Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tópico dos VAG's otto

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
    Curioso.

    Os Alfas a gasolina que conduzi até hoje (nenhum foi este 1.6) primavam por ter uma resposta bastante interessante em baixas e já bem viva em médias.

    A ideia que tinha é que este carro teria uma caixa relativamente curta o que associada a um motor Alfa 1.6 lhe daria umas baixas interessantes.

    Pelos vistos enganei-me.
    Caixa curta tem ele, 5ª às 4000rpm, quase 130km/h.
    Em relação às baixas, acho que ele tem a caixa curta mesmo para as disfarçar. Mas gosto muito do escalonamento da caixa

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por LuísMiguel Ver Post
      Caixa curta tem ele, 5ª às 4000rpm, quase 130km/h.
      Em relação às baixas, acho que ele tem a caixa curta mesmo para as disfarçar. Mas gosto muito do escalonamento da caixa
      A partir de que rotação ele começa a puxar mais a sério ?

      4000 rpm ?

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
        A partir de que rotação ele começa a puxar mais a sério ?

        4000 rpm ?
        Sim, 4000rpm, e daí até às 7000rpm

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
          Curioso.

          Os Alfas a gasolina que conduzi até hoje (nenhum foi este 1.6) primavam por ter uma resposta bastante interessante em baixas e já bem viva em médias.

          A ideia que tinha é que este carro teria uma caixa relativamente curta o que associada a um motor Alfa 1.6 lhe daria umas baixas interessantes.

          Pelos vistos enganei-me.
          Também depende das expectativas com que vais para o carro.

          Mas realmente o 1.6 tem poucas baixas, essencialmente por duas razões:
          - binário máximo a rotações muito elevadas
          - caixa longa

          Se leres o que eu escrevi mais atrás, vês que a 2ª corta nos 100Km/h,
          e a 3ª corta nos 150Km/h (mais km menos km).

          Ou seja, não é que a caixa seja muuuuuito longa, mas o conjunto das
          duas situações já retira um pouco de dinamismo nas baixas.

          Mas também devo dizer que nunca me queixei. Sempre achei que o
          desempenho do 1.6 TS nas baixas era "normal".

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por LuísMiguel Ver Post
            Caixa curta tem ele, 5ª às 4000rpm, quase 130km/h.
            Em relação às baixas, acho que ele tem a caixa curta mesmo para as disfarçar. Mas gosto muito do escalonamento da caixa
            Curta?!?!

            Consideras curta uma caixa que leva a 2ª aos 100Km/h e a 3ª aos
            150Km/h?

            Não sei de que 156 1.6 TS estás a falar, mas o que eu tive (1ª série) só
            tinha 5 velocidades.

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
              Também depende das expectativas com que vais para o carro.

              Mas realmente o 1.6 tem poucas baixas, essencialmente por duas razões:
              - binário máximo a rotações muito elevadas
              - caixa longa

              Se leres o que eu escrevi mais atrás, vês que a 2ª corta nos 100Km/h,
              e a 3ª corta nos 150Km/h (mais km menos km).

              Ou seja, não é que a caixa seja muuuuuito longa, mas o conjunto das
              duas situações já retira um pouco de dinamismo nas baixas.

              Mas também devo dizer que nunca me queixei. Sempre achei que o
              desempenho do 1.6 TS nas baixas era "normal".
              Achas a caixa longa? As mudanças andam bastante porque o motor é bastante rotativo, porque de resto, um carro que a 130Km/h já vai acima das 4000rpm, não tem uma caixa curta.
              Tenho ideia que os Civics 1.5 VTEC-E a essa velocidade vão a cerca de 3000rpm..

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                Curta?!?!

                Consideras curta uma caixa que leva a 2ª aos 100Km/h e a 3ª aos
                150Km/h?

                Não sei de que 156 1.6 TS estás a falar, mas o que eu tive (1ª série) só
                tinha 5 velocidades.
                Até estou a falar do 155 1.6 TS, e não do 156, mas a caixa é igual

                Eu acho que ir em 3ª a 80km/h e já ir nas 4000rpm, não é longo... A questão é que o motor não corta às 6000, ou 6000 e poucas, mas antes às 7300rpm

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por LuísMiguel Ver Post
                  Achas a caixa longa? As mudanças andam bastante porque o motor é bastante rotativo, porque de resto, um carro que a 130Km/h já vai acima das 4000rpm, não tem uma caixa curta.
                  Tenho ideia que os Civics 1.5 VTEC-E a essa velocidade vão a cerca de 3000rpm..
                  Hehehehehe

                  Até parece que estamos a falar de carros diferentes.

                  Eu considero longa, porque o que interessa é a faixa de rotações
                  utilizável. A caixa é feita para "o motor todo", não é só para "metade".
                  Portanto uso como medida as rotações todas, e não as que "os outros
                  dão".

                  Senão as caixas dos diesel eram todas looooooooongas.

                  Por mim são curtas ou longas para o carro onde estão, e não quando
                  comparadas com outros carros / motores.

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                    Hehehehehe

                    Até parece que estamos a falar de carros diferentes.

                    Eu considero longa, porque o que interessa é a faixa de rotações
                    utilizável. A caixa é feita para "o motor todo", não é só para "metade".
                    Portanto uso como medida as rotações todas, e não as que "os outros
                    dão".

                    Senão as caixas dos diesel eram todas looooooooongas.

                    Por mim são curtas ou longas para o carro onde estão, e não quando
                    comparadas com outros carros / motores.
                    Eu acho que a caixa do 155/156 1.6TS está bastante bem escalonada, na medida em que a velocidade máxima em recta é alcançada ao regime de potência máxima.
                    Só que estava habituado a um carro (Punto 1.2 60cv@ 5000rpm) que às 4000rpm ia a 145 de ponteiro, e não a 130Km/h.
                    Mas isto também é mais psicológico do que outra coisa, porque o Punto a essa velocidade tem 9km/h de erro, e o Alfa quase 0 (acho isso fantástico, quase não ter erro )

                    Comentário


                      #70
                      Mas de volta ao topico, que isto assim não pode ser. Então vêm falar dos Alfa para o tópico da Volkswagen?

                      Eu gosto dos otto VAG, principalmente dos sobrealimentados.
                      Conduzi também um 1.2 65cv 12v e gostei da resposta pronta em baixas rotações. Pena morrer logo após as 4500rpm.
                      Tambem conduzi algumas vezes um Polo 3 volumes (com mala) com o 1.4 de 75cv e gostei mais desse, mais homogéneo. Pelo que o dono me mostrou, corta bastante cedo.

                      Os TSI com dupla sobrealimentação parecem ter o melhor de 2 mundos: o compressor para as muito baixas rotações e um turbo capaz em rotações mais altas.

                      Deixo aqui uns videos:

                      http://www.youtube.com/watch?v=19AtV...eature=related

                      http://www.youtube.com/watch?v=vFenU...eature=related

                      http://www.youtube.com/watch?v=fjM-V...eature=related

                      Comentário

                      AD fim dos posts Desktop

                      Collapse

                      Ad Fim dos Posts Mobile

                      Collapse
                      Working...
                      X