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Os carros sem manutenção
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Originalmente Colocado por Jorge Correia Ver PostOk... vamos pegar no exemplo do mfpdoi
O Ibiza nunca mudou o escape, os discos de travão, lâmpadas?
Nunca desafinou o motor, partiu o cabo de embraiagem, avariou o fecho central, as fechaduras nada?
Sim, de facto tens razao, sao coisas que a pessoa nem se lembra... Mesmo assim o que ja levou novo foi mesmo a embraigem e, agora que falas nessas coisas, um stop e discos de travao, de resto, penso que nao teve mais problemas.
Mas numa coisa tens razao, com mais ou menos avarias, todos os carros necessitam de manutenção porque são máquinas. E as maquinas falham!
Edit: Também ja levou um elevador do vidro electrico do condutor...
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Originalmente Colocado por GJP Ver Posteste é o tipico topico de odio aos carros japoneses que pouca manutenção precisam (excepto revisões) e que causa dor de coto...
e mais n digo nem respondo
Vê-se logo quem não entende nada do sentido do tópico...
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Vamos ver...
Há carros que fazem as manutenções todas certinhas e no entanto conseguem pregar partidas ao dono, desde os bombitos que deram o berro, os amortecedores a babar com 37.000 kms (ver teste ao usado deste mês no GA), etc.
Depois há outros que de facto com a manutenção mínima duram e duram.
Eu tenho o exemplo de um celica do meu pai de 1991, com 140.000 kms que tem o escape de origem, bombitos de origem, discos de origem, fuídos (radiador, caixa, travões, direcção assistida) de origem, etc.
Levou escovas de limpa-vidros, oleo e filtro de oleo e mesmo o filtro de ar nunca foi trocado, apenas limpo de vez em quando. Terá levado também velas, mas muito menos do que o normal.
Por isso há carros que têm uma fiabilidade que lhes permite aguentar muito mais a ausência das revisões, enquanto outros mesmo com as revisõesinhas todas em dia vão inventando novos problemas para o proprietário gastar dinheiro.
Carros sem qualquer manutenção não existem, embora conheça um toyota a diesel que com 300.000 kms nunca mudou o óleo do motor. À medida que vai gastando, leva o que falta.
Claro que isto é uma loucura e um exagero, mas há muitos carros que com o óleo mudado de 5000 em 5000 kms não fizeram os 300.000 kms.
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Originalmente Colocado por REDLINER_ Ver PostEu, tive 2 carros!
Ambos levavam manutenção religiosamente a tempo e horas, na marca, sem olhar a despesas.
Um foi um cancro o outro nem sequer uma lâmpada fundiu!
Adivinhem qual era nipónico e qual era europeu...
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Originalmente Colocado por REDLINER_ Ver PostEu, tive 2 carros!
Ambos levavam manutenção religiosamente a tempo e horas, na marca, sem olhar a despesas.
Um foi um cancro o outro nem sequer uma lâmpada fundiu!
Adivinhem qual era nipónico e qual era europeu...
Já tive um Renault comprado novo que era mimado com tudo a tempo e horas (muitas vezes antes até) e foi um cancro desde novo.
Já num honda com a manutenção mínima, em 11 anos e 100.000 kms troquei um escape, um filtro de ar, 1 jogo de velas, oleo do motor e filtro como o fabricante manda, etc.
De resto tem o líquido de radiador de origem (sem qualquer vestígio de ferrugem), oleo da caixa de origem, etc.
É irónico que no Renault trocava de bombitos de 30 em 30.000 kms (máximo) por ficarem babados. Afinava os travões com frequência porque necessitava.
No Honda em 11 anos e 100.000 kms nunca mudei o óleo dos travões (vai ser mudado brevemente), nunca afinou nada, e trava tão certinho como no primeiro dia, ou seja, mais certo do que o Renault no dia em que saiu do stand.
Não acredito em carros sem manutenção, mas é indiscutível que alguns sem manutenção portam-se muito melhor do que outros cheios de mimos, e é isso que eu acho que por vezes é transmitido e mal entendido.
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Originalmente Colocado por Jorge Correia Ver PostIsso e brutal! 140.000 km sem mudar os filtros e líquidos? Nunca fez uma purga ao sistema de travagem?
Mas o oleo e filtro do motor é sagrado, isso muda sempre a tempo e horas, apesar de nunca ter visto outro óleo que não seja mineral (também o fabricante não pede mais).
Ali o que me espanta mais ainda é o escape, porque sendo um carro de trajectos pequenos já devia ter ido à vida há anos !!!
Eu no meu civic não consegui replicar esse feito, ainda que no meu caso tenha apodrecido o tubo antes do escape, pois a panela ainda fazia muitos kms e anos.
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Originalmente Colocado por Darth Vader Ver Postjapunas no poder, abaixo aos europeus
Mas no que diz respeito a fiabilidade real e necessidades reais de manutenção, os japoneses estão muito à frente, ninguém duvide.
Há carros europeus que exporádicamente são excelentes exemplos de fiabilidade, mas os japoneses são de um modo consistente. Essa é a diferença.
Com isto tudo não estou a defender que não se faça a manutenção seja em que carro for, antes pelo contrário.
Mas também existem montes de mitos no que diz respeito à manutenção, como se um carro deixasse de responder por ter o filtro de ar sujo (dentro de limites realistas) ou deixasse de travar de um momento para o outro só porque o óleo de travões tem 3 anos...
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quando dei o meu ex à retoma, contava com 356.000kms, comprei novo e aos 15.000 levou conjuto de molas curtas (mantive os mesmos amortecedores), mudava oleo mineral aos 10k (a marca indicava 5k) filtro de ar, trocava quando estava negro, filtros oleo e combustivel aos 50k (a marca indicava a cada 10k) mudava a correia aos 100k, alinhava a direcção a cada 2 anos, nunca acrescentei oleo entre mudas, nunca mudei embraiagem, nunca mudei/carreguei os amortecedores originais, e levou uns discos na frente aos 280k, de resto, umas lampadas, pastilhas, e pneus, e foi com esta manutenção que fez 350k, pelo meio fez autodromo do estoril, lagoa azul, kartodromo de leiria, pericias, arranques e muito autoestrada a fundo (190's) lisboa/madrid com uma paragem para abastecer, muitas vezes em pleno agosto durante as horas mais quentes, nunca queimei uma junta sequer, nem nunca mudei uma unica vela. o pior que o carro tinha quando o entreguei foi a pintura queimada (carro sempre na rua sem garagem), nunca chumbou na ipo
fiz a manutenção que devia? pelas indicações do fabricante, nem de perto.
depois venho a este forum e só vejo é meninos mais preocupados em dar um detalhe ao carro do que uma ****...
cada um sabe de si
edit: levou uma bateria e uma muda de liquido de refrigeraçãoEditado pela última vez por carneiromalmorto; 28 March 2008, 12:28.
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Sobre os discos e pastilhas não estou a ver como é que isso possa ser considerado uma avaria.
Fazendo excepção dos casos em que como é óbvio o material apresenta mesmo defeitos de fabrico. À parte disso acho normal um carro durante a sua vida útil trocar pastilhas e discos, bem como o óleo dos travões.
Eu todos os dois anos trocava o óleo dos travões, ou cada 30 000 kms, é coisa com que não gosto mesmo nada de brincar são com os travões!
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Originalmente Colocado por rca33 Ver PostNão. Nem nunca foi afinado, porque também continua a travar direitinho.
Mas o oleo e filtro do motor é sagrado, isso muda sempre a tempo e horas, apesar de nunca ter visto outro óleo que não seja mineral (também o fabricante não pede mais).
Ali o que me espanta mais ainda é o escape, porque sendo um carro de trajectos pequenos já devia ter ido à vida há anos !!!
Eu no meu civic não consegui replicar esse feito, ainda que no meu caso tenha apodrecido o tubo antes do escape, pois a panela ainda fazia muitos kms e anos.
Esse carro na Polónia tinha mudado o escape há pelo menos seis ou sete anos mas isso são contas de outro rosário...
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Originalmente Colocado por carneiromalmorto Ver Postquando dei o meu ex à retoma, contava com 356.000kms, comprei novo e aos 15.000 levou conjuto de molas curtas (mantive os mesmos amortecedores), mudava oleo mineral aos 10k (a marca indicava 5k) filtro de ar, trocava quando estava negro, filtros oleo e combustivel aos 50k (a marca indicava a cada 10k) mudava a correia aos 100k, alinhava a direcção a cada 2 anos, nunca acrescentei oleo entre mudas, nunca mudei embraiagem, nunca mudei/carreguei os amortecedores originais, e levou uns discos na frente aos 280k, de resto, umas lampadas, pastilhas, e pneus, e foi com esta manutenção que fez 350k, pelo meio fez autodromo do estoril, lagoa azul, kartodromo de leiria, pericias, arranques e muito autoestrada a fundo (190's) lisboa/madrid com uma paragem para abastecer, muitas vezes em pleno agosto durante as horas mais quentes, nunca queimei uma junta sequer, nem nunca mudei uma unica vela. o pior que o carro tinha quando o entreguei foi a pintura queimada (carro sempre na rua sem garagem), nunca chumbou na ipo
fiz a manutenção que devia? pelas indicações do fabricante, nem de perto.
depois venho a este forum e só vejo é meninos mais preocupados em dar um detalhe ao carro do que uma ****...
cada um sabe de si
edit: levou uma bateria e uma muda de liquido de refrigeração
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Originalmente Colocado por Jorge Correia Ver PostResumindo... despachaste um chasso para alguém ou foi para abate?
O facto é que foram 350.000 kms onde poupou imenso dinheiro em manutenção. Se a tivesse feito como o fabricante manda, teria gasto mais dinheiro que jamais veria valorizado na retoma.
Para não ter levado velas, posso concluir que fosse um diesel, porque num gasolina os pólos desapareciam entretanto e o carro deixava de andar...
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Originalmente Colocado por carneiromalmorto Ver Postquando dei o meu ex à retoma, contava com 356.000kms, comprei novo e aos 15.000 levou conjuto de molas curtas (mantive os mesmos amortecedores), mudava oleo mineral aos 10k (a marca indicava 5k) filtro de ar, trocava quando estava negro, filtros oleo e combustivel aos 50k (a marca indicava a cada 10k) mudava a correia aos 100k, alinhava a direcção a cada 2 anos, nunca acrescentei oleo entre mudas, nunca mudei embraiagem, nunca mudei/carreguei os amortecedores originais, e levou uns discos na frente aos 280k, de resto, umas lampadas, pastilhas, e pneus, e foi com esta manutenção que fez 350k, pelo meio fez autodromo do estoril, lagoa azul, kartodromo de leiria, pericias, arranques e muito autoestrada a fundo (190's) lisboa/madrid com uma paragem para abastecer, muitas vezes em pleno agosto durante as horas mais quentes, nunca queimei uma junta sequer, nem nunca mudei uma unica vela. o pior que o carro tinha quando o entreguei foi a pintura queimada (carro sempre na rua sem garagem), nunca chumbou na ipo
fiz a manutenção que devia? pelas indicações do fabricante, nem de perto.
depois venho a este forum e só vejo é meninos mais preocupados em dar um detalhe ao carro do que uma ****...
cada um sabe de si
edit: levou uma bateria e uma muda de liquido de refrigeração
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Originalmente Colocado por joaomika Ver PostQue carro é esse? Também quero 1...
Repara que é necessário saber em quanto tempo foram percorridos estes 350mkm.
Se foi em poucos anos, ajuda a explicar.
O óleo dos travões pouco ou nenhum desgaste sofrem, têm é a capacidade de absorver humidade e esse é o problema.
Se o carro tiver feito os kms num espaço de tempo (anos) relativamente curto, o carro e seus componentes apenas tiveram o efeito do desgaste resultante da utilização, e não do tempo.
Os discos por exemplo, trocam-se em 90% dos casos por empenarem e não por estarem gastos.
Só mesmo uma condução mais abrasiva (constante) é que permite que se gaste um disco até ao limite mínimo de espessura. Depois ainda temos de considerar o dimensionamento do sistema de travagem vs o carro onde está instalado.
Por exemplo no C4, tens discos de dimensões relativamente reduzidas para as jantes que trás de origem, o que obriga a um esforço/desgaste adicional.
Os amortecedores (por exemplo) são outro exemplo em que cada caso é um caso.
O meu padrasto teve um R19, e aos 160.000 kms foi fazer um teste de amortecedores e perguntaram-lhe se tinha colocado amortecedores novos há pouco tempo...e eram os de origem. Isto num carro que fazia todos os dias sintra - lisboa.Editado pela última vez por rca33; 28 March 2008, 12:52.
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Originalmente Colocado por rca33 Ver PostEu não vejo nada do outro mundo no relato do carneiromalmorto.
Repara que é necessário saber em quanto tempo foram percorridos estes 350mkm.
Se foi em poucos anos, ajuda a explicar.
O óleo dos travões pouco ou nenhum desgaste sofrem, têm é a capacidade de absorver humidade e esse é o problema.
Se o carro tiver feito os kms num espaço de tempo (anos) relativamente curto, o carro e seus componentes apenas tiveram o efeito do desgaste resultante da utilização, e não do tempo.
Os discos por exemplo, trocam-se em 90% dos casos por empenarem e não por estarem gastos.
Só mesmo uma condução mais abrasiva (constante) é que permite que se gaste um disco até ao limite mínimo de espessura. Depois ainda temos de considerar o dimensionamento do sistema de travagem vs o carro onde está instalado.
Por exemplo no C4, tens discos de dimensões relativamente reduzidas para as jantes que trás de origem, o que obriga a um esforço/desgaste adicional.
Os amortecedores (por exemplo) são outro exemplo em que cada caso é um caso.
O meu padrasto teve um R19, e aos 160.000 kms foi fazer um teste de amortecedores e perguntaram-lhe se tinha colocado amortecedores novos há pouco tempo...e eram os de origem. Isto num carro que fazia todos os dias sintra - lisboa.
Em termos de problemas e ao longo de quase 15 anos e 200.000Km, apenas se fundirtam 2 ou 3 lâmpadas! De longe o melhor carro que alguma vez tive em termos de robustez e fiabilidade! Só a travagem é que apenas abrandava....travar? Nem por isso...
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Pelo que aqui se lê parece que os carros que menos deram problemas sao japoneses, circulam em boas estradas e são de matrícula portuguesa...
Carros que levam pancada na suspensão por andarem em "caminhos de cabras", a fazerem piões, que levam água da torneira no sistema de refrigeração, óleo quando a luz avisadora acende, ar nos pneus quando furam ou estão em baixo são os potenciais chassos.
Já me esquecia...
Lembro-me de ver numa oficina um Honda Civic LSI de 1993 de motor aberto. Perguntei o motivo da reparação... o dono nunca tinha visto o nível do óleo, mudado o óleo e o mesmo tinha virado autêntica massa consistente!!!
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é pá! a passat do meu pai, ontem levou um elevador que lhe ficou em 35 cts! logo fiabilidade vag
O meu uno com 19 anos, já me deixou uma vez a pé, por causa de um contacto da bobine gasto, logo fiabilidade fiat,
O melhor é comprar carros do maior construtor mundial, TOYOTA, em que até a Mercedes diz ter os melhores processos de fabrico do mundo
ah! e continuem a fazer revisões no manel gt, para oa carros sem infaliveis!
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