Boas... realmente entre o 1.3 70 e o 1.3 90 a diferença é tão simplesmente que um tem turbo de geometria fixa e outro de geometria variavel; quanto ao 1.3 70 vs 1.3 75, não tenho a certeza mas penso que houve um aumento na pressão do common-rail, mas não tenho a certeza
Boas... realmente entre o 1.3 70 e o 1.3 90 a diferença é tão simplesmente que um tem turbo de geometria fixa e outro de geometria variavel; quanto ao 1.3 70 vs 1.3 75, não tenho a certeza mas penso que houve um aumento na pressão do common-rail, mas não tenho a certeza
Cumps
Não é só isso, o de 90cv tem injectores piezo-eléctricos.
Originalmente Colocado por Filipe Miguel F. LopesVer Post
Eu tenho o de 70cv e realmente à um "fosso" antes das 2000rpm..
O do de 75cv não conheço. Mas acho que também tem fosso..
"Supostamente" o de 75 cv que está no 500, atinge o binário máximo (limitado a 145 nm devido à caixa de velocidades) às 1500 rpm...portanto, na prática, deve traduzir-se num "fosso" menos notado. Digo eu.
"Supostamente" o de 75 cv que está no 500, atinge o binário máximo (limitado a 145 nm devido à caixa de velocidades) às 1500 rpm...portanto, na prática, deve traduzir-se num "fosso" menos notado. Digo eu.
Segundo li, nota-se menos fosso nos Swift, por exemplo, e estes não têm o binário limitado.
Se calhar têm uma "distribuição" do binário mais homogénea. Just my two cents...
Menos fosso entre o 70cv para o 75cv, e nota-se também noutros modelos, mas no Gpunto n dá pa comparar, nem no Panda e Ypsilon porque ainda têm o de 70cv...
"Supostamente" o de 75 cv que está no 500, atinge o binário máximo (limitado a 145 nm devido à caixa de velocidades) às 1500 rpm...portanto, na prática, deve traduzir-se num "fosso" menos notado. Digo eu.
Tanto o de 70 como o de 75 que estejam montados na plataforma do Panda têm o binário máximo limitado a 145nm e é atingido às 1500rpms.
Até às 2000 devem ser muito identicos.
Até às +- 2000 o fosso é grande.
Tanto o de 70 como o de 75 que estejam montados na plataforma do Panda têm o binário máximo limitado a 145nm e é atingido às 1500rpms.
Até às 2000 devem ser muito identicos.
Até às +- 2000 o fosso é grande.
Como podes dizer que "o fosso é grande até às 2000 rpm's" se também dizes (no mesmo texto inclusivamente), que o binário máximo é atingido às 1500 rpm's?
variable geometry turbo
The combustion system has been modified, increasing the permeability of the inlet and exhaust manifolds, reducing turbulence in the combustion chamber and varying the geometry and the compression ratio from 18:1 to 17.6:1.
The emissions control system envisages an EGR valve with electric actuation managed directly by the engine control system, a heat exchanger to cool the recirculating exhaust gas (EGR), and a 'close coupled' catalytic converter
Como podes dizer que "o fosso é grande até às 2000 rpm's" se também dizes (no mesmo texto inclusivamente), que o binário máximo é atingido às 1500 rpm's?
Com essa também fiquei "baralhado". Perante o binário máximo às 1500 rpm, o tal "fosso" devia terminar por aí, pois daí para cima a força do motor deveria estar totalmente disponível. Digo eu
Como podes dizer que "o fosso é grande até às 2000 rpm's" se também dizes (no mesmo texto inclusivamente), que o binário máximo é atingido às 1500 rpm's?
É a diferença entre a teoria e o que se sente na pratica! Simples. Eu tenho um Panda com esse motor e abaixo das 2000 é fraquinho.
E contra a prática diária...os argumentos do papel ficam para segundo plano. Obrigado ednuno.
Aliás encontrei este teste da motor.terra.es em que dizem isto:
Su funcionamiento es algo perezoso en la parte baja delcuentarrevoluciones, pues hasta las 2.000 rpm no se alcanza una cifra importante de par (11 mkg). Por eso, las arrancadas le cuestan algo más de lo deseable, sobre todo para un modelo que tiene en la ciudad su habitat natural. En el medio régimen, entre 2.000 y 4.500 rpm, es donde este Multijet hace gala de todo su esplendor. No conviene estirarlo mucho más allá, pues, aunque el corte de inyección no se alcanza hasta pasadas las 5.000 vueltas (curiosamente no contamos con línea roja en el cuentarrevoluciones), el extra de empuje es residual.
Isto é no banco de potência em que foi medido, apenas tinha 11 kgm +- 110nm às 2000 com um máximo de 160nm às 2795 rpm's. Isto vale o que vale mas espelha bem o que sinto da condução do meu Panda.
Olha eu tenho um Astra 1.3 CDTI e racionalmente , desde as 1750 rpm's (regine de binário máximo) é onde se sentem as maiores acelerações.
Deixa-te de ironias.
Um 1.3 Mjet de 70cv num Panda tem 145nm às 1500 segundo a Fiat e num Punto tem 180nm às 1750 rpm's. O engraçado da coisa é que às 1500 o Punto tb tem os tais 145nm. E como as relações de caixa são identicas o Punto deveria puxar bem desde as 1500 também. O que é certo é que apesar de melhor que o Panda antes das 2000 também se sente um "fosso"! Curioso..........
pelos vistos o mesmo motor montando em carros diferentes, tem também algumas diferenças....
agora, em qual deles está o melhor? ou o que melhor tem cada um deles?
na verdade, já conduzi um 1.3 de 70cv num punto de 2006, vários 1.3 de 70cv montados em corsas C de 2004 e 2005 e fiz à dias um test drive no swift de 75cv...
até agora a opinião com que fiquei:
- "fosso":
no punto pareceu-me não ter grande fosso, no corsa nota-se muito e no swift não notei;
- prestações:
punto razoavel, corsa bom, swift entre os dois primeiros (mas mais suave, talvez por não se notar o fosso);
-consumos:
punto muito economico, corsa não deu pra ver (era carro de empresa e tanto pegava eu como pegava outra pessoa), swift tinha apenas 1500km tinha média de 5,9 de cidade (mas também era carro de test drive)...
esta é a minha ideia...mas é a tal coisa, isto por vezes de carro para carro, muda muito... nos da empresa, cheguei a andar em alguns que puxavam muito mal...
agora comparação mesmo dos motores não consegui ter, porque foi tudo em carros diferentes
Boas... realmente entre o 1.3 70 e o 1.3 90 a diferença é tão simplesmente que um tem turbo de geometria fixa e outro de geometria variavel; quanto ao 1.3 70 vs 1.3 75, não tenho a certeza mas penso que houve um aumento na pressão do common-rail, mas não tenho a certeza
Cumps
será só mais pressão? se for só isso, então significa que há apenas alteração na reprogramação da centralina...
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