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caixa de 5v vs caixa 6v

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    #31
    E o caso do stilo 1.2???
    Penso que a 6ª seja mais para os consumos devido ao peso do carro tendo em conta o peso do carro(entre 1100 e 1300kgs senão estou em erro).
    A 80km/h em 6ª vai a 2000 rpm's.
    Como seria este carro com este motor mas caixa de 5v?

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por WildChild Ver Post
      Atenção que a 6v só é boa se o motor tiver potencia para a 6ª, não é com 1.5DCi de 105cv ou 1.9TDi de 105 que a caixa de 6 é boa, um exemplo, basta comparar o Golf com caixa de 6 com o Leon com caixa de 5, qual deles anda mais? não é o Golf, até já ouvi dizer, que o Golf atinge a velocidade máxima não em 6ª, mas em 5ª, não sei se é verdade, se for, não tem força para ter 6v
      Peço desculpa, mas a 6ª do meu clio 105cvs tem mais força que o laguna do meu pai 1.9 de 120cvs... falar sem conhecimento é mau. Está mais bem escalonada, tem mais binário nessa altura ?? Seja como for, em 90 mesmo a subir o carro puxa o do meu pai, mete 5ª se quiseres.... Mesmo que fosse um pouquito mais longa não perdia nada.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por lz200 Ver Post
        Peço desculpa, mas a 6ª do meu clio 105cvs tem mais força que o laguna do meu pai 1.9 de 120cvs... falar sem conhecimento é mau. Está mais bem escalonada, tem mais binário nessa altura ?? Seja como for, em 90 mesmo a subir o carro puxa o do meu pai, mete 5ª se quiseres.... Mesmo que fosse um pouquito mais longa não perdia nada.
        Queres comparar pesos??

        Comentário


          #34
          100kgs de diferença... de livrete.

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            #35
            Originalmente Colocado por necos Ver Post
            Sim..... mas segundo eu li uma vez num comparativo do M3 com cx. de 6v ele tinha melhores performances, nomeadamente recuperações, e consumos do que os 1.6 Hdi/TDci/D de cx. de 5v.

            Se tiver errado corrige-me por favor.

            Eu por acaso, que faço muitissima AE com o Focus e sempre a velocidades um pouco elevadas, penso que uma 6v, sem mexer nas outras relações, vinha a calhar, pois iria diminuir os consumos e o barulho....Penso eu de que
            O Mazda 3 não tem caixa de 6v. É de 5v como os PSA.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
              O Mazda 3 não tem caixa de 6v. É de 5v como os PSA.
              Ia-te jurar que já vi um comparativo de um Mazda 3 com cx. de 6v, que foram os primeiros, com aquele motor, a ter cx. de 6v.

              Vou investigar

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por necos Ver Post
                Ia-te jurar que já vi um comparativo de um Mazda 3 com cx. de 6v, que foram os primeiros, com aquele motor, a ter cx. de 6v.

                Vou investigar
                Bem me parecia que não estava maluco

                http://automotor.xl.pt/1106/1800.shtm

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por necos Ver Post
                  Bem me parecia que não estava maluco

                  http://automotor.xl.pt/1106/1800.shtm
                  Eles beberam demais. Isso está mal.

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                    Eles beberam demais. Isso está mal.
                    Olha que não...olha que não

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por necos Ver Post
                      Olha que não...olha que não
                      Como não?

                      Estas a dizer que Mazda 3 com o 1.6 HDi 110cv tem caixa de 6 velocidades?

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                        Como não?

                        Estas a dizer que Mazda 3 com o 1.6 HDi 110cv tem caixa de 6 velocidades?
                        Roger...o que eu estou a dizer é que uma vez li um comparativo e não estava bebado, em que o Mazda tinha cx. de 6v. Agora encontrei isto que dizia que tinha cx. de 6v, agora obviamente que tu como possuidor de um M3 tens mais conhecimentos do que eu sobre o modelo, por razões obvias, como tal.....fico confuso

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por necos Ver Post
                          Roger...o que eu estou a dizer é que uma vez li um comparativo e não estava bebado, em que o Mazda tinha cx. de 6v. Agora encontrei isto que dizia que tinha cx. de 6v, agora obviamente que tu como possuidor de um M3 tens mais conhecimentos do que eu sobre o modelo, por razões obvias, como tal.....fico confuso
                          Eu não disse que tu estavas bebado. Disse que eles estavam bebados. Sendo assim eles, é quem escreveu aquilo.

                          O Mazda a diesel que tem caixa de 6 é o 2.0 MZ-CD 140cv, que não se vende em Portugal.

                          O 1.6 110cv vem com caixa de 5. A não ser que considerem a macha atras. Assim tem 6 velocidades. lol

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por lz200 Ver Post
                            Peço desculpa, mas a 6ª do meu clio 105cvs tem mais força que o laguna do meu pai 1.9 de 120cvs... falar sem conhecimento é mau. Está mais bem escalonada, tem mais binário nessa altura ?? Seja como for, em 90 mesmo a subir o carro puxa o do meu pai, mete 5ª se quiseres.... Mesmo que fosse um pouquito mais longa não perdia nada.
                            A 6ª velocidade do clio de 105cv, não desenvolve tão bem às 1500 rpm por exemplo, do que o clio com 100cv e caixa de 5, desenvolve melhor a partir das 2000/2500 rpm, comparado com o clio de 100cv. Uma 6ª velocidade num 407 2.0 por exemplo eu só a uso em AE, fora isso não faz falta nenhuma, e num motor de 136cv, montado num carro de 1500kg.

                            O meu 206 de 90cv por exemplo, ás 3000rpm vai a 150km/h, ou seja, 2500 vai a 120, se tivesse 6 velocidades, aos 120 ia a 2000 e pouco, e não tinha força para desenvolver, apenas para manter velocidade, numa subida, teria que descer de mudança para manter a velocidade, os consumos quase duplicam, daí, em motores com menos de 130cv a gasóleo eu vejo mais desvantagens que vantagens uma caixa de 6

                            Comentário


                              #44
                              Então e eu em AE faço consumos tal como em cidade como o clio de 85cvs... como se justifica ??

                              Não desenvolve tão bem como o clio de 100 em 5ª mas eu posso meter 5ª e acelerar..... e aí provavelmente puxa mais até....
                              Não percebi mt bem essa comparação...

                              E não desenvolve às 1500 mais por causa da cilindrada. Mas se meter os 120cvs do laguna já vai desenvolver mesmo nos 1.5 de cilindrada.
                              Editado pela última vez por lz200; 16 January 2008, 18:00.

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por WildChild Ver Post
                                A 6ª velocidade do clio de 105cv, não desenvolve tão bem às 1500 rpm por exemplo, do que o clio com 100cv e caixa de 5, desenvolve melhor a partir das 2000/2500 rpm, comparado com o clio de 100cv. Uma 6ª velocidade num 407 2.0 por exemplo eu só a uso em AE, fora isso não faz falta nenhuma, e num motor de 136cv, montado num carro de 1500kg.

                                O meu 206 de 90cv por exemplo, ás 3000rpm vai a 150km/h, ou seja, 2500 vai a 120, se tivesse 6 velocidades, aos 120 ia a 2000 e pouco, e não tinha força para desenvolver, apenas para manter velocidade, numa subida, teria que descer de mudança para manter a velocidade, os consumos quase duplicam, daí, em motores com menos de 130cv a gasóleo eu vejo mais desvantagens que vantagens uma caixa de 6
                                se tiveres relações mais curtas, podes ir em 6ª ás 2500, como eu faço no meu carro!

                                e sim, vou em 6ª dos 80km/h aos 200km/h

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por eL_niNo Ver Post
                                  se tiveres relações mais curtas, podes ir em 6ª ás 2500, como eu faço no meu carro!

                                  e sim, vou em 6ª dos 80km/h aos 200km/h
                                  se chegas aos 200 então não tens um motor com 90 ou 110cv, tens mais!

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por WildChild Ver Post
                                    se chegas aos 200 então não tens um motor com 90 ou 110cv, tens mais!
                                    tenho um motor com 105

                                    200 de ponteiro obviamente

                                    Comentário


                                      #48
                                      Onde é que eu já vi esta discussão... A descer um pouco dá 200 de gps... 210 de ponteiro mais ou menos...

                                      Comentário


                                        #49
                                        tenho caixa de 6 no astra 1.7 cdti 125.

                                        A 6ª está lá para enfeitar:

                                        1- Não anda mais em 6ª
                                        2- Gasta mais em 6ª

                                        Ok, faz um nadinha menos barulho. Mas gasta mais...

                                        Uma inutilidade.

                                        Comentário


                                          #50
                                          De facto é muito relativo no entanto o que ouvi dizer de um mecanico é que as embriagens e seletores dos de 6v vão a vida mais rapidamente, segundo ele numa utilização normal temos que por sempre mais uma mudança comparativamente com os de 5v logo o desgaste é mais prematuro destes elementos. No entanto tudo é relativo depende do escalonamento da caixa como é obvio.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por DragonH Ver Post
                                            De facto é muito relativo no entanto o que ouvi dizer de um mecanico é que as embriagens e seletores dos de 6v vão a vida mais rapidamente, segundo ele numa utilização normal temos que por sempre mais uma mudança comparativamente com os de 5v logo o desgaste é mais prematuro destes elementos. No entanto tudo é relativo depende do escalonamento da caixa como é obvio.
                                            Esta é a 1ª vez q oiço... tem alguma lógica.. mas penso que não será por aí... aliás.. não é assim tão frequente pelo menos q tenha conhecimento de problemas em caixas...

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por lz200 Ver Post
                                              Onde é que eu já vi esta discussão... A descer um pouco dá 200 de gps... 210 de ponteiro mais ou menos...

                                              se a marca anuncia cerca de 190km/h de velocidade máxima, será que dar 200 de ponteiro é algum escândalo?

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por eL_niNo Ver Post
                                                se a marca anuncia cerca de 190km/h de velocidade máxima, será que dar 200 de ponteiro é algum escândalo?


                                                É mais que normal.


                                                O meu anuncia 175km/h e já dei 210km/h a descer, por isso anunciar 190km/h e atingir 200km/h é o normal em recta. A descer deve dar mais.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por eL_niNo Ver Post
                                                  se a marca anuncia cerca de 190km/h de velocidade máxima, será que dar 200 de ponteiro é algum escândalo?
                                                  Pa mim não mas se leres aí outros tópicos ui ui.. impossível alguns diram, tá aí o rogerajacto que n me deixa mentir...

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por eL_niNo Ver Post
                                                    se a marca anuncia cerca de 190km/h de velocidade máxima, será que dar 200 de ponteiro é algum escândalo?
                                                    escandalo são os ibiza FR que dão 240

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por lz200 Ver Post
                                                      Pa mim não mas se leres aí outros tópicos ui ui.. impossível alguns diram, tá aí o rogerajacto que n me deixa mentir...
                                                      É verdade.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por lz200 Ver Post
                                                        Peço desculpa, mas a 6ª do meu clio 105cvs tem mais força que o laguna do meu pai 1.9 de 120cvs... falar sem conhecimento é mau. Está mais bem escalonada, tem mais binário nessa altura ?? Seja como for, em 90 mesmo a subir o carro puxa o do meu pai, mete 5ª se quiseres.... Mesmo que fosse um pouquito mais longa não perdia nada.
                                                        O laguna não são 6, são 5+1. a 6ª é só para ires rápido a baixa rotação.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por neoxic Ver Post
                                                          tenho caixa de 6 no astra 1.7 cdti 125.

                                                          A 6ª está lá para enfeitar:

                                                          1- Não anda mais em 6ª
                                                          2- Gasta mais em 6ª

                                                          Ok, faz um nadinha menos barulho. Mas gasta mais...

                                                          Uma inutilidade.
                                                          gasta mais em situações de esforço, é para ires alternando entre 5ª e 6ª e não reprisar ou subir em 6ª

                                                          Comentário

                                                          AD fim dos posts Desktop

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