Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Finalmente o 1.6 HDI/TDci com caixa de 6v

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por necos Ver Post
    Eu como conduzo um Focus 1.6 TDci todos os dias tenho a minha opinião.

    Sou a favor de uma cx. de 6v no Focus nos seguintes termos: Deixar estar as 4 primeiras relações como estão, encurtar a 5ª velocidade e "meter" uma 6ª. E porquê? Porque eu faço muita AE, em serviço, e os 92000 Kms em pouco mais de um ano atestam bem isso. No Focus ás 3000 rpm vamos a 150 Km/h, a 180 Km/h vamos nas 3500 rpm, e a 200 vamos nas 4000 rpm (curiosamente a velocidade maxima que já dei com o carro foi 225, de ponteiro, e estava precisamente a entrar no red line ). Como faço muita AE e sempre "depressinha", pois fazer viagens sozinho como faço sempre, ás vezes do Porto ao Algarve a cumprir o codigo ficava maluco , acho que uma 6ª em que a 180 andasse ali perto ou nas 3000 iria diminuir os consumos.

    A caixa de 5v do Focus está muito bem escalonada, tão bem que quando perde em recuperações com carros de potências semelhantes e cx. de 6v a diferença nunca é grande, o que atesta o exemplar escalonamento da caixa.

    So mesmo uma sexta mais longa para melhorar os consumos em AE.

    No Focus as 3.000rpm vais a 150km/h. Para que mais longo?

    As 3.000rpm num 1.9 TDi 105cv 6v vais aos mesmos 150km/h.
    As 3.000rpm num 1.9 TDi 130cv 6v vais aos 160km/h.

    Querias ia a 180km/h ás 3.000rpm num carro de 110cv? Tinhas que ter uma 6ª bem mais longa que a do TDi 130cv. Não acho que seja viável.

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
      No Focus as 3.000rpm vais a 150km/h. Para que mais longo?

      As 3.000rpm num 1.9 TDi 105cv 6v vais aos mesmos 150km/h.
      As 3.000rpm num 1.9 TDi 130cv 6v vais aos 160km/h.

      Querias ia a 180km/h ás 3.000rpm num carro de 110cv? Tinhas que ter uma 6ª bem mais longa que a do TDi 130cv. Não acho que seja viável.
      Pois isso não sei se é possivel.....mas acho que percebeste qual era a minha ideia

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por necos Ver Post
        Pois isso não sei se é possivel.....mas acho que percebeste qual era a minha ideia
        Eu percebi. Mas acho que não é real. Daqui a bocado querias ir a 180km/h às 2.000rpm. ;)

        Acho que os 150km/h às 3.000rpm é uma relação perfeitamente aceitável para um carro com 110cv. Mais só em carros mais potentes, ou em sextas ultra longas como a do meu GPunto 90cv, que nem sei se chegam a poupar combustível de tão longas que são.

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
          Eu percebi. Mas acho que não é real. Daqui a bocado querias ir a 180km/h às 2.000rpm. ;)
          Olha...não era mau pensado

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por necos Ver Post
            Claro claro....aliás eu ontem comi bacalhau e fiquei mal disposto e de certeza que foi do bacalhau.....conclusão nunca mais como bacalhau na vida

            PS- Parece-me haver aí qualquer tipo de recalcamento com a PUG.
            Eu ñ quis dizer isso tão directamente

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
              Acho que ele não queria dizer status. Era mais que está na moda ter caixa de 6v.

              Criticam carros em ensaios com caixas de 5v que estão muito bem escalonadas, e cuja falta de uma caixa de 6v é nula.

              Acho que era mais esse ponto de vista.
              Exacto, expressei-me mal, mas não deixa de ser razão, não tarda qto mais mudanças melhor é o carro ;)

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por necos Ver Post
                Claro claro....aliás eu ontem comi bacalhau e fiquei mal disposto e de certeza que foi do bacalhau.....conclusão nunca mais como bacalhau na vida

                PS- Parece-me haver aí qualquer tipo de recalcamento com a PUG.
                Pois, mas se soubesses de todo o historial problemático do carro não falavas assim.
                Posso afirmar que nunca tratei tão bem um carro como este 206, que logo no 3º dia após a compra começou a dar problemas.
                Já tive mtos carros(sem qq problema de qq tipo) e nunca fui tantas vezes a oficina como com este 206, aliás posso somar as idas á oficina de todos os carros que tive e este bate essas idas.
                E sim caro necos, o problema é do "bacalhau" e posso dizer-te que a marca desse "bacalhau" é uma m****.
                Quanto ao recalcamento, não existe, apesar de ter estado 82 dias à espera duma peça(sensor de temperatura), das dezenas de reclamações para a peugeot Portugal que se descartavam de qq tipo de responsabilidade, enfim só bom serviço quer da oficina quer da peugeot Portugal.
                Realço que como o meu tenho conhecimento de vários casos de hdi´s problemáticos.
                Editado pela última vez por RFS; 16 March 2008, 17:45.

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por RFS Ver Post
                  Pois, mas se soubesses de todo o historial problemático do carro não falavas assim.
                  Posso afirmar que nunca tratei tão bem um carro como este 206, que logo no 3º dia após a compra começou a dar problemas.
                  Já tive mtos carros(sem qq problema de qq tipo) e nunca fui tantas vezes a oficina como com este 206, aliás posso somar as idas á oficina de todos os carros que tive e este bate essas idas.
                  E sim caro necos, o problema é do "bacalhau" e posso dizer-te que a marca desse "bacalhau" é uma m****.
                  Quanto ao recalcamento, não existe, apesar de ter estado 82 dias à espera duma peça(sensor de temperatura), das dezenas de reclamações para a peugeot Portugal que se descartavam de qq tipo de responsabilidade, enfim só bom serviço quer da oficina quer da peugeot Portugal.
                  Realço que como o meu tenho conhecimento de vários casos de hdi´s problemáticos.
                  O teu 206 pode, como se costuma dizer, ter sido feito no turno da noite. Não nego que dão problemas, e é perfeitamente normal que dêm problemas, assim como a Renault dá problemas, a Mercedes também dá, e a Ferrari, e aposto que a Bugatti e a Rolls Royce também avariam, agora julgar 6 milhões de 206 porque o teu e o dos teus amigos avariaram é um bocado injusto não? o meu 206 teve o primeiro problema aos 198 mil km, vou fazer da marca o topo da fiabilidade? claro que não, existem sempre modelos que dão problemas.

                  E isto passa-se em todas as marcas, até anda aí um caso de um Tourareg que deu muitos problemas e todos gravissimos, e teve uma assistência péssima, e não contentes, ainda processaram o dono! No entanto, alguém fala do "bacalhau" da VW, ou todos dizem que a vw é fiavel? Mas aposto que o dono desse Touareg tem a mesma opinião que tu.

                  Desejo-te mais sorte para a máquina.

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por RFS Ver Post
                    Pois, mas se soubesses de todo o historial problemático do carro não falavas assim.
                    Posso afirmar que nunca tratei tão bem um carro como este 206, que logo no 3º dia após a compra começou a dar problemas.
                    Já tive mtos carros(sem qq problema de qq tipo) e nunca fui tantas vezes a oficina como com este 206, aliás posso somar as idas á oficina de todos os carros que tive e este bate essas idas.
                    E sim caro necos, o problema é do "bacalhau" e posso dizer-te que a marca desse "bacalhau" é uma m****.
                    Quanto ao recalcamento, não existe, apesar de ter estado 82 dias à espera duma peça(sensor de temperatura), das dezenas de reclamações para a peugeot Portugal que se descartavam de qq tipo de responsabilidade, enfim só bom serviço quer da oficina quer da peugeot Portugal.
                    Realço que como o meu tenho conhecimento de vários casos de hdi´s problemáticos.
                    Está diagnosticado o problema...Os pugs não são para ser tratados com cuidado pá, isso não é um Bmw ou um mercedes

                    Da minha experiência com 206 (1.1 e 1.4hdi van) só tenho a dizer bem...a única coisa mais "fraquinha" eram mesmo os apoios de motor do 1.1 (queimei alguns apoios de motor (3) nas minhas incursões à Serra da Estrela) de resto sempre revisões normais. Aqui em casa por norma os pugs são mecanicamente muito resistentes...mas se calhar já vêm abençoados de fábrica

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                      No Focus as 3.000rpm vais a 150km/h. Para que mais longo?

                      As 3.000rpm num 1.9 TDi 105cv 6v vais aos mesmos 150km/h.
                      As 3.000rpm num 1.9 TDi 130cv 6v vais aos 160km/h.

                      Querias ia a 180km/h ás 3.000rpm num carro de 110cv? Tinhas que ter uma 6ª bem mais longa que a do TDi 130cv. Não acho que seja viável.
                      num 307 às 3000 não vais a 150... eu costumo conduzir 307's e smp achei a que faz falta uma sexta porque a 5ª fica algo curta

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por smdx Ver Post
                        num 307 às 3000 não vais a 150... eu costumo conduzir 307's e smp achei a que faz falta uma sexta porque a 5ª fica algo curta
                        A 5ª do 307 é um pouco mais curta. Faz 46.2 por cada 1000 rpm's em 5ª, o que dá cerca de 138.6km/h reais e cerca de 142km/h de ponteiro.

                        Comentário


                          #42
                          Ontem fiz o test drive ao 308 e realmente a cx. é mais curta que a do Focus, não dei mais, como era um test drive, que 140 e ia nas 3000 rpm, enquanto que no Focus ás 3000 vamos a 150 Km/h.

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por necos Ver Post
                            Ontem fiz o test drive ao 308 e realmente a cx. é mais curta que a do Focus, não dei mais, como era um test drive, que 140 e ia nas 3000 rpm, enquanto que no Focus ás 3000 vamos a 150 Km/h.
                            A do 308 5V, ainda é ainda um pouco mais curta que a do 307 com o motor 1.6 HDI.

                            Já à dados sobre as caixas de 6 no 308 1.6 HDI 110. São duas: uma manual e uma robotizada (CMP)


                            308 c/ caixa de 6 manual.

                            8,4
                            15,5
                            22,6
                            30,6
                            39,2
                            50
                            308 c/caixa de 6 CMP - robotizada.

                            8,8
                            16,1
                            23,4
                            31,7
                            40,7
                            51,9

                            Comentário


                              #44
                              E os dados da caixa de 5 velocidades? Para comparar.

                              Comentário


                                #45
                                ena, que fixe!! Caixa de 6v manual no 1.6 hdi! eu quero
                                sim, que isto de ir a 140 nas 3000rpm faz com que os consumos andem sempre acima dos 6l....

                                e ficou provado que realmente a caixa do Focus é mais longa que a dos Pug/C4... algo que é bom para AE, mas não tão bom para o dia a dia (minha opinião). Eu pelo menos, nom eu estilo de condução, prefiro esta do C4 do que a caixa do FOcus (fiz um longo test drvie)

                                Comentário


                                  #46
                                  o meu C4 às 3000rpm faz +-140kmh...
                                  Para andar em AE eu preferia ter uma 6ª q baixasse o regime para +- 2500rpm aos 140kmh (velocidade de cruzeiro)

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por gemini Ver Post
                                    ena, que fixe!! Caixa de 6v manual no 1.6 hdi! eu quero
                                    sim, que isto de ir a 140 nas 3000rpm faz com que os consumos andem sempre acima dos 6l....

                                    e ficou provado que realmente a caixa do Focus é mais longa que a dos Pug/C4... algo que é bom para AE, mas não tão bom para o dia a dia (minha opinião). Eu pelo menos, nom eu estilo de condução, prefiro esta do C4 do que a caixa do FOcus (fiz um longo test drvie)
                                    Gemini, tal como dizes, depende do que fazes no dia-a-dia, eu como faço 80% AE estou contente com a relação de caixa do Focus, aliás começo a concordar com o Rogerajacto, a 6ª do PUG 308 não fica muito diferente da 5ª do Focus.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Precisei de alguma habituação à caixa do meu Focus 1.6 TDCI 90cv. As 3 primeiras mudanças estão demasiado separadas para o meu gosto, e sim dá os 150Km/h às 3000rpm.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                        Precisei de alguma habituação à caixa do meu Focus 1.6 TDCI 90cv. As 3 primeiras mudanças estão demasiado separadas para o meu gosto, e sim dá os 150Km/h às 3000rpm.
                                        É um facto que estão separadas. Uma 2ª dá quase 90 e a 3ª passa ligeiramente do 120, o que não é habitual num diesel. O bom disto é que apesar de estarem separadas ele não se ressente nas baixas, ou seja, tu em 3ª a 30 Km/h, nas mil e poucas rotações, "pisas" e ele sai...daí eu gostar bastante relação caixa/motor do Focus

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por necos Ver Post
                                          É um facto que estão separadas. Uma 2ª dá quase 90 e a 3ª passa ligeiramente do 120, o que não é habitual num diesel. O bom disto é que apesar de estarem separadas ele não se ressente nas baixas, ou seja, tu em 3ª a 30 Km/h, nas mil e poucas rotações, "pisas" e ele sai...daí eu gostar bastante relação caixa/motor do Focus
                                          Como inconveniente, a trocar de mudança numa subida convém medir bem o timing para fazer a passagem de caixa.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                            Como inconveniente, a trocar de mudança numa subida convém medir bem o timing para fazer a passagem de caixa.
                                            Eu, mesmo por causa de subidas sou um pouco renitente em relação ás cx. de 6v.

                                            Por exemplo, numa subida com cx. de 6v puxas uma 3ª chegas ali por volta dos 100 e tens que pôr a 4ª o que normalmente acontece, se fôr ingreme, é que a 4ª aguenta a velocidade mas não ganha. Na caixa de 5v a 3ª dá 120, logo aí dás avanço à cx. de 6v. Já me aconteceu isso várias vezes, em "picanços" saudaveis com carros de semelhante potência em que se nota que eles pôem mudança acima e eu ganho-lhe vantagem até pôr outra acima.

                                            O nosso motor, se bem que o teu é de 90cv mas isso tb se nota mais é nas altas e não nas baixas, é bom em baixa rotação que é aquilo que normalmente as cx. de 6v vêm trazer de beneficio.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por necos Ver Post
                                              Eu, mesmo por causa de subidas sou um pouco renitente em relação ás cx. de 6v.

                                              Por exemplo, numa subida com cx. de 6v puxas uma 3ª chegas ali por volta dos 100 e tens que pôr a 4ª o que normalmente acontece, se fôr ingreme, é que a 4ª aguenta a velocidade mas não ganha. Na caixa de 5v a 3ª dá 120, logo aí dás avanço à cx. de 6v. Já me aconteceu isso várias vezes, em "picanços" saudaveis com carros de semelhante potência em que se nota que eles pôem mudança acima e eu ganho-lhe vantagem até pôr outra acima.

                                              O nosso motor, se bem que o teu é de 90cv mas isso tb se nota mais é nas altas e não nas baixas, é bom em baixa rotação que é aquilo que normalmente as cx. de 6v vêm trazer de beneficio.
                                              A partir da 3ª é sempre a aviar nelas. O problema é mesmo a passagem de 1ª para 2ª e por vezes de 2ª para 3ª, sobretudo quando o motor está frio faz-me alguma impressão ter que puxar pelos bicho até depois das 2500rpm.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                                                E os dados da caixa de 5 velocidades? Para comparar.
                                                Eu tirei estes dados do km77.com
                                                Agora já lá não têm os dados do HDI 5V mas recordo-me que eram um pouquinho mais curtas que a do 307 com o mesmo motor.

                                                Estas são as do 307 1.6 HDI 110.

                                                8,88
                                                16,3
                                                26,3
                                                37,1
                                                46,2

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Pela experiência que tenho a 6ª é uma mudança "utilizável" até certa velocidade (média), género 130-140 km/h.

                                                  E passo a explicar porquê.

                                                  À medida que circulamos mais depressa em AE, a probabilidade de encontrarmos um veículo que segue à nossa frente a menor velocidade, aumenta.

                                                  A 6ª tem muito pouco poder de recuperação.

                                                  Daí que, a não ser que queiramos demorar largos segundos a recuperar a velocidade anterior, o melhor mesmo é usar a 5ª. E até é capaz de consumir menos nesse exercício.

                                                  Até porque a sensação de segurança aumenta, pois o poder de travagem do motor é maior, o que é útil ao aproximarmo-nos desse veículo que circula a menor velocidade.

                                                  Com isto quero dizer que a 6ª é excelente para andar ali a cumprir o limite de 120 ou andar ligeiramente acima dele, principalmente porque ajuda nos consumos e diminui o ruído.

                                                  Agora se queremos ir depressa, a 5ª tem a elasticidade óptima para circular em AE a velocidades menos...recomendáveis e, principalmente, lidar com as variações de velocidade que esse ritmo impõe.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por André Ver Post
                                                    Pela experiência que tenho a 6ª é uma mudança "utilizável" até certa velocidade (média), género 130-140 km/h.

                                                    E passo a explicar porquê.

                                                    À medida que circulamos mais depressa em AE, a probabilidade de encontrarmos um veículo que segue à nossa frente a menor velocidade, aumenta.

                                                    A 6ª tem muito pouco poder de recuperação.

                                                    Daí que, a não ser que queiramos demorar largos segundos a recuperar a velocidade anterior, o melhor mesmo é usar a 5ª. E até é capaz de consumir menos nesse exercício.

                                                    Até porque a sensação de segurança aumenta, pois o poder de travagem do motor é maior, o que é útil ao aproximarmo-nos desse veículo que circula a menor velocidade.

                                                    Com isto quero dizer que a 6ª é excelente para andar ali a cumprir o limite de 120 ou andar ligeiramente acima dele, principalmente porque ajuda nos consumos e diminui o ruído.

                                                    Agora se queremos ir depressa, a 5ª tem a elasticidade óptima para circular em AE a velocidades menos...recomendáveis e, principalmente, lidar com as variações de velocidade que esse ritmo impõe.
                                                    Isso varia, obviamente, com o carro que tens. recordo-me que com o A3 Tdi de 130cv aquilo em 6ª a partir dos 80/100 já recuperava muito bem, logo a potência d carro tem muita influencia nessa situação.

                                                    Comentário

                                                    AD fim dos posts Desktop

                                                    Collapse

                                                    Ad Fim dos Posts Mobile

                                                    Collapse
                                                    Working...
                                                    X