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Distâncias de travagem - Será possível? (ex: uno vs carrera gt)

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    #31
    Originalmente Colocado por AF147 Ver Post
    Um C1 1.4 hdi, neste teste, a 130km/h, precisou 70.1 metros.

    Se há coisa que se pode criticar e muito neste carro é a travagem, horrível para um peso pluma...


    Quanto a comparar o Uno vs o Porsche...

    Eu imagino o à vontade do condutor do Porsche vs a aflição do condutor do Uno...

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por Lino Marques Ver Post
      Só para terem uma ideia, um carro de F1 apresenta os seguintes valores:

      18,7 m/s², 200-0 km/h ------------ 72,2 m

      UAU.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por DêCêIi Ver Post
        Se há coisa que se pode criticar e muito neste carro é a travagem, horrível para um peso pluma...


        Quanto a comparar o Uno vs o Porsche...

        Eu imagino o à vontade do condutor do Porsche vs a aflição do condutor do Uno...
        Por acaso ...


        Mas um Porsche, a 130km/h, que distância de travagem tem?

        Estou curioso, e o MM SLR?

        Já agora, a distância de travagem entre veiculos de topo, entre marcas como bugatti, ferrari, lamborghini... como será? Alguém tem comparativos?

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por paulo.neiva Ver Post
          Impressionante a diferença de cada carro a andar a 100km/h para 130km/h..


          É fácil de perceber a diferença. Um objecto em movimento tem energia cinética; a fórmula para o seu cálculo é: Ec= 0,5 * massa do veículo * Velocidade^2


          Sendo 0,5 e a massa do veículo valores constantes, verifica-se que a energia cinética varia na relação directa do quadrado da velocidade.



          Originalmente Colocado por Nitrofurano
          A força necessária para travar um carro é exponencial, e não linear, à velocidade.

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por ppais Ver Post
            O pessoal mais antigo do AHO lembra-se com certeza de um famoso tópico semelhante a este que na altura envolveu muita gente que até percebe bastante da coisa (e muita gente que obviamente não percebia puto). Lembro-me do 1alfista, do JoãoDias... etc...

            Foi dos tópicos que mais gostei neste fórum apesar de algumas picardias.
            Lembro-me desse tópico,excelente sem dúvida!

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por NMiguel Ver Post
              A questão já não é nova, á tempos numa discussao um pouco offtopic envolvendo alguns utilizadores tentou-se discutir esta questão, decídi colocá-la de novo, para ver se é possível chegar a um consenso.


              Imaginemos o seguinte cenário:

              Um Fiat Uno com alguns anos, vai a 140km/h, e efectua uma travagem de emergência.
              No mesmo momento um Porsche(recente, topo de gama) ía a 200km/h e efectuou uma travagem de emergência.

              Será possivel que a distância de travagem do Porsche seja menor/similar á do Fiat Uno?


              Obs: Não estão em causa as marcas, foi apenas um exemplo.
              Oh não, outra vez essa teoria ridícula daquele prof do IST, o Dias...
              Esquece isso, esse moço percebe tanto de carros como eu de danças tradicionais moldavas...

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por Português ao volante Ver Post
                Oh não, outra vez essa teoria ridícula daquele prof do IST, o Dias...
                Esquece isso, esse moço percebe tanto de carros como eu de danças tradicionais moldavas...


                E as Ucranianas a falarem de tricôt tipico da regiao do sudoeste?

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por Fraga Ver Post
                  oi? volta lá a ver os valores colocados..
                  Esquece.. Eram os 100km/s no C1 que estava a ver.. Isto devia ter sido do almoço que foi pesado..

                  Originalmente Colocado por Alguém Ver Post
                  É fácil de perceber a diferença. Um objecto em movimento tem energia cinética; a fórmula para o seu cálculo é: Ec= 0,5 * massa do veículo * Velocidade^2

                  Sendo 0,5 e a massa do veículo valores constantes, verifica-se que a energia cinética varia na relação directa do quadrado da velocidade.
                  De facto! É mesmo isso que explica que a velocidade é dos factores mais importantes!
                  Uma curiosidade: no Top Gear, diziam que o Veyron demorava 10 segundos a travar de 400km/s a 0. Nao sei é em quantos metros..

                  Encontrei os dados dos seguintes carros:

                  Bugatti Veyron:

                  Top speed: 407 km/h
                  Acceleration:
                  + 2.5 sec 0-100 km/h
                  + 7.3 sec 0-200 km/h
                  + 16.7 sec 0-300 km/h
                  Braking distance: 31.4 m 100-0 km/h
                  Gearbox shift time: < 150 ms
                  @ http://www.netcarshow.com/bugatti/2005-veyron/

                  McLaren-Mercedes SLR:
                  De 100 a 0 faz 34.75m (contas, convertendo o valor em feet(pés))
                  @ http://www.worldcarfans.com/2031121....verview-for-us

                  Koenigsegg CCR:

                  Acceleration: 0-100 km/h (0–62 mph) 3.2 seconds
                  Top speed: 395+ km/h (242+ mph)
                  Standing quartermile: 9 seconds, end speed 235 km/h (146 mph)
                  Braking distance: 31 m (100–0 km/h)
                  Lateral g-force: 1.3 g
                  Fuel consumption: Highway travel: 13 l/100 km
                  Combined: 17 l/100 km
                  @ http://www.koenigsegg.com/thecars/index.asp?submenu=4

                  Porsche 911 GT2 (997):

                  The GT2 also recorded a braking distance from 60 mph (97 km/h) to 0 of 98 feet (30 m) and recorded 1.10g lateral grip.
                  @ http://en.wikipedia.org/wiki/Porsche_911

                  Curiosamente não encontrei o do Carrera GT...

                  Comentário


                    #39
                    Se por um lado o Carrera GT tem melhores travões, suspênsões e pneus que possibilitam uma melhor aderência ao piso, por outro lado o Uno é bem mais leve, vencendo a inércia bem mais facilmente.

                    Fazendo umas contas rápidas, a energia cinética do Uno é de apenas 45% a do Carrera GT.

                    O Carrera GT terá mais do dobro de poder de travagem do Uno para poder travar antes deste?

                    Fico reticente quanto a esta questão.

                    Comentário


                      #40
                      Finalmente!! Depois de tanto tempo a vasculhar a net, lá consegui encontrar:

                      Porsche Carrera GT:

                      (fiz a conversão de pés para metros)
                      100 km/h - 0 km/h: 30.8 m
                      e
                      160 km/h - 0 km/h: 69,2 m

                      fonte: http://merciless-web.com/automobile/...carrera_gt.htm

                      Alguem que encontre o Fiat Uno

                      Comentário


                        #41
                        mau.. pq é q foste buscar o uno? kerias um carro a altura do porsche? se for assim entende-se

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por slowjam Ver Post
                          mau.. pq é q foste buscar o uno? kerias um carro a altura do porsche? se for assim entende-se

                          O uno foi so a ideia do autor do tópico!
                          Se tiveres um, ou alguém tiver um, se souber a distancia que ele faz, o pessoal fica esclarecido em relação a este "mistério"!

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por paulo.neiva Ver Post

                            O uno foi so a ideia do autor do tópico!
                            Se tiveres um, ou alguém tiver um, se souber a distancia que ele faz, o pessoal fica esclarecido em relação a este "mistério"!
                            hm n sei qual é a distancia exacta.. mas sei q para rapido.. excepto qnd ta nos paralelos molhados, e cos pneus carecas (como os meus).. ai eskece...

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por paulo.neiva Ver Post
                              Uma curiosidade: no Top Gear, diziam que o Veyron demorava 10 segundos a travar de 400km/s a 0. Nao sei é em quantos metros..
                              A essa velocidade percorre quase 4000Km até parar!

                              Comentário


                                #45
                                Este exemplo é engraçado e chama a atenção para o facto de que ainda que haja enormes diferenças de potência, travagem, etc. entre carros, se tem que lidar com a velocidade com todos os cuidados.

                                O Carrera GT é um dos carros que melhor trava, é verdade, não tenho ideia de o Uno ser particularmente mau neste particular, mas mesmo neste exemplo em que em que a desproporção de "meios" é enorme, não acontece nenhum milagre.

                                Em relação á travagem dos F1 ser a 70 mts das curvas, isso no minimo será muuuuito variavel, não ? e claro eles não travam para 0, travam para a velocidade a que negoceiam a curva

                                Comentário


                                  #46
                                  v7: o exemplo que mencionei é mesmo a travagem de 200 Km/h até 0 Km/h, ou seja, imobilização total!

                                  Comentário


                                    #47
                                    e pk nao arranjam um porche e um uno lado a lado ???

                                    Comentário


                                      #48
                                      Sem querer entrar muito em off-topic:

                                      Uma vez emprestei o meu ex-CTR a um instrutor de condução... surgiu um obstáculo a frente, e o gajo nem se deu ao trabalho de desviar! Pe no travão ate bater! ...Era o unico "obstaculo" numa rua larga!

                                      Para evitar acidentes, nem sempre a melhor opção sera travar a fundo.....

                                      Gostava de ver um UNO a 140km/h fazer uma guinada do mesmo modo que se consegue fazer com um Porsche.....

                                      Comentário


                                        #49
                                        a resposta ta aqui...

                                        http://www.youtube.com/watch?v=Xrh0m...eature=related

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por Alguém Ver Post
                                          A essa velocidade percorre quase 4000Km até parar!
                                          Acho que estás a fazer mal as contas...rondam os 1100 metros!!!

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post
                                            Se por um lado o Carrera GT tem melhores travões, suspênsões e pneus que possibilitam uma melhor aderência ao piso, por outro lado o Uno é bem mais leve, vencendo a inércia bem mais facilmente.

                                            Fazendo umas contas rápidas, a energia cinética do Uno é de apenas 45% a do Carrera GT.

                                            O Carrera GT terá mais do dobro de poder de travagem do Uno para poder travar antes deste?

                                            Fico reticente quanto a esta questão.
                                            Há muita variável em questão.
                                            Não se lembram do teste que saiu numa revista (não me lembro se AH ou AF), em que um tanque de guerra travava melhor que um Porsche?

                                            Comentário


                                              #52
                                              Nao se pode generalizar, acho que a distancia de travagem esta sem duvida nenhuma ligada a capacidade de tracçao dos pneus.

                                              Naquele teste se o C1 em vez de ter uns pneus 165 tivesse uns 185 a distancia de travagem era menor.

                                              Com piso seco conta muito a qualidade dos pneus e a largura, em piso molhado conta muito o peso do carro.

                                              Num teste da AF chegaram a conclusao que em piso seco os mais rapidos a travar eram os que tinham melhores pneus, em piso molhado foi o C1 por ser mais leve.

                                              A maior diferença nem é a distancia nesses carros mas sim a facilidade e tranquilidade com que reduzem a velocidade.

                                              Travar a fundo num Uno indo a 140km/h pode dar em descontrolo ou termos que fazer ajustes no volante para n se atravessar, ja no Porsche secalhar ate sem as maos no volante ele consegue manter a travagem certa ate parar.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Da mesma maneira que a resistência não é linear tb a velocidade aumenta exponencialmente as distâncias de travagem.

                                                É bem possivel que com difenças de velocidade relevantes um carro mais fraco se imobilize antes de um super-desportivo.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por DeBeF Ver Post
                                                  Acho que estás a fazer mal as contas...rondam os 1100 metros!!!

                                                  Nops.

                                                  Repara no que está a vermelho na minha citação.

                                                  O paulo.neiva escreveu Km/s quando queria dizer Km/h. Daí eu dizer que iria percorrer quase 4000Km até estabilizar (considerando que 400Km/s * 10s = 4000Km, o que também não estaria correcto, pois a velocidade vai diminuindo ).

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por Alguém Ver Post
                                                    Nops.

                                                    Repara no que está a vermelho na minha citação.

                                                    O paulo.neiva escreveu Km/s quando queria dizer Km/h. Daí eu dizer que iria percorrer quase 4000Km até estabilizar (considerando que 400Km/s * 10s = 4000Km, o que também não estaria correcto, pois a velocidade vai diminuindo ).
                                                    ah ok!!!! hehehehehe

                                                    não reparei!

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Afinal à pouco, faltei com a verdade, o tanque afinal perdeu, a curiosidade é que a diferença foi mínima!

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Pode se que o SLR dê luta ao Uno.

                                                        YouTube - Top Gear testing a Mercedes McLaren SLR

                                                        Vejam a partir do minuto 4.00

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Em vez do Carrera GT pode ser um 911?







                                                          Para se imobilizar desde os 100km/h o Fiat Uno Mk2, necessita de mais 15.3 metros do que um Porsche 911 Carrea

                                                          Fiat Uno MK2: 100-0= 54.7
                                                          Porsche 911 Carrea:100-0= 39.4

                                                          54.7-39.4=15.3
                                                          Editado pela última vez por GTTDI; 14 November 2010, 18:19.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por Shidoshi Ver Post
                                                            Há muita variável em questão.
                                                            Não se lembram do teste que saiu numa revista (não me lembro se AH ou AF), em que um tanque de guerra travava melhor que um Porsche?
                                                            Esse teste foi publicado na Auto Foco nº74, de 23 a 29 de Agosto de 2001

                                                            Medições:
                                                            30 Kmh
                                                            Porsche (P)=3.7m
                                                            Leopard 2/A4 (Tanque)(T)=5.6m

                                                            50 kmh
                                                            P=10.0m
                                                            T=13.2

                                                            70 KM/h
                                                            P=18.4m
                                                            T=20.6

                                                            Porsche 911 Turbo
                                                            Peso:1520 kg

                                                            Leopard 2/A4
                                                            Peso: 55 150 kg
                                                            Editado pela última vez por GTTDI; 14 November 2010, 18:29.

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