Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Acelerações em 1ª

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por Lino Marques Ver Post
    Já que querem comparar em igualdade de circunstâncias, que tal estes 2? Têm uma cilindrada quase idêntica (1910 cm3 vs. 1998 cm3), têm ambos 150 CV e ambos são turbinados. Um é a gasolina e outro a gasóleo:

    Saab 9-3 1.8t:
    • 1998 cm3 (75,075 CV/L)
    • 150 CV às 5500 rpm
    • 240 Nm às 2000 rpm
    • 0-100 Km/h: 9,5 s.
    Saab 9-3 1.9 TiD:
    • 1910 cm3 (79,58 CV/L)
    • 152 CV às 4000 rpm
    • 315 Nm das 2000 às 2750 rpm
    • 0-60 mph (= 96 Km/h): 8,8 s.
    Ou seja, superioridade diesel em tudo!
    E agora vão discutir o quê? A pressão do turbo? O peso? Os extras?
    Eu já tive um 1.8T de 150cv da Audi e o tempo 0 - 100 eram 8.2 s, nada a ver com esses 9.5! Terá de haver uma justificação para esse tempo 0 - 100 tão grande no gasolina, quais as relações de caixa do 1.8T da Saab ?

    Pronto e nem preciso de ir para os turbinados.

    A180cdi
    1992 cc
    109 CV às 4200 rpm
    250 NM às 1600 rpm
    0 - 100 km/h 10.8s
    Vmax - 186 km/h
    (caixa 6 velocidades)

    A170
    1699 cc
    116 CV às 5500 rpm
    155 NM às 3500 - 4000 rpm
    0 - 100 km/h 10.9s
    Vmax - 188 km/h
    (caixa 5 velocidades)

    Não sendo turbinado e só perde 0.1s na aceleração e ganha 2 km/h na velocidade de ponta.

    E depois podemos ver o exemplo go Golf GT TSI (170 cv) vs o Golf Tdi 170cv

    http://www.zeperfs.com/duel1673-1352.htm

    Comentário


      #32
      A eterna discussão e rivalidade entre gasolina/diesel


      O que interessa é que cada um de nós tem acesso a estes dois "mundos" e cada qual escolhe aquele que mais se adequar ás suas necessidades e perfil de condução.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por almanaque Ver Post
        Qualquer carro, gasolina ou diesel, em 1ª e em arranque a fazer puxadas é para estragar... caixas de velocidade, transmissões, discos embreiagem e tudo o mais...

        Os carros que fazem drift e drag estão preparados mecânicamente para o fazer...

        Em relação à citação acima... põe lá dois pópós com a mesma cavalagem e de preferência da mesma marca um ao lado do outro e tenta fazer uma arrancada. Vais ver o "diesel" a ir-se embora e o "carro" a comer pó...

        Porque? Eu explico binário meu filho, binário. A íncrivel capacidade do motor transmitir movimento ás rodas. Cavalagem só se relaciona com a velocidade de ponta...

        Por exemplo: Marca Renault (que muito pouca gente aqui gosta)

        Megane 1.4 (1390cc) 16V 100Cv/6000rpm 127Nm/3750 183Km/h 12,5 sec 0-100
        Megane 1.5 (1461cc) DCI 105Cv/4000rpm 240Nm/2000 185Km/h 11,1 sec 0-100

        Qual deles é o mais rapido?
        Megane 1.5 (1461cc) DCI 105Cv/4000rpm 240Nm/2000 185Km/h 11,1 sec 0-100

        Megane 1.6 (1598cc) 16v 115cv/6000rpm 152Nm/4200 192Km/h 10,9 sec 0-100

        Qual deles é o mais rápido?

        A fé no binário por vezes transforma-se em FEBRE do binário...

        Cada caso é um caso...
        Editado pela última vez por apagdo; 06 March 2008, 16:17.

        Comentário


          #34
          pensa de outra maneira. não interessa muito qual é efectivamente mais rápido, porque uns décimos de segundo nas acelerações não interessam para nada numa viagem. não andamos a fazer provas de competição.
          e no fim da viagem, o 1.5dci mantém um ritmo muito mais certo com menor ruído e menores consumos. que é o que interessa. conforto e economia.

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
            pensa de outra maneira. não interessa muito qual é efectivamente mais rápido, porque uns décimos de segundo nas acelerações não interessam para nada numa viagem. não andamos a fazer provas de competição.
            e no fim da viagem, o 1.5dci mantém um ritmo muito mais certo com menor ruído e menores consumos. que é o que interessa. conforto e economia.
            Obviamente Luís, mas já que se andava a postar números...optei por postar números também que demonstram que nem sempre mais binário implica melhores acelerações/vel. máx.!

            Comentário


              #36
              se calhar o 1.6 só é mais rápido na aceleração por ter menos peso :P (info atirada ao ar sem confirmação de pesos)
              a velocidade máxima depende da potencia máxima, se o 1.6 é mais potente, é natural que tenha mais velocidade.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
                se calhar o 1.6 só é mais rápido na aceleração por ter menos peso :P (info atirada ao ar sem confirmação de pesos)
                a velocidade máxima depende da potencia máxima, se o 1.6 é mais potente, é natural que tenha mais velocidade.
                Claro! No entanto, dá a ideia que o binário é Deus...

                O binário NÃO é Deus.....o PESO (quanto menor...) é que é o Deus dos automóveis!

                Comentário


                  #38
                  Tanta conversa que nada tem a ver com a pergunta feita no tópico...

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por godfather_89 Ver Post
                    Boas a todos

                    A pergunta é mesmo essa...
                    Um conhecido meu disse-me que "puxar" a 1ª num carro não deve ser feito pois estaríamos a forçar peças no motor (sendo a 1ªvelocidade a que transmite mais força), sendo que acelerar a fundo só deveria ser feito a partir da 2ª velocidade.
                    forçar peças no motor não acho, porque as rotações, potencia e binário é igual em qualquer velocidade(caixa), agora para o resto é que já é mau

                    Comentário


                      #40
                      existem muitos factores que influenciam essa difrenças..

                      dou outro exemplo?

                      eu tenho um megane de 2003 dci de 80 cv e omeu irmao tem um toyota de 1985 ( de traseira rapada) que um 1.3 12v...
                      qual dos dois anda mais???

                      o toyota, so em auto estrada consigo acompanhar...

                      tubo bem que o toyota e mais leve mas o megane tem turbo e mais binario...

                      ja agora alguem conhece bem este toyota, é que o carro e antigo mas dentro da classe 1.3 ainda hoje sao poucos os carros que o acompanham, mais um ex: o renault clio 1.2 16v nao tem a minima hipotese de o passar... por isso admiro o charuto do meu irmao e carros a carburador...

                      Comentário


                        #41
                        [modo ironia ligado]

                        O ideal ideal seria os carros nem virem equipados com 1ª que era para não estragar. Assim só se estragava a 2ª...

                        Aliás... o ideal era o carro nem sair da fábrica e estar sempre novo o resto da vida.

                        Eh lá... mesmo bom era certos animais nem andarem na estrada, mas isso já sou eu a divagar, muito off-topic, talvez não.

                        Querem números, venham eles:

                        BMW335d
                        6cil
                        2993cm3
                        biturbo
                        286cv
                        580Nm - 1750/2250rpm
                        1645Kg
                        0-100 - 6.1seg

                        Honda Civic Type R EP3
                        4 cil
                        1998cm3
                        aspirado
                        200cv
                        202Nm - 5900rpm
                        1279kg
                        0-100 - 6.6seg

                        Os drs dos números que me demonstrem a extema vantagem do binário e dos turbos neste caso. Segundo certas opiniões o Honda devia levar no mínimo 2 segundos...

                        Vocês e os números, valha-me santo ambrósio.
                        Agora resta saber em que mudança é que os 0-100 são feitos... às tantas são na versão sogra sai e empurra nos 1ºs 10 metros..

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por almanaque Ver Post
                          Ok... vamos pela questão do turbo... imagine-mos que tiramos o turbo ao DCI, o que é que isso implica?...

                          - Nova programação de centralina ou mesmo nova centralina para deixar de ver o turbo...

                          - Novos pistons, valvulas e arvore de cams bem como nova cabeça de motor para aumentar a compreção dentro do motor...

                          - Se fosse possivel mantinha-se o Common Rail...

                          (basicamente ficava-mos com um motor tipo Corsa 1.5D - isto apenas de forma simplista)

                          Provavelmente o binário desceria dos 240Nm para uns 150Nm ou 160Nm (não sei quanto tinha um Corsa) valores ainda assim superiores ao 1400cc... Um Corsa já eu conduzi e sei que chega dos 0-100 mais depressa que o 1.4 16v da Renault

                          P.S.: Na minha familia existem : Megane 1.4 16V 100Cv; Megane 1.5 DCI 80 Cv (este em arranque papa o 1.4 16V com uma perna ás costas), Laguna 2.0 DCI 150Cv, Nissan Primera 2.2 DDTI 126Cv.
                          Já existiram: Megane Symbol 1.4 8v 75Cv, Clio Techroad 1.2 16v 75Cv, Clio 1.5 DCI 65Cv (ratou um tipo num Carisma 1.9 DiD que me chateou a cabeça) e Clio I Societe 1.9D 65Cv (o tanque de combate, vendido com 384.000Km e parecia um relogio)

                          O Nissan é o meu carro actual os Renault's estão no resto da familia e não tenho nada contra a Renault só tenho Nissan porque foi um bom negócio que surgiu.
                          Almanaque, com o devido respeito pá...mas só dizes babuseiras!!

                          Um mégane DCI 80cv fica a ver passar um mégane 1.4 16v seja em que situação for, isto se estivermos a falar de peso indentico!!

                          O DCI é capaz de ficar À frente nos primeiros 25 metros!!

                          E quanto àquele caso do 1.4 100cv do mégane contra o 1.5DCI, o 1.4 tem mais 5cv, o que faz diferença!!
                          Posso-te dizer que tenho um carro com o motor 1.4 16v de 95cv e podes meter esse mégane 1.5DCi ao meu lado, seja em que situação for e depois falamos!

                          Ainda agora fiz uma pequena viagem onde realmente pensei...filho da mãe de motor, até dá gosto!!

                          Comentário


                            #43
                            ha quem diga que a primeira nao deve ser esticada...

                            o problema nem são as rotações em si, mas sim a aceleração a que o motor é sujeito, nomeadamente a correia de distribuiçao, que sobe a velocidade muito depressa, e depois no momento de passagem para a segunda mudança, sofre uma desaceleração enorme num curto espaço de tempo. Isto nao é de todo benefico...já para nao falar da caixa, que ja foi um argumento bastante usado.

                            Por exemplo o 911 turbo tem um controlo electronico do Turbo que faz com que, na primeira mudança, o turbo nao tenha toda a sua potencialidade activa, precisamente para poupar o motor e o turbo.

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                              ha quem diga que a primeira nao deve ser esticada...

                              o problema nem são as rotações em si, mas sim a aceleração a que o motor é sujeito, nomeadamente a correia de distribuiçao, que sobe a velocidade muito depressa, e depois no momento de passagem para a segunda mudança, sofre uma desaceleração enorme num curto espaço de tempo. Isto nao é de todo benefico...já para nao falar da caixa, que ja foi um argumento bastante usado.

                              Por exemplo o 911 turbo tem um controlo electronico do Turbo que faz com que, na primeira mudança, o turbo nao tenha toda a sua potencialidade activa, precisamente para poupar o motor e o turbo.
                              Tal como o Ford Puma 1.7, também tem um limitador de binário na primeira mudança, nota-se um fosso de potência nas 4000 rpm. Experimentei a desligar (basta desligar uma ficha com três fios no motor, ao pé da caixa), a primeira fica logo com outro fôlego.

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por TIFFOSI Ver Post
                                [modo ironia ligado]

                                O ideal ideal seria os carros nem virem equipados com 1ª que era para não estragar. Assim só se estragava a 2ª...

                                Aliás... o ideal era o carro nem sair da fábrica e estar sempre novo o resto da vida.

                                Eh lá... mesmo bom era certos animais nem andarem na estrada, mas isso já sou eu a divagar, muito off-topic, talvez não.

                                Querem números, venham eles:

                                BMW335d
                                6cil
                                2993cm3
                                biturbo
                                286cv
                                580Nm - 1750/2250rpm
                                1645Kg
                                0-100 - 6.1seg

                                Honda Civic Type R EP3
                                4 cil
                                1998cm3
                                aspirado
                                200cv
                                202Nm - 5900rpm
                                1279kg
                                0-100 - 6.6seg

                                Os drs dos números que me demonstrem a extema vantagem do binário e dos turbos neste caso. Segundo certas opiniões o Honda devia levar no mínimo 2 segundos...

                                Vocês e os números, valha-me santo ambrósio.
                                Agora resta saber em que mudança é que os 0-100 são feitos... às tantas são na versão sogra sai e empurra nos 1ºs 10 metros..
                                o problema e esse...e que dos 0 aos 100 ainda es capas de precisar de ir a 3ª...

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por Indigo Ver Post

                                  Tira o turbo ao dci e vê o que fica..uma trotinete?
                                  Se tirares o turbo ao DCI não fica com 105cv.....essa história do "tira o turbo" comigo não cola, pois o carro tem 105cv COM TURBO

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por DL Ver Post
                                    Um conhecido meu é de opinião que se nunca se puser um motor a trabalhar ele nunca se avaria. E tem razão! Se nunca ligarmos o motor nem sequer sabemos se ele está bom ou avariado.

                                    Carro que não aguenta umas 1as até às 7 mil rpm então isso nem é carro, é diesel!
                                    x2!

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por Filipe Dias Ver Post
                                      x2!
                                      Tu quando és ultrapassado por um diesel deves tapar os olhos e dizer "isto não está a acontecer....só pode ser um pesadelo"

                                      Nunca vi tamanho "odio" aos diesel

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por necos Ver Post
                                        Tu quando és ultrapassado por um diesel deves tapar os olhos e dizer "isto não está a acontecer....só pode ser um pesadelo"

                                        Nunca vi tamanho "odio" aos diesel
                                        O Filipe não sei, mas eu por norma não tapo os olhos...tapo é o nariz e ligo os faróis de nevoeiro...

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por Bruno Grilo Ver Post
                                          O Filipe não sei, mas eu por norma não tapo os olhos...tapo é o nariz e ligo os faróis de nevoeiro...

                                          Aproveita e tapa também os bolsos...pois provavelmente vai a consumir menos que tu

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por necos Ver Post
                                            Aproveita e tapa também os bolsos...pois provavelmente vai a consumir menos que tu
                                            Os cnsumos por acaso não me preocupam! Nunca me tiraram o sono...

                                            Raramente uso o carro...

                                            Mas tens razão!!

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por DL Ver Post
                                              Um conhecido meu é de opinião que se nunca se puser um motor a trabalhar ele nunca se avaria. E tem razão! Se nunca ligarmos o motor nem sequer sabemos se ele está bom ou avariado.

                                              Carro que não aguenta umas 1as até às 7 mil rpm então isso nem é carro, é diesel!
                                              DL, ja´viste a guerra que fizeste com este post?
                                              Estou a ver que o menino 111 leva na pá.
                                              Eu sou da mesma opinião.
                                              Tudo se resume à vida útil da transmissão e acessórios.
                                              Um motor e transmissão que não aguente este tipo de sobrecargas é uma mau conjunto, sendo que não se deve exagerar como é obvio.
                                              Mas também se exagerarmos tanto faz ser a primeira como a segunda como a terceira...

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por almanaque Ver Post
                                                Qualquer carro, gasolina ou diesel, em 1ª e em arranque a fazer puxadas é para estragar... caixas de velocidade, transmissões, discos embreiagem e tudo o mais...

                                                Os carros que fazem drift e drag estão preparados mecânicamente para o fazer...

                                                Em relação à citação acima... põe lá dois pópós com a mesma cavalagem e de preferência da mesma marca um ao lado do outro e tenta fazer uma arrancada. Vais ver o "diesel" a ir-se embora e o "carro" a comer pó...

                                                Porque? Eu explico binário meu filho, binário. A íncrivel capacidade do motor transmitir movimento ás rodas. Cavalagem só se relaciona com a velocidade de ponta...

                                                Por exemplo: Marca Renault (que muito pouca gente aqui gosta)

                                                Megane 1.4 (1390cc) 16V 100Cv/6000rpm 127Nm/3750 183Km/h 12,5 sec 0-100
                                                Megane 1.5 (1461cc) DCI 105Cv/4000rpm 240Nm/2000 185Km/h 11,1 sec 0-100

                                                Qual deles é o mais rapido?
                                                O binário é muito bom, mas não faz milagres...
                                                A capacidade de um motor otto fazer a rotação inicial de arranque dar-lhe-á muito provavelmente alguma vantagem em relação ao diesel.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por Bruno Grilo Ver Post
                                                  O Filipe não sei, mas eu por norma não tapo os olhos...tapo é o nariz e ligo os faróis de nevoeiro...

                                                  Brutal...

                                                  Ou já agora: x2

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por necos Ver Post
                                                    Tu quando és ultrapassado por um diesel deves tapar os olhos e dizer "isto não está a acontecer....só pode ser um pesadelo"

                                                    Nunca vi tamanho "odio" aos diesel
                                                    quando um 1600 (vá lá com turbo... ) diesel me ultrapassar eu tapo os olhos e digo que é um pesadelo!

                                                    até lá não faço nada disso!

                                                    não existe nenhum ódio ao diesel...não sei onde foste buscar essa ideia

                                                    existem apenas preferências, são questões bastante diferentes!
                                                    bem precisava eu de um dieselsito agora, daqueles que consomem vapores apenas!

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por Filipe Dias Ver Post
                                                      quando um 1600 (vá lá com turbo... ) diesel me ultrapassar eu tapo os olhos e digo que é um pesadelo!

                                                      até lá não faço nada disso!

                                                      não existe nenhum ódio ao diesel...não sei onde foste buscar essa ideia

                                                      existem apenas preferências, são questões bastante diferentes!
                                                      bem precisava eu de um dieselsito agora, daqueles que consomem vapores apenas!
                                                      Eu estava numa de provocar-te, mas de forma positiva e com boa disposição que é assim que eu "ando" sempre aqui no forum, daí ter posto ódio com "" ...porque normalmente quando se fala em otto e diesel vens sempre "cascar" no diesel

                                                      Em relação ao dieselsito a andar bem e a consumir vapores tens o 1.3 CDti que dá 225 Km/h

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por necos Ver Post
                                                        Eu estava numa de provocar-te, mas de forma positiva e com boa disposição que é assim que eu "ando" sempre aqui no forum, daí ter posto ódio com "" ...porque normalmente quando se fala em otto e diesel vens sempre "cascar" no diesel

                                                        Em relação ao dieselsito a andar bem e a consumir vapores tens o 1.3 CDti que dá 225 Km/h


                                                        isso é muita velocidade para mim!

                                                        não é bem cascar...é mais demonstrar a minha preferência!

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Resposta ao tópico: Faz mal fazer acelerações desenfreadas em qualquer "mudança", não só em 1ª.

                                                          Motivo: Muito simples, maiores acelerações, maiores rotações, maiores rotações, maior desgaste.

                                                          Agora, se isso for feito aleatoriamente, ou seja, se não for pratica comum, não há problema.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Deixem-se disso....acelerar nunca fez mal a ninguém, a não ser que o vosso produto seja da loja, perdão, stand dos 300.
                                                            Os motores dos vossos carros devem mesmo estar todos presos.
                                                            No dia em que um motor me desiludir por eu o puxar centro da faixa de rotação utilizável, aí essa marca acaba para mim.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X