Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Carros a Hidrogénio e implicações no Ambiente

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por JBM Ver Post
    Dito assim como? O que é que eu disse que é impossivel?
    Então, carregas o carro com hidrogénio para depois o queimares e devolver a energia à rede, que usa essa energia para fazer mais hidrogénio?? Isso não faz sentido nenhum. Além de ser redundante, as perdas térmicas fariam com que se perdesse uma carrada de energia sem necessidade nenhuma.

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por RicardoSilva Ver Post
      Portugal devia produzir energia nuclear...
      Se ela fosse usada para o que é REALMENTE importante, sim. Se for para desperdiçar em material obsoleto, acho ridículo. Uma coisa tecnicamente tão sensível e perigosa não deve ser usada para coisas sem interesse...

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por whereagles Ver Post
        Como o hidrogénio é normalmente criado por electrólise da água, o vapor que lanças na atmosfera é mesmo que retiraste do ciclo da água. Portanto não há crise. É como o biodiesel: o CO2 libertado é aquele que as plantas absorveram no seu crescimento. (Na verdade é um bocado mais complicado que isto, fiquemos por aqui.)

        De qualquer forma, mesmo que o vapor lançado não venha de água retirada do ciclo, o vapor de água satura e quando isso acontece, chove. Para o CO2 isso não acontece, pelo que fica na atmosfera por muito tempo a fazer estufa.
        Então diz-me lá a titulo de curiosidade, em áreas muito secas e com uma densidade populacional (ou seja com muitos veiculos a circularem), poderia haver um aumento significativo da precipitação?

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por Unreal Ver Post
          E NOx?]
          Penso que o série 7 usa o hidrogénio num motor normal de combustão interna. A temperatura e pressão das explosões no motor pode causar reacção de N com O e formação de NOxs. Ou seja, provavelmente há emissões de NOx.

          Já na fuel cell, o processo é diferente e não há (creio eu) NOxs.

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por whereagles Ver Post
            Então, carregas o carro com hidrogénio para depois o queimares e devolver a energia à rede, que usa essa energia para fazer mais hidrogénio?? Isso não faz sentido nenhum. Além de ser redundante, as perdas térmicas fariam com que se perdesse uma carrada de energia sem necessidade nenhuma.
            Quê? Que confusão meu.

            Neps, tu, tens o teu carro, que está equipado com uma fuel cell. O que a fuel cell faz é usar o hidrogénio para produzir electricidade. Em vez dessa electricidade ir para as baterias do teu carro, vai para a rede publica geral, para uso normal, casas etc, não para produzir mais hidrogenio...

            O hidrogenio que falei que entra, é o hidrogenio disponibilizado para essa produçao de energia, usando a tua fuel cell. É troca por troca, o estado usa o teu carro para produzir electricidade e em troca da-te hidrogénio e não tens de andar a abastecer.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por ptsyndicate Ver Post
              Então diz-me lá a titulo de curiosidade, em áreas muito secas e com uma densidade populacional (ou seja com muitos veiculos a circularem), poderia haver um aumento significativo da precipitação?
              Isso é uma pergunta complicada.. o processo de chover depende de muitas incógnitas. Se tivesse que adivinhar, diria que NÃO, mas não o posso garantir.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por JBM Ver Post
                Quê? Que confusão meu.

                Neps, tu, tens o teu carro, que está equipado com uma fuel cell. O que a fuel cell faz é usar o hidrogénio para produzir electricidade. Em vez dessa electricidade ir para as baterias do teu carro, vai para a rede publica geral, para uso normal, casas etc, não para produzir mais hidrogenio...

                O hidrogenio que falei que entra, é o hidrogenio disponibilizado para essa produçao de energia, usando a tua fuel cell. É troca por troca, o estado usa o teu carro para produzir electricidade e em troca da-te hidrogénio e não tens de andar a abastecer.
                Confusão, eu?? Fala por ti...

                Se o hidrogénio caisse do céu, talvez essa ideia fizesse sentido. Mas como para o fazer precisas de energia, andar a fazer circular H2 só aumenta as perdas de energia.

                Comentário


                  #38
                  ja agora, um tópico antigo:
                  http://forum.autohoje.com/showthread.php?t=19029

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por whereagles Ver Post
                    Confusão, eu?? Fala por ti...

                    Se o hidrogénio caisse do céu, talvez essa ideia fizesse sentido. Mas como para o fazer precisas de energia, andar a fazer circular H2 só aumenta as perdas de energia.
                    Bom, eu tentei explicar. Se achas uma má ideia, não é comigo que tens que falar, porque não sou eu o autor da ideia. Como disse antes, vi isto num programa sobre a economia do hidrogenio.

                    E já agora, "(...)andar a fazer circular H2 só aumenta as perdas de energia."...? Então como é que achas que se vai fazer para as estações de abastecimento (BP, Shell etc...) terem hidrogénio para as pessoas abastecerem?

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por whereagles Ver Post
                      Penso que o série 7 usa o hidrogénio num motor normal de combustão interna. A temperatura e pressão das explosões no motor pode causar reacção de N com O e formação de NOxs. Ou seja, provavelmente há emissões de NOx.

                      Já na fuel cell, o processo é diferente e não há (creio eu) NOxs.
                      O NOx estava a falar dos que fazem a combustão (BMW 7/H2R e RX8)

                      Já agora

                      The problem is that hydrogen is in scarce supply and producing it requires vast amounts of energy. Climate-friendly production of liquid hydrogen on a large scale presupposes a virtually unlimited supply of ecologically produced electricity -- not something likely to materialize in the near future. That's why energy experts from the Wuppertal Institute for Climate, Environment and Energy believe forcing the transition to a hydrogen-based economy within the next three to four decades is "not an ecologically sound" idea.

                      Storing the volatile energy source also requires energy and money. The only method that promises a reasonable storage life is liquid storage at temperatures below -253 degrees Celsius (-423 degrees Fahrenheit). The process of cooling the storage facility down to such a low temperature alone uses up to one-third of the energy contained in one fuel tank.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por JBM Ver Post
                        Bom, eu tentei explicar. Se achas uma má ideia, não é comigo que tens que falar, porque não sou eu o autor da ideia. Como disse antes, vi isto num programa sobre a economia do hidrogenio.
                        Eu acho é que percebeste mal a ideia, só isso.

                        Comentário


                          #42
                          O custo da transição para o hidrogénio tem de começar a sair da equação, pois estamos perto de chegar a um ponto em que preservar a Terra, a nossa casa, é mais importante do que poupar dinheiro, porque dinheiro foi o homem que inventou, a naturaza não fomos nós.

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por whereagles Ver Post
                            Eu acho é que percebeste mal a ideia, só isso.
                            Acho que não...eles explicaram muito bem, com CGs a exemplificar tudo.

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por whereagles Ver Post
                              Do petróleo não é. Mas pode ser obtido do metano por um processo químico qualquer que não sei o nome. Como o gás de petróleo contém metano, pode ser daí que tenhas ouvido a coisa. Do crude é que não vem de certeza...
                              Correctíssimo.

                              Penso que o série 7 usa o hidrogénio num motor normal de combustão interna. A temperatura e pressão das explosões no motor pode causar reacção de N com O e formação de NOxs. Ou seja, provavelmente há emissões de NOx.

                              Já na fuel cell, o processo é diferente e não há (creio eu) NOxs.
                              Consome tanto gasolina como H2, Whereagles.

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por JBM Ver Post
                                O custo da transição para o hidrogénio tem de começar a sair da equação, pois estamos perto de chegar a um ponto em que preservar a Terra, a nossa casa, é mais importante do que poupar dinheiro, porque dinheiro foi o homem que inventou, a naturaza não fomos nós.
                                pois. mas não é assim que as pessoas funcionam

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por TURBO Ver Post
                                  (...)
                                  Consome tanto gasolina como H2, Whereagles.
                                  Tem é muito menos potência...

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por eduardomaio Ver Post
                                    Tem é muito menos potência...
                                    Sim. Mas o rendimento da queima de H2 num ICE é melhor que o motor diesel. Ou seja, na prática é mais económico. Não em termos de L aos 100 mas em termos de joules aos 100.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por eduardomaio Ver Post
                                      Tem é muito menos potência...
                                      Considero uma potência acima de 250 cv, aceitável para o modelo em questão.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por TURBO Ver Post
                                        Considero uma potência acima de 250 cv, aceitável para o modelo em questão.
                                        yo, turbo.. vai dormir, pá. São duas da manhã..

                                        Comentário


                                          #50
                                          Esta tecnologia como qualquer outra que surja, está condicionada por diversos factores que são de conhecimento público (digo eu!) a solução mais racional e a curto/médio prazo é mesmo o aprofundar da I&D multidisciplinar por parte do sector em causa e maximar as hipóteses de energia alternativa.

                                          Ou então o salto qualitativo surje por qualquer motivo/hipótese relacionada com o área de um modo directo ou mesmo indirecto.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por whereagles Ver Post
                                            yo, turbo.. vai dormir, pá. São duas da manhã..
                                            (260cv para ser exacto!)

                                            Realiza-se algumas correcções de dados de projectos recolhidos em campo (lugar onde se aprofunda os conhecimentos teóricos adquiridos).

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por whereagles Ver Post
                                              Sim. Mas o rendimento da queima de H2 num ICE é melhor que o motor diesel. Ou seja, na prática é mais económico. Não em termos de L aos 100 mas em termos de joules aos 100.
                                              E bem mais ecológico, que é o ponto mais interessante. É uma boa tecnologia para permitir uma mudança faseada entre um combustível e outro.

                                              O que chateia nisto tudo é que já têm boas prestações, boa autonomia, o preço do hidrogénio já é "acessível" tendo em conta o preço actual do petróleo mas o preço do carro em si continua a ser astronómico.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por chasdegua Ver Post
                                                ja que estamos a falar nisto, acho que isto é importante!

                                                alguém aqui sabe como funciona um motor a hidrogenio?

                                                arquitectura, modo de funcionamento? essas coisas...
                                                Exactamente da mesma forma que um motor a gasolina. Sim. A gasolina. nada de fritadeiras!

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                                  Já para os aviões, é que o hidrogénio é capaz de ser a melhor alternativa, e nesse caso então é que pode ter consequências, mas sempre deve ser melhor do que andar a libertar CO2.
                                                  Infelizmente, para os aviões é completamente impraticável, pois o Hidrogénio em estado gasoso, exigiria depósitos gigantescos para conter o suficiente mesmo para os voos mais curtos. Para se manter em estado liquído, necessita de depósitos blindados, o que invalida a premissa de baixo peso, essencial numa aeronave.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                                                    Infelizmente, para os aviões é completamente impraticável, pois o Hidrogénio em estado gasoso, exigiria depósitos gigantescos para conter o suficiente mesmo para os voos mais curtos. Para se manter em estado liquído, necessita de depósitos blindados, o que invalida a premissa de baixo peso, essencial numa aeronave.
                                                    Estás enganado, até já houve um projecto europeu para estudar a
                                                    viabilidade disso. Os depósitos têm que ser 4 vezes maiores,
                                                    mas o peso pouco aumenta, pois o hidrogénio tem uma densidade
                                                    energética por peso menor que a gasolina. Em resumo, calcularam
                                                    que o aumento de consumo seria na ordem dos 10%.
                                                    Procura por "Cryoplane"

                                                    E já há protótipos de aviões a hidrogénio, procura por "hydrogen plane".
                                                    Editado pela última vez por XlPower; 21 December 2007, 10:04.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por Unreal Ver Post
                                                      XlPower, os carros a Fuel Cell são electricos

                                                      Eu sei, mas eu falei eléctricos a baterias.

                                                      E continuo a achar que o futuro dos automóveis são os motores
                                                      eléctricos alimentados por baterias recarregáveis e não uma
                                                      tecnologia baseada no hidrogénio.

                                                      As baterias vão sofrer uma grande evolução nos próximos anos
                                                      que penso e espero que permita a sua utilização em larga
                                                      escala nos carros.

                                                      O hidrogénio já cá está há anos, e não pega em larga escala.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                                                        Exactamente da mesma forma que um motor a gasolina. Sim. A gasolina. nada de fritadeiras!
                                                        exctamente igual?

                                                        tipo temos um cilindro uma vela... o hidrogenio entra, é comprimido, a vela dispara dá-se uma explosão, expande-se e saem os gases resultantes dessa explosão pelo colector de escape???

                                                        interessante...

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                                          Estás enganado, até já houve um projecto europeu para estufar a
                                                          viabilidade disso. Os depósitos têm que ser 4 vezes maiores,
                                                          mas o peso pouco aumenta, pois o hidrogénio tem uma densidade
                                                          energética por peso menor que a gasolina. Em resumo, calcularam
                                                          que o aumento de consumo seria na ordem dos 10%.
                                                          Procura por "Cryoplane"

                                                          E já há protótipos de aviões a hidrogénio, procura por "hydrogen plane".
                                                          Se os depósitos são 4 vezes maiores, afecta as dimensões do avião. Se afecta as dimensões, afecta (e bastante) o peso. Gasoso por gasoso, mais valia abastecer com GN (não necessita de conversão, e é menos exigente a nível dos depósitos).

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por chasdegua Ver Post
                                                            exctamente igual?

                                                            tipo temos um cilindro uma vela... o hidrogenio entra, é comprimido, a vela dispara dá-se uma explosão, expande-se e saem os gases resultantes dessa explosão pelo colector de escape???

                                                            interessante...
                                                            Exactamente! Isso é o que a BMW fez com o MINI e o Série 7. Mas do que se fala aqui é de tracção eléctrica, alimentada por fuel-cells a Hidrogénio. Este combina-se com o oxigénio gerando a electricidade necessária. Não passa de uma alternativa às baterias convencionais. A principal vantagem é o tempo de "carga".

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                                                              Se os depósitos são 4 vezes maiores, afecta as dimensões do avião. Se afecta as dimensões, afecta (e bastante) o peso. Gasoso por gasoso, mais valia abastecer com GN (não necessita de conversão, e é menos exigente a nível dos depósitos).
                                                              Mas o hidrogénio pode ser obtido a partir de fontes de energia renováveis.

                                                              E o peso não é assim tão afectado, porque se por um lado o peso do depósito é maior, por
                                                              outro lado, o peso do combustivel é menor.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X