Anúncio

Collapse
No announcement yet.

TDI - o tópico

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por Filipe Miguel F. Lopes Ver Post
    Em 96 quando saiu o TDi 110cv foi logo muito bem recebido pois tinha melhores consumos e andava mais, basta pesquisares.. E foi dos que menos problemos deu. E de 90cv para 110cv nota-se bem a diferença tal como para o 130cv.. Mas o 130cv já começou a gastar um pouco mais que o de 110cv e 90cv.
    No entanto, não deixa de ser "estranho" que o motor TDI que perdurou nos Estados Unidos mais tempo tenha sido o de 90cv...

    Só sei que muita foi a vontade de fazer Repro's ao TDI ao longo dos anos... depois admiram-se do surgimento de alguns problemas não habituais em TDI's "d'origem".

    Comentário


      #32
      Dos 1.9 TDI tenho alguma (pouca) experiencia com o 90cv, 110cv, 130cv e 105cv.

      Sendo que é muito dificil conduzir apenas motores, e nem todos foram testados no mesmo modelo, é dificil dizer qual o motor que preferi.

      De qualquer forma, diria que o de 130cv e o de 105cv foram os meus preferidos. O 130cv estava montado num A3 e o 105cv num Golf V.

      O de 90cv conduzi num Ibiza e o de 110cv num A3.


      Nunca conduzi o de 115cv, 150cv e 160cv.

      Comentário


        #33
        este velho motor de 90cv está ainda hoje disponível no Leon II

        tenho um ibiza 90cv com 406mil km... e tem força em baixas se bem que ainda se nota mais força após as 2000rpm

        Comentário


          #34


          Não podia deixar de meter cá esta foto


          Agora falando a sério, foi um motor revolucionário, mas nos dias de hoje está mais do que obsoleto. Quando já todas as marcas usam o common rail, a VW ainda usa o injector bomba.

          Ainda bem que já começaram a abrir os olhos e a actualizar os seus TDI.

          Tambem é um motor com fama a mais, é facil de "mexer" logo uma delicia para todos que querem uns póneis a mais por um baixo preço. O que pessoalmente me deixa pasmado quando dizem, este tdi ou aquele é bem melhor que o equivalente a outras marcas (quando não é verdade) apenas por ser um tdi.

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por Jung13 Ver Post
            O que pessoalmente me deixa pasmado quando dizem, este tdi ou aquele é bem melhor que o equivalente a outras marcas (quando não é verdade) apenas por ser um tdi.
            Axo que tas a ver as coisas ao contrario, os novos motores (sistemas) é que teem de ser melhores ja que sairam depois, e no entanto em muitas coisas nao o sao.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por Jung13 Ver Post


              Não podia deixar de meter cá esta foto


              Agora falando a sério, foi um motor revolucionário, mas nos dias de hoje está mais do que obsoleto. Quando já todas as marcas usam o common rail, a VW ainda usa o injector bomba.

              Ainda bem que já começaram a abrir os olhos e a actualizar os seus TDI.

              Tambem é um motor com fama a mais, é facil de "mexer" logo uma delicia para todos que querem uns póneis a mais por um baixo preço. O que pessoalmente me deixa pasmado quando dizem, este tdi ou aquele é bem melhor que o equivalente a outras marcas (quando não é verdade) apenas por ser um tdi.
              Obviamente n tens conhecimentos q apoiem o q estás a dizer.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                Obviamente n tens conhecimentos q apoiem o q estás a dizer.
                Exacto.

                O motor TDI de 90cv "obsoleto"?

                "obsoleto" quer dizer que não é prático usá-lo... e lamento informar mas hoje em 2008 e com este motor...

                ...consigo médias de 5L/100 num Passat
                ...não faltam força e potência dentro dos limites de velocidade previstos por lei, e até aos 140 para quem quiser (mais que isso é um desperdício de combustível), ultrapassagens em 5.ª, na boa
                ...tem alguma electrónica sim, mas não tem electrónica "excessiva" (por mim até tinha menos)
                ...faz tanto barulho como os restantes Diesel actuais, excepto da Honda que pelo que ouço falar é silencioso. Para além disso, é habitual muitos motores Diesel hoje assobiarem como se fossem uma sirene da polícia... prefiro o chaka-chaka macho dum motor destes (prefiro mesmo o silêncio da gasolina...)

                Uma coisa é dizer que existem soluções mais modernas de menor cilindrada que também são económicos e tal, mas daí até o motor TDI de 90cv ser "obsoleto" vai uma longuíssima distância.
                Editado pela última vez por Jarod; 11 February 2008, 09:24.

                Comentário


                  #38
                  Jarod, tens um Octavia?

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por Jarod Ver Post
                    No entanto, não deixa de ser "estranho" que o motor TDI que perdurou nos Estados Unidos mais tempo tenha sido o de 90cv...
                    o gasóleo disponível nos estados unidos era de muito má qualidade, as versões de maior potência costumavam exigir gasóleo com outras especificações, problema que não existe por cá...

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por Jung13 Ver Post
                      À dias vi um leon, fase anterior a arrancar e a nuvem de fumo que deixou era muito parecida a essa!

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por underground Ver Post
                        Jarod, tens um Octavia?
                        Não, porquê? conduzo um Passat.

                        Comentário


                          #42
                          Exelente topico, parabens!
                          Bem, eu acho e sempre achei os TDI grandes motores. A Passat tem o de 130 e nunca deu um unico problema desde que a comprei, em 2003. O Golf de 1999 que tive, fiz quase 300 000 e nem um problema, mas ja tinha os injectores sujos.
                          São motores muito fiáveis, pelo menos para quem os trate bem! Já estive quase a trocar a Passat pela nova Golf 2.0 140cv, mas fui fazer um test drive e aquele motor não tem a "furia" do meu, mas mesmo assim não fiquei desiludido. A Passat ainda vai ficar cá por casa um tempinho..

                          cumps,

                          Comentário


                            #43
                            Bom tópico.
                            O TDI foi de facto revolucionário.

                            O primeiro que conduzi foi numa audi 80. Fiquei espantado, porque mesmo com o carro cheio de gente, subia ali na zona de sintra zonas íngremes com bastante facilidade com pouca rotação.

                            Depois no A6, o motor de 110 cavalos puxava bem por ele. Mantinha velocidades de cruzeiro em AE que o peso do carro não deixava adivinhar. Em AE a direito o ponteiro encostava aos 200 km/h e passava. A única situação em que notei a pouca cilindrada para esse carro, foi ao querer arrancar em 2ª, deixando-o ir abaixo.

                            Mas só tentei fazer isso porque numa condução mais acelerada, a resposta do motor me deu a sensação que era capaz de muita coisa, o que até é verdade, menos exageros.

                            Depois o 130cv (que tenho hoje) continua a puxar lindamente por um carro com 1500 kg + 5 adultos, como se fosse tarefa fácil.

                            E tudo isto com consumos extremamente baixos.

                            Tem os seus defeitos, nomeadamente serem dos que mais fumo fazem em carga máxima, algumas vibrações e barulho (estes últimos muito dependentes da carroçaria onde são montados).

                            Mas em termos de desempenho, continuo a preferir um TDi de 105 cv a um HDI ou DCI da mesma potência.

                            Num motor com tantos anos no activo, é de se tirar o chapéu.

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                              Bom tópico.
                              O TDI foi de facto revolucionário.

                              O primeiro que conduzi foi numa audi 80. Fiquei espantado, porque mesmo com o carro cheio de gente, subia ali na zona de sintra zonas íngremes com bastante facilidade com pouca rotação.

                              Depois no A6, o motor de 110 cavalos puxava bem por ele. Mantinha velocidades de cruzeiro em AE que o peso do carro não deixava adivinhar. Em AE a direito o ponteiro encostava aos 200 km/h e passava. A única situação em que notei a pouca cilindrada para esse carro, foi ao querer arrancar em 2ª, deixando-o ir abaixo.

                              Mas só tentei fazer isso porque numa condução mais acelerada, a resposta do motor me deu a sensação que era capaz de muita coisa, o que até é verdade, menos exageros.

                              Depois o 130cv (que tenho hoje) continua a puxar lindamente por um carro com 1500 kg + 5 adultos, como se fosse tarefa fácil.

                              E tudo isto com consumos extremamente baixos.

                              Tem os seus defeitos, nomeadamente serem dos que mais fumo fazem em carga máxima, algumas vibrações e barulho (estes últimos muito dependentes da carroçaria onde são montados).

                              Mas em termos de desempenho, continuo a preferir um TDi de 105 cv a um HDI ou DCI da mesma potência.

                              Num motor com tantos anos no activo, é de se tirar o chapéu.
                              Mais uma vez, palavras sábias do user rca33.

                              Alguns posts acima, há quem considere o motor TDI 90cv "obsoleto"

                              SABEMOS que poderá haver motores melhores hoje em dia, mas o TDI continua a dar cartas!

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por kipante_tdi Ver Post
                                Exelente topico, parabens!
                                Bem, eu acho e sempre achei os TDI grandes motores. A Passat tem o de 130 e nunca deu um unico problema desde que a comprei, em 2003. O Golf de 1999 que tive, fiz quase 300 000 e nem um problema, mas ja tinha os injectores sujos.
                                São motores muito fiáveis, pelo menos para quem os trate bem! Já estive quase a trocar a Passat pela nova Golf 2.0 140cv, mas fui fazer um test drive e aquele motor não tem a "furia" do meu, mas mesmo assim não fiquei desiludido. A Passat ainda vai ficar cá por casa um tempinho..

                                cumps,
                                é verdade, a furia dos tdis comparado com os ottos é outra coisa, no espaço de 1 mês andei em 2 ibizas, num tdi e num 20v turbo a gasolina com mais 30cvs que o tdi, e o tdi deu muito mais gozo

                                Comentário


                                  #46
                                  De TDI só tenho experiência com o 1.4 de 75cv, acima das 2000rpm, para um motor 1.4 anda mesmo muito bem, só peca pelo elevado ruído de funcionamento e ser amorfo em baixas.

                                  O que nunca apreciei muito foi o tal "kick" característico dos TDI, prefiro motores mais lineares.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Este é daqueles topicos que não posso deixar de lado porque gosto realmente da historia Automovel.

                                    A Volkswagen AG criou no seu 1896cc o melhor rebento da era Diesel onde iniciou o TDi de 90cv com sucesso até ao ultimo up-grade de 160cv ja com o injector-bomba montado pela divisão da Seat Sport.

                                    Tanto o 90 como 110cv VGT formaram as delicias que ainda hoje são reconhecidas. Consumos baixos, prestações e rendimento superiores aos Diesel da época invocaram o estatuto TDi que se deu a conhecer.
                                    Os primeiros 90cv eram sobrealimentados por turbo de geometria fixa sendo os ultimos e maioria dos Americanos de turbina variavel.

                                    Em 1999 a introduçao do injector-bomba fez elevar a potencia para 115cv VGT embora o segredo fosse o elevado binario de 285nm coisa quase absurda para a epoca num motor de 1.9 litros diesel.

                                    Desta receita parte o 1422cc de 55Kw(75cv) e turbo de geometria fixa GT15. Este motor de apenas 3 cilindros revelava uma fasquia de 195nm onde competia com baixos consumos e exelentes prestaçoes para a cilindrada em questao

                                    A melhor oferta de rivalidade foi a novidade PD130 que despertou intusiasmo entre os conhecedores e os iniciados. Em unidades Volkswagen e Seat ainda ofereciam 150cv com novo intercooler.

                                    A exclusividade deste velho bloco veio dentro do Ibiza Cupra.


                                    Quanto ao injector-bomba em minha opiniao é um exelente sistema pois permite melhores prestações/rendimento e menos consumo que a rampa comum ou common-rail. O problema é que as normas ambientais deixem para traz este sistema onde o custo de produçao é outro factor em conta...

                                    O meu carro da empresa é um Audi A4 2.5 TDi e estou satisfeito

                                    Comentário


                                      #48
                                      O sistema de injector bomba é em certa medida mais sofisticado, caro de produzir e fiável do que o common-rail, mas não deixa de ser interessante as pessoas continuarem a bater no ceguinho, como se fosse tipo tecnologia jurássica. É mais ruidoso e menos linear do que os common-rail? Sim. A verdade é que em 2000 conseguia pressões de injecção dde gasóleo que os CR só 5-6 anos depois começaram a sonhar.

                                      Tenho um TDI de 130 cv com 122000 km e nada a assinalar quanto ao motor. Já tive um TDI de 110cv e de facto na altura a concorrência era practicamente inexistente.

                                      Contudo, acho que a VW deixou-se dormir demasiado à sombra da bananeira, principalmente nos TDI mais pequenos - os 2.7 e o 3.0 parecem-me perfeitamente à altura da concorrência. Já os 1.4 e 1.9 estão mais do que desactualizados, o 2.0 TDI PD teve uma existência um bocado inglória, com alguns problemas de fiabilidade e um bocado glutão em combustível (principalmente o de 170 cv), e o novo 2.0 TDI CR de 143 cv também parece que não é nada de especial - bom, mas nada mesmo de especial, nem em andamento, nem em suavidade, nem em consumos. E muito longe do impacto do lançamento dos 1.9 TDI de 110 e 130 cv.

                                      Comentário


                                        #49
                                        O l'automobile fez uma avaliação muito positiva do 2.0 TDI CR.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por 4200R Ver Post
                                          Tanto o 90 como 110cv VGT formaram as delicias que ainda hoje são reconhecidas. Consumos baixos, prestações e rendimento superiores aos Diesel da época invocaram o estatuto TDi que se deu a conhecer.
                                          Os primeiros 90cv eram sobrealimentados por turbo de geometria fixa sendo os ultimos e maioria dos Americanos de turbina variavel.
                                          Isto é uma grande verdade.

                                          Na altura este motor veio revolucionar os diesel e muito ganhou, e ganha, a VW ainda com essa revolução.
                                          Motores diesel como não existiam em termos de prestações, a fazer alguns carros a gasolina ficar envergonhados, algo impensável.

                                          Claro que o mercado teve que se mexer e hoje, já existem outra boas opções, no entanto os Tdi continuam a manter a "chama", e a puxar muita boa gente.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                            O l'automobile fez uma avaliação muito positiva do 2.0 TDI CR.
                                            Não é melhor em nada que o 18d da BMW, por exemplo, e devia ser porque é bem mais recente...

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por Avant Ver Post
                                              Não é melhor em nada que o 18d da BMW, por exemplo, e devia ser porque é bem mais recente...
                                              Começo por dizer que nunca andei em nenhum TDI Common Rail, por isso não me vou pronunciar.

                                              Mas posso dizer-te o seguinte: Se comparares o A4 TDI 130 com o 320 150 cv da mesma altura, ao andares no bmw ficas a coçar a cabeça à procura dos 20 cv a mais...

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                                Começo por dizer que nunca andei em nenhum TDI Common Rail, por isso não me vou pronunciar.

                                                Mas posso dizer-te o seguinte: Se comparares o A4 TDI 130 com o 320 150 cv da mesma altura, ao andares no bmw ficas a coçar a cabeça à procura dos 20 cv a mais...
                                                Mas em estrada eles aparecem!

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por BrunoD Ver Post
                                                  Mas em estrada eles aparecem!
                                                  Acredito que sim, afinal eles estão lá.

                                                  Mas acho-o muito menos entusiasmante (como motor) do que o TDI.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                                    Começo por dizer que nunca andei em nenhum TDI Common Rail, por isso não me vou pronunciar.

                                                    Mas posso dizer-te o seguinte: Se comparares o A4 TDI 130 com o 320 150 cv da mesma altura, ao andares no bmw ficas a coçar a cabeça à procura dos 20 cv a mais...
                                                    Pois, old news. O que eu quero frisar é que essa altura dos TDI´s "landmark" parece ter acabado.

                                                    E isso do TDI 130 vs BMW 150 não é bem assim. Por experiência própria, andam os 2 rigorosamente a mesma coisa até aos 200 Km/h (o que só é lisonjeiro para o TDI) e depois o BMW descola. Mas sim, apesar da diferença de potência "no papel" são dois modelos muito equivalentes. O TDI melhor em médias, o BMW melhor em altas (e provavelmente em baixas). E sim, dá a impressão que o TDI anda mais, mas já pude constatar que não é verdade.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      ja andei num leon de 130 e um 320d de 130 e realmente o tdi é mais explosivo, mas não quer dizer que tenha mais cavalos, eles é que parece que vêm mais cedo no tdi

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por Jung13 Ver Post

                                                        Fraco!!!

                                                        O TDI110 ainda é um motor actual... poluiçao e consumos ainda se enquadra nos carros de hoje. So tinha "pouco" binario para a loucura dos diesel modernos.

                                                        Charutos os TDIs

                                                        Cumps

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por BrunoD Ver Post
                                                          Mas em estrada eles aparecem!
                                                          A questão não é eles aparecerem ou não

                                                          Dá mais gozo conduzir um tdi de 130cv que um 320d (150cv) da BM.

                                                          Em top speed e em acelerações é claro que o 320d é mais rápido, mas no gozo de conduzir até parece que o tdi de 130 tem mais cv's do que na realidade tem.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Conheço alguns motores TDI e apesar de não serem motores mto do meu agrado pessoal, admiro particularmente o de 110 e 130 cv. Já o de 115, 140, e mesmo 150 ou são mais marketing ou desagradáveis de utilizar... Acho bons motores apesar do injector-bomba ser mais dado a problemas se não for bem-tratado e a realidade é q mtos não são...pela idéia q são poços de potência. Basta dizer q, há 12 anos atrás era o 110 cv o must das estradas e amigos meus q os tinham em Ibizas e A3 recorriam mais vezes à oficina q eu no meu 105 SDI e sem vantagens evidentes de andamento em relação ao meu Garret da altura...

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                                              Começo por dizer que nunca andei em nenhum TDI Common Rail, por isso não me vou pronunciar.

                                                              Mas posso dizer-te o seguinte: Se comparares o A4 TDI 130 com o 320 150 cv da mesma altura, ao andares no bmw ficas a coçar a cabeça à procura dos 20 cv a mais...
                                                              Originalmente Colocado por luis.filipe Ver Post
                                                              A questão não é eles aparecerem ou não

                                                              Dá mais gozo conduzir um tdi de 130cv que um 320d (150cv) da BM.

                                                              Em top speed e em acelerações é claro que o 320d é mais rápido, mas no gozo de conduzir até parece que o tdi de 130 tem mais cv's do que na realidade tem.

                                                              Não são os primeiros a achar tal coisa, isso deve-se devido ao tal kick, os TDI são motores mais explosivos, não são tão lineares, por isso é que se sente mais a potência, entregam a potência mais à "bruta" e às vezes parece que até têm mais cavalos que outros mais potentes.

                                                              Por exemplo, já andei num 1.7CDTI 100cv e em termos de sensação de potência assim à primeira vista, quase não se sente a diferença para o 1.4 TDI 75cv, só depois de levar o carro para uma estrada em condições é que se nota realmente a mais potência do 1.7.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X