Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Perguntas para quem sabe sobre carros hibridos!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Nos planos de manutenção programada pela Toyota, o Prius é dos modelos que tem a manutenção programada mais barata, estando quase igual a um Yaris ou Aygo a gasolina. Todos os outros têm manutenção mais cara.

    O sistema hibrido não tem manutenção e tem uma garantia de 8 anos.
    Não tem embraiagem. Não tem correia de distribuição.

    WarMode, de facto o Prius em termos de tamanho está muito mais próximo do Focus do que do Mondeo. Pensava que se aproximava mais do Mondeo.
    Eu compreendo a tua opção, e que é igual à maioria das pessoas, e até aceito que em Portugal é a melhor opção para a maioria das pessoas. Mas a discussão começou com o argumento do consumo, e aí afinal provou-se que mesmo em Portugal não gasta mais que um carro a diesel equivalente (em custo por km).

    Comentário


      O carro a comparar com o Focus é naturalmente o Auris, que será lançado em versão híbrida muito em breve (com a mesma tecnologia e motores do Prius).

      Comentário


        Basta fazer as contas para perceber que nenhum híbrido consegue bater um diesel de baixa cilindrada, é por essa razão que as frotas e os taxistas não pegam nos híbridos.

        Se me provarem que um Prius consegue gastar menos que um 1.6 CCDIT não me importo nada de mudar de opinião.

        Comentário


          Basta recuares uma página para veres que a afirmação não é verdadeira e encontrar a explicação para os taxistas não usarem híbridos.

          Comentário


            Originalmente Colocado por UserAHO Ver Post
            Basta fazer as contas para perceber que nenhum híbrido consegue bater um diesel de baixa cilindrada, é por essa razão que as frotas e os taxistas não pegam nos híbridos.

            Se me provarem que um Prius consegue gastar menos que um 1.6 CCDIT não me importo nada de mudar de opinião.
            Para responder a muitos aqui. Em portugal com o preço do diesel ser um atentado à própria saude dos portugueses. Um preço muito inferior sabendo que os carros a diesel são responsáveis pelo lançamento de particulas para a tmosfera e essas particulas terem muito a ver com o aumento progressivo de doenças respiratórias incapacitantes e muitas formas de cancro das vias respiratórias. Em portugal tudo compra diesel porque o preço está subsidiado pelo estado. O estado deveria taxar o diese da mesma forma que taxa a gasolina.

            Para ti, noutros países a escolha do Prius é a escolha acertada para serem Taxis. Exemplificando.

            Toyota Prius taxi tops 340,000mi, dispels battery myth - MotorAuthority

            Eu se fosse taxista e visse o custo de um mercedes. Apostaria no Prius e faria conversão para GPL ficando o carro a ser um trifuel, porque o carro ficaria mais barato que um mercedes e no consumo e poluição seria muito mais ecológico e acabaria por poupar na carteira. Está provado que as baterias duram até perder de vista. Ver o link.

            Claro que o Prius com vontade da Toyota já poderia ser um veículo muito mais ecológico, ter uma bateria de ião-litio e com mais capacidade, poder fazer 50kms só em modo eléctrico e poder-se ligar à corrente. Mas vamos esperar pela nova versão que já fará 20kms em modo eléctrico.

            Comentário


              Originalmente Colocado por WarMode Ver Post
              Ok entao olhemos para estatisticas
              E entao repito o que ja disse.
              Se a diferença do prius para o focus diesel é um litro de combustivel (5,1 par 6,1), entao o que ganho eu em gastar 5.1L de gasolina, versus gastar 6,1L de gasoleo em cada 100Km?

              Ainda ninguém me respondeu a isto.
              Eu nao me custa olhar para estatisticas, e por isso faço-vos a vontade. Agora façam-me a mim e expliquem-me as vantagens reais. é so isso que perguntava.
              Eu respondo muito facilmente: Provavelmente não ganhas na carteira, ou ganhas muito pouco, porque neste país incompreensivelmente subsidia-se o combustível mais poluente – o diesel - mas ganhas tu, ganhamos todos nós, e ganha o planeta em menores emissões de CO2, CO, NOx, partículas e tudo o mais.
              Diesel? Não obrigado.

              Comentário


                Originalmente Colocado por sealight Ver Post
                Eu respondo muito facilmente: Provavelmente não ganhas na carteira, ou ganhas muito pouco, porque neste país incompreensivelmente subsidia-se o combustível mais poluente – o diesel - mas ganhas tu, ganhamos todos nós, e ganha o planeta em menores emissões de CO2, CO, NOx, partículas e tudo o mais.
                Diesel? Não obrigado.
                Não sejamos hipocritas sim?

                Ninguém compra um carro por ser menos poluente, exceptuando actores em Hollywood, e mesmo assim é apenas para show off.

                E eu lamento mas tenho um emprego, cujo ordenado serve para alimentar a minha familia e proporcionar tudo o que precisamos para o dia a dia, incluindo um carro, que estou a pagar com o meu suor. Dar 7 mil euros a mais por um carro que gasta identicamente ao meu, só que em gasolina? Não me parece.

                Tal como ja foi dito por varias pessoas aqui, que por enquanto em portugal nao compensa comprar um prius, enquanto o carro nao avançar mais tecnologicamente, em termos de autonomia das baterias, e melhoria do sistema hibrido.

                Claro que ninguem quer poluir o planeta porque sim, no entanto se falarmos de poluição, entao entraremos num cem mundo de questões. Como por exemplo o caso dum gajo que eu conheço, que tem um civic Hybrid, porque segundo ele Polui menos, no entanto reciclagem em casa? nicles! desligar a agua durante a lavagem dos dentes e tomar banho? nicles. desligar os aparelhos electricos do piloto? desligar os carregadores de telemoveis e afins qd nao estao a carregar? nicles.

                Vamos ser sensatos. O argumento para este carro são o acoplar de varios argumentos, e poluição é um argumento, não O argumento.

                Cheers

                Comentário


                  Originalmente Colocado por WarMode Ver Post
                  Não sejamos hipocritas sim?
                  Ninguém compra um carro por ser menos poluente, exceptuando actores em Hollywood, e mesmo assim é apenas para show off.
                  (...)
                  Não é bem/nada assim!
                  Eu por exemplo comprei o Prius precisamente por ser o carro de 5 lugares menos poluente no mercado que estava dentro da gama de preços a que eu podia chegar.

                  Por esse preço podia ter comprado muito outros mas optei pelo Prius precisamente por ser o que apresenta menos emissões. Não quis saber de praticamente mais nada.

                  E para o show off também não é! Eu inclusivamente considero o Prius extremamente feio do ponto de vista estético! E olha que dou bastante importância ao design.

                  Foi necessário tomar uma opção, e não sendo capaz de prescindir da utilização de um automóvel (o ideal seria utilizar veículos verdadeiramente ecológicos, como uma bicicleta, por exemplo) optei pelo menos mau, apesar de detestar a sua estética - agora já o vejo com melhores olhos, é uma questão de habituação ao design. Aliás, o carro rapidamente nos conquista, é uma máquina de outro tempo, tal como a marca diz “à frente da sua geração”.

                  Hoje não me vejo a conduzir um carro convencional fumarento. Circular calmamente e ouvir o motor a trabalhar e a queimar combustível fóssil deixou de fazer sentido para mim. Quando pego num outro automóvel parece que regredi umas boas décadas.

                  Tal como eu decerto que muitas pessoas optaram por esta solução por ser simplesmente a melhor que há, embora muito longe de perfeita.
                  Tal como eu muitas pessoas consideram o ambiente e a saúde pública muito mais importante do que o desejo mesquinho e fútil de conduzir um carro com status, potência, sexy… passando às construtoras automóveis a mensagem: façam mais do mesmo que nós continuaremos a comprar, independentemente do que sai cá para fora dos escapes, desde que o “ronco” do motor seja aquele que gostamos.

                  Claro que não é um carro dos mais acessíveis mas também não é um dos mais inacessíveis. Quantas pessoas poderiam ter optado por um e não o fizeram porque desprezaram a questão ambiental?
                  Felizmente muitas outras há (ainda poucas no nosso país, é verdade - a mentalidade "tuga" é tramada, se calhar por isso é que somos o país que somos) que optaram pelo Prius precisamente por questões ambientais, muito embora este seja "apenas" o menos mau de todos.
                  Editado pela última vez por sealight; 12 July 2010, 16:45.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por sealight Ver Post

                    Hoje não me vejo a conduzir um carro convencional fumarento. Circular calmamente e ouvir o motor a trabalhar e a queimar combustível fóssil deixou de fazer sentido para mim. Quando pego num outro automóvel parece que regredi umas boas décadas.
                    O meu carro não é fumarento

                    Outra coisa, o teu carro queima combustivel fossil. Ouvir-te falar parece que o prius não circula com um motor 1.5 Gasolina(Versao anterior) ou 1.8 gasolina(versao actual), motor este que fornece maior parte da potencia do carro.

                    A questão é que um hibrido perfeito, deveria ter um motor de combustao apenas para carregar o sistema electrico através das baterias, e nao para propulsionar o carro, e isso ainda nao existe, infelizmente

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por WarMode Ver Post
                      O meu carro não é fumarento

                      Outra coisa, o teu carro queima combustivel fossil. Ouvir-te falar parece que o prius não circula com um motor 1.5 Gasolina(Versao anterior) ou 1.8 gasolina(versao actual), motor este que fornece maior parte da potencia do carro.
                      Correcto.
                      - Mas faz algum sentido num "pára-arranca" ligar o motor para andar 2 ou 3 metros? No Prius a menos que tenhas a bateria nas lonas isso não acontece.
                      - Mas faz algum sentido enquanto estás a estacionar numa garagem ou parque de estacionamente subterraneo (fechado) emitir gases deixando muitas vezes a atmosfera "pesada"? (No Prius, se preciso, carregas no botão "EV" e já está).
                      - Mas faz algum sentido circulares "embalado" e teres o motor a "queimar", por muito pouco que seja?
                      - etc, etc... a autonomia eléctrica infelizmente não é grande mas nestas pequenas coisas faz toda a diferença.

                      Originalmente Colocado por WarMode Ver Post
                      A questão é que um hibrido perfeito, deveria ter um motor de combustao apenas para carregar o sistema electrico através das baterias, e nao para propulsionar o carro, e isso ainda nao existe, infelizmente
                      Nem parece que vá existir - não é eficiente.
                      Esse era o conceito por detrás do GM Volt / Opel Ampera, mas os seus eng. estão a mudar para um sistema semelhante ao do Prius!
                      Volt shock - Telegraph

                      Depois de tanto vaporware, de tanta especulação, de afirmarem que só falta 1%... afinal a pouco e pouco mudam quase tudo e chegam à brilhante conclusão que a melhor arquitectura enquanto a questão da autonomia das baterias não for resolvida é a combinação dos esforços dos motores eléctricos e de combustão.

                      Onde foi que já vi algo parecido?! Espera... há uma coisa que está no mercado há 13 anos que já o faz! Que ridículo! Tantos protótipos depois para chegarem a este ponto!

                      Assim nunca mais há concorrência de jeito para a Toyota evoluir e perdemos todos.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por sealight Ver Post
                        Correcto.
                        - Mas faz algum sentido num "pára-arranca" ligar o motor para andar 2 ou 3 metros? No Prius a menos que tenhas a bateria nas lonas isso não acontece.
                        - Mas faz algum sentido enquanto estás a estacionar numa garagem ou parque de estacionamente subterraneo (fechado) emitir gases deixando muitas vezes a atmosfera "pesada"? (No Prius, se preciso, carregas no botão "EV" e já está).
                        - Mas faz algum sentido circulares "embalado" e teres o motor a "queimar", por muito pouco que seja?
                        - etc, etc... a autonomia eléctrica infelizmente não é grande mas nestas pequenas coisas faz toda a diferença.


                        Nem parece que vá existir - não é eficiente.
                        Esse era o conceito por detrás do GM Volt / Opel Ampera, mas os seus eng. estão a mudar para um sistema semelhante ao do Prius!
                        Volt shock - Telegraph

                        Depois de tanto vaporware, de tanta especulação, de afirmarem que só falta 1%... afinal a pouco e pouco mudam quase tudo e chegam à brilhante conclusão que a melhor arquitectura enquanto a questão da autonomia das baterias não for resolvida é a combinação dos esforços dos motores eléctricos e de combustão.

                        Onde foi que já vi algo parecido?! Espera... há uma coisa que está no mercado há 13 anos que já o faz! Que ridículo! Tantos protótipos depois para chegarem a este ponto!

                        Assim nunca mais há concorrência de jeito para a Toyota evoluir e perdemos todos.
                        E faz algum sentido ires em autoestrada durante horas a comer gasolina porque o motor electrico so funciona em sistema de cidade e pára arranca? Ainda ontem o meu Computador de bordo marcava um consumo instantaneo de 2.5/3.0 L/100 a 120km/h durante horas a fio. Faz la isso num 1.5/1.8 a gasolina. Carros diferentes, propositos diferentes.
                        Num sistema como falei, o motor de combustao serviria meramente para carregar baterias, é para aí que temos que ir, supondo que não arranjam maneira de armazenar e transportar hidrogenio de maneira mais eficiente.. tragam o clarity pa portugal que eu serei o cliente numero 1

                        É tal e qual como tu dizes, a toyota praticamente inventou a tecnologia hibrida, so falta agora evoluções serias no sistema e nas baterias para o tornar mais viável. Foi isso que eu sempre disse.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por WarMode Ver Post
                          E faz algum sentido ires em autoestrada durante horas a comer gasolina porque o motor electrico so funciona em sistema de cidade e pára arranca? Ainda ontem o meu Computador de bordo marcava um consumo instantaneo de 2.5/3.0 L/100 a 120km/h durante horas a fio. Faz la isso num 1.5/1.8 a gasolina. Carros diferentes, propositos diferentes.
                          Isso não é verdade! Pelo menos nos híbridos “a sério” como o Prius não é!
                          É frequente em auto-estrada, em piso plano, circular a 120km/h apenas com os motores eléctricos consumindo 0! Obviamente que depende da carga da bateria, da inclinação do terreno, etc… mas essa história que os motores eléctricos do Prius só trabalham em baixas velocidades é mais um mito inventado por quem tem interesse em perpetuar a estagnação da indústria automóvel. 60cv a partir dos motores eléctricos são sempre 60cv, dá para muita coisa, mesmo em AE.

                          Mais ainda: ao contrário de outros híbridos o Prius tem 2 motores eléctricos o que lhe permite em simultâneo retirar power da bateria (com um motor) e carregá-la em simultâneo, servindo o outro de dínamo nestas situações. A energia cinética de travagens e declives é aproveitada e a velocidade não é determinante para a utilização ou não dos motores eléctricos. O PSD é fantástico! (PSD=Power Split Device, não confundir com o partido político).

                          Originalmente Colocado por WarMode Ver Post
                          Num sistema como falei, o motor de combustao serviria meramente para carregar baterias, é para aí que temos que ir, supondo que não arranjam maneira de armazenar e transportar hidrogenio de maneira mais eficiente.. tragam o clarity pa portugal que eu serei o cliente numero 1
                          Não dá, não é eficiente! Vê a Opel com o Ampera. Tantos anos para chegarem à conclusão que não dá.
                          Quanto ao hidrogenio isso significa trocar a dependencia do petróleo pela dependencia pelo hidrogenio. Depois a produção de hidrogenio também consome energia e leva à produção de muito azoto e etc.. tem outros problemas, infelizmente. Talvez se evolua aqui também, não sei.

                          Originalmente Colocado por WarMode Ver Post
                          É tal e qual como tu dizes, a toyota praticamente inventou a tecnologia hibrida, so falta agora evoluções serias no sistema e nas baterias para o tornar mais viável. Foi isso que eu sempre disse.
                          Concordo, os híbridos da Toyota são apenas um pequeno passo do muito que ainda falta fazer. Pena que os outros construtores tenham ficado seriamente para trás. Perdemos todos.

                          Comentário


                            E digo mais um hibrido a GPL de origem era uma evolução enorme.

                            As baterias deveriam dar para carregar em casa. Serem de ião Litio terem autonomia para andarem cerca de 50 kms (garanto-vos que as de ião litio são muito mais duradoras do que as do Prius actual, menos poluentes na sua construção e recicláveis a 100%). Assim para casa-trabalho poderiamos usar só o sistema eléctrico e para grandes viagens poderiamos usar o GPL (menos poluente dos demais sistemas, bem de longe em todos os aspectos).

                            Como sabemos quanto menos gastamos menos poluimos é algo que está praticamente provado os sistemas mais eficientes gastam menos implica poluem menos. Um GPL hibrido gasta cerca de 3 a 3,5 €/100.

                            Eu sou pró-ambiente, e digo mais não tive dinheiro para um hibrido a sério (muito caro para o que eu precisava num carro) e os da honda não são hibridos a sério. Então comprei o motor a ggasolina menos poluente do mercado e ficarei esperando pelo fim da garantia para o passara GPL.

                            Quanto gastará um Aygo a GPL?

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Arthe Ver Post
                              E digo mais um hibrido a GPL de origem era uma evolução enorme.(...)
                              Concordo. Um hibrido Plug-In a GPL seria uma bela solução de compromisso enquanto não se resolvem os problemas de autonomia dos puros EVs.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Arthe Ver Post

                                Quanto gastará um Aygo a GPL?
                                Multiplicas o teu consumo actual por 1.3, e obtens o consumo máximo que poderás obter com GPL, dependendo da mistura de Butano e Propano que o GPL contém.
                                Usando o factor de 1.3 é o consumo máximo possível, mas pode ser menos, 1.2 ou 1.1, mas nunca será igual ao da gasolina.

                                Se o Aygo gastar 5.5, a GPL vai gastar no máximo 7. Como o preço de GPL actualmente anda pelos 0,7 €, vais gastar à volta de 5 € /100 kms ou menos.
                                O GPL não anda muito barato em Portugal actualmente, embora se arranje mais barato do que eu pus aí.

                                Tens aqui uns casos reais, mas devem ser de outros países em que a mistura do GPL é mais favorável. Aqui têm um facto de aumento de 1.1 em relação à média dos carros a gasolina.

                                Overview: Toyota - Aygo

                                Mas esse carro tem espaço para um depósito na roda do pneu suplente?
                                É que se tens que meter o depósito na mala deves ficar sem mala, não?
                                Outra coisa que tens que fazer é fazer bem as contas em quantos kms é que a instalação de GPL fica paga. É que esse carro já consome pouco, vai demorar muitos kms a pagar a instalação. E com o GPL que eles vendem (quase só propano) e caro, em Portugal está cada vez mais difícil colocar carros a GPL.

                                Quando eu coloquei o meu primeiro carro a GPL à 11 anos atrás, a instalação custou 700 €, e o GPL custava cerca de 40% da gasolina.
                                Hoje, uma instalação custa 1600€, e o GPL chega a custar mais de 50% do preço da gasolina. E encontra-se melhores descontos para gasolina do que para GPL. Portanto, tens que ver a quanto consegues comprar gasolina e GPL e fazer bem as contas todas.

                                Comentário


                                  A situação anteriormente referida relativamente ao Chevrolet Volt/Opel Ampera não será muito surpreendente.

                                  Se considerarmos que um motor electrico tem um rendimento de 90% e um alternador idem, a situação deste carro é a seguinte:

                                  Temos um motor termico alternativo que por muito bom que seja tem um rendimento relativamente baixo. Pode ser melhor que o motor normal dos outros carros mas globalmente identico. O motor do Prius creio que tem um rendimento ligeiramente melhor mas muito identico também. Ora se esse motor for mover um gerador que posteriormente vai accionar motores electricos, 20% da energia vai ser perdida no gerador e no motor electrico ou seja, o resultado final só pode ser fraco relatvamente ao motor de combustão a accionar directamente as rodas.

                                  A unica situação em que poderia valer a pena era ter um motor termico com um rendimento superior tipo uma turbina a gas como nos avioes e helicopteros mas aí os preços disparavam. A gama de rotações muito limitada destes motores seria contornada via carregamento das baterias.

                                  Eu creio que a solução para o futuro passará mais pelo veículo electrico com uma autonomia de digamos 150 km que para a maioria das situações do dia a dia será mais que suficiente por um preço minimamente competitivo. Em núcleos familiares com 2 ou mais carros, um deles poderia muito bem ser electrico e com 4 lugares. Se até um carro tão limitado como o SMART consegue ter mercado pq não um electrico?
                                  Editado pela última vez por JCF; 13 July 2010, 12:05.

                                  Comentário


                                    Permitam-me lançar aqui alguns argumentos ...

                                    A compra de um carro NEM SEMPRE é uma compra totalmente racional. Há muitos factores a influenciar as nossas escolhas. Se eu tenho um determinado montante que estou disposto a gastar, vou procurar um carro que goste dentro desses valores.

                                    Vejo aqui comparações entre custos de carros novos, Focus, Prius, etc ...

                                    O Prius por exemplo, não é um carro barato, custa à volta de 30.000 €. Vem carregado de tecnologia, e a experiencia de o conduzir é bem diferente de um carro normal.

                                    Qualquer carro do segmento C, seja Focus, Auris, etc a Diesel será uma compra mais económica, e consegirá fazer consumos médios identicos ao Prius em termos de custo. Portanto em termos estritamente económicos não tenho duvidas que um diesel de baixa cilindrada 1.3/1.4/1.5/1.6 CDTi, D4D, DCi, HDi acarretará ao seu proprietário custos em combustivel semelhantes ou até melhores (dependendo das circunstancias de utilização) aos custos de um Prius.

                                    Se o meu objectivo for apenas economia, opto pelas opções acima.

                                    Mas... E agora vêm os mas ...
                                    Falando do Prius ... Daquilo que conheço do modelo, nomeadamente o da actual geração :

                                    - Tem muito mais espaço interior para os ocupantes que uma Megane Break ou Ford Focus diesel com os motores que falei.

                                    - No entanto, não ganha na mala para a carrinha Focus ou Megane Break. Fica ela por ela, mas também o objectivo do Prius não é ser uma carrinha.

                                    - Tem bastante mais binário e tem mais potência (mais de 500 nm, 136cv - Valores combinados e calculados. No caso do Prius estes valores não podem ser obtidos linearmente com as somas das caracteristicas dos motores) fazendo com que seja um carro com prestações reais semelhantes a um diesel 2.0 de 140 cv por exemplo, que são carros de outro segmento que não os diesel que mencionei, e portanto mais caros (em tudo, compra, manutenção e utilização).

                                    - A potência máxima do Prius está disponível SEMPRE, e não apenas às X RPM como num carro normal.

                                    - Não terá todo o equipamento extra disponivel noutros modelos de outras marcas, mas o contrário também acontece.

                                    - O motor do Prius não tem uma unica correia nem tem embraiagem, logo menos manutenção com estas trocas. Os pontos de manutenção programada que restam e que se aplicam ao Prius são os que tem qualquer motor a gasolina de injecção electronica : trocas de óleo, filtros e velas.

                                    - A bateria de tracção é cara. Até hoje houve poucas ou nenhumas falhas destas baterias nos vários milhares de Prius vendidos ao longo dos ultimos 10 anos, sendo que o mais provavel é durarem a vida util do carro ou o dono o vender antes dessa troca acontecer. Não há razões para desconfiar desse componente ainda para mais com o tempo de garantia dado. 8 anos na geração anterior ou 5 anos na geração actual.

                                    - O sistema hibrido nao tem manutenção.

                                    - As pastilhas duram bastante mais tempo que num carro normal devido à travagem regenerativa que só recorre à útilização das pastilhas em travagens mais fortes que representam uma percentagem relativamente baixa na utilização comum.

                                    - Os custos de manutenção de um Prius serão assim semelhantes ou melhores que qualquer diesel de baixa cilindrada mencionado.

                                    - O esforço do motor a gasolina durante o tempo de vida do carro é inferior a um carro normal pois é permanentemente auxiliado pelo motor electrico. Pode significar maior durabilidade ou maior tempo de vida util sem dar chatices ao dono.

                                    - 30.000 km marcados no conta kms correspondem apenas a cerca de 80% desses kms feitos pelo motor a gasolina. O resto é feito em modo puro electrico. Qualquer pessoa que tenha um Prius sabe ou aprende a andar só em modo electrico sempre que possivel, seja em cidade ou estada. Pode chegar a ser interessante conduzir a gerir o consumo (depende do estado de espirito do condutor).

                                    - O Prius é um carro de transmissão automática que é feita através de um sistema vulgarmente designado por E-CVT, embora na realidade não seja uma caixa de velocidades mas sim um sistema de engrenagens planetário que liga os motores em paralelo à transmissão (chamado de PSD - Power Split Device). Na pratica tem apenas uma velocidade sendo que as rotações e potencias combinadas dos motores são comandadas electronicamente, sendo que as rotações do motor a gasolina não dependem necessáriamente ou directamente da velocidade a que se circula. Posso ir a 150kmh a direito com o motor a gasolina a baixa rotação sendo que a maior parte do esforço necessário para manter a velocidade é atribuida ao motor electrico.

                                    - A experiência de conduzir um Prius é superior (na minha opinião) a um carro normal. Sair de um Prius e voltar a conduzir um carro normal, parece uma regressão no tempo. Sem ironia.

                                    - Pouli menos que os modelos de baixa cilindrada a diesel que falei (vale o que vale para quem liga a estas coisas).

                                    - A geração actual está muito bonita, principalmente com jante de 17''.

                                    - Poder arrefecer o carro com ar condicionado depois de estadia prolongada ao sol sem ter de ligar o motor e gastar combustivel é possivel apenas no Prius.


                                    Agora ...

                                    O Prius é mais caro 7000 € que um diesel de baixa cilindrada ? Pois é.
                                    Mas e se eu não conseguir ignorar os argumentos anteriores, não valerá a pena ? Para mim vale.
                                    Se estiver dentro do meu orçamento, dificilmente escolheria um diesel de baixa cilindrada face
                                    a um Prius.

                                    Se eu procurar exclusivamente economia procuro um 1.1 CRDi ou um tricilindrico a diesel, ou
                                    um 1.0 a gasolina convertido a GPL.
                                    Não há quem compre BMW Serie 1, bem mais caros que uma Focus ou Megane ? E o que é que
                                    o BMW tem a mais ? Imagem ?

                                    Depende daquilo que apreciamos ou necessitamos num carro e que estamos dispostos a pagar.

                                    Um abraço.
                                    PS.: Depois disto devem estar a pensar que sou fã do Prius ... :-)
                                    Editado pela última vez por JCSPOWER; 14 July 2010, 23:15.

                                    Comentário


                                      Belo resumo do que é um Prius, JCSPOWER.

                                      Só queria acrescenter uma pequena nota ao ponto em que dizes:
                                      "Polui menos que os modelos de baixa cilindrada a diesel que falei (vale o que vale para quem liga a estas coisas)."

                                      Para mim essa é a principal razão de existir um carro como o Prius - o facto de ser, muito provavelmente, o veículo com menores emissões poluentes do mercado! Dizer isto não é dizer pouco - é dizer que um carro familiar como o Prius: 5 lugares, mais de uma tonelada, mais de 4 metros de comprimento, com todas as características que enunciaste e mais algumas... consegue ombrear com os minúsculos veículos de 2 lugares e "cilindrar" os veículos do seu segmento em termos ambientais.

                                      Creio que num momento crítico para a ecologia do planeta como aquele que hoje vivemos este factor, esta diferenciação, é mais importante que outros aspectos fúteis como a velocidade, potência, conforto, design, status da marca, … (mesmo nestes pontos o Prius não se dá propriamente mal).
                                      Ou seja: Todos devíamos ligar a "(...) estas coisas"!

                                      Para quem vai comprar carro e tem disponibilidade financeira para tal, esta devia ser uma das primeiras opções. É preciso passar uma mensagem clara aos fabricantes:
                                      - Não se preocupem em nos dar mais do costume: os cavalos, a velocidade, os bancos aquecidos no rabiosque e outras tretas - produzam soluções menos dependentes dos combustíveis fósseis, menos poluentes e mais “amigas” do ambiente!
                                      Estamos fartos de protótipos! Só a Toyota nos últimos 13 anos parece ter feito algo!
                                      Como é possível que passados 13 anos o Prius ainda seja a referência verde na indústria automóvel? Onde estão as outras marcas?!

                                      Comentário


                                        Grande posta JCSPOWER.

                                        A minha visão é igual ou praticamente igual à tua.
                                        Ainda bem que te deste ao trabalho de escrever esse testamento, pode ser que alguns "fumarentos" vejam a luz.

                                        Comentário


                                          JCSPOWER parabéns pelo post!

                                          Comentário


                                            Parece que a Toyota confirma os rumores que vai lançar um hibrido baseado no Yaris.

                                            Com capacidade de fazer 43km/ por litro de gasolina. Preço base de 17000 U$ Dolls.

                                            Sim isto será um verdadeiro carro que mesmo emitindo CO2 poderá ombrear em termos d poupança com qualquer eléctrico. Cerca de 3 U$ Dolls para fazer 100kms.

                                            Pena que só sairá em Dezembro de 2011.

                                            Fonte:
                                            asahi.com????????Toyota prepares new hybrid with best mileage in the world - English

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por JCSPOWER Ver Post

                                              - A bateria de tracção é cara. Até hoje houve poucas ou nenhumas falhas destas baterias nos vários milhares de Prius vendidos ao longo dos ultimos 10 anos, sendo que o mais provavel é durarem a vida util do carro ou o dono o vender antes dessa troca acontecer. Não há razões para desconfiar desse componente ainda para mais com o tempo de garantia dado. 8 anos na geração anterior ou 5 anos na geração actual.

                                              -
                                              Excelente post. Já agora, este decréscimo de garantia deve-se a quê?

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por pcg2001 Ver Post
                                                Excelente post. Já agora, este decréscimo de garantia deve-se a quê?
                                                Julgo que se deve apenas a alteração de politicas comerciais.

                                                Na geração anterior o Prius tinha de fábrica 3 Anos de Garantia ou 100.000 kms, onde davam depois 8 anos de garantia apenas para o sistema hibrido, o que na minha opinião não faz muito sentido pois um carro é um conjunto de sistemas e todos têm de oferecer o mesmo nivel de segurança e conforto ao cliente. Penso que os 8 anos serviriam mais para quebrar a falta de tranquilidade dos clientes face ao desconhecimento, que ainda hoje existe, sobre os hibridos.

                                                Na geração actual o carro é comercializado de origem com 5 anos de garantia geral ou 160.000 kms, sem distinção do sistema hibrido ou de quer que seja.

                                                160.000 kms de garantia penso que darão um bom nível de confiança a quem compra um carro destes. Muitos compradores nunca sequer irão atingir tal kilometragem antes de venderem o carro.

                                                De qualquer forma, qualquer cliente pode sempre comprar extensões de garantia.


                                                Já agora aproveito para deixar aqui a referência para outra discussão sobre o funcionamento do Prius, que decorre em paralelo no tópico dos consumos, para nao se perder o fio à meada : http://forum.autohoje.com/forum-gera...arros-206.html.
                                                Editado pela última vez por JCSPOWER; 15 July 2010, 15:46.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                                  O que queres dizer com "voa baixinho"?
                                                  É por em determinadas situações não se ouvir o motor?
                                                  (...)
                                                  A expressão “ele não circula sobre rodas, voa baixinho” que podes frequentemente ouvir de quem conduz um Prius advém de diversos motivos:

                                                  - O binário dos motores eléctricos é flat, isso faz com que a sensação de movimento a bordo do carro seja diferente daquilo a que se está habituado a ter num veículo convencional, isto é especialmente notório no arranque de marcha.

                                                  - Se baixares os vidros e o veículo estiver a circular apenas com os motores eléctricos o que ouves, se estiveres com alguma atenção, é um ténue "silvo" proveniente dos motores eléctricos, o que te transporta para um ambiente "futurista" e "espacial".

                                                  - Como o veículo não tem propriamente uma caixa de velocidades (nem sequer se pode dizer que é uma E-CVT) a progressão na aceleração é contínua o que, para quem estava habituado a veículos com caixa, oferece uma sensação de condução distinta.

                                                  Enfim... nada como experimentar. Fica-se rapidamente fã! E depois não há como voltar atrás (ie, quando se volta a conduzir um veículo convencional parece que regredimos umas boas décadas).

                                                  (... talvez o JCSPOWER possa complementar estas explicações.)
                                                  Editado pela última vez por sealight; 17 July 2010, 10:36.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por sealight Ver Post
                                                    A expressão “ele não circula sobre rodas, voa baixinho” que podes frequentemente ouvir de quem conduz um Prius advém de diversos motivos:

                                                    - O binário dos motores eléctricos é flat, isso faz com que a sensação de movimento a bordo do carro seja diferente daquilo a que se está habituado a ter num veículo convencional, isto é especialmente notório no arranque de marcha.

                                                    - Se baixares os vidros e o veículo estiver a circular apenas com os motores eléctricos o que ouves, se estiveres com alguma atenção, é um ténue "silvo" proveniente dos motores eléctricos, o que te transporta para um ambiente "futurista" e "espacial".

                                                    - Como o veículo não tem propriamente uma caixa de velocidades (nem sequer se pode dizer que é uma E-CVT) a progressão na aceleração é contínua o que, para quem estava habituado a veículos com caixa, oferece uma sensação de condução distinta.

                                                    Enfim... nada como experimentar. Fica-se rapidamente fã! E depois não há como voltar atrás (ie, quando se volta a conduzir um veículo convencional parece que regredimos umas boas décadas).

                                                    (... talvez o JCSPOWER possa complementar estas explicações.)
                                                    O Prius também é chamado de 'carro a pilhas' ...

                                                    Em relação ao 'voar baixinho'... O carro de facto é baixo, mas ainda não voa...

                                                    O carro tem boas prestações (9.8 seg. 0-100 kmh) mas a velocidade máxima que atinge ronda os 195 kmh (180kmh reais), a partir da qual a electrónica corta a entrega de mais potencia. Mas nao corta como num carro normal, causando aquele ruido do motor intermitente que dá a sensação de engasgos a alta rotação a entrar no red-line... Como o Prius puxa continuamente, simplesmente a partir daquela velocidade deixa de puxar. Tao simples quanto isto. Não se ouve nada. Só se sente que deixa de puxar. O Prius não tem conta-rotações nem 'red-line' no verdadeiro sentido da palavra. O motor a gasolina faz no máximo 6000 rpm. A electronica não permite mais, protegendo o motor para que nunca atinja rotações demasiado elevadas onde o unico resultado prático é o puro desperdicio de combustivel, pois o motor já passou a zona de potencia maxima e o binario maximo há muito que também já passou ... Já o motor electrico principal faz 13.500 rpm.

                                                    O facto que provavelmente mais adequa a expressão 'voar baixinho' no Prius é o feito de ser o automóvel produzido de série com o coeficiente aerodinamico mais baixo do mundo (Cx. 0.25) de forma a minimizar ao máximo o atrito aerodinamico e melhorar os consumos.
                                                    A actual geração está inclusivé coberta por paineis na parte de baixo do carro para minimizar a turbulencia do vento, dando o aspecto liso á parte inferior do carro. Tem inclusive na zona traseira alhetas direccionadoras do vento ...

                                                    O Prius é um carro complexo mas extremamente engenhoso e muito bem pensado. Foram vários anos de investigação patrocinados pela toyota que produziram este 'prodigio' tecnologico. Conduzi-lo e entende-lo na plenitude demora algum tempo, e é isso que é 'viciante'. Depois de conduzir um e de dominar todos os conceitos e comportamentos nas várias circunstancias de forma a tirar o melhor proveito que tem para nos dar, é dificil não esboçar um sorriso. E voltar a conduzir um carro convencional é mesmo uma sensação de andar para trás no tempo ...
                                                    Editado pela última vez por JCSPOWER; 18 July 2010, 10:35.

                                                    Comentário


                                                      Que evoluções técnicas significativas existem entre o Prius actual e o anterior?
                                                      (Não estou a falar de extras nem amenidades)

                                                      E já agora, porquê passar o motor de 1.5 para 1.8 (Gasolina)?

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por WarMode Ver Post
                                                        Que evoluções técnicas significativas existem entre o Prius actual e o anterior?
                                                        (Não estou a falar de extras nem amenidades)

                                                        E já agora, porquê passar o motor de 1.5 para 1.8 (Gasolina)?
                                                        Eu acho que o sistema é quase idêntico, e apenas li algures de uma diferença para o anterior. No anterior o óleo do motor era recolhido para um compartimento térmico quando o carro ficava desligado mais do que algum tempo. Ouve-se mesmo uma barulho de sucção para aí 1 min depois de desligar o motor. Supostamente, mantendo o óleo a uma temperatura mais elevada, depois poupa-se energia no arranque. Mas se calhar chegaram à conclusão que não devia compensar, porque eliminaram isso nesta versão.

                                                        Outras diferenças não sei, mas também não andei a ver. Mas como esta versão gasta menos que a anterior, mesmo com um motor com mais cilindrada, mais diferenças devem haver.

                                                        O passar o motor de 1.5 para 1.8 acho que foi mais por pressão dos utilizadores norte-americanos que estão habituados a ter mais cilindrada e mais potência, mas também não sei se é a única explicação.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por WarMode Ver Post
                                                          Que evoluções técnicas significativas existem entre o Prius actual e o anterior?
                                                          (Não estou a falar de extras nem amenidades)

                                                          E já agora, porquê passar o motor de 1.5 para 1.8 (Gasolina)?
                                                          Posso esquecer-me de algumas, mas aqui ficam. Basicamente o sistema hibrido do Prius 2010 é totalmente novo em cerca de 90% dos componentes, tendo sido redesenhados para serem mais leves e compactos.

                                                          O maior binário do motor 1.8 permite-lhe funcionar a mais baixas rotações que o 1.5 nas várias circunstancias, melhorando os consumos. A principal vantagem aqui face ao 1.5 são os consumos em auto-estrada. Além de melhorar os consumos é uma unidade com mais potencia, premitindo ao mesmo tempo melhores performances.
                                                          Possui também um novo sistema de aquecimento que leva o líquido refrigerador do motor até ao sistema de escape (aproveitanto a temperatura dos gases), onde o aquece através de um permutador de calor a partir de onde é reencaminhado em direcção ao motor resultando em tempos de aquecimento bastante curtos, permitindo consumos mínimos em percursos curtos. Passou a ter uma bomba de água totalmente electrica ao contrário do 1.5, eliminando assim por completo a existência de correias no motor.

                                                          - Houve alterações no módulo de transmissão, nomeadamente na forma como os motores se ligam, onde anteriormente existia uma corrente agora a ligação é feita por contacto directo em engrenagem dentada, diminuindo as perdas de energia. O dimensionamento dos motores electricos também foi alterado, sendo que um deles passou a ser mais potente.

                                                          - A gestão electrónica foi melhorada, assim como o seu sistema de refrigeração (o módulo electrónico é refrigerado a liquido) passado agora a existir 3 modos de funcionamento seleccionáveis que influenciam a forma de conduzir, POWER, ECO e EV (Electric Vehicle).

                                                          - A aerodinamica melhorou, com o coeficiente aerodinamico a melhorar dos anteriores 0.26 para 0.25.

                                                          - O carro foi todo redesenhado quer por fora quer por dentro, tendo agora dimensões mais generosas que o anterior, possuindo agora um painel de instrumentos diferente e talvez mais completos.

                                                          - Passou a ter a possibilidade de usufruir de um sistema de arrefecimento alimentado por painel solar montado no tecto para aproveitamento da energia.

                                                          Talvez me tenha esquecido de uma ou outra coisa ... Mas se realmente estiverem interessados poderão facilmente obter informação do género em pesquisas no google.

                                                          Abraço.

                                                          Comentário


                                                            Obrigado pelas respostas.

                                                            Entao estamos a falar de melhoramentos ao que já estava especificado no desenho técnico do carro anterior certo?

                                                            No que toca a baterias, já são de ião de litio, ou são identicas ao anterior?

                                                            E agora que pensei nisso, o motor de combustao passou de 1.5 para 1.8, e os electricos, mudaram alguma coisa?

                                                            Comentário


                                                              Electric Car Dreams

                                                              Electric Car Dreams | NOW on PBS | PBS Video

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X