Já existem diversos tópicos abertos sobre a discussão se é mais rentável comprar um TDI ou um TSI... creio que cada caso será um caso.
O objectivo é perceber as diferenças entre ambos a nível de motor e prestações e eventuais situações.
O que pretendo saber, é em termos de prestações e comportamento, quais as diferenças entre um 1.9tdi de 105cv e um 1.4tsi de 125cv ou 140cv.
Os tsi têm melhores prestações que os tdi mas na prática o que significa isso? E o binário, em que situações serve?
Se eu precisar fazer uma ultrapassagem em terreno plano, qual responderá melhor ao acelerador? Um tsi porque tem melhores reprises? Ou um tdi porque tem um binário mais elevado?...
..e se for numa subida íngreme, qual responderá melhor? É para essas situações que serve o binário?
Gostaria de compreender melhor estas situações e quais as vantagens e desvantagens de cada em termos de prestações. (excluindo os consumos)
Não sou um entendido na matéria, mas das viaturas que experimentei a gasóleo e a gasolina (com potências similares em termos de cavalagem) sempre fiquei com a sensação que em subida os Diesel pelo menos não perdiam velocidade e muitos deles, pareciam ter mais para dar... e com os carros a gasolina, alguns parece que se 'ficam', que não há mais. Tem isso a ver com o binário?!
É certo que a competição foi sempre à base da 'gasolina' mas recentemente carros diesel venceram em Le Mans e também no WTCC também os TDI venceram e houve queixas que tinham vantagem pois saíam melhor das curvas.
É óbvio que um carro 2.0L a gasolina pode ter potências bem superiores a um 2.0L a diesel, a questão é, qual a potência necessária que um carro a gasolina tem que ter para se equivaler a um diesel?!... se é que tem algo a ver...
Peço desculpa pelo 'testamento' e espero que me possam ajudar a compreender um pouco mais as diferenças existentes e os porquês das mesmas.
Feliz 2008 a todos os 'foristas'
O objectivo é perceber as diferenças entre ambos a nível de motor e prestações e eventuais situações.
O que pretendo saber, é em termos de prestações e comportamento, quais as diferenças entre um 1.9tdi de 105cv e um 1.4tsi de 125cv ou 140cv.
Os tsi têm melhores prestações que os tdi mas na prática o que significa isso? E o binário, em que situações serve?
Se eu precisar fazer uma ultrapassagem em terreno plano, qual responderá melhor ao acelerador? Um tsi porque tem melhores reprises? Ou um tdi porque tem um binário mais elevado?...
..e se for numa subida íngreme, qual responderá melhor? É para essas situações que serve o binário?
Gostaria de compreender melhor estas situações e quais as vantagens e desvantagens de cada em termos de prestações. (excluindo os consumos)
Não sou um entendido na matéria, mas das viaturas que experimentei a gasóleo e a gasolina (com potências similares em termos de cavalagem) sempre fiquei com a sensação que em subida os Diesel pelo menos não perdiam velocidade e muitos deles, pareciam ter mais para dar... e com os carros a gasolina, alguns parece que se 'ficam', que não há mais. Tem isso a ver com o binário?!
É certo que a competição foi sempre à base da 'gasolina' mas recentemente carros diesel venceram em Le Mans e também no WTCC também os TDI venceram e houve queixas que tinham vantagem pois saíam melhor das curvas.
É óbvio que um carro 2.0L a gasolina pode ter potências bem superiores a um 2.0L a diesel, a questão é, qual a potência necessária que um carro a gasolina tem que ter para se equivaler a um diesel?!... se é que tem algo a ver...
Peço desculpa pelo 'testamento' e espero que me possam ajudar a compreender um pouco mais as diferenças existentes e os porquês das mesmas.
Feliz 2008 a todos os 'foristas'
Comentário