelo) e de seguida ter atenção para não cortar, trilhar, partir ou desligar a ficha. O mais caro por vezes são os sensores de impacto e a reprogramação da centralina para os novos airbag, as cargas pirotécnicas dos pré-tensores dos cintos de segurança e o encaixe dos mesmos também devem ser mudados. Se o veiculo tiver airbags laterais os bancos ou as quartelas vão ser novas pois na maior parte rasgam o tecido e o mesmo se aplica ao tejadilho com a aplicação de um forro novo...

      Em suma os carros de hoje se batem violentamente devem ser enfardados e trocados por outro... não é como antigamente que desprendíamos as rodas do guarda-lamas com um martelo e íamos para casa com os cromados torcidos... ou então.. saiamos disparados pela janela...
      e achas que isso tambem se aplica se te roubarem os airbag's do chiante?

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por JC Ver Post
        Cheguei a ir assim algumas vezes... Também já desempenei para-choques à martelada. Seria, isso sim, uma tarefa difícil de replicar nos dias de hoje...

        Depois de ler este tópico dei uma "voltinha" pela Net e descobri que há um imenso mercado paralelo de airbags. Se estava espantado ainda mais fiquei...
        O que chamas mercado paralelo ?

        Legal ?

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por Fresh_Fruit Ver Post
          Acredita que naquele caso os airbag's tinham de disparar ...

          O meu carro se eu capotar ele dispara os aribags ... nao são é os da frente.
          Isso não é assim tão linear. O centro de comando para dar ordem de disparo aos airbags analisa muitas variáveis, tais como a desaceleração do veículo, posição do banco do condutor, etc. Sendo assim, depois do centro de comando processar toda a informação pode achar que não é necessário accionar qualquer airbag.
          Isto faz-me lembrar aquela história de um Corsa em que o dono bateu numa árvore e penso que também num muro destruíndo o carro todo mas sobreviveu só com um dedo partido. Depois meteu a marca em tribunal porque os airbags não dispararam . Pronto, são ideias.

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            #65
            Nada como ter um carro do qual hajam poucas unidades a circular, o mercado de peças usadas é menor e portanto menos aliciante para roubos deste género

            Agora um Clio, não admira, com a quantidade de carros destes que há, o mercado deve ser enorme

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por seitlich Ver Post
              Nada como ter um carro do qual hajam poucas unidades a circular, o mercado de peças usadas é menor e portanto menos aliciante para roubos deste género

              Agora um Clio, não admira, com a quantidade de carros destes que há, o mercado deve ser enorme
              mas os aibags do clio serão diferentes dos outros modelos da marca, ou até mesmo de outras marcas?

              Comentário


                #67
                Isso de vender carros acidentados sem Airbag's deve ser mato, por aí...

                Cada vez mais os carros são dados como perdas totais, depois de acidentes, devido ao valor acrescido dos airbags, que vão encarecer a reparação e logo, levar o carro para perda total.
                Não é de admire que muitos fiquem com os carros, reparem sem airbags e vendam-nos de seguida, como semi-novos...

                No caso de um acidente com um carro destes, pode ser pedida a responsabilidade ao vendedor do veículo em questão...
                Uma amiga com um Polo teve um acidente e depois de reparado tb não queria colocar os airbags, sempre a alertei para o facto de alertar o comprador (nem sei se o conseguiu vender e se o fez)

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por Jorge Correia Ver Post
                  Para se retirar o airbag é necessário desligar a bateria, desaparafusar 2, 3 ou quatro parafusos por trás do volante (dependendo do modelo) e de seguida ter atenção para não cortar, trilhar, partir ou desligar a ficha. O mais caro por vezes são os sensores de impacto e a reprogramação da centralina para os novos airbag, as cargas pirotécnicas dos pré-tensores dos cintos de segurança e o encaixe dos mesmos também devem ser mudados. Se o veiculo tiver airbags laterais os bancos ou as quartelas vão ser novas pois na maior parte rasgam o tecido e o mesmo se aplica ao tejadilho com a aplicação de um forro novo...

                  Em suma os carros de hoje se batem violentamente devem ser enfardados e trocados por outro... não é como antigamente que desprendíamos as rodas do guarda-lamas com um martelo e íamos para casa com os cromados torcidos... ou então.. saiamos disparados pela janela...
                  Nem mais!

                  Queria só acrescentar que estimo que o negócio das peças usadas tenha os anos contados.
                  A industria automóvel tem uma capacidade de produção instalada que stá a gerar de forma continuada excessos de produção.
                  Por outro lado, as recentes normas ambientais e de segurança acarretam exigências legais que induzem a renovação do parque automóvel.
                  A finalizar, o preço da mão-de-obra na Europa e a complexidade tecnológica dos automóveis - com controlo do fabricante - reduzem as oficinas de esquina a meros curandeiros.

                  A industria automóvel caminha a par da indústria de máquinas: os consumíveis serão um bom negócio, mas a manutenção caminha para um negócio de substituição, através de programas de fidelização.
                  O renting é a ante-câmara do futuro mercado automóvel. Está ainda na fase 1.0, mas evoluirá.

                  Para que tudo isto se concretize, só falta uma pequena revolução no processo de fabrico que permita aos construtores maior eficiência e o fecho do ciclo de vida através da reciclagem dos veículos em fim de vida.
                  Aliás, será esta a forma de aumentarem os respectivos turnovers, porque o mercado automóvel é actualmente um mercado maduro.
                  Têm que apostar na rotatividade do produto para aumentar volume.

                  Comentário


                    #69
                    Eu só não percebo uma coisa, quem tem tempo para roubar um airbag também tem tempo para dar a volta a um imobilizador, porque não levar o carro todo e depois fazer o serviço com mais calma?

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por eduardomaio Ver Post
                      Eu só não percebo uma coisa, quem tem tempo para roubar um airbag também tem tempo para dar a volta a um imobilizador, porque não levar o carro todo e depois fazer o serviço com mais calma?
                      Lá fora os ladrões são educados e só levam aquilo que precisam.
                      Cá é que levam tudo, tiram o que querem e estragam o que não precisam.

                      Até nisso somos maus.

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
                        mas os aibags do clio serão diferentes dos outros modelos da marca, ou até mesmo de outras marcas?

                        Os de voltante pelo menos, devem ser diferentes. O formato, encaixes, fichas, varia de marca para marca, até dentro da mesma marca muitas vezes varia de volante para volante.

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por Jorge Correia Ver Post
                          Para se retirar o airbag é necessário desligar a bateria, desaparafusar 2, 3 ou quatro parafusos por trás do volante (dependendo do modelo) e de seguida ter atenção para não cortar, trilhar, partir ou desligar a ficha. O mais caro por vezes são os sensores de impacto e a reprogramação da centralina para os novos airbag, as cargas pirotécnicas dos pré-tensores dos cintos de segurança e o encaixe dos mesmos também devem ser mudados. Se o veiculo tiver airbags laterais os bancos ou as quartelas vão ser novas pois na maior parte rasgam o tecido e o mesmo se aplica ao tejadilho com a aplicação de um forro novo...

                          Em suma os carros de hoje se batem violentamente devem ser enfardados e trocados por outro... não é como antigamente que desprendíamos as rodas do guarda-lamas com um martelo e íamos para casa com os cromados torcidos... ou então.. saiamos disparados pela janela...
                          E por isto tudo também é que se deve ter sempre o belo do seguro contra danos proprios... especialmente quem circula muito por ai.

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por eduardomaio Ver Post
                            Eu só não percebo uma coisa, quem tem tempo para roubar um airbag também tem tempo para dar a volta a um imobilizador, porque não levar o carro todo e depois fazer o serviço com mais calma?
                            é precisamente por causa disso que eu ainda nao percebi como é que se roubam airbags... so a trabalheira que têm é coisa para durar largos minutos...

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por Salvad0r Ver Post
                              é precisamente por causa disso que eu ainda nao percebi como é que se roubam airbags... so a trabalheira que têm é coisa para durar largos minutos...
                              Se for no volante, um gajo com prática deve conseguir fazer isso em menos de um minuto.

                              Os laterais então são facilimos, especialmente se não se deixar como estava.

                              No caso dos airbags do passageiro já não sei porque nunca desmontei nenhum.

                              Comentário


                                #75
                                Se a moda pega.....

                                Pelo sim pelo não, seguro de danos próprios ou no mínimo seguro obrigatório + roubo incluído.

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por Jorge Correia Ver Post
                                  Para se retirar o airbag é necessário desligar a bateria, desaparafusar 2, 3 ou quatro parafusos por trás do volante (dependendo do modelo) e de seguida ter atenção para não cortar, trilhar, partir ou desligar a ficha. O mais caro por vezes são os sensores de impacto e a reprogramação da centralina para os novos airbag, as cargas pirotécnicas dos pré-tensores dos cintos de segurança e o encaixe dos mesmos também devem ser mudados. Se o veiculo tiver airbags laterais os bancos ou as quartelas vão ser novas pois na maior parte rasgam o tecido e o mesmo se aplica ao tejadilho com a aplicação de um forro novo...

                                  Em suma os carros de hoje se batem violentamente devem ser enfardados e trocados por outro... não é como antigamente que desprendíamos as rodas do guarda-lamas com um martelo e íamos para casa com os cromados torcidos... ou então.. saiamos disparados pela janela...
                                  Exactamente...
                                  Os sensores...

                                  E quem comprar somente os airbags de volante ou gaveta para equipar num carro que não os tenha, não e por trocar o volante que vai ter airbag funcional!!!

                                  Em muitos casos os sensores de colisão são INDEPENDENTES dos airbags, mecanicamente distantes, pelo que sem sensores não há aribag funcional para ninguém!!!!


                                  O sistema de airbags não é somente o airbag propriamente dito, nem o sistema SRS é somente os airbags ( tensores de sintos, sensores de peso, sensores de colizão ) e raros são os casos de compatibilidade entre modelos iguais quanto mais entre modelos de carros diferentes ou ainda mais antigos

                                  portanto é de uma estupidez fantástica comprar esses airbags isolados roubados, por todos os motivos.

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por Foliv Ver Post
                                    portanto é de uma estupidez fantástica comprar esses airbags isolados roubados, por todos os motivos.
                                    Not quite. Servem para reequipar um carro acidentado. Nesse caso, a unidade de gestão já lá está, bem como a fiarada e tubagens.

                                    Comentário


                                      #78
                                      Lembro-me de um pequeno manual contra ladrões que foi publicado pela Shell. Isto foi antes de existirem os air-bags.

                                      As várias situações foram testadas com reclusos "profissionais" que limpavam o interior de um automóvel em pouco mais de 1 minuto. A limpeza incluia volante, bancos, rádio, etc... O interior ficava completamente "limpo"! Neste tempo está incluida a abertura do carro.

                                      Só ainda não consegui entender como é que uma oficina demora tanto tempo para desmontar qualquer uma dessas peças...

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por Titanio Ver Post
                                        Lembro-me de um pequeno manual contra ladrões que foi publicado pela Shell. Isto foi antes de existirem os air-bags.

                                        As várias situações foram testadas com reclusos "profissionais" que limpavam o interior de um automóvel em pouco mais de 1 minuto. A limpeza incluia volante, bancos, rádio, etc... O interior ficava completamente "limpo"! Neste tempo está incluida a abertura do carro.

                                        Só ainda não consegui entender como é que uma oficina demora tanto tempo para desmontar qualquer uma dessas peças...
                                        Porque na oficina é suposto não partir nem estragar nada...

                                        Comentário


                                          #80
                                          E já agora que estamos a falart de air-bags, sabiam que todos eles têm um prazo de duração limitado? Pelo que sei, na maioria dos casos não passam dos 10 anos.

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por Titanio Ver Post
                                            E já agora que estamos a falart de air-bags, sabiam que todos eles têm um prazo de duração limitado? Pelo que sei, na maioria dos casos não passam dos 10 anos.
                                            Verdade.

                                            Ora deixa cá ver:

                                            - O meu carro tem 2 airbags, o que deve fazer uns 2500€ para os substituir;

                                            - O carro tem 9 anos;

                                            - O carro deve valer uns 2500€;

                                            - Para o ano faz 10 anos. Se me apetecer trocar os airbags... mais vale trocar de carro!

                                            Comentário


                                              #82
                                              Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                              O que chamas mercado paralelo ?

                                              Legal ?
                                              De outra fonte que não a marca.

                                              Legal ou não, não faço ideia, mas presumo que não deves ter direito a garantias legais...

                                              Estes, por exemplo, vendem airbags usados... Estes outros, vendem para todo o mundo. Curiosamente até têm uma nota informativa no site a pedir para o pessoal desistir de lhes tentar vender airbags roubados!

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                                Verdade.

                                                Ora deixa cá ver:

                                                - O meu carro tem 2 airbags, o que deve fazer uns 2500€ para os substituir;

                                                - O carro tem 9 anos;

                                                - O carro deve valer uns 2500€;

                                                - Para o ano faz 10 anos. Se me apetecer trocar os airbags... mais vale trocar de carro!
                                                Depende do carro.
                                                Dentro deve ter uma etiqueta ou autocolante a dizer a validade....Na V50 é até 2021 (14 anos)

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Valia mais o carro vir já com uma data de validade, como os produtos alimentícios.

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por Titanio Ver Post
                                                    E já agora que estamos a falart de air-bags, sabiam que todos eles têm um prazo de duração limitado? Pelo que sei, na maioria dos casos não passam dos 10 anos.
                                                    Acho que são 14 anos.

                                                    Sinceramente não me estou a ver a substituir air-bags numa mondeo de 94 com quase 280 mil kms...a substituição ultrapassa o valor comercial da viatura.
                                                    Isto de ser pobre é lixado !
                                                    Editado pela última vez por Evolution6; 17 December 2007, 10:49.

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por Unreal Ver Post
                                                      Depende do carro.
                                                      Dentro deve ter uma etiqueta ou autocolante a dizer a validade....Na V50 é até 2021 (14 anos)
                                                      Claro que depende do carro.
                                                      No meu está bem explícito no amnual: 10 anos.

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                                        Claro que depende do carro.
                                                        No meu está bem explícito no amnual: 10 anos.
                                                        No meu Lancia também... 10 anos, ao fim desse período fazer verificação e se necessário substituir = preço da viatura...

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Os meus airbags já têm 11 anos. De certo que se for à marca dizem logo "ah e tal tem que substituir" mesmo se não é necessário.

                                                          Bem-vindo ao mundo dos carros modernos.

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Originalmente Colocado por Jorge Correia Ver Post
                                                            No meu Lancia também... 10 anos, ao fim desse período fazer verificação e se necessário substituir = preço da viatura...

                                                            Já tens a Lancia, pá?!? Parabéns!

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por Jarod Ver Post
                                                              Os meus airbags já têm 11 anos. De certo que se for à marca dizem logo "ah e tal tem que substituir" mesmo se não é necessário.

                                                              Bem-vindo ao mundo dos carros modernos.

                                                              bem vindo ao mundo em que morre muito menos gente nos acidentes de automóvel

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