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Eu não martelo as quilometragens...

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    #61
    Originalmente Colocado por luis.filipe Ver Post
    Isso é o que eu denomino de artistas.

    Também já deves ter ouvido o ditado popular que tantas vezes o cântaro vai à fonte que um dia . . .

    Há de tudo e ainda há gente séria, felizmente, quanto aos burlões, só é pena que a nossa justiça por vezes seja tão branda.
    Claro, tens toda a razão...nunca escrevi que era a favor desses actos, até porque quando troco de carro compro sempre um usado ou semi novo...o ultimo que comprei só tenho a dizer bem quer do carro, quer do stand, so qua a practica do martelanço de Km´s é corrente pelos stands de beira de estrada ,e não só, e pelos particulares, porque ainda há muito a ideia que tem 150000km´s então tá todo roto...
    Mas o que relatei nos carros novos, acontece e o pessoal nem sonha por vezes o que o desgraçado do carro que está ali a brilhar por todo lado, já sofreu.

    Comentário


      #62
      Eu acho que os carros deviam ter um contador de horas de uso. Em certas situações é muito mais importante que um conta-quilometros. Eu preferia um carro com 60000km que fazia predominantemente AE, que um com 20000km que fazia apenas cidade. Certamente que tem menos horas de uso.

      Em relação aos semi-novos, ou carros de serviço, é também um risco, porque podemos ter a sorte de ficar com um carro que era usado por um vendedor mais cuidadoso, ou calhar-nos um que foi completamente escafiado pelo funcionário, ou então que serviu para test drives...

      cumprimentos

      Comentário


        #63
        400.000 kms não é 4 x 100.000 kms, meu caro amigo!

        Se tiveres um pouco de noção de tribologia, verás que por exemplo a qualidade e a estabilidade térmica de um lubrificante (coisa que não acontece na condução de cidade), afectam sobremaneira o desgaste das superfícies! Eu digo-te, porque já vi demonstrações, que um bom óleo, por exemplo pode fazer toda a diferença entre o motor fazer 400Kkm's e estar de saúde ou estar todo rebentado!

        Poucos sabem que os óleos de um motor podem ser de origem nafeténica ou parafínica! Agora a questão qual deles o melhor?

        Índice de viscosidade/viscosidade cinemática/reserva alcalina/propriedades anti-foam, etc.

        Aliás há cerda de 3/4 anos a Peugeot fez um ensaio ao 607 2.2 hdi, em que o motor e o quadrante foram selados por uma entidade qqr e o carro rodou cerca de um ano e meio para até atingir 500.000 kms. Até lá só fazia as revisões preconizadas pela marca e nos concessionários da marca! Depois de 500.000 kms o motor foi desmontado e o desgaste que apresentava era mínimo, as tolerâncias estavam abaixo da spec para a vida útil inicialmente projectada para 400.000 kms.

        Por isso cada caso é um caso, e digo-te mais, comprovadamente, ~75% do desgaste de um motor produz-se após o seu arranque, enquanto o óleo atinge todas as peças móveis e a temperatura ideal! Por isso, quem preservar os arranques a frio tem carro para o resto da vida, e evita metade dos problemas que normalmente afectam um motor ao longo da sua vida útil!

        Enfim podia ficar aqui a dar-te uma infinidade de exemplos, indicações e explicações sobre óleos e desgaste de superfícies! Não sou especialista, mas já li muito sobre isso e discuti muito sobre isso com especialistas.

        Bom fds & olha que os kms não são tudo!

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por ZE TOLAS Ver Post
          Claro, tens toda a razão...nunca escrevi que era a favor desses actos, até porque quando troco de carro compro sempre um usado ou semi novo...o ultimo que comprei só tenho a dizer bem quer do carro, quer do stand, so qua a practica do martelanço de Km´s é corrente pelos stands de beira de estrada ,e não só, e pelos particulares, porque ainda há muito a ideia que tem 150000km´s então tá todo roto...
          Mas o que relatei nos carros novos, acontece e o pessoal nem sonha por vezes o que o desgraçado do carro que está ali a brilhar por todo lado, já sofreu.
          Basicamente o tuga tem a mania q é + esperto q os outros, e entao na hora de comprar carro usado vai sempre lá fora buscá-lo porque é + barato, mas no entanto nem sequer poe em causa q os km poderao ter sido martelados .Só cá é q fazem isto

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por CarlosMaldonado Ver Post
            400.000 kms não é 4 x 100.000 kms, meu caro amigo!

            Se tiveres um pouco de noção de tribologia, verás que por exemplo a qualidade e a estabilidade térmica de um lubrificante (coisa que não acontece na condução de cidade), afectam sobremaneira o desgaste das superfícies! Eu digo-te, porque já vi demonstrações, que um bom óleo, por exemplo pode fazer toda a diferença entre o motor fazer 400Kkm's e estar de saúde ou estar todo rebentado!

            Poucos sabem que os óleos de um motor podem ser de origem nafeténica ou parafínica! Agora a questão qual deles o melhor?

            Índice de viscosidade/viscosidade cinemática/reserva alcalina/propriedades anti-foam, etc.

            Aliás há cerda de 3/4 anos a Peugeot fez um ensaio ao 607 2.2 hdi, em que o motor e o quadrante foram selados por uma entidade qqr e o carro rodou cerca de um ano e meio para até atingir 500.000 kms. Até lá só fazia as revisões preconizadas pela marca e nos concessionários da marca! Depois de 500.000 kms o motor foi desmontado e o desgaste que apresentava era mínimo, as tolerâncias estavam abaixo da spec para a vida útil inicialmente projectada para 400.000 kms.

            Por isso cada caso é um caso, e digo-te mais, comprovadamente, ~75% do desgaste de um motor produz-se após o seu arranque, enquanto o óleo atinge todas as peças móveis e a temperatura ideal! Por isso, quem preservar os arranques a frio tem carro para o resto da vida, e evita metade dos problemas que normalmente afectam um motor ao longo da sua vida útil!

            Enfim podia ficar aqui a dar-te uma infinidade de exemplos, indicações e explicações sobre óleos e desgaste de superfícies! Não sou especialista, mas já li muito sobre isso e discuti muito sobre isso com especialistas.

            Bom fds & olha que os kms não são tudo!
            Tudo muito interessante.. mas não invalida que dois carros com a mesma utilização, o que tem mais kms está mais desgastado.

            Mesmo sendo o desgaste inferior em autoestrada, em que percentagem é inferior? Um carro com 150.000km de cidade está menos desgastados que um que teve 100.000km de cidade e 300.000 de a.e.? É dificl quantificar não é! E quando vais comprar o carro, se perguntares ao vendedor ele diz-te logo que todos os 300 carros que ele tem só circularam em a.e., portanto comparas como? Só se fores ao Professor Karamba. Nem toda a gente tem um curso de mecânica.. portanto ha-que fazer simplifcações, que nem são assim tão grosseiras, para se poder comparar.

            Quanto ao argumento que a culpa é de quem compra.. continuo na minha: ESTUPIDEZ do pior! Quem pensa isso ou é vigarista e anda-se a enganar ou então não tem mesmo noção.

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por CarlosMaldonado Ver Post
              400.000 kms não é 4 x 100.000 kms, meu caro amigo!
              (...)

              Se tiveres um pouco de noção de tribologia, verás que por exemplo a qualidade e a estabilidade térmica de um lubrificante (coisa que não acontece na condução de cidade), afectam sobremaneira o desgaste das superfícies! Eu digo-te, porque já vi demonstrações, que um bom óleo, por exemplo pode fazer toda a diferença entre o motor fazer 400Kkm's e estar de saúde ou estar todo rebentado!


              Se o motor está à temperatura ideal, as diferenças não devem ser assim tão grandes em cidade. Então em AE não há diferenças entre um dia de inverno ou um de verão ? A deslocação do vento às diferentes velocidades não provocará diferenças localizadas de temperatura ?
              Por isso cada caso é um caso, e digo-te mais, comprovadamente, ~75% do desgaste de um motor produz-se após o seu arranque, enquanto o óleo atinge todas as peças móveis e a temperatura ideal! Por isso, quem preservar os arranques a frio tem carro para o resto da vida, e evita metade dos problemas que normalmente afectam um motor ao longo da sua vida útil!
              Então e os motores de 400.000 kms nunca páram ? Se páram arrefecem, se arrefecem têm de aquecer novamente. O desgaste está sempre lá.

              Quem defende estas teorias esquece-se que nenhum carro faz AE para parar a meio. Normalmente sai de uma cidade, entra em AE, sai para outra cidade.

              O carro de 400.000 kms tem o desgaste de AE mais o da cidade, face a um de 100.000 kms.

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por ZE TOLAS Ver Post
                Só relatei aquilo que se passou para verem a mentalidade do povo Português....
                Muitas pessoas quando compram um carro novo, e ele indica lá 11 Km´s ficam todas felizes porque compraram um carro novo...não sabem é que muitas vezes ele já fez 300 ou 400 Km´s com o conta quilometros desligado e de pata a fundo para ser entregue a tempo e horas...ou então que ja vêm com amolgadelas e depois têm de ser reparados....e nesses casos também é burla certo?? Então os stands de carros novos já tinham todos fechado!
                O quê?!! Quem?!! Onde?!! Ainda esta semana comprei uma carrinha nova, regista 8Km e vinha toda forradinha. Isso só à beira-da-estrada.

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                  #68
                  Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                  Se martela, é porque martela os kms reais.
                  Se não martela, é porque tem muitos kms e já tá velho ou a dar o berro.

                  Vamos lá entender esta gente
                  Se tiver que comprar um carro já com alguns km, prefiro um que marque uns 250 mil e saiba que são reais, do que um que marce 80 mil e esteja desconfiado...

                  Aqui à uns meses adquiri um Renault 19 1.9D de 94 com 315 mil, tem 322 mil e o unico problema que deu, foi de estar muito tempo parado a junta da cabeça apodreceu, de resto, nem fumo faz...

                  Isso dos kilometros tem muito que se lhe diga, não é só o numero que conta, sabe deus o tratamento de alguns carros com relativos poucos quilometros que aí andam...

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por Bruno Grilo Ver Post
                    Se eu colocar o meu carro à venda, ninguém lhe pega porque tem 4 anos e 23.000Km.............."com estes Km tá martelado de certeza" pensarão os possíveis compradores....

                    EDIT: e sim....recentemente até me acusaram de ter martelado os Km no meu carro......vá-se lá perceber...
                    Mas isso é pq é um Renault!

                    Comentário


                      #70
                      entao pera la, a minha carrinha com 5 anos e 62.000km foi martelada pelas vossas afirmaçoes, e que ja vi carrinhas como a minha com mais de 200.000km e a minha so tem 62.000km

                      eu digo, que depois de um test-drive e de saber que as revisoes eram feitas a tempo e horas, nao tinha problema em comprar este carro,ate porque ainda na terça-feira comprei um 206 1.1 para a minha namorada com 120.000km e so para dar um exemplo real na passada sexta passada aindei num taxi 406 de 2001 com o mesmo motor com 750.000km por isso o motor se foi bem tratado ainda tem muitos km pela frente

                      Comentário


                        #71
                        Um motor diesel dura normalmente coisa 500 000 a 1 000 000 km. Esse ainda pode andar uns bons 300 000, mas lá está, é arriscado. 2000 euros no max.

                        Comentário


                          #72
                          ainda hoje fui a um stand e vi um ibiza tdi 90 comercial com 390mil, pedi para dar uma volta e para meu espanto o carro parecia novo!
                          os interiores bem cuidados, sem serem novos e o motor respirava saude sem deitar fumo nem tremideiras!
                          um achado ;)
                          há casos destes! esse pug vai na volta dura 1 milhão!

                          Comentário


                            #73
                            É justo!

                            Pode não o vender pelo € que pretende, mas pelo menos não engana ninguém.

                            Um aplauso para o proprietário.

                            Comentário


                              #74
                              Tudo depende do estado em que se encontra e dos preço... se o carro tivesse 460mil e fosse mto barato e gostasse dele e até podia mandar reparar o motor ou mudar de motor se fosse necessário.

                              è tudo mto relativo.

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                Tudo depende do estado em que se encontra e dos preço... se o carro tivesse 460mil e fosse mto barato e gostasse dele e até podia mandar reparar o motor ou mudar de motor se fosse necessário.

                                è tudo mto relativo.
                                Um colega meu tinha um laguna I dci cujo motor gripou aos 500 000 km. Ele andou pelas seguradoras à procura de um registo de acidente com perda total mas motor intacto, descobriu um na Suíça e foi lá buscar o motor por 1200 €. Depois foi só montar por mais 500 € (mecânico conhecido, claro), e prontos.

                                Isto funciona, mas implica saber mexer-se bem....

                                Comentário


                                  #76
                                  Dependendo do valor pedido € e estado geral....e não só do motor!!!
                                  Hoje assemelha-se muito os Kms/motor, o motor hoje em dia é como trocar outra peça do veiculo, tem muitos kms? o motor berrou?, tudo bem na sucata compra-se bons motores (idênticos) por bons preços e de confiança comprovada....

                                  Comentário


                                    #77
                                    eu já disse varias vez aqui, ao meu pai um stand da Lancia martelou o antigo thema qd trocou por outro, novo.
                                    Uns dias o meu pai volta ao stand e ve q o antigo thema dele estava em exposição, com pintura nova e com menos 100 mks q estava indicado qd vendeu.


                                    Uns anos mais tarde, vendeu o thema ao mesmo stand e desta vez nós é q martelamos!!!! E o stand comprou-o na mesma! faço ideia se martelaram outra vez, entao o carro devia estar com uns 30 mks lol

                                    Foi a unica vez q martelamos um carro, o feitiço virou ao feiticeiro!

                                    Comentário


                                      #78
                                      Comprei um carro com 230 000km e até agora não me arrependi. Claro que aina só lhe fiz 15 000 km, mas o trabalhar do motor e resto do carro estão bons. Comprei o carro com 2 anos e meio.

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por whereagles Ver Post
                                        Um motor diesel dura normalmente coisa 500 000 a 1 000 000 km. Esse ainda pode andar uns bons 300 000, mas lá está, é arriscado. 2000 euros no max.
                                        Já agora, queres que o homem te pague e te entregue o carro? Por €2000 já não estava à venda...

                                        É que um exemplar de 2001 com 110.000km vende-se por €13.000 (e têm todos essa quilometragem, não sei porquê...)

                                        Eu fui ver um Celica com 193.000km, não era por ser Toyota porque não sou fanático e avariar avariam todos (então aqueles VVT-i...) e não o comprei porque vi o 406 que tenho actualmente. Se queres que te diga nem liguei muito à quilometrágem, é que o carro estava estimado e em bom estado e isso para mim conta muito, é que se um carro não é estimado provavelmente até nem lhe mudam o óleo quando devem e os filtros até podem ser os mesmos desde a última revisão na marca

                                        Faz-me mais confusão um amigo que comprou um M3 importado e que com matrícula nacional já tinha uns quantos registos, mas só tinha 20.000km feitos em 6 anos. Grande negócio dizia ele, quando fui ver o carro ele não pegou... Arranjou-o, vendeu-o e foi buscar uma RS4 no mesmo estilo, também importada e com pouquinhos quilómetros. Esta malta que vende carros usados anda muito pouco...

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                          [/color]

                                          Se o motor está à temperatura ideal, as diferenças não devem ser assim tão grandes em cidade. Então em AE não há diferenças entre um dia de inverno ou um de verão ? A deslocação do vento às diferentes velocidades não provocará diferenças localizadas de temperatura ?

                                          Então e os motores de 400.000 kms nunca páram ? Se páram arrefecem, se arrefecem têm de aquecer novamente. O desgaste está sempre lá.

                                          Quem defende estas teorias esquece-se que nenhum carro faz AE para parar a meio. Normalmente sai de uma cidade, entra em AE, sai para outra cidade.

                                          O carro de 400.000 kms tem o desgaste de AE mais o da cidade, face a um de 100.000 kms.
                                          Então e se compararmos um com 400k feitos predominantemente em AE e outro com 400k prodominantemente em cidade, qual é o que está mais "velho"?

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por estebes Ver Post
                                            O ex-205 xad "mula" do meu pai fez 429 000 kms na mão dele, e trocou por outra mula - um Renault Clio II 1.9d que já vai com 230 000 avantajados kms. Passados 15 dias fomos lá ao stand onde trocamos o carro e lá estava o 205 com jantes pintadas , um banhinho de tinta branca e 139 000 kms. Apenas tiraram 290 000 kms!

                                            Comentário


                                              #82
                                              Originalmente Colocado por AMR Ver Post
                                              Então e se compararmos um com 400k feitos predominantemente em AE e outro com 400k prodominantemente em cidade, qual é o que está mais "velho"?
                                              Podem estar os dois em bom estado se o seu proprietário trocar os componentes necessários a tempo e horas.

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por eduardomaio Ver Post
                                                Já agora, queres que o homem te pague e te entregue o carro? Por €2000 já não estava à venda...

                                                É que um exemplar de 2001 com 110.000km vende-se por €13.000 (e têm todos essa quilometragem, não sei porquê...)

                                                Eu fui ver um Celica com 193.000km, não era por ser Toyota porque não sou fanático e avariar avariam todos (então aqueles VVT-i...) e não o comprei porque vi o 406 que tenho actualmente. Se queres que te diga nem liguei muito à quilometrágem, é que o carro estava estimado e em bom estado e isso para mim conta muito, é que se um carro não é estimado provavelmente até nem lhe mudam o óleo quando devem e os filtros até podem ser os mesmos desde a última revisão na marca

                                                Faz-me mais confusão um amigo que comprou um M3 importado e que com matrícula nacional já tinha uns quantos registos, mas só tinha 20.000km feitos em 6 anos. Grande negócio dizia ele, quando fui ver o carro ele não pegou... Arranjou-o, vendeu-o e foi buscar uma RS4 no mesmo estilo, também importada e com pouquinhos quilómetros. Esta malta que vende carros usados anda muito pouco...
                                                pá.. acho que tens razão. Essa história do M3 é só rir.. lol

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                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por eduardomaio Ver Post
                                                  Podem estar os dois em bom estado se o seu proprietário trocar os componentes necessários a tempo e horas.
                                                  Não é mentira não sr. Mas isso tb é um cadito mais dificil de acontecer

                                                  Para além disso haverá mais preocupação apenas com a mecânica. Já no que se refere aos interiores, estes irão acusar tb mais desgaste, e aí ainda menos serão os que se irão preocupar em reparar volantes, bancos, e andar à cata de ruídos parasitas

                                                  Já referiram o "conta-horas" a par com o conta-kms, e isso se não fosse aldrabado como os conta-kms seria mais um excelente indicador do que o carro passou, se bem que mesmo assim o ideial seriam os logs de uma telemetria completa

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                                                    #85
                                                    o meu corsa pelo q me parece n me tiraram kms.. ele veio.me parar a mao com 38806km.. e tinha acabado de fazer 4 anos.. o papel das revisoes batia certo com os kms.. como o gajo do stand n me entregou o papel da inspecçao pq o carro foi adquirido em leilao e nc mais mandavam isso ele disse.me para ser eu a levar a inspecçao.. la perguntei pelo registo da ultima inspeçao e eles disseram.me qtos kms ele tinha se n me engano tinha 35mil.. por isso axo pco provavel terem mexido nos kms

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                                                      #86
                                                      Eu tenho uma Renault com mais de 200 mil km à venda e tenho perfeita noção que se não indicasse os km que ela tem, sendo de 2003, já teria tido dezenas de telefonemas... e eventualmente já estaria vendida!

                                                      Mas pronto.. prefiro ser honesto e ficar sem vender... embora obviamente me desse jeito que alguem a comprasse

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                                                        #87
                                                        Originalmente Colocado por estebes Ver Post
                                                        O ex-205 xad "mula" do meu pai fez 429 000 kms na mão dele, e trocou por outra mula - um Renault Clio II 1.9d que já vai com 230 000 avantajados kms. Passados 15 dias fomos lá ao stand onde trocamos o carro e lá estava o 205 com jantes pintadas , um banhinho de tinta branca e 139 000 kms. Apenas tiraram 290 000 kms!
                                                        Imagina o que martelaram no clio que o teu pai comprou!

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                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por Romao Ver Post
                                                          Eu tenho uma Renault com mais de 200 mil km à venda e tenho perfeita noção que se não indicasse os km que ela tem, sendo de 2003, já teria tido dezenas de telefonemas... e eventualmente já estaria vendida!

                                                          Mas pronto.. prefiro ser honesto e ficar sem vender... embora obviamente me desse jeito que alguem a comprasse
                                                          Jogo na mesma equipa que tu.

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                                                            #89
                                                            o Passat do meu pai tem, aproximadamente, 98.000 km. é de 1998. deve haver muita gente que acha que esta martelado. mas tambem ha quem o queira comprar, uma vez que esta em excelente estado. a vendê-lo, seria, em principio, uma bela perda de dinheiro (sobretudo pelo que os stands lhe davam, quando ele andava a sondar um modelo novo).

                                                            quanto ao topico inicial, acho muito bem que se seja verdadeiro. é complicado conseguir-se honestidade em muitos negocios...
                                                            Editado pela última vez por JoaoPedroF; 29 June 2008, 22:28.

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