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Lancia Kappa, é um bom ou mau carro?

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    #31
    Originalmente Colocado por _Drifter_ Ver Post
    eu tambem nao sei muito do carro

    sei que o motor 2.0 20v Turbo tem 220cv e anda e bebe como todo, que o carro era o topo de gama da Lancia entre 1997 e 1998

    e agora para abrir o apetite do futuro comprador(reparem bem no ponteiro do combustivel)

    http://www.youtube.com/watch?v=g1W1AKElJ30
    Ena pá, esse Kappa produz combustível.
    A explicação que encontro é que o carro em questão tenha andado numa inclinação, Toidos já reparamos que os nossos carros quando estão numa inclinação o ponteiro não marca o valor real do depósito.

    Comentário


      #32
      Há algum tempo atrás não imaginaria que estaria a conduzir um carro italiano novamente (novamente porque tive durante alguns anos um Fiat 128 Sport Coupé) mas depois de muito pesquisar comprei recentemente uma Lancia Lybra SW Jtd e garanto que a qualidade de construção do carro é boa e não tem nada a ver com o Prisma, Delta e mesmo com o Dedra, que em 1990 já era um carro muito "pra frentex" em comparação com alguns dos seus concorrentes.

      A Lancia é a marca de prestígio do grupo Fiat, talvez por isso tenhamos muito do clero católico e no Vaticano a ser transportado em Lancias.

      Acerca do Kappa; tenho um vizinho meu que conduz um Kappa Jtd 2.4 com motor de 5 cilindros e 20 válvulas. O carro tens uns anitos e está muito bem conservado e note-se que os Invernos na Polónia não são suaves...

      Quando trabalhava num stand de automóveis em Portugal um cliente conduzia um Kappa Coupé mas curiosamente não o vendia pois o valor baixo de retoma, de acordo com ele, não lhe dava vontade de despachar o carro.

      O Kappa coupé insere-se no verdadeiro espírito do "coupé de estilo italiano" como os Lancia Gamma Coupé, Fiat 130 Coupé e mesmo o Ferrari 400 GTS 2+2 dos anos setenta.

      Pelo preço baixo a que se vendem no mercado de retomas vale certamente a pena.



      Lancia Gamma Coupé



      Fiat 130 Coupé



      Ferrari 400 GTS 2+2




      Lancia Kappa Coupé

      Comentário


        #33
        Eu já fiz uma viagem Porto-Vilamoura num Kappa 2.0 turbo aqui há uns anos atrás e posso dizer q me ficou no goto. Para alem de um bem estar a bordo pouco comum para o q estava habituado, a viagem foi um mimo: confortavel, nada cansativa. O motor pareceu-me ser bom sem deslumbrar ( o meu 220 sportcoupé da altura, com menos 20 CV era bem mais explosivo...) mas fazia uma velocidade de cruzeiro de 190-200 sem se queixar minimamente, apesar de algum barulho de rolamento mais q de motor, propriamente dito.
        Lembro-me q se abasteceu 3 vezes durante a viagem (não sei qual é a capacidade deposito do carro...ainda bem q não me pediram p dividir a gasosa , pensei eu na altura) e a unica coisa que me lembro é do condutor (então director do serviço onde trabalhava) fazer alguns reparos à caixa de velocidades.
        É o meu pequeno contributo. Abraço

        Comentário


          #34
          Temos dois Kappas (verdes) numa Instituição Pública ou seja ao serviço do Estado um de 1998 2.0 155cv e outro Turbo de 205cv, penso que sejam estas as potências. o Primeiro com 225.000Kms e o outro com 340.000Kms.
          Tem a favor o espaço interior, conforto, equipamento, e motor no caso do turbo.
          Aspectos negativos: o consumo é um absurdo; o comportamento é mediano; as idas à oficina são uma constante, aparecem problemas de todo o tipo, mecânicos, electricos, etc...etc...
          O preço das reparações no concessionário oficial é outro absurdo, acho que nestes anos as reparações já ultrapassaram em muito o valor de compra dos carros.

          Comentário


            #35
            vou no 2º

            Tenho a dizer que ja vou no segundo lancia kappa.
            1º tive um a gasolina de 150 cavalos...uma boa maquina mas consumia muito...
            agora tenho um a gasoleo o 2.4 tds.
            Gosto muito destes carros,pois têm um bom motor e sao muito confortaveis...
            o unico probelema deles é a parte electrica,como tem muitas mariquices algumas vao se estragando...o que eu vos digo é que preço qualidade é um excelente carro...

            Comentário


              #36
              Tenho um Kappa 2.0T de 99 e costumo chamar-le o carro capricho. É porque não há outra razão para o ter a não ser puro capricho. Ou se gosta ou se odeia.
              Comprei-o com 65.000Km e tem agora 135.000Km. Houve alguns problemas, mas nada que se possa dizer que o modelo é problemático. A famosa questão da electrónica tem uma razão de ser e passo a explicar a minha teoria:
              O Lancia Kappa é um carro com todo o tipo de comandos electrónicos. Desde os bancos em que tudo é eléctrico (incluindo o encosto de cabeça) até ao espelho interior que escurece que houver alguém atrás com os máximos ligados. O sistema de ventilação não tem nem uma alavanca manual e até o nível de altura dos farois frontais são afinados automaticamente cada vez que o carro liga. ( pode haver variações neste acessórios).
              Assim, não é de admirar que haja uma maior incidência de problemas a nível eléctrico/electrónico.
              O que se pode realçar a este nível é que o material para os Lancia é caro e isto é especialmente verdade para a electrónica. A título de exemplo, o meu carro ficou sem um farol frontal e como vem equipado com lâmpadas de xenon e como a lâmpada de xenon não funde, rapidamente percebi que o problema estava no balastro que faz parte do kit. Este balastro que é todo electrónico, custa cerca de 600 euros com IVA incluído. Bem acima do preço de um kit completo para dois farois aí no mercado.

              Um ponto muito negativo é a assistência técnica que em três oficinas da Fiat/Lancia/AlfaRomeu, todas, de uma forma ou outra, cometerem erros graves a resolver pequenos problemas.
              De uma forma geral, os técnicos não têm o conhecimento necessário para intervir neste modelo, acabando por adoptar a estratégia de tentativa/erro - provocando ainda mais problemas. Talvez isto se deva à raridade deste modelo, associado à falta de profissionalismo de muitas das oficinas.

              Pouco mais há a apontar.
              O motor do meu, com 2000 cc, 5 cilindros 220cv é uma esponja de gasolina, fazendo consumos de 12 litros/100 conduzido de forma cuidada e com muita auto-estrada.
              Gasta cerca de 1 litro de óleo a cada 1000 Km com condução cuidada (puxando pouco pelo turbo).
              É muito confortável tanto para o condutor como para qualquer passageiro. É prazer conduzir este carro, sendo que cada vez, parece que é a primeira vez.

              Um Lancia Kappa é um carro barato por estar (injustamente) mal afamado. Consegue-se encontrar aqui e ali, embora não seja muito fácil.
              Mas se tiver mais de 8 - 10 anos, carece de um dono que possa/saiba por a mão na massa, caso contrário, as bichiçes que vão aparecendo acabam bem caro na oficina e ainda por cima sem garantia de que foram resolvidas!

              Eis algumas fotos:









              Editado pela última vez por Jupiter4; 14 March 2008, 19:56. Razão: adição de imagens

              Comentário


                #37
                Lindíssimo o teu Kappa, Jupiter4!

                O meu Tempra era dessa mesma cor...

                Comentário


                  #38
                  Até tinha uma boa impressão deste modelo, até ler o relato du jupiter. Apenas achava que o interior podia ser mais cuidado.

                  Diversos equipamentos electricos/electrónicos, todos os carros desse segmento têm/tinham, e não é por isso que andavam sempre a dar problemas...

                  Os consumos... há concorrentes da época, com potência equivalente que para fazerem 12l é em cidade... e até esses já considero bêbados.

                  Em andamento de AE a velocidades moderadas mas já acima do limite (140~160) fazem 8~9l.

                  Gastar óleo também não me parece de todo normal, ou condizente com o tipo de carro que é. Do que conheço da concorrência, pelo menos BMW, MB e Volvo, só motores já em mau estado é que fazem esse tipo de consumos de óleo. De resto aguentam entre mudas, com consumos virtualmente nulos, e utilizações muitas vezes agressivas ou menos cuidadosas.

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por seitlich Ver Post
                    Gastar óleo também não me parece de todo normal, ou condizente com o tipo de carro que é.
                    Foi o que eu também achei quando o comprei, mas informei-me no dealer e mais tarde confirmei no manual e confere. Até já procurei por fugas e não existem. Até cheguei a pensar que poderia perder-se pelo turbo, mas já levou um novo e nada se alterou no consumo de óleo.
                    Mas de facto nunca achei nada normal ...

                    Comentário


                      #40
                      há uns anos, um cliente do meu pai que é adepto fervoroso da Lancia (tem um Delta Integrale comprado em novo, um Beta Coupé e sempre teve Themas e outros topos de gama) teve 4 Kappas: 2 sedan, 1 coupé e uma carrinha.

                      os sedans teve um a seguir ao outro e trocou por causa dos kms que fazia (300 e tal mil em 3 ou 4 anos) e o Coupé comprou depois do segundo sedan. estes comprou todos em novo. a carrinha comprou-a usada mas em excelente estado.

                      depois deixei de ter contacto com este homem e não sei se ainda anda de Lancia (deve ter um Thesis...)

                      o motor dos Kappas era sempre o 2.0 Turbo e não me recordo de ele se queixar de grandes problemas (tirando os consumos).

                      conduzi os Lancias todos que ele foi tendo e do Kappa Coupé, a imagem que guardo é a do seu conforto e da posição de condução. era, na altura, de longe o carro em que eu ficava melhor sentado, e também conduzia S, SL, séries 7, A8, etc.
                      aquele Lancia era simplesmente perfeito.

                      de vez em quando ainda me passa pela cabeça comprar um coupé usado, mas a ideia de ter de gastar mais de 150 euros de gasolina por semana para o utilizar no dia a dia confesso que me assusta...

                      se a ideia é comprar um Kappa em bom estado para utilizar de vez em quando, acho que é uma excelente aposta.

                      Comentário


                        #41
                        N é q seja uma autoridade no Kappa, mas conheço-o razoavelmente.

                        É 1 carro espaçoso e confortável, geralmente c muito equipamento. Visualmente é discreto, embora a carrinha tenha um porte menos apagado. O Coupe n é p aqui chamado, penso eu, mas a verdade é q n faz grande sentido.

                        No mercado de ocasião, sofre de grande desvalorização -nestes casos, costuma dizer-se q é um péssimo negócio p quem vende e um bom negócio p quem compra, mas penso q n será bem o q se passa c este carro. Será q precisas mesmo deste carro?
                        O meu cunhado quase comprava 1, todo blink-blink, mas, depois de muito se aconselhar, desistiu. O carro lá continua no Stand.
                        A manutenção pode ser dispendiosa. Isto é importante, porque se o interior repleto de equipamento e de "luzinhas" pode ser do agrado de alguns, a verdade é q os defeitos de funcionamento dos diversos items pode ser problemático. O resto da fiabilidade também é relativa.
                        Já agorea, se alguns revestimentos podem ser bonitos p muita gente, a verdade é q o acabamento acaba por n enganar: passado algum "encanto italiano", as fragilidades vêm ao de cima.

                        O carro n é mau, n senhor. Quem o comprou em novo ou o compra agora, tem é q saber ao q vai, n é?
                        O Kappa foi uma das ultimas oportunidades da Lancia. Mais uma vez, escolheram a abordagem errada. O resto é história (bem triste, por sinal).

                        Comentário


                          #42
                          Pena é o mau desempenho que obteve , penso que, no unico crash test feito "fora da Lancia".

                          Retirado de www.autocrashtests.de

                          lancia kappa 1997 crash test.jpg

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por Talha Ver Post
                            Eu nunca tive nenhum, mas trabalhei na Fiat/Lancia e posso-te dizer que não são carros fiáveis, mas também não podes esperar que algum carro deste grupo seja conhecido por isso.

                            Os Kappa's que nos apareciam eram os da PJ, não sei se ainda circulam, os que apareciam lá eram os 5 cilindros 20v. A nível de mecânica nunca vi nada de especial acontecer, na parte onde eu trabalhava já apareciam alguns problemas, mas também nada de especial.

                            Quem ficava com eles era sempre um electricista mais velhote que já lhe conhecia os problemas principais, e eram sempre coisas simples, tipo os motores dos limpa-vidros, elevadores das portas, um botão, um fio trilhado. Nunca eram reparações dispendiosas, de substituir centralinas.

                            É dos ultimos topos de gama que ainda não têm multiplexagem por isso é de reparação fácil para o electricista de esquina, ou menos multiplexado lol.

                            Resumindamente recomendo se conheceres algum electricista bom e que não te leve fortunas, embora não possas esperar um fiabilidade á prova de bala. E há que ter em atenção que peças Lancia são caras.
                            Conclusão...não são carros fiaveis porque por vezes o limpa-vidros não funciona, um botão avaria, um fio "trilha" ou o elevador da porta não funciona.....em suma eu não comprava...as unicas coisas que tem de fiavel e bom é o motor que não dá problemas e não ter problemas graves...

                            Comentário


                              #44
                              Antes de mais aviso que estou a postar aqui com o perfil do meu brother (se ele descobre... :D)

                              Vou reavivar um pouco este tópico, pq afinal sou o proprietário de um Lancia Kappa Coupé.

                              É um 2.0T 20V 220CV de 2001 com 46512 Km - Carro de fim de semana (como tb já alguém aqui disse, comprei-o por puro capricho)

                              Da experiência que tenho deste carro (e não um meio de transporte), posso descrever as vantagens e desvantagens que sinto:

                              Vantagens: Conforto, motor, caixa, comandos bem posicionados, posição de condução, capacidade da mala, travões, conforto para passageiros (tirando não ter as 4 portas para a entrada derivado a ser coupé), iluminação, muito bem insonorizado, qualidade de materiais e acabamentos interiores, o pormenor das portas frameless, pormenor de estojo de ferramentas lancia e por fim o prazer de condução que nos oferece.

                              Desvantagens:
                              Poucos locais de arrumação.

                              Botões dos faróis de nevoeiro parecem muito frágeis (mas nunca me deixaram ficar mal)

                              Consumo (melhor 8l, pior 13,3l, habitual 9l-10l)

                              Acesso à mala (só se acede à mala através da chave ou de um botão colocado no interior do porta luvas, o que de noite se torna deveras pouco prático não possuir um simples botão exterior para a abertura da mala)

                              O computador de bordo não possui os consumos instantâneos, médias e autonomia que para um carro desta gama considero uma falha enorme, e por fim

                              O ponteiro do nível de gasolina desvia um pouco mediante a inclinação ou aceleração/desaceleração do carro. É uma coisa muito pequena, mas é assim.



                              Relativamente às peças, não as acho muito mais caras comparativamente a outros carros de cilindrada semelhante (independentemente do combustível) (temos mais 3 carros VAG em casa e os preços são sempre aproximados).

                              Para o dia a dia não posso dizer que seja um carro económico, mas daria muita saúde no que concerne a conforto e segurança. Ainda, é muito agradável e aprazível de se conduzir, e se for bem tratado e não andar sempre a "arregaçar" os seus 220Cv - que é bem tentador, diga-se - de certeza que é um carro tão fiável como quaisquer outros que aí se falam.

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por estebes Ver Post
                                O Kappa Coupe é um futuro clássico de certeza e as poucas unidades que vi em Portugal estão bastante bem estimadas.

                                Não conhecia o coupe.

                                Um abraço,

                                Comentário


                                  #46
                                  Lancias, são carros que ou se ama ou se odeia...


                                  Mas isto em geral nos modelos da Lancia, eu falo por mim... pois tenho um

                                  Comentário


                                    #47
                                    Tive uma "amiga" há uns anos largos (como tempo passa) que os pais tinham um e lho emprestavam de vez em quando!

                                    Aquilo era uma banheira enorme, mas aqueles bancos de trás (Ui! Ui)! A miúda com uns 20 anos num carro de executivo até causava espanto!

                                    Quanto ao carro em si, conduzi algumas vezes, mas sem abusos que não era meu e nem guito havia para atestar o depósito (e se aquilo bebia gasolina), mas os mais de 200 cv estavam lá!

                                    Em termos de fiabilidade já não me recordo,mas foi um carro muito interessante!

                                    Seja como for, na actualidade, no Lancia que me enche as medidas é o Thesis! Se eu pudesse tinha um 2.4 jtd!

                                    Comentário


                                      #48
                                      Lendo os posts anteriores acho que as conclusões vão de encontro à ideia que já tinha.

                                      O carro tem algum encanto... a fiabiliadade é uma incognita, como na generalidade dos modelos FIAT\Lancia desse periodo, mas claramente com uma manutenção cara.

                                      Ou seja, se quizesse ter um capricho, poderia pensar nele mas... entre o consumo e o manutenção, optaria por outros modelos.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                                        Tive uma "amiga" há uns anos largos (como tempo passa) que os pais tinham um e lho emprestavam de vez em quando!

                                        Aquilo era uma banheira enorme, mas aqueles bancos de trás (Ui! Ui)! A miúda com uns 20 anos num carro de executivo até causava espanto!

                                        (...)

                                        Seja como for, na actualidade, no Lancia que me enche as medidas é o Thesis! Se eu pudesse tinha um 2.4 jtd!
                                        Hehehe....

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por petrus Ver Post

                                          Seja como for, na actualidade, no Lancia que me enche as medidas é o Thesis! Se eu pudesse tinha um 2.4 jtd!

                                          há um Thesis comemorativo dos 100 anos da Lancia que é LIIIIIIINDO

                                          Comentário


                                            #51
                                            Boas.,

                                            Eu comprei um mas não tenho andado com ele (gasolina 2.0). Tem a caixa de direcção avariada e pretendo dar-lhe um outro rumo...

                                            Parece-me um carro com muita qualidade geral.

                                            Falhas que notei depois de comprar:

                                            - o tecto de abrir tem alguns encravamentos (parece-me que uma oleadela nas calhas deve resolver).
                                            - o display da consola central tem a iluminação meia fanada.
                                            - Caixa de direcção perde óleo.

                                            mais não te sei dizer pq tenho o carro parado! Como vou transformá-lo ainda não estou mt preocupado com problemas que possam existir....

                                            O que te posso fazer é qd começar a desmontar dizer-te os podres que vão surgindo!!!

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                                              #52
                                              Eu andei 2 anos com um Kappa 2.0t que já veio para a minha mão com 210.000km!

                                              Esse carro passava constantemente por vários condutores onde levava muuuuita porradinha. Tinha sido originalmente comprado para serviço de escolta dos GIS (carabinieri).

                                              resumindo... apesar da pancada, estava para as curvas! Andava bem, não me queixo nada de ruídos parasitas e manutenção.... POUCA!!

                                              Quanto à fiabilidade, infelizmente ela é muito atacada devido à qualidade do pos-venda em Portugal.

                                              Dificilmente se encontram carros com o historial de problemas que aqui ha, com constantes "passeios oficínais".

                                              Comentário


                                                #53
                                                E sim, o Thesis é lindo (dentro e fora). Pena ser bastante pesado, cortando um pouco nas prestações e diminuído na potência em motores de cilindrada equivalente (Normas de Ambiente primeiro, penso eu...)

                                                Já para o Lancia Kappa, dentro desta gama de carros arrisco-me a dizer que este não tem uma manutenção cara. Pq se afinal formos para um carro de potência e gama equivalente de outra marca, os consumos são idênticos e a manutenção tb.

                                                Estou de acordo com o que o colega disse no que respeita à assistência/pós-venda. Só alguns tratam destes carros com conhecimento de causa. Para não falar de muitos carros destes mal tratados e "abandonados".

                                                Também, e só por curiosidade, posso dizer que a beneficiação da iluminação do infocenter (consola central) é simples de se realizar. Nunca necessitei no meu caso mas posso indicar, se porventura for necessário, o procedimento em fotografia para o realizar.

                                                Em relação ao tecto de abrir, uma limpeza e oleadela faz maravilhas, neste e em todos.

                                                Qto à caixa, não me pronuncio porque nada sei

                                                Sim, Também gostaria de saber o que iria surgindo na desmontagem

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Também não conhecia o Kappa Coupé... o carro é muito fixe.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por necos Ver Post
                                                    Conclusão...não são carros fiaveis porque por vezes o limpa-vidros não funciona, um botão avaria, um fio "trilha" ou o elevador da porta não funciona.....em suma eu não comprava...as unicas coisas que tem de fiavel e bom é o motor que não dá problemas e não ter problemas graves...
                                                    Já tinha reparado no comebtário inteligente e coerente desse indivíduo.

                                                    Para além da coerência técnica, há a coerência da escolha. O uso que a PJ dá não é calmo nem de fim de semana, além de que já tinham tido 131 Supermirafiori e Croma´s. Se fossem assim tão maus não tinham escolhido do mesmo grupo

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Quanto a haver poucos, não é bem assim, muitos podem não se lembrar mas em 1995 foi dos topos de gama mais vendidos no país. Há muito poucos coupés e até mesmo SW's mas berlinas ainda há algumas. Thesis sim, há poucos. Tem que se ver o segmento, a rede da marca, a época- na altura o segmento E em Portugal era diminuto

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por Sergio A3 Ver Post
                                                        Acesso à mala (só se acede à mala através da chave ou de um botão colocado no interior do porta luvas, o que de noite se torna deveras pouco prático não possuir um simples botão exterior para a abertura da mala)
                                                        O botão de abertura da mala está dentro do porta luvas para restringir o acesso à bagageira.
                                                        O carro vem com duas chaves diferentes:
                                                        A principal (preta) para uso diário que funciona em todas as fechaduras - incluindo a mala e o porta-luvas.
                                                        Mas existe uma segunda chave (vermelha) que só consegue abrir as portas e ligar a ignição. Não abre a mala nem o porta-luvas.
                                                        Esta chave é útil para entregar ao mecânico ou quando o carro é emprestado e não queremos dar acesso ao conteúdo da mala.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Ja agr desenterrando este tópico e fazendo spam interno

                                                          Estou a pensar comprar um Kappa e todas as opiniões para alem destas são bem-vindas:

                                                          http://forum.autohoje.com/forum-gera...#post106388467

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