Este fim de semana estive na Fil, no Salão Automóvel, pelo que tive a possibilidade de comparar estas viaturas.
A escolha não foi à toa e no final vão perceber, que o facto de ter um veículo de outro segmento, a Kia Cee'd SW não é assim tão disparatado como pode parecer.
Vou começar por enumerar as impressões que fiquei de cada um, apontando as respectivas diferenças entre ambas.
MAZDA 6 SW Sport 2.0 diesel
Foi o primeiro stand a aparecer e como tal, foi a primeira a ser analisada.
A Mazda é linda! Muito linda!
Fiquei uns largos minutos a aprecia-la... é mesmo muito linda. É daqueles carros em que se gosta logo, desde o primeiro impacto.
Tudo está bem, no sitio certo, todo proporcional, linhas muito fluídas, aspecto possante, robusto. Os cromados primam pela elegância mas sem entrar no exagero. Até a cor que escolheram para a viatura exposta (cinzento escuro) assentava que nem uma luva.
No interior, os estofos em pele sobressaem, mas não sendo pretos, são da mesma cor do tablier, pelo que o conjunto está em harmonia.
Comecei pela mala, grande, muito grande quando comparada com a mala do meu Astra H 5 portas. A viatura presente, a Sport, tinha um estrado que desliza para o exterior ajudando assim, a carregar a bagageira. O sistema de bancos karakuri também ajuda, ao facilitar o seu rabatimento de uma só vez e a partir da mala.
Em seguida passei para a frente. Gostei do conjunto, tudo me pareceu bem enquadrado, leitura simples, nada de muito complicado. Em seguida apreciei com o tacto, os plásticos são firmes, digo isto porque não são duros nem moles, lembro-me de ter pensado que finalmente tinham acertado com a dureza correcta dos plásticos. A montagem estava perfeita, os comandos e os botões funcionavam bem, os cliques sentiam-se directos, não encontrei folgas ou falhas de montagem.
Os bancos tinham alguma dureza, eram firmes. Apreciei a solução inteligente do apoio de braço frontal ser deslizante, o que permite avançar para a frente, aumentando o conforto para o braço.
Em seguida passei para trás. Apreciei o espaço para as pernas, tive pena de não ter saídas de ventilação na coluna central. No fundo, senti que o espaço era o correcto, isto é, não era acanhado, mas também não era enorme.
Por fim os preços, aquela versão custava 38 km e tal euros. É a versão mais equipada e foi uma surpresa, pois contava com mais.
Resultado final, carro muito lindo e equilibrado.
Apenas uma nota para o facto do vendedor ter sido muito profissional, simpático e estava totalmente a par da viatura exposta, tendo-me respondido e esclarecido a todas as questões que lhe coloquei. Sabia igualmente das novidades que vão ocorrer naquela gama dentro em breve.
CITROEN C5 Tourer 2.0 hdi Exclusive
O stand seguinte que me apareceu foi o da Citroen.
Estava à pinha, com muito mais gente do que na Mazda.
Comecei por apreciar ao longe a C5. O primeiro impacto causa surpresa pelo facto da carrinha ser imponente. A imagem que a C5 impõe é respeito.
Linhas não tão fluidas como a da Mazda, mas muito elegantes, bem enquadradas, impõe uma presença muito forte, de respeito.
Abri a mala, igualmente era grande, também estava recheada de locais de arrumação, mas não consegui perceber se seria maior ou mais pequena do que a Mazda.
Passei para o lugar do condutor. Xiiiiiiiiiiiiiii!!!!
Passei-me. Que luxo, que bom gosto, que requinte!
Fiquei babado. Tablier forrado a pele, cromados nas portas, caixa automática, displays com uma definição e iluminação sóbria e detalhada... enfim, senti que estava perante um carro que não é para familias atribuladas, embora sendo uma carrinha. Aquele carro é para puros apreciadores de requinte, VIPs por assim dizer. Pessoas de fato que prezam e respiram imagem.
O tacto é formidável, a construção é imaculada, tudo direitinho, nada de folgas, tudo bem colocado, no sitio certo.
E conforto? Aqueles bancos são de outro mundo. Se me senti confortável no Mazda então neste... aqueles bancos são mais confortáveis do que os sofás. Uma pessoa quando se senta naqueles bancos sentem-se totalmente abraçada por um misto de suavidade, envolvência perfeita, dureza quanto baste.
No banco de trás, igual prazer. Espaço correcto, semelhante ao Mazda. Bancos muito confortáveis. Também não tinha saídas de ventilação para os bancos traseiros.
No final, a cereja no topo do bolo. Convidaram-me para um test-drive, ali mesmo.
Aceitei e escolhi e a versão Exclusive com o motor 2.0 hdi. Fiquei a saber que a versão Exclusive já tem de série a suspensão Hidraplus3 (ou lá como se chama...) e caixa automática.
Bem, o carro é ultra silencioso. Não se ouve praticamente nada do exterior, nem o motor.
Com aquela caixa e com aquela suspensão os poucos km que fiz foram de pura suavidade, motor progressivo, caixa muito correcta, inteligente até, pois ajustava as mudanças pelo modo como pisava o acelerador... (não sou "habitué" de cx automáticas, pelo que achei inovador, mas se calhar não é...).
No final consegui estacionar nos lugares da Fil, super apertados, sem olhar uma vez para trás, deixei-me guiar pelas ajudas electrónicas e pela indicação no visor, que fez o favor de medir o espaço e me mostrar o carro a ser enfiado naquele buraco a que se chama estacionamento. Digo isto, pois com os espelhos rebatidos não consegui abrir as portas da frente, pelo que tive de saltar para os bancos traseiros e sair pelas portas de trás.
Resultado final, requinte, suavidade, conforto, bom gosto e muito luxo. Parabéns Citroen, conseguiste surpreender-me e muito.
Apenas uma nota para o vendedor da Citroen que não parecia vendedor da Citroen. Não sabia nada de nada acerca da viatura exposta do que qualquer versão do C5 e mesmo recorrendo a um pda como cábula, hesitava e corrigia o que me dizia.
Preço da versão Exclusive que vi e ensaiei 46 km Euros.
Kia Cee'd SW Tx 1.6 diesel
Em frente à Citroen estava a Kia, e disse para mim próprio "nem de propósito, deixa-me ver a Cee'd".
Fui ver com muita curiosidade. Estava curioso por ver o impacto do carro ao vivo, a qualidade, os materiais, o espaço...
A versão que lá estava era a preta, cor que lhe assenta como uma luva. Não tem cromados, só na grelha da frente e muito discretos.
A carrinha esta muito bem enquadrada, não há nada que se aponte que se possa dizer "aquilo está mal, não fica bem", pelo contrário, está um conjunto muito bem conseguido, e passado algum tempo pude dizer que é a carrinha mais bonita do seu segmento. Portanto, gosto muito da Cee'd.
Vista de trás e de lado a carrinha é imponente, tem uma presença robusta, possante, as jantes de 17 polegadas (esqueci-me de dizer que na Mazda e na Citroen são de 18") ficam muito bem.
Abri a mala (começo sempre pela mala, pois é de espaço que procuro). Uau" mala enorme, parece mesmo maior do que as duas que tinha acabado de ver. "540l" responde-me a vendedora, que me estava a apreciar sem eu me aperceber e deve ter notado a minha surpresa ao abrir a bagageira, "a maior do segmento", continua ela. Dei-lhe razão, deve ter sido a maior mala que já vi num carro, sem ser comercial. Tinha espaços de arrumação, argolas para suporte de rede, rede de divisória...
Passei para a frente. As portas têm um toque e um bater robusto.
Sentei-me, estofos mistos de pele e tecido. Comecei por apreciar o tablier, fiquei uns momentos a observar e depois passei a mão pelo mesmo. Exactamente o mesmo impacto que tive com a Mazda, toque firme, sem serem plásticos duros nem muito moles. Peça única, apenas quebrado pelo porta luvas e pela consola central.
Tudo bem encaixado, sem folgas ou desalinhamentos, leitura correcta, simples e no lugar certo.
Gostei. Confesso que contava com algo pior, em relação ao meu Astra H, aquela carrinha está MELHOR. Considero que tem mais qualidade, o apoio de braço nos bancos da frente é correcto, os bancos são confortáveis, dão bom apoio, tem regulação lombar, pelo que gostei mesmo muito do que vi.
Passei para o banco de trás. Aqui foi a surpresa maior, pois pude cruzar as pernas, na maior (como se diz) e se tivesse mais um par de perna, podia cruza-las com o mesmo à vontade que cruzei as minhas, pois espaço é coisa que aquele carro mais tem. Pura e simplesmente, aquele carro tem mais espaço à trás do que qualquer um dos dois que acabei de descrever.
Fiquei a pensar como é possível, um carro com medidas exteriores mais pequenas, de outro segmento, como é que pode ser maior interiormente do que o Mazda 6 e a C5?
Mas a verdade é que é mesmo muito grande, muito espaçoso. Há semelhança dos anteriores, também não tem saídas de ventilação para os bancos de trás na consola central, também não tem cortinas laterais, embora os vidros são escuros.
O preço, 24 km e tal euros.
Resultado final, surpresa pelo espaço, pela qualidade, numa palavra "equilíbrio"
Um nota final para a vendedora que ainda se serve dos defeitos dos outros para elogiar o seu produto. Não havia necessidade.
Resultado do comparativo: vencedor Kia Cee'd.
Porquê? Eu tenho um Astra H 1,7 Cdti Elegance, e fui fazer este comparativo para me ajudar a escolher o seu sucessor, tendo alguns requisitos de antemão, como sejam maior espaço, pois a minha filha a isso obriga e pelo menos o mesmo equipamento. Ora todos eles têm mais equipamento do que o meu astra. Por isso, não tenho necessidade de deitar dinheiro fora, quando há uma proposta que cumpre os meus requisitos iniciais.
Entendam este comparativo não como um comparativo entre eles, mas sim como uma ajuda para o sucessor do meu carro actual.
24km Euros do Kia para 46 km euros do C5, é muita coisa. Não tenho necessidade de mais do que a Kia me proporciona.
Ps- desculpem o "testamento", mas isto merece este tamanho XL.
A escolha não foi à toa e no final vão perceber, que o facto de ter um veículo de outro segmento, a Kia Cee'd SW não é assim tão disparatado como pode parecer.
Vou começar por enumerar as impressões que fiquei de cada um, apontando as respectivas diferenças entre ambas.
MAZDA 6 SW Sport 2.0 diesel
Foi o primeiro stand a aparecer e como tal, foi a primeira a ser analisada.
A Mazda é linda! Muito linda!
Fiquei uns largos minutos a aprecia-la... é mesmo muito linda. É daqueles carros em que se gosta logo, desde o primeiro impacto.
Tudo está bem, no sitio certo, todo proporcional, linhas muito fluídas, aspecto possante, robusto. Os cromados primam pela elegância mas sem entrar no exagero. Até a cor que escolheram para a viatura exposta (cinzento escuro) assentava que nem uma luva.
No interior, os estofos em pele sobressaem, mas não sendo pretos, são da mesma cor do tablier, pelo que o conjunto está em harmonia.
Comecei pela mala, grande, muito grande quando comparada com a mala do meu Astra H 5 portas. A viatura presente, a Sport, tinha um estrado que desliza para o exterior ajudando assim, a carregar a bagageira. O sistema de bancos karakuri também ajuda, ao facilitar o seu rabatimento de uma só vez e a partir da mala.
Em seguida passei para a frente. Gostei do conjunto, tudo me pareceu bem enquadrado, leitura simples, nada de muito complicado. Em seguida apreciei com o tacto, os plásticos são firmes, digo isto porque não são duros nem moles, lembro-me de ter pensado que finalmente tinham acertado com a dureza correcta dos plásticos. A montagem estava perfeita, os comandos e os botões funcionavam bem, os cliques sentiam-se directos, não encontrei folgas ou falhas de montagem.
Os bancos tinham alguma dureza, eram firmes. Apreciei a solução inteligente do apoio de braço frontal ser deslizante, o que permite avançar para a frente, aumentando o conforto para o braço.
Em seguida passei para trás. Apreciei o espaço para as pernas, tive pena de não ter saídas de ventilação na coluna central. No fundo, senti que o espaço era o correcto, isto é, não era acanhado, mas também não era enorme.
Por fim os preços, aquela versão custava 38 km e tal euros. É a versão mais equipada e foi uma surpresa, pois contava com mais.
Resultado final, carro muito lindo e equilibrado.
Apenas uma nota para o facto do vendedor ter sido muito profissional, simpático e estava totalmente a par da viatura exposta, tendo-me respondido e esclarecido a todas as questões que lhe coloquei. Sabia igualmente das novidades que vão ocorrer naquela gama dentro em breve.
CITROEN C5 Tourer 2.0 hdi Exclusive
O stand seguinte que me apareceu foi o da Citroen.
Estava à pinha, com muito mais gente do que na Mazda.
Comecei por apreciar ao longe a C5. O primeiro impacto causa surpresa pelo facto da carrinha ser imponente. A imagem que a C5 impõe é respeito.
Linhas não tão fluidas como a da Mazda, mas muito elegantes, bem enquadradas, impõe uma presença muito forte, de respeito.
Abri a mala, igualmente era grande, também estava recheada de locais de arrumação, mas não consegui perceber se seria maior ou mais pequena do que a Mazda.
Passei para o lugar do condutor. Xiiiiiiiiiiiiiii!!!!
Passei-me. Que luxo, que bom gosto, que requinte!
Fiquei babado. Tablier forrado a pele, cromados nas portas, caixa automática, displays com uma definição e iluminação sóbria e detalhada... enfim, senti que estava perante um carro que não é para familias atribuladas, embora sendo uma carrinha. Aquele carro é para puros apreciadores de requinte, VIPs por assim dizer. Pessoas de fato que prezam e respiram imagem.
O tacto é formidável, a construção é imaculada, tudo direitinho, nada de folgas, tudo bem colocado, no sitio certo.
E conforto? Aqueles bancos são de outro mundo. Se me senti confortável no Mazda então neste... aqueles bancos são mais confortáveis do que os sofás. Uma pessoa quando se senta naqueles bancos sentem-se totalmente abraçada por um misto de suavidade, envolvência perfeita, dureza quanto baste.
No banco de trás, igual prazer. Espaço correcto, semelhante ao Mazda. Bancos muito confortáveis. Também não tinha saídas de ventilação para os bancos traseiros.
No final, a cereja no topo do bolo. Convidaram-me para um test-drive, ali mesmo.
Aceitei e escolhi e a versão Exclusive com o motor 2.0 hdi. Fiquei a saber que a versão Exclusive já tem de série a suspensão Hidraplus3 (ou lá como se chama...) e caixa automática.
Bem, o carro é ultra silencioso. Não se ouve praticamente nada do exterior, nem o motor.
Com aquela caixa e com aquela suspensão os poucos km que fiz foram de pura suavidade, motor progressivo, caixa muito correcta, inteligente até, pois ajustava as mudanças pelo modo como pisava o acelerador... (não sou "habitué" de cx automáticas, pelo que achei inovador, mas se calhar não é...).
No final consegui estacionar nos lugares da Fil, super apertados, sem olhar uma vez para trás, deixei-me guiar pelas ajudas electrónicas e pela indicação no visor, que fez o favor de medir o espaço e me mostrar o carro a ser enfiado naquele buraco a que se chama estacionamento. Digo isto, pois com os espelhos rebatidos não consegui abrir as portas da frente, pelo que tive de saltar para os bancos traseiros e sair pelas portas de trás.
Resultado final, requinte, suavidade, conforto, bom gosto e muito luxo. Parabéns Citroen, conseguiste surpreender-me e muito.
Apenas uma nota para o vendedor da Citroen que não parecia vendedor da Citroen. Não sabia nada de nada acerca da viatura exposta do que qualquer versão do C5 e mesmo recorrendo a um pda como cábula, hesitava e corrigia o que me dizia.
Preço da versão Exclusive que vi e ensaiei 46 km Euros.
Kia Cee'd SW Tx 1.6 diesel
Em frente à Citroen estava a Kia, e disse para mim próprio "nem de propósito, deixa-me ver a Cee'd".
Fui ver com muita curiosidade. Estava curioso por ver o impacto do carro ao vivo, a qualidade, os materiais, o espaço...
A versão que lá estava era a preta, cor que lhe assenta como uma luva. Não tem cromados, só na grelha da frente e muito discretos.
A carrinha esta muito bem enquadrada, não há nada que se aponte que se possa dizer "aquilo está mal, não fica bem", pelo contrário, está um conjunto muito bem conseguido, e passado algum tempo pude dizer que é a carrinha mais bonita do seu segmento. Portanto, gosto muito da Cee'd.
Vista de trás e de lado a carrinha é imponente, tem uma presença robusta, possante, as jantes de 17 polegadas (esqueci-me de dizer que na Mazda e na Citroen são de 18") ficam muito bem.
Abri a mala (começo sempre pela mala, pois é de espaço que procuro). Uau" mala enorme, parece mesmo maior do que as duas que tinha acabado de ver. "540l" responde-me a vendedora, que me estava a apreciar sem eu me aperceber e deve ter notado a minha surpresa ao abrir a bagageira, "a maior do segmento", continua ela. Dei-lhe razão, deve ter sido a maior mala que já vi num carro, sem ser comercial. Tinha espaços de arrumação, argolas para suporte de rede, rede de divisória...
Passei para a frente. As portas têm um toque e um bater robusto.
Sentei-me, estofos mistos de pele e tecido. Comecei por apreciar o tablier, fiquei uns momentos a observar e depois passei a mão pelo mesmo. Exactamente o mesmo impacto que tive com a Mazda, toque firme, sem serem plásticos duros nem muito moles. Peça única, apenas quebrado pelo porta luvas e pela consola central.
Tudo bem encaixado, sem folgas ou desalinhamentos, leitura correcta, simples e no lugar certo.
Gostei. Confesso que contava com algo pior, em relação ao meu Astra H, aquela carrinha está MELHOR. Considero que tem mais qualidade, o apoio de braço nos bancos da frente é correcto, os bancos são confortáveis, dão bom apoio, tem regulação lombar, pelo que gostei mesmo muito do que vi.
Passei para o banco de trás. Aqui foi a surpresa maior, pois pude cruzar as pernas, na maior (como se diz) e se tivesse mais um par de perna, podia cruza-las com o mesmo à vontade que cruzei as minhas, pois espaço é coisa que aquele carro mais tem. Pura e simplesmente, aquele carro tem mais espaço à trás do que qualquer um dos dois que acabei de descrever.
Fiquei a pensar como é possível, um carro com medidas exteriores mais pequenas, de outro segmento, como é que pode ser maior interiormente do que o Mazda 6 e a C5?
Mas a verdade é que é mesmo muito grande, muito espaçoso. Há semelhança dos anteriores, também não tem saídas de ventilação para os bancos de trás na consola central, também não tem cortinas laterais, embora os vidros são escuros.
O preço, 24 km e tal euros.
Resultado final, surpresa pelo espaço, pela qualidade, numa palavra "equilíbrio"
Um nota final para a vendedora que ainda se serve dos defeitos dos outros para elogiar o seu produto. Não havia necessidade.
Resultado do comparativo: vencedor Kia Cee'd.
Porquê? Eu tenho um Astra H 1,7 Cdti Elegance, e fui fazer este comparativo para me ajudar a escolher o seu sucessor, tendo alguns requisitos de antemão, como sejam maior espaço, pois a minha filha a isso obriga e pelo menos o mesmo equipamento. Ora todos eles têm mais equipamento do que o meu astra. Por isso, não tenho necessidade de deitar dinheiro fora, quando há uma proposta que cumpre os meus requisitos iniciais.
Entendam este comparativo não como um comparativo entre eles, mas sim como uma ajuda para o sucessor do meu carro actual.
24km Euros do Kia para 46 km euros do C5, é muita coisa. Não tenho necessidade de mais do que a Kia me proporciona.
Ps- desculpem o "testamento", mas isto merece este tamanho XL.
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