Anúncio

Collapse
No announcement yet.

1.2 jtd 105CV

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por Shark Ver Post
    Mas na pratica o que se verifica em todos é que antes das (sensivelmente) 2000rpm o motor é lento.

    Obvio que a unica hipotese para melhorar as baixas nestas cilindradas era meter um mini-turbo só para baixas ou ser biturbo
    o binário máximo da versão de 90cv é ás 2000rpm e o carro responde aceitávelmente a partir das 1500rpm (sei disto porque tenho 1).

    Tendo este motor o binário máximo ás 1750 parece-me um esforço em tornar este motor mais "city-friendly", até porque tem uma caixa de 5vel e não de 6. Deve ser bastante mais confortável em cidade do que a versão de 90cv.

    Não deixa de ser de facto notável conseguirem retirar 105cv de um 1.2 a gasóleo.

    Comentário


      #32
      Boas,


      Já agora, se me permitirem, também eu tive um Astra 1.3 Cdti de 90 cv's e se, no inicio era de facto desesperante a falta de potência em baixas aliado ao mediocre comportamento a frio (software xpto da Opel que baixava ainda mais a força do motor nos primeiros momentos), quando foi alvo da ultima versão de software para o motor, aliado à maior quilometragem, o motor ganhou uma resposta abaixo das 2000 rpms muito aceitável! Diria que a partir das 1200/1300 rpm's o motor já tinha uma resposta aceitável que não me colocava nos constragimentos vividos até então.

      Depois da repro que lhe fiz para os 110 cv's o motor ficou ainda melhor. Ficou é certo com algum fumo em baixas mas a resposta ficou óptima! Nem parecia o mesmo motor!

      Se é um motor que gosto? Diria que sim pois um motor com esta cubicagem e com as performances que ostenta é de facto algo assinalável. Agora se tiver a opção de um motor com mais cc's, acabo por preferir, se possivel um 1.9 ou 2.0!!!


      Cumpts,
      JC_STILO

      Comentário


        #33
        eu não percebo muito, mas já li cada posta

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por BrunoD Ver Post
          Bem, aqui tenho mesmo de discordar... e volto a frisar que tenho um 1.3 Multijet de 70cv (Punto).

          Em 1ª e 2ª, antes das 2000RPM, o motor é MUITO LENTO. Em 3ª já não se nota tanto o "feitio" mas em 4ª e 5ª (por motivos óbvios) o motor volta a ter um desempenho medíocre antes das 2000RPM.

          Com AC e 4 pessoas, é a LOUCURA!
          O de 70cv não é o de 90cv. Sempre são 20cv de diferença.

          Eu já tive um 2.0 HDi 90cv, tenho um 1.6 HDi 110cv e um 1.3 JTD 90cv.

          Acho o 1.3 JTD 90cv um bom motor, e em cidade, carregado ou com AC não me dificulta em nada a condução e nunca me senti atrapalhado.

          Pode ser que habitue a minha condução ao motor em causa, mas isso acaba por ser em qualquer um, porque cada motor é um caso e tem que ser conduzidos de diferentes maneiras.

          Eu consigo andar abaixo das 2.000rpm em qualquer mudança. Consigo trocar de mudança abaixo das 2.000rpm.

          Nunca experimentei um num Astra, mas a não ser que o motor mude muito com a gestão, não acho que seja um carro atrofiante de conduzir.

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
            O de 70cv não é o de 90cv. Sempre são 20cv de diferença.

            Eu já tive um 2.0 HDi 90cv, tenho um 1.6 HDi 110cv e um 1.3 JTD 90cv.

            Acho o 1.3 JTD 90cv um bom motor, e em cidade, carregado ou com AC não me dificulta em nada a condução e nunca me senti atrapalhado.

            Pode ser que habitue a minha condução ao motor em causa, mas isso acaba por ser em qualquer um, porque cada motor é um caso e tem que ser conduzidos de diferentes maneiras.

            Eu consigo andar abaixo das 2.000rpm em qualquer mudança. Consigo trocar de mudança abaixo das 2.000rpm.

            Nunca experimentei um num Astra, mas a não ser que o motor mude muito com a gestão, não acho que seja um carro atrofiante de conduzir.
            Presumo que o GP com 90cv e geometria variável possa ter um melhor comportamento antes das 2000, mas a versão de geometria fixa é má.

            No meu caso são menos 20cv mas este Punto pesa (segundo o DUA) 1040kg, presumo que o GP pese mais alguns kg.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por BrunoD Ver Post
              Presumo que o GP com 90cv e geometria variável possa ter um melhor comportamento antes das 2000, mas a versão de geometria fixa é má.

              No meu caso são menos 20cv mas este Punto pesa (segundo o DUA) 1040kg, presumo que o GP pese mais alguns kg.
              Segundo o DUA são 1205kg. São 165kg a mais.

              O meu já responde antes das 2.000rpm. A frio a resposta é pior, mas isso acontece em todos os carros.

              Comentário


                #37
                Eu tambem tenho um m-jet 90cv e confirmo que é fraco até as 1600rpm´s mais ou menos,mas o fraco não é desesperante!!!!é lento ,mas depois disso é muito forte e o exemplo disso é o comparativo entre o linea que é mais pesado que o punto contra o 207sw 1.6hdi e o suzuki 1.6hdi,apesar de mais binario nos hdi o pequeno multijet bateu a 207 e o suzuki nas recuperacoes!!!!

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                  O de 70cv não é o de 90cv. Sempre são 20cv de diferença.

                  Eu já tive um 2.0 HDi 90cv, tenho um 1.6 HDi 110cv e um 1.3 JTD 90cv.

                  Acho o 1.3 JTD 90cv um bom motor, e em cidade, carregado ou com AC não me dificulta em nada a condução e nunca me senti atrapalhado.

                  Pode ser que habitue a minha condução ao motor em causa, mas isso acaba por ser em qualquer um, porque cada motor é um caso e tem que ser conduzidos de diferentes maneiras.

                  Eu consigo andar abaixo das 2.000rpm em qualquer mudança. Consigo trocar de mudança abaixo das 2.000rpm.

                  Nunca experimentei um num Astra, mas a não ser que o motor mude muito com a gestão, não acho que seja um carro atrofiante de conduzir.


                  Concordo contigo em tudo,quem está habituado a este motor consegue andar bem antes das 2000rpm´s!!!!
                  É mais uma questão de habito!!!!
                  Eu quando conduzo o clioIII dci 85cv,acho muito bom em baixas comparado com o gp,mas em altas não presta,e sinto uma grande diferença para o gp,principalmente quando quero fazer alguma ultrapassagem!!!A resposta depois das 2500,3000´rpm é muito pior que o gp!!!

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por Henriques J. Ver Post
                    Por exemplo:

                    Y 1.2 jtd 105 cv = 123 g/km

                    BMW 118d 143 cv = 119 g/km

                    interessante não ?
                    Eu sou fã (por razões diferentes), destas duas marcas e destes dois carros.n No que toca às emissões do jtd de 105 cv, as mesmas são competitivas face a motores semelhantes, embora não sejam, provavelmente, as melhores.

                    No que toca ao 118d de 143 cv, este será, quase de certeza, o detentor de menores emissões dentro dos motores desta cilindrada e potência. No entanto, e corrijam-me se eu estiver errado, os valores de emissões homologados para este motor têm em conta o sistema start-stop. Não usando este sistema (que eu louvo), as emissões devem ser um pouco mais altas do que 119 g/km.

                    Falando deste Y com o jtd 105 cv, acho-o uma proposta interessante. É um carro diferente e original, muito bem equipado e com um charme muito especial. O motor é, pelo menos no papel, "coisa" para o mexer muito bem. E quanto ao preço...até que está competitivo face ao equipamento e motor oferecidos.

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por João bernardo Ver Post
                      Concordo contigo em tudo,quem está habituado a este motor consegue andar bem antes das 2000rpm´s!!!!
                      É mais uma questão de habito!!!!
                      Eu quando conduzo o clioIII dci 85cv,acho muito bom em baixas comparado com o gp,mas em altas não presta,e sinto uma grande diferença para o gp,principalmente quando quero fazer alguma ultrapassagem!!!A resposta depois das 2500,3000´rpm é muito pior que o gp!!!
                      O clio é um 8v por isso s despacha melhor. O punto realmente não foi feito para cidade mas não é o caos q s diz, eu ando muito c o meu em cidade e o q m chateia mais é mesmo a caixa q está não está bem calculada a segunda está muito afastada da primeira. Eu arranco todos os dias numa grande subida e tenho q ir quase ás 3500rpm para meter segunda caso contrario não agarra..Acho q o problema está mais na segunda velocidade.
                      Outra coisa q noto comparado c outros carro em cidade o punto é dos q tem maior consumo mais uma vez por culpa das 16v q em autoestrada e estrada coloca-o a milhas de todos os outros concorrentes.
                      cump
                      Editado pela última vez por nios26; 08 January 2008, 17:58.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por AF147 Ver Post
                        o quê que a potência tem a ver com a velocidade máxima?
                        Pot = k (V_max)^1/3

                        em que k é uma constante que depende da área frontal, coef. aerodinâmica, densidade do ar e mais umas coisitas.

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por Gugul Ver Post
                          O que dizem agora deste pequeno motor???

                          Será que é fiável, será que se arrasta, LOLOL

                          Até a barraca abana!!!!

                          http://www.lancia.pt/cgi-bin/pbrand....o=701013151000
                          Será que este tópico vai dar confusão por dizeres 1.2 em vez do famoso 1.3?

                          Comentário


                            #43
                            bem eu tambem tenho um 1.3 90 cv...e nao fiz rodagem com ele..foi sempre condução apressada...

                            ontem um rapaz que tambem tem um sport disse me...o teu em relacao ao meu...quando tinha os mesmos km...esta mais solto...

                            eu so notava poço de 1 para 2...a 3 ja nao era desperante...

                            desde ontem que tenho repro (entre os 108 115 cv...tenho de os ir medir) e bem...apartir das 1400 ja la tenho binario a vontade

                            Comentário


                              #44
                              A vir para casa apanha 10km de Nacional. Vim sempre abaixo das 2.000rpm.

                              O "coice" dá-se um bocado antes das 2.000rpm, mas ele aguenta perfeitamente uma mudança qualquer as 1.500rpm. Claro que quanto mais alta a mudança menor é a aceleração, mas não vi qual é o preoblema de conduzir em fila ou entrar em rotundas.

                              É claro que a conduzir até as 2.000rpm não posso queres acelerações rápidas, porque estamos a falar de 90cv/200Nm.

                              Num 1.9 TDI 130cv até as 2.000rpm atingem-se acelerações melhores porque estamos a falar de outros valores de potencia.


                              E quando maior o motor, mais aceleração tem até as 2.000rpm, como é obvio.

                              Em relação ao titulo do tópico:

                              http://www.omniauto.it/magazine/2596...ort-momodesign

                              http://www.merkabuy.com/coches/LANCI...05cv-3p./1184/

                              http://www.autocity.com/novedades/La....html?cod=6048

                              http://www.newstreet.it/articolo_id_...port_Momo.html

                              Segundo os sites são 177km/h.

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                                A vir para casa apanha 10km de Nacional. Vim sempre abaixo das 2.000rpm.

                                O "coice" dá-se um bocado antes das 2.000rpm, mas ele aguenta perfeitamente uma mudança qualquer as 1.500rpm. Claro que quanto mais alta a mudança menor é a aceleração, mas não vi qual é o preoblema de conduzir em fila ou entrar em rotundas.

                                É claro que a conduzir até as 2.000rpm não posso queres acelerações rápidas, porque estamos a falar de 90cv/200Nm.

                                Num 1.9 TDI 130cv até as 2.000rpm atingem-se acelerações melhores porque estamos a falar de outros valores de potencia.


                                E quando maior o motor, mais aceleração tem até as 2.000rpm, como é obvio.

                                Em relação ao titulo do tópico:

                                http://www.omniauto.it/magazine/2596...ort-momodesign

                                http://www.merkabuy.com/coches/LANCI...05cv-3p./1184/

                                http://www.autocity.com/novedades/La....html?cod=6048

                                http://www.newstreet.it/articolo_id_...port_Momo.html

                                Segundo os sites são 177km/h.
                                No meu caso estou a comparar este motor (1.3 Multijet) com os da mesma classe, tais como o 1.4 HDI 70 e 1.5 DCI 65 que também conheço bem.

                                Os dois exemplos que dei acima são mais lineares em qualquer rotação, o 1.3 tem uma turbo-dependência maior.

                                Mas quando comprei o 1.3 Multijet já sabia o que me esperava, por isso a meia solução (porque a solução completa não existe) deverá ser aplicada nos próximos dias.

                                Comentário


                                  #46
                                  Conduzi esse carro há uns tempos.

                                  De facto, é mais rápido que a versão de 90 cv, mas nem por isso é mais agradável de utilizar.
                                  Continua a ser um motor muito pouco elástico e algo ruidoso.

                                  A Fiat optou por lhe montar uma caixa de 5 curtas relações, o que prejudica bastante em autoestrada. A velocidade máxima, para um motor com estas características, é baixa.
                                  Mas o pior é que esta caixa faz com que, quando andamos em AE, a rotação seja sempre muito alta, com evidentes consequências ao nível do consumo e ruído.

                                  Na minha opinião, não passa de marketing.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por BrunoD Ver Post
                                    No meu caso estou a comparar este motor (1.3 Multijet) com os da mesma classe, tais como o 1.4 HDI 70 e 1.5 DCI 65 que também conheço bem.

                                    Os dois exemplos que dei acima são mais lineares em qualquer rotação, o 1.3 tem uma turbo-dependência maior.

                                    Mas quando comprei o 1.3 Multijet já sabia o que me esperava, por isso a meia solução (porque a solução completa não existe) deverá ser aplicada nos próximos dias.


                                    Motores mais pequenos com mais potencia são sempre turbo dependentes.

                                    http://forum.autohoje.com/showthread...zda+3+1.6+mzcd

                                    Isto foi o que escrevi quando troquei o 2.0 HDI 90cv pelo 1.6 HDi 110cv.

                                    Um motor de maior cilindrada ainda por cima com 2 valvulas por cilindro tem umas "baixas melhores".
                                    Neste caso era enganador porque estamos a falar de 90cv/215Nm vs 110cv/245Nm. O 1.6 HDI aparenta ter piores baixas, mas na realidade é mais despachado. O fosso baixas/altas é que é mais notório.

                                    Mas em casos de motores com a mesma potencia, tipo 20d 177cv e 25d 177cv, o 25d é outro motor. Não faz do 20d um motor lento sem baixas. É um motor diferente.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                                      Motores mais pequenos com mais potencia são sempre turbo dependentes.

                                      http://forum.autohoje.com/showthread...zda+3+1.6+mzcd

                                      Isto foi o que escrevi quando troquei o 2.0 HDI 90cv pelo 1.6 HDi 110cv.

                                      Um motor de maior cilindrada ainda por cima com 2 valvulas por cilindro tem umas "baixas melhores".
                                      Neste caso era enganador porque estamos a falar de 90cv/215Nm vs 110cv/245Nm. O 1.6 HDI aparenta ter piores baixas, mas na realidade é mais despachado. O fosso baixas/altas é que é mais notório.

                                      Mas em casos de motores com a mesma potencia, tipo 20d 177cv e 25d 177cv, o 25d é outro motor. Não faz do 20d um motor lento sem baixas. É um motor diferente.
                                      Claro, não há NADA que substitua a cilindrada. Talvez os bi-turbo estejam lá perto...

                                      Mas posso dizer que o meu ex-Focus 1.8 TDCi era muito melhor que o 1.9 TDI 100/130 em baixas, no entanto tinha menos 143cc.

                                      Quanto ao 20d de 150 e 163cv é melhor não me alongar muito, mas também não são os melhores exemplos abaixo das 2000RPM...

                                      Sim o 25d é outra loiça!

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por Shark Ver Post
                                        Finalmente sobre o motor em si, eu não gosto desse motor digo-o já, NADA mesmo, agora 105cvs não deixa de ser uma marca interessante a nivel de potencia máxima, resta saber como será conduzir o motor na prática.
                                        Que os 105cvs lá estão eu não duvido, que acelere muito bem (e a julgar pelos 10.3sec 0-100kph é rapido) resta saber se continua a ser horrivel de usar antes das 2000rpm. Finalmente os consumos (anunciados) parecem bons e consegue ter um bom valor de emissões de CO2.
                                        Bottom line: é capaz de ser bom, eu não gosto mas tambem ainda não o conduzi, a caixa de 5v curta retira muita velc. de ponta (e a juntar ao baixo peso) certamente da-lhe umas acelerações e reprizes muito interessantes.
                                        Isto que está a bold deveria vir nos dicionários como significado para preconceito.
                                        Acho que é eloquente!

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                          Conduzi esse carro há uns tempos.

                                          De facto, é mais rápido que a versão de 90 cv, mas nem por isso é mais agradável de utilizar.
                                          Continua a ser um motor muito pouco elástico e algo ruidoso.

                                          A Fiat optou por lhe montar uma caixa de 5 curtas relações, o que prejudica bastante em autoestrada. A velocidade máxima, para um motor com estas características, é baixa.
                                          Mas o pior é que esta caixa faz com que, quando andamos em AE, a rotação seja sempre muito alta, com evidentes consequências ao nível do consumo e ruído.

                                          Na minha opinião, não passa de marketing.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por voa_baixinho Ver Post
                                            Isto que está a bold deveria vir nos dicionários como significado para preconceito.
                                            Acho que é eloquente!

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por AF147 Ver Post
                                              o quê que a potência tem a ver com a velocidade máxima?
                                              Muita coisa!

                                              Não é o único factor mas é importante!

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por whereagles Ver Post
                                                Pot = k (V_max)^1/3

                                                em que k é uma constante que depende da área frontal, coef. aerodinâmica, densidade do ar e mais umas coisitas.
                                                Originalmente Colocado por edununo Ver Post
                                                Muita coisa!

                                                Não é o único factor mas é importante!
                                                obrigado. que novidade.
                                                tenho que começar a pôr legendas nos comentários.
                                                óbvio que a potencia conta para a velocidade máxima, mas não a determina. isto porque disseram que 175 km/h não era velocidade máxima para um carro com 105cv. acho que foi explicito.
                                                Editado pela última vez por AF147; 09 January 2008, 07:43.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por voa_baixinho Ver Post
                                                  Isto que está a bold deveria vir nos dicionários como significado para preconceito.
                                                  Acho que é eloquente!
                                                  Volto a dizer, leiam as coisas no contexto em vez de se sentirem perseguidos.
                                                  105cvs é muito bom para o motor em questão
                                                  Bons consumos, e CO2 bom...não teem assim mtos motores a fazer menos.
                                                  Possivelmente boas acelerações mas curta velc. Max devido á caixa de 5v.
                                                  Infelismente DEVE sofrer do mesmo mal dos outros 1.3cdti/jtd que é ser "morto" antes das ~2000rpm. Como não o conduzi não posso opinar muito sobre esta ultima parte no entanto dada a cilindrada do motor é dificil faze-lo encher o turbo assim tão cedo logo o feitio provavelmente mantem-se.
                                                  (e mantem-se pois já foi aqui confirmado)
                                                  Eu não gosto do motor, onde é que isto é preconceito.

                                                  Se este 1.3 105cvs fosse bom em baixas então gostava, como PROVAVELMENTE não o é (devido á cc) então não gosto.

                                                  Deixem lá as cenas de preconceito e ser anti fiat e afins. Alem disso EU não gosto disse-o logo, naõ quer dizer que seja bom mau ou mediocre.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Vou falar do que conheço: lá em casa "moram" um Opel Corsa 1.3ctdi 70cv e um C2 1.4hdi 70cv. O cdti em baixas é desesperante, comparado com com o 1.4hdi, nota-se bem a diferença. É um motor tipo on/off, sente-se muito o turbo a entrar, também é verdade que em rotações altas respira bem, melhor do que o 1.4hdi. Na minha opinião, em cidade é um motor muito pouco "user friendly". É uma opinião unânime das 6/7 pessoas que costumam utilizar os carros da casa.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Tendo fosso ou não antes das 2000rpm, não deixa de ser bem vindo este motor, e pelo facto de ter uma relação de 5 velocidades pode ser um pouco mais agradável de conduzir em cidade, prejudicando como é óbvio depois em AE, mas se calhar para muitas pessoas isso é irrelevante.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por reiszink Ver Post
                                                        Tendo fosso ou não antes das 2000rpm, não deixa de ser bem vindo este motor, e pelo facto de ter uma relação de 5 velocidades pode ser um pouco mais agradável de conduzir em cidade, prejudicando como é óbvio depois em AE, mas se calhar para muitas pessoas isso é irrelevante.
                                                        Em cidade acaba por ser igual. Se eles na caixa de 6 mantiverem as 5 primeiras relações iguais e meterem umas 6ª mais longa tornam a caixa numa 5+1.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por AF147 Ver Post
                                                          obrigado. que novidade.
                                                          tenho que começar a pôr legendas nos comentários.
                                                          óbvio que a potencia conta para a velocidade máxima, mas não a determina. isto porque disseram que 175 km/h não era velocidade máxima para um carro com 105cv. acho que foi explicito.
                                                          Acho que tens é de parar de fazer perguntas duvidosas.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Seria bom é comparar este 1.3 105 com o 1.6 105 do Bravo. Este último dever ser bem mais agradável.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por edununo Ver Post
                                                              Acho que tens é de parar de fazer perguntas duvidosas.
                                                              não vamos estar agora aqui com lições de interpretação.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X