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Carros a Hidrogénio e implicações no Ambiente
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Originalmente Colocado por RicardoSilva Ver PostPortugal devia produzir energia nuclear...
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Originalmente Colocado por whereagles Ver PostComo o hidrogénio é normalmente criado por electrólise da água, o vapor que lanças na atmosfera é mesmo que retiraste do ciclo da água. Portanto não há crise. É como o biodiesel: o CO2 libertado é aquele que as plantas absorveram no seu crescimento. (Na verdade é um bocado mais complicado que isto, fiquemos por aqui.)
De qualquer forma, mesmo que o vapor lançado não venha de água retirada do ciclo, o vapor de água satura e quando isso acontece, chove. Para o CO2 isso não acontece, pelo que fica na atmosfera por muito tempo a fazer estufa.
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Originalmente Colocado por Unreal Ver PostE NOx?]
Já na fuel cell, o processo é diferente e não há (creio eu) NOxs.
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Originalmente Colocado por whereagles Ver PostEntão, carregas o carro com hidrogénio para depois o queimares e devolver a energia à rede, que usa essa energia para fazer mais hidrogénio?? Isso não faz sentido nenhum. Além de ser redundante, as perdas térmicas fariam com que se perdesse uma carrada de energia sem necessidade nenhuma.
Neps, tu, tens o teu carro, que está equipado com uma fuel cell. O que a fuel cell faz é usar o hidrogénio para produzir electricidade. Em vez dessa electricidade ir para as baterias do teu carro, vai para a rede publica geral, para uso normal, casas etc, não para produzir mais hidrogenio...
O hidrogenio que falei que entra, é o hidrogenio disponibilizado para essa produçao de energia, usando a tua fuel cell. É troca por troca, o estado usa o teu carro para produzir electricidade e em troca da-te hidrogénio e não tens de andar a abastecer.
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Originalmente Colocado por ptsyndicate Ver PostEntão diz-me lá a titulo de curiosidade, em áreas muito secas e com uma densidade populacional (ou seja com muitos veiculos a circularem), poderia haver um aumento significativo da precipitação?
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Originalmente Colocado por JBM Ver PostQuê? Que confusão meu.
Neps, tu, tens o teu carro, que está equipado com uma fuel cell. O que a fuel cell faz é usar o hidrogénio para produzir electricidade. Em vez dessa electricidade ir para as baterias do teu carro, vai para a rede publica geral, para uso normal, casas etc, não para produzir mais hidrogenio...
O hidrogenio que falei que entra, é o hidrogenio disponibilizado para essa produçao de energia, usando a tua fuel cell. É troca por troca, o estado usa o teu carro para produzir electricidade e em troca da-te hidrogénio e não tens de andar a abastecer.
Se o hidrogénio caisse do céu, talvez essa ideia fizesse sentido. Mas como para o fazer precisas de energia, andar a fazer circular H2 só aumenta as perdas de energia.
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Originalmente Colocado por whereagles Ver PostConfusão, eu?? Fala por ti...
Se o hidrogénio caisse do céu, talvez essa ideia fizesse sentido. Mas como para o fazer precisas de energia, andar a fazer circular H2 só aumenta as perdas de energia.
E já agora, "(...)andar a fazer circular H2 só aumenta as perdas de energia."...? Então como é que achas que se vai fazer para as estações de abastecimento (BP, Shell etc...) terem hidrogénio para as pessoas abastecerem?
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Originalmente Colocado por whereagles Ver PostPenso que o série 7 usa o hidrogénio num motor normal de combustão interna. A temperatura e pressão das explosões no motor pode causar reacção de N com O e formação de NOxs. Ou seja, provavelmente há emissões de NOx.
Já na fuel cell, o processo é diferente e não há (creio eu) NOxs.
Já agora
The problem is that hydrogen is in scarce supply and producing it requires vast amounts of energy. Climate-friendly production of liquid hydrogen on a large scale presupposes a virtually unlimited supply of ecologically produced electricity -- not something likely to materialize in the near future. That's why energy experts from the Wuppertal Institute for Climate, Environment and Energy believe forcing the transition to a hydrogen-based economy within the next three to four decades is "not an ecologically sound" idea.
Storing the volatile energy source also requires energy and money. The only method that promises a reasonable storage life is liquid storage at temperatures below -253 degrees Celsius (-423 degrees Fahrenheit). The process of cooling the storage facility down to such a low temperature alone uses up to one-third of the energy contained in one fuel tank.
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Originalmente Colocado por whereagles Ver PostDo petróleo não é. Mas pode ser obtido do metano por um processo químico qualquer que não sei o nome. Como o gás de petróleo contém metano, pode ser daí que tenhas ouvido a coisa. Do crude é que não vem de certeza...
Penso que o série 7 usa o hidrogénio num motor normal de combustão interna. A temperatura e pressão das explosões no motor pode causar reacção de N com O e formação de NOxs. Ou seja, provavelmente há emissões de NOx.
Já na fuel cell, o processo é diferente e não há (creio eu) NOxs.
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Originalmente Colocado por JBM Ver PostO custo da transição para o hidrogénio tem de começar a sair da equação, pois estamos perto de chegar a um ponto em que preservar a Terra, a nossa casa, é mais importante do que poupar dinheiro, porque dinheiro foi o homem que inventou, a naturaza não fomos nós.
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Esta tecnologia como qualquer outra que surja, está condicionada por diversos factores que são de conhecimento público (digo eu!) a solução mais racional e a curto/médio prazo é mesmo o aprofundar da I&D multidisciplinar por parte do sector em causa e maximar as hipóteses de energia alternativa.
Ou então o salto qualitativo surje por qualquer motivo/hipótese relacionada com o área de um modo directo ou mesmo indirecto.
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Originalmente Colocado por whereagles Ver PostSim. Mas o rendimento da queima de H2 num ICE é melhor que o motor diesel. Ou seja, na prática é mais económico. Não em termos de L aos 100 mas em termos de joules aos 100.
O que chateia nisto tudo é que já têm boas prestações, boa autonomia, o preço do hidrogénio já é "acessível" tendo em conta o preço actual do petróleo mas o preço do carro em si continua a ser astronómico.
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Originalmente Colocado por chasdegua Ver Postja que estamos a falar nisto, acho que isto é importante!
alguém aqui sabe como funciona um motor a hidrogenio?
arquitectura, modo de funcionamento? essas coisas...
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Originalmente Colocado por XlPower Ver PostJá para os aviões, é que o hidrogénio é capaz de ser a melhor alternativa, e nesse caso então é que pode ter consequências, mas sempre deve ser melhor do que andar a libertar CO2.
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Originalmente Colocado por Motronic Ver PostInfelizmente, para os aviões é completamente impraticável, pois o Hidrogénio em estado gasoso, exigiria depósitos gigantescos para conter o suficiente mesmo para os voos mais curtos. Para se manter em estado liquído, necessita de depósitos blindados, o que invalida a premissa de baixo peso, essencial numa aeronave.
viabilidade disso. Os depósitos têm que ser 4 vezes maiores,
mas o peso pouco aumenta, pois o hidrogénio tem uma densidade
energética por peso menor que a gasolina. Em resumo, calcularam
que o aumento de consumo seria na ordem dos 10%.
Procura por "Cryoplane"
E já há protótipos de aviões a hidrogénio, procura por "hydrogen plane".Editado pela última vez por XlPower; 21 December 2007, 10:04.
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Originalmente Colocado por Unreal Ver PostXlPower, os carros a Fuel Cell são electricos
Eu sei, mas eu falei eléctricos a baterias.
E continuo a achar que o futuro dos automóveis são os motores
eléctricos alimentados por baterias recarregáveis e não uma
tecnologia baseada no hidrogénio.
As baterias vão sofrer uma grande evolução nos próximos anos
que penso e espero que permita a sua utilização em larga
escala nos carros.
O hidrogénio já cá está há anos, e não pega em larga escala.
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Originalmente Colocado por Motronic Ver PostExactamente da mesma forma que um motor a gasolina. Sim. A gasolina. nada de fritadeiras!
tipo temos um cilindro uma vela... o hidrogenio entra, é comprimido, a vela dispara dá-se uma explosão, expande-se e saem os gases resultantes dessa explosão pelo colector de escape???
interessante...
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Originalmente Colocado por XlPower Ver PostEstás enganado, até já houve um projecto europeu para estufar a
viabilidade disso. Os depósitos têm que ser 4 vezes maiores,
mas o peso pouco aumenta, pois o hidrogénio tem uma densidade
energética por peso menor que a gasolina. Em resumo, calcularam
que o aumento de consumo seria na ordem dos 10%.
Procura por "Cryoplane"
E já há protótipos de aviões a hidrogénio, procura por "hydrogen plane".
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Originalmente Colocado por chasdegua Ver Postexctamente igual?
tipo temos um cilindro uma vela... o hidrogenio entra, é comprimido, a vela dispara dá-se uma explosão, expande-se e saem os gases resultantes dessa explosão pelo colector de escape???
interessante...
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Originalmente Colocado por Motronic Ver PostSe os depósitos são 4 vezes maiores, afecta as dimensões do avião. Se afecta as dimensões, afecta (e bastante) o peso. Gasoso por gasoso, mais valia abastecer com GN (não necessita de conversão, e é menos exigente a nível dos depósitos).
E o peso não é assim tão afectado, porque se por um lado o peso do depósito é maior, por
outro lado, o peso do combustivel é menor.
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