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    #31
    Grande máquina, no teu lugar só trocava as jantes.
    A caixa quantas vel tem? Já agora a tração é anterior ou posterior?

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por jaoquim Ver Post
      Grande máquina, no teu lugar só trocava as jantes.
      A caixa quantas vel tem? Já agora a tração é anterior ou posterior?
      As jantes estão a ser equacionadas se conseguir arranjar as jantes do modelo de 2001.

      Caixa de 4 velocidades; tracção dianteira.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por ks34 Ver Post
        Fantástico!!! Parabéns pela aquisição, de facto o carro está novo e respira qualidade. A Mazda tem destas coisas e ainda consegue oferecer coisas únicas como esse motor com ciclo Miller e os motores Wankel. Se não estou em erro, o Mazda 2 no Japão é comercializado com um motor 1.3L com ciclo Miller mas sem compressor.
        Ora isso é que me baralhou.
        Era capaz de jurar que no ciclo Miller o uso de um compressor era indispensável dado que este está, ao que me parece, sempre a comprimir o ar nos cilindros, pois a válvula de entrada nunca está completamente fechada.

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post
          Ora isso é que me baralhou.
          Era capaz de jurar que no ciclo Miller o uso de um compressor era indispensável dado que este está, ao que me parece, sempre a comprimir o ar nos cilindros, pois a válvula de entrada nunca está completamente fechada.
          Este motor é NA e trabalha em ciclo Miller. De certa forma é mais o ciclo Atkinson.

          Newly developed from the current MZR 1.3L DOHC aluminum engine, the naturally-aspirated MZR 1.3L Miller-cycle engine employs delayed closing of the intake valves in order to reduce pumping losses and improve thermal efficiency through a higher expansion ratio. Intake valve timing is optimized by the Sequential Valve Timing System to provide improved fuel efficiency over the current MZR 1.3L engine when cruising and accelerating. In conjunction with the CVT, which transfers torque at low speeds without power loss and eliminates gear-shift shock, the setup achieves excellent fuel efficiency as well as a smooth and exhilarating ride.

          Comentário


            #35
            Tenho que ler sobre o Ciclo Atkinson....

            Comentário


              #36
              Não coloques CAI, nesse tipo de motor a admissão é algo muito difícil de ser mudado correctamente.

              Sobre as jantes, essas do Mazda Millenia S americano me parecem bonitas e adequadas:



              Cumps.

              Comentário


                #37
                Muito bonito o carro. Elegante e personalizado. Eu mantinha as jantes.
                Não equacionaste o GPL?

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por mozarth Ver Post
                  Muito bonito o carro. Elegante e personalizado. Eu mantinha as jantes.
                  Não equacionaste o GPL?

                  Não é possível instalar GPL (pelo menos foi a resposta de muitos instaladores).

                  Comentário


                    #39
                    Também vou ter um!

                    Boa tarde

                    Como anda a máquina? Vou comprar um Xedos 6 usado e gostava de partilhar experiencias.

                    HB

                    Comentário


                      #40
                      Boas,

                      Após 10.000 kms está melhor que no dia em que chegou! O Xedos 6 é um grande carro, tb exclusivo. Só vi 4 até agora. Tem a vantagem de ter um motor "normal", com a manutenção em qq mecânico (o meu pq tem o motor Miller Cycle é mais compplicado de arranjar quem lhe ponha as unhas). Como és da Maia...podemos fundar um clube Xedos!

                      Abraço!

                      P.S. Não compres as peças cá! Encontras tudo para o Xedos 6 a preços imbatíveis na net (novas e usadas).
                      Editado pela última vez por cuto; 12 December 2008, 16:56.

                      Comentário


                        #41
                        Aqui esta a explicação do ciclo miller!!!

                        http://en.wikipedia.org/wiki/Miller_cycle

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por bacalao Ver Post
                          Aqui esta a explicação do ciclo miller!!!

                          http://en.wikipedia.org/wiki/Miller_cycle
                          eu prefiro esta:
                          Originalmente Colocado por Neruson Ver Post

                          e aqui como funciona o ciclo miller:
                          http://auto.howstuffworks.com/question132.htm

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por cuto Ver Post
                            Boas,

                            Após 10.000 kms está melhor que no dia em que chegou! O Xedos 6 é um grande carro, tb exclusivo. Só vi 4 até agora. Tem a vantagem de ter um motor "normal", com a manutenção em qq mecânico (o meu pq tem o motor Miller Cycle é mais compplicado de arranjar quem lhe ponha as unhas). Como és da Maia...podemos fundar um clube Xedos!

                            Abraço!

                            P.S. Não compres as peças cá! Encontras tudo para o Xedos 6 a preços imbatíveis na net (novas e usadas).
                            Boas

                            E existe mesmo ao lado do local onde trabalho outro Xedos 6, mas parece-me um 1.6!
                            Se souber, tire-me uma dúvida, um 2.0 V6 24v é de 140cavalos, certo? Isso do clube pode ser, why not? Estive a ver no ebay e há muitas peças a bons preços.

                            Abraço

                            Comentário


                              #44
                              DE 1992 a 1995: o 2.0 é de 144 CV. Em 1995, passou a ser de 140 CV até ao fim da produção em 2000 , neste ano só saiu o 2.0.

                              O mesmo se passou com o 1.6 que era nos, mesmos anos de 114 CV, e passou a 107 CV.

                              Comentário


                                #45
                                Já tenho!

                                Boas

                                Já tenho a maquina, agora, tenho que arranjar algumas coisitas que não estão lá muito bem. Antes de mais queria saber se porventura sabe se é possivel comprar farois de nevoeiro para o Xedos.
                                O meu não tem

                                Obrigado
                                HB

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por HB Ver Post
                                  Boas

                                  Já tenho a maquina, agora, tenho que arranjar algumas coisitas que não estão lá muito bem. Antes de mais queria saber se porventura sabe se é possivel comprar farois de nevoeiro para o Xedos.
                                  O meu não tem

                                  Obrigado
                                  HB
                                  Tens aqui uns, numa loja de confiança (já mandei vir MUITA coisa de lá).

                                  http://k1013.hosting77.de/xedos/prod...aukit-NEU.html

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por cuto Ver Post
                                    Tens aqui uns, numa loja de confiança (já mandei vir MUITA coisa de lá).

                                    http://k1013.hosting77.de/xedos/prod...aukit-NEU.html
                                    Gracias!

                                    Tenho que aprender Alemão. Vou dar lá uma vista de olhos, fazer um orçamento para o que quero colocar e/ou trocar.

                                    Abraço.

                                    PS: A máquina, como está? Fotos frescas, não há?

                                    Comentário


                                      #48
                                      Pois, como está o carro de mods, há?

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por P0rn-Star Ver Post
                                        Pois, como está o carro de mods, há?
                                        Mods nenhuma. Planeio deixar o carro o mais original possível.

                                        No entanto vai levar um detalhe completo agora na Primavera.

                                        Upgrades: rádio com BT, GPS com suporte Proclip.
                                        A máquina conta com 13 mil kms feitos na minha mão e tem um consumo que considero bom: 11,4 L/100 com muita cidade.

                                        De resto é uma delícia de conduzir. Muito rápida a chegar aos 200/220 KM/h. A 220 vai sossegada nas 4500/5000 RPM's!

                                        Apenas penso instalar toda a tubagem de vácuo a cores diferenciadas, acho que realça muito o V6.

                                        Ahhh...e uma mod muito boa: uma consola reconstruída por um amigo.

                                        Tá num post aqui no fórum, mas deixo aqui cópia:
                                        "Então é assim:

                                        O meu carro actual possui consola central revestida a madeira (raíz de mogno).

                                        O problema é simples e deu-me alguma preocupação, porquanto quero manter o carro o mais "stock" possível. A consola em é feita de alumínio, sendo revestida a madeira (nada de plásticos a imitar madeira, o que até tem vantagens...). O que acontece é que o alumínio e a madeira têm indíces de expansão e contracçaõ diferentes. Como o carro pouco andou em oito anos, assim que começou a ser usado no dia-a-dia, com sukeição ao calor do Verão e ao uso do ar condicionado, a madeira original pura e simplesmente começou a quebrar.

                                        O carro em questão é um Mazda Xedos 9, bastante raro. Claro que comecei de imediato a procurar soluções. Buscas de consolas usadas no ebay; busca de consolas do Mazda Millenia (mm modelo que o Xedos 9). As únicas opções foram encontradas:

                                        - Comprar a consola nova a um preço superior a mil euros e sem garantia do tempo de espera.
                                        -Comprar a consola dum Millenia, mas nos States tal consola é em plástico a imitar madeira (por motivos de mercado, o mazda Millenia saiu muito pobre em relação ao Xedos 9...o que deixa os seus possuidores e admiradores da marca profundamente irritados: o carro nos E.U.A. não possui retrovisores retrácteis electricamente...as ópticas são em plástico..etc..etc..).
                                        -Tentar encontrar uma empresa que reconstruísse a consola danificada.

                                        Comprar novo estava fora de questão, pois só em último recurso o faria;

                                        Mandar vir uma consola dos States, até mandei....para já o vendedor não contacta, pelo que, apesar de ter custado 30 Euros(!); irei reportar o caso ao Paypal.

                                        As únicas empresas que fazem este tipo de restauro são, estão, basicamente, em Inglaterra , mas nem responderam a qq mail. trabalham essencialmente no restauro de Jags e clássicos. Uma outra está localizada na Austrália e o dono foi extremamente simpático: até telefonou...Faz o restauro para o Eunos 800 (o nome do Xedos 9 nos antípodas e no japão), mas em plástico (fakewood). Esta solução seria extremamente cara, se bem que, muito mais barata que a compra de uma consola nova, rondando os 250 Euros...mais portes...mais alfândega!

                                        Até que....perguntei a um grande amigo meu (daqueles mesmo à séria) que possui uma empresa de carpintaria se era possível aquilo ter arranjo.
                                        Mirou a consola toda descascada, torceu o nariz e disse que se podia tentar, mas que traballhar artesanalmente os contornos em folha de madeira podia ser difícil.

                                        Como detestava o aspecto da consola, comprei uma em 2ª mão na Alemanha por 30 euros: consola de um Xedos 9 com acabamentos inferiores ao meu (acho q era a versão excluve...). Tal consola é em alumínio, a condizer com os restantes acabamentos- bancos em alcântara e não couro e sem inserções nenhumas em madeira.

                                        Saquei a consola original e passei a usar a de alumínio (que táe fica mto bem no carro, mas não condiz com os restantes acabamentos.

                                        Como nunca ponderei sequer a utilização daqueles autocolantes a imitar madeira, entrguei a consola original a esse meu amigo e padrinho de casamento.

                                        Após ter posto um funcionário a tentar folhear a consola sem sucesso, o meu amigo (homem que começou a trabalhar em carpintaria e construção civil muito cedo na vida), que tem umas mãos de artista decidiu tentar ele. O resultado é fabuloso! A consola ficou MELHOR que de origem, sendo a madeira exactamente igual.

                                        Decidi partilhar esta experiência com o fórum porque sei que muita gente com carros semelhantes tem ou pode vir a ter o mesmo problema num tablier...numa consola, etc..etc..

                                        Num fórum internacional da marca, onde vinha relatando o problema, está tudo louco com o resultado final! Os millenias querem todos madeira real agora!

                                        Por fim..deixo as fotos (rascas de telemóvel) da consola danificada, da substituta...e da reconstrução feita.


                                        O Problema:







                                        O remediar da coisa:



                                        Reconstrução: fotos tiradas no dia em que ma entregou após uma almoçarada...e em que foi logo pró sítio (sim pq maozinhas para desmontar consolas tenho eu!)












                                        "

                                        Comentário


                                          #50
                                          Qual é o consumo que estas a ter com o carro?

                                          EDIT: Sorry, ja vi...

                                          Comentário


                                            #51
                                            Encontrei isto aqui após uns bons anitos de inactividade.. O Xedos ainda é vivo?

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por MGuedes Ver Post
                                              Encontrei isto aqui após uns bons anitos de inactividade.. O Xedos ainda é vivo?
                                              Ainda é vivo e de boa saúde. Tornei-me um expert em peças para este carro. Está com 90.000 Km e é o meu carro do dia a dia. Pifou esta semana um amortecedor da frente e é caríssimo. Não existe da concorrência. Mas já estou em campo e em duas horas já tenho várias opções, sendo uma delas o Jorge dos amortecedores.

                                              De resto...levou um cardan (mais de trezentos euros na marca) comprado por 70 Euros na Alemanha. Levou também há 2 anos bobines de ignição novas (esteve parado 8 anos e as bobines são sensíveis a isso). Custavam cá 300 e tal euros cada uma...são 6! Por 650 dólares mandei vir as seis dos States.

                                              A estória está contada aqui: http://forum.autohoje.com/boxes/8340...ara-abate.html

                                              Curioso que encontrei um exactamente igual ao meu num centro de abate em Castelo Branco. Carro Suíço. Motor pifado. O resto está impecável. Sou o único cliente para as peças desse carro.

                                              Fotos do fórum mazdapt:











                                              Curiosamente liguei ontem com o centro de abate. Ainda não venderam um parafuso do carro...

                                              Depois de 4 anos de uso, o carro está impecável.
                                              Editado pela última vez por cuto; 24 February 2012, 09:07.

                                              Comentário


                                                #53
                                                ao menos tens um carro pra peças sempre que precisares!
                                                vou ler a história do link.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Não é opção, em último caso, os amortecedores desse carro do centro de abate?

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por Agent Ver Post
                                                    Não é opção, em último caso, os amortecedores desse carro do centro de abate?
                                                    É uma das opções. Consigo comprar os dois da frente com molas e tudo (não preciso...mas o tipo para tirar as molas tem mais trabalho) por 125 Euros. Como tenho um retrovisor direito com o motor de recolha a dar o berro, fica por 150 euros tudo.

                                                    Liguei agora para o Jorge dos amortecedores...vai lá vai. Reparar e diagnosticar os 4 amortecedores (pô-los novos) são 380 Euros. Isto porque é aconselhável, diz ele, face à idade do carro. Eu concordo. Mas neste carro os amortecedores duram em média 180 MK sem problemas (claro que o meu é uma excepção).

                                                    Vou ligar ao mecânico do bicho e ver o que diz o homem.

                                                    Certo é que os amortecedores traseiros estão bons (aparentemente) e custam novos cerca de 200 Euros o par (Sachs , KYB, etc.). Decicões...decisões!

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      É normal que assim seja, é um carro raro, mas dá-te por contente por teres um pra peças sem custo

                                                      Quanto a amortecedor, não sei que marca o Xedos traz de origem, mas geralmente a Mazda usa KYB. Recentemente troquei no meu 323 os 4 KYB hidraulicos por KYB a gás ficou 5*

                                                      Em relação a material, a maioria mando vir do UK da fordprobestore, podes ver o material que há lá pro Xedos:
                                                      FORD PROBE/MAZDA MX6 MX3 323F/HYUNDAI COUPE PARTS SPECIALIST Store/MAZDA MX5 MX6 MX3 323F 626 Premacy Spares, Parts - Suppliers for Ford Probe, Mazda MX-3, MX-5, MX-6, Mazda 6, 3, 626, Demio, Xedos, Premacy & 323, 323F, Lantis

                                                      Material de qualidade e bons preços.

                                                      P.S.- Tens PM

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por 3pelos Ver Post
                                                        É normal que assim seja, é um carro raro, mas dá-te por contente por teres um pra peças sem custo

                                                        Quanto a amortecedor, não sei que marca o Xedos traz de origem, mas geralmente a Mazda usa KYB. Recentemente troquei no meu 323 os 4 KYB hidraulicos por KYB a gás ficou 5*

                                                        Em relação a material, a maioria mando vir do UK da fordprobestore, podes ver o material que há lá pro Xedos:
                                                        FORD PROBE/MAZDA MX6 MX3 323F/HYUNDAI COUPE PARTS SPECIALIST Store/MAZDA MX5 MX6 MX3 323F 626 Premacy Spares, Parts - Suppliers for Ford Probe, Mazda MX-3, MX-5, MX-6, Mazda 6, 3, 626, Demio, Xedos, Premacy & 323, 323F, Lantis

                                                        Material de qualidade e bons preços.

                                                        P.S.- Tens PM
                                                        Obrigado 3pelos. Já tinha mandado mail ao Mark da fordprobestore! Eu disse que tava expert na matéria. O tipo tem lá anunciados os struts frontais para o Xedos 9. Como anuncia que são Sachs, perguntei pela referência (obviamente não ma deu...tava no iphone!). Duvido muito que sejam sachs e ainda mais que sejam os indicados para a minha versão do Xedos 9. Isto porque nem a KYB os tem no catálogo. Eles são KYB de origem, fabricados exclusivamente (os frontais) de acordo com a especificação da mazda para este modelo. Mesmo nos States o pessoal não consegue comprar nada sem ser na marca. Disto não tenho dúvidas.

                                                        De qualquer modo ele vende o par a 290 Euros! Ora...consigo mandar vir dos States ao mesmo preço:
                                                        http://www.onlinemazdaparts.com/part...iagram=5413360


                                                        strut 2.3 liter Left

                                                        MSRP Core ? Online Price
                                                        $195.66 $0.00 $152.58



                                                        De origem....mas,

                                                        Após falar com o mecânico, acho que o melhor mesmo é gastar os 300 e tal euros no Jorge e pôr os 4 como novos (garantia e tudo). É que estamos a falar de 211 CV num carro pesado. Num carro de família. E embora não ande a abrir, quando ando sozinho sempre tiro o pó ao motor e ele manda-se com facilidade para os 230 km....com tanta facilidade que os BM's e Audis são os que ficam a pensar " que **** de banheira é esta que passou por mim????"

                                                        Há coisas em que vale a pena gastar o guito. Segunda feira vai ao Jorge e logo se vê se são quatro ou 2. Se os de trás estiverem a 60%...ficam. Postarei o resultado!
                                                        Editado pela última vez por cuto; 24 February 2012, 10:26.

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                                                          #58
                                                          Já agora, como "encontraste" esse Xedos do centro de abate?

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Acabei de confirmar no catalogo KYB e realmente não há lá indicação de referencia pros amortecedores da frente, só há pro de trás que é: 95214

                                                            Há uma casa no Montijo que pratica bons preços de amortecedores, um user com uma Mz5 comprou lá os 4 KYB Excel-G (por acaso o mesmo que meti no meu 323) a rondar os 50 e poucos euros cada, é um excelente preço.

                                                            Por acaso, em suspensão, travões e pneus tambem não poupo, é sempre do melhor

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                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por Agent Ver Post
                                                              Já agora, como "encontraste" esse Xedos do centro de abate?
                                                              Já há uns 2 ou 3 anos no forum mazdapt. Um user postou as fotos. Vi que o rapaz era de Castelo Branco....o resto foi fácil. Foi ligar para o centro de abate e lá estava o carro.

                                                              Felizmente não tenho precisado de peças, pq consigo comprar novas da concorrência quer nos States quer na Alemanha a preços de peças para um Clio (sem ofensa para a Renault).

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