Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Carros a água... o que é que acham disto?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
    Mas ninguém disse que o carro tem de ser auto-suficiente.

    Vejamos uma carro a gasolina. Muito basicamente a gasolina entra para a câmara de combustão e através de uma vela dá-se a ignição e consequente explosão. Essa vela é alimentada por uma bateria que por sua vez é alimentada por um alternador, resultando da rotação do motor.

    Ou seja: Não há possibilidade nenhuma de num veículo se criar a energia suficiente para separar o H do O2 e fornecer o H ao motor? Gerando essa energia, por exemplo, como nos carros convencionais; Alternador--> rotação do motor?

    Para mim o problema apenas está apenas em saber se a quantidade necessária de energia para produzir o H suficiente para o carro andar, pode ser obtida através do rolamento do carro, tal como nos motores convencionais.
    Não dá. Mas muitos aqui parecem pensar que sim, o que de facto mostra que sabem do que estão a falar.

    Num carro a gasolina, a injecção no motor dá-se com gasolina e oxigénio, e esta é comprimida, para a faísca simplesmente desencadear a explosão. A energia está na gasolina que com o oxigénio vai ser decomposta em matérias menos energéticas (monóxido de carbono, água, etc) e a energia vai empurrar os pistões e fazer girar a cambota que vai acionar o alternador que recarrega a bateria.
    Repara que a energia entrou na forma química (gasolina) e saíu na forma mecânica, parte da qual foi convertida em eléctrica no alternador.



    No que estás a dizer, aparece a água à qual vai ter de ser feita a hidrólise para separar o hidrogénio. Para isto vais ter de usar energia eléctrica.
    Esse mesmo hidrogénio será então usado para accionar o motor e o produto da sua reacção não vai ser nem mais nem menos energético que o inical (água), vai ser ela mesma! Água. Repara que, se começas e acabas com a mesma matéria, não tiraste energia nenhuma. E não só não tiraste energia, ainda queres que ela te faça andar um carro!!! E que recarregue uma bateria para continuares a fazer a hidrólise!!! Mas está tudo louco?!

    Claro, podes ter uma bateria carregada no início, mas para isso, porquê gastar essa energia a fazer hidrólise para depois usar o hidrogénio (processo energeticamente pouco eficaz) em vez de usar directamente a bateria para o fazer andar (carro eléctrico)? Porque vais estar sempre a usar a energia da bateria sem possibilidade de recarga, mas:
    - num carro eléctrico, estás a aplicar a electricidade directamente para o movimento.
    - num carro a hidrogénio, estás a aplicar a electricidae num processo de hidrólise para depois usar o hidrogénio para fazer andar um carro (processo este que tem ganho energético zero, ou seja, a bateria não só está a fornecer a energia para o movimento, para a hidrólise e combustão e para todas as perdas de energia a mais pelo meio).


    A sério....

    Comentário


      #92
      Originalmente Colocado por Baiones Ver Post
      A diferença é que tu deste-te ao trabalho de pensar um pouco e elaborar uma hipótese que tem pernas para andar...
      Originalmente Colocado por alexander Ver Post
      Excelente raciocínio!
      Aqui está uma pessoa que se dá ao trabalho de tentar compreender o sistema em vez de dizer que não funciona.
      Parabéns!
      Eu acho imensa piada quando os arautos encontram alguém a quem se possam agarrar... O raciocínio foi lógico. E bom, porque não espero que todos compreendam o funcionamento de um motor.
      Só acho é piada ao pessoal que defende tanto coisas sem ter um mínimo de bases para se pronunciar sobre a sua exequibilidade... é que o BJ40, pelo menos, teve a disciplina de perguntar porque não, em vez de partir logo para o SIM.

      Originalmente Colocado por alexander Ver Post
      Só para acrescentar mais uma coisa... mesmo que não seja possível produzir o suficiente, o que é que é mais pesado? Um depósito de HHO ou uma montanha de baterias?
      E o que é ainda mais pesado? Qualquer um desses ou os dois juntos?!
      Vide a explicação anterior de que mais vale fazer a ligação directa da bateria a um motor eléctrico que usar a hidrólise.

      Originalmente Colocado por alexander Ver Post
      pois... estava a poupar nas palavras, esqueci que aqui nem todos podem saber o funcionamento do sistema todo! lol
      ok hidrólise para fazer a separação do H2 e do O2 (produção de HHO)
      e depois a combustão do HHO nos cilindros, a tal reacção redox que gera a energia e produz o vapor de água.
      Pronto. O que se te estava a explicar é que fazer a combustão de H2 é como fazer a combustão de qualquer outra coisa... obrigado por participares.

      Comentário


        #93
        Originalmente Colocado por Akh608 Ver Post
        Não dá. Mas muitos aqui parecem pensar que sim, o que de facto mostra que sabem do que estão a falar.

        Num carro a gasolina, a injecção no motor dá-se com gasolina e oxigénio, e esta é comprimida, para a faísca simplesmente desencadear a explosão. A energia está na gasolina que com o oxigénio vai ser decomposta em matérias menos energéticas (monóxido de carbono, água, etc) e a energia vai empurrar os pistões e fazer girar a cambota que vai acionar o alternador que recarrega a bateria.
        Repara que a energia entrou na forma química (gasolina) e saíu na forma mecânica, parte da qual foi convertida em eléctrica no alternador.



        No que estás a dizer, aparece a água à qual vai ter de ser feita a hidrólise para separar o hidrogénio. Para isto vais ter de usar energia eléctrica.
        Esse mesmo hidrogénio será então usado para accionar o motor e o produto da sua reacção não vai ser nem mais nem menos energético que o inical (água), vai ser ela mesma! Água. Repara que, se começas e acabas com a mesma matéria, não tiraste energia nenhuma. E não só não tiraste energia, ainda queres que ela te faça andar um carro!!! E que recarregue uma bateria para continuares a fazer a hidrólise!!! Mas está tudo louco?!

        Claro, podes ter uma bateria carregada no início, mas para isso, porquê gastar essa energia a fazer hidrólise para depois usar o hidrogénio (processo energeticamente pouco eficaz) em vez de usar directamente a bateria para o fazer andar (carro eléctrico)? Porque vais estar sempre a usar a energia da bateria sem possibilidade de recarga, mas:
        - num carro eléctrico, estás a aplicar a electricidade directamente para o movimento.
        - num carro a hidrogénio, estás a aplicar a electricidae num processo de hidrólise para depois usar o hidrogénio para fazer andar um carro (processo este que tem ganho energético zero, ou seja, a bateria não só está a fornecer a energia para o movimento, para a hidrólise e combustão e para todas as perdas de energia a mais pelo meio).


        A sério....
        tal como já se tinha falado antes usa-se energia eléctrica para criar o gás, e da sua explosão/combustão obtêm-se a energia mecânica para mover o carro.
        porque não usar directamente a energia eléctrica para mover o carro? porque ai tinhas de mandar o motor fora e colocar outro motor! ainda não percebeste que isto é uma forma de adaptar o carro para queimar um combustível em que não há emissão de poluentes?

        a questão não é fazer aparecer energia por artes mágicas que é o que alguns querem fazer as pessoas pensar mas sim converter energia eléctrica em mecânica. existem perdas? paciência! em tudo existem perdas.

        se eu quisesse construir um carro de raiz optava pelo motor magnético! não o eléctrico, mas o magnético.

        e quanto a começar com água e acabar com água não quer dizer nada, gastei energia eléctrica, ganhei energia térmica e mecânica não é?

        ok querem perguntas?
        eu faço perguntas...
        é possível fazer a hidrólise num carro? sim
        é possível fazer a combustão do hidrogénio num carro? sim
        é possível obter energia mecânica da explosão do hidrogénio? sim

        então porque se limitam a dizer que não funciona?

        Comentário


          #94
          Caro alexander,

          Já vi que nada te convencerá de que o que estás a tentar fazer é um completo disparate.

          Assim, resta-me fazer votos para que implementes rapidamente esse teu sistema. Quanto mais rápido o fizeres, mais depressa aprendes umas noções básicas sobre energia.

          Mas depois, espero que tenhas a humildade de reconhecer o teu erro. Talvez consigas assim impedir que outros sonhadores repitam as mesmas asneiras...

          Comentário


            #95
            Actualmente gasta-se muito mais energia a separar a água nos seus componentes (O2 e H2) que a que se produz na combustão do hidrogénio voltando a formar água.

            Para ajudar à festa um motor termico tem um rendimento bastante baixo, isto é apenas 20% (pode não ser 20 mas é um valor desta ordem) da energia obtida da combustao do H2 é que é convertida em energia mecanica.

            Portanto ou se arranja uma forma qualquer muito simples e barata de decompor a água nos seus componentes (um catalizador qq ou algo genero) ou pura e simplesmente essa solução não tem qualquer viabilidade.

            Comentário


              #96
              Originalmente Colocado por eu Ver Post
              Caro alexander,

              Já vi que nada te convencerá de que o que estás a tentar fazer é um completo disparate.

              Assim, resta-me fazer votos para que implementes rapidamente esse teu sistema. Quanto mais rápido o fizeres, mais depressa aprendes umas noções básicas sobre energia.

              Mas depois, espero que tenhas a humildade de reconhecer o teu erro. Talvez consigas assim impedir que outros sonhadores repitam as mesmas asneiras...
              Quanto às noções básicas de energia, e não só, aprendi-as na faculdade nas aulas de electricidade, de electrónica, de física, de mecânica, de química... e tu onde as aprendeste?

              Se estiver errado ao menos experimentei, faz parte do método científico, a experimentação, e não me importo de assumir o erro.

              Mas o negar algo que se não experimentou não faz parte do método embora muitos pseudo-cientistas o façam. Aqueles que se baseiam apenas no que está escrito e não experimentam!

              Dai pergunto se estiver certo? Vais ter a decência de assumir que estavas errado e que devias ouvir as opiniões dos outros e aprender a simplesmente não negar algo que é possível e não chamar disparates às ideias dos outros?

              "quem sonha onde quer que esteja marca a diferença"
              que seria do mundo se não houvessem sonhadores, pessoas que acreditam mesmo quando todos os outros acham impossível

              um abraço

              Comentário


                #97
                Olá!

                Originalmente Colocado por alexander Ver Post

                ok querem perguntas?
                eu faço perguntas...
                é possível fazer a hidrólise num carro? sim
                é possível fazer a combustão do hidrogénio num carro? sim
                é possível obter energia mecânica da explosão do hidrogénio? sim

                então porque se limitam a dizer que não funciona?
                Isso são tudo premissas verdadeiras. Aliás há muito tempo que há veículos de combustão (tanto interna como externa) a hidrogénio.

                Agora usar energia gerada pela combustão para simultaneamente mover um veiculo e gerar mais combustivel, de tal modo que o veiculo seja auto suficiente, é que é fisicamente (à luz das leis actualmente aceites) impossível. Isto não é mais que mais uma variante de uma máquina de movimento perpetuo. Desde os primórdios da civilização que tentam desenvolver uma máquina destas sem sucesso. E que o afirma ter alcançado, nunca o partilha como fez, nem disponibiliza que a sua invenção seja disponibilizada para comprovar os resultados.

                A menos que tenham descoberto alguma "força" nova, ainda não descrita nas leis da fisica actuais, o processo
                electrólice1 -> combustão = electrólice2 + movimento,
                de modo que a quantidade de combustivel produzida em 1 e 2 seja igual, assumindo que todas as reacções tem rendimento igual a 100% (o que é bastante longe do rendimento máximo real de um ciclo térmico), então a quantidade de movimento produzida teria de ser igual a 0.

                Portanto sou complementamente céptico em relação a isto, mas desejo-te boa sorte para o teu projecto, mesmo apesar de estar 100% convicto que é impossível isso ser auto-suficiente.

                Cumps.

                Comentário


                  #98
                  Originalmente Colocado por JCF Ver Post
                  Actualmente gasta-se muito mais energia a separar a água nos seus componentes (O2 e H2) que a que se produz na combustão do hidrogénio voltando a formar água.

                  Para ajudar à festa um motor termico tem um rendimento bastante baixo, isto é apenas 20% (pode não ser 20 mas é um valor desta ordem) da energia obtida da combustao do H2 é que é convertida em energia mecanica.

                  Portanto ou se arranja uma forma qualquer muito simples e barata de decompor a água nos seus componentes (um catalizador qq ou algo genero) ou pura e simplesmente essa solução não tem qualquer viabilidade.
                  Só queria dar uma achega - o que disseste está correcto, apenas o actualmente pode dar a impressão de que seja uma limitação técnica. Não é. Se os produtos iniciais e finais são iguais, é impossível ter-se retirado energia do sistema...

                  Comentário


                    #99
                    Originalmente Colocado por alexander Ver Post
                    ok querem perguntas?
                    eu faço perguntas...
                    é possível fazer a hidrólise num carro? sim
                    é possível fazer a combustão do hidrogénio num carro? sim
                    é possível obter energia mecânica da explosão do hidrogénio? sim
                    Xii, tantas perguntas. Mas para essas já sabias as respostas, e assim não são perguntas honestas...

                    Posso fazer duas perguntas? É que para estas eu não sei as respostas...

                    1 - falaste das cadeiras que frequentaste, mas não do curso. Posso perguntar qual foi?

                    2 - hoje em dia existe tb uma transformação aplicável aos carros a gasolina, o GPL. É aplicável porque ao fim de poucos meses o baixo custo do combustível torna viável a transformação (naturalmente onerosa). Achas que consegues custos tão baixos para uma transformação que me parece BEM mais complexa de forma que ela seja viável?

                    Comentário


                      eu não me lembro de ter dito em algum sítio que queria criar um sistema auto-suficiente.

                      quero fazer um sistema que produza HHO suficiente para o carro mover, isso sim, se reduzir o consumo já é bom, mas acredito mesmo que seja possível trabalhar só a HHO (não porque me disseram, mas pelas experiências que tenho feito).

                      mas quando me dizem que o sistema não pode funcionar porque existem 80% de perdas como disse alguém atrás, então eu poderia dizer. se uma célula normal gasta 10A = 10000mA e eu já consegui fazer o mesmo com um gasto de apenas 100mA (apenas 1% do gasto de energia) então ainda me sobram 19% ou não?

                      100 - 80 = 20
                      20 - 1 = 19

                      mas enfim. como dizia ontem a Dra. Elvira Fortunato à RTP na entrevista...

                      "se há uns anos dissesse a alguém que ia fazer um transístor em papel chamavam-me doida"

                      (5 anos de investigação depois, prémio de 2.250.000 Euros e o reconhecimento de toda a comunidade científica por uma descoberta que pode mudar o mundo) disse ela

                      "acreditem que tudo é possível"

                      continuem cépticos se quiserem, mas quando o carro estiver pronto conversamos

                      um abraço

                      Comentário


                        Está bem, ficamos há espera...

                        Já agora, a Dra. Elvira também é uma "curiosa" ou é uma Cientista a sério ?
                        Editado pela última vez por eu; 27 July 2008, 12:13.

                        Comentário


                          Podes não ter dito directamente que o sistema pode ser auto-suficiente, mas colocaste a hipotese:

                          Originalmente Colocado por alexander Ver Post
                          Agora colocas uma célula a fazer a hidrólise do HHO, uma "armadilha" para retirar o vapor de água (para não introduzires humidade no motor) e ligas a saída da célula à entrada de ar do motor. O HHO mistura-se com a gasolina ou o gasóleo e é queimado juntamente dando uma redução no consumo (teórica) de 30% a 50%.
                          Se a energia que usas na produção do HHO vier do motor e a introdução do HHO no motor consegues reduzir o consumo de gasolina ou gasoleo, ao mesmo tempo que continuas a produzir HHO e Energia mecanica na mesma quantidade, então estas a produzir mais energia que a que adicionas ao sistema (ou seja é tipo máquina de movimento perpétuo e portanto auto suficiente, porque com esse principio todo a energia mecanica podia ser usada na produção de HHO para produzir uma nova quantidade de energia mecanica superior).

                          Portanto se estou a perceber o que queres dizer, afirmas que com por exemplo 1kJ de energia é possivel produzir uma quantidade de HHO tal que será possível accionar um motor de combustão e que este por sua vez accione um gerador de modo a produzir uma energia igual ou superior a 1kJ (que será reutilizada para produzir mais HHO). (1)

                          Ao contrário dos avanços feitos pela equipa da Dra Elvira Fortunato, os deste sistema (como até agora tem sido descritos) vão contra as leis da fisica.

                          Já agora uma redução de corrente utilizada de 10A para 100mA pouco me diz, porque não dizes a quantidade de gás que produziste, nem a diferença de potencial que um e outro usam, nem o tempo que um e outro demoram para produzir a mesma quantidade x. É de referir que o Ampere não é uma unidade de energia, o Joule é que é.

                          Desejo-te no entanto boa sorte para o projecto, e se isso alguma vez funcionar nos moldes que entendi em (1) serei o primeiro a aplaudir.

                          Comentário


                            Esta noite "dormi sobre" sobre este assunto e penso já ter percebido porque não é possivel fazer-se a máquina, pelo menos tal e qual como eu pensava e já expliquei muito basicamente neste tópico.

                            Se pensarmos num pequeno sistema apenas composto por:

                            Um depósito de água (da qual se obtém o H2), um motor de combustão, um dínamo (accionado apenas pelo motor e que irá fornecer energia ao depósito de água para a electrolise). Se eu decompuser por exemplo 1L de água formando assim H2, a quantidade de energia que iria obter através da combustão desse H2 seria no máximo dos máximos (em condições ideias) igual à que usei para decompor esse mesma quantidade de água agora formada de novo. Como não existem condições ideias eu nunca obteria a energia necessária à sua combustão.

                            Partindo deste sistema para um veículo percebi, logicamente, que se nem consigo igualar a energia que gasto na electrolise, muito menos consigo formar ainda mais que sobre para fazer movimentar um veículo.

                            Não sei se o meu raciocínio está correcto mas resume-se basicamente ao que já tinham explicado e eu não entendi: "se partimos de uma determinada quantidade de agua e acabamos com a mesma quantidade, não há energia a mais para o que quer que seja."

                            Comentário


                              Bravo Bj40, percebeste a questão

                              É isso mesmo.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por alexander Ver Post
                                Quanto às noções básicas de energia, e não só, aprendi-as na faculdade nas aulas de electricidade, de electrónica, de física, de mecânica, de química... e tu onde as aprendeste?

                                Se estiver errado ao menos experimentei, faz parte do método científico, a experimentação, e não me importo de assumir o erro.

                                Mas o negar algo que se não experimentou não faz parte do método embora muitos pseudo-cientistas o façam. Aqueles que se baseiam apenas no que está escrito e não experimentam!

                                Dai pergunto se estiver certo? Vais ter a decência de assumir que estavas errado e que devias ouvir as opiniões dos outros e aprender a simplesmente não negar algo que é possível e não chamar disparates às ideias dos outros?

                                "quem sonha onde quer que esteja marca a diferença"
                                que seria do mundo se não houvessem sonhadores, pessoas que acreditam mesmo quando todos os outros acham impossível

                                um abraço

                                Não é ser velho do Restelo, não é não acreditar nos avanças da tecnologia, não é duvidar da dedicação e empenho de alguém...


                                ...mas o que tu sugeres simplesmente NÃO acontece precisamente porque SÉCULOS de experiências, e de ciência pura nos levaram as postular as leis físicas que descrevem na perfeição os fenómenos de transferência energentica, termodinamica, e rendimentos...


                                Dizes que tems esses conceitos de cadeiras universitárias...... pois bem, eu tambem os tenho, e pelo teu discurso creio que ainda não obtiveste aprovação ás mesmas...


                                De há conceitos/principios/leis muito bem estabelecidos testados e comprovados são precisamente os de energia e maquinas termicas....

                                .. e o que tu sugeres não é um impossibilidade temporal por ainda não existir tecnologia que a suporte, pois este tipo de "impossibilidade" é temporaria até ser desenvolvida a tecnologia em questão...


                                ... o que tu sugeres é uma impossibilidade FISICA, com limitação da FISICA pura, pelo que não se consegue contornar....

                                Obter redimentos de 100% em transferencias energéticas só em sistemas ISOLADOS perfeitos ( que não existem) e obter mais energia do que foi fornecido ao sistema é IMPOSSIVEL venha quem vier...


                                Mas reconheço a tua dedicação, é esse o esprito que se tem que ter, e mais depressa aprendes por ti proprio que cientistas que desde há seculos se debreuçãm sobre esta questão tem de facto razão.

                                Comentário


                                  Eu ainda gostava era que me respondesses

                                  Comentário


                                    PAra hidrolise é necessário gastar electricidade do carro.

                                    A electricidade do carro é cara, porque provem da gasolina, quanto mais electricidade o carro consome , mais gasolina consome.
                                    O alternador fica mais pesado quando ha mais solicitaçao da energia, portanto o motor gasta mais.
                                    Qualquer individuo na competição sabe disso, por isso é que se costuma desligar luzes e tudo o que é desnecessário ao consumo de electricidade.


                                    Devido a perdas de transformação energetica, nao se consegue portanto poupar nehum combustivel.
                                    HHO é uma burla, e não tem NENHUM, nem só um laboratorio que teste e aprove isso, porque a ideia é simplesmente tão estapafúrdia, que não funciona!

                                    Comentário


                                      Se tivessem com mais atenção nas aulas de fisica, agora ganhavam muito.
                                      Está respondido, cientificamente. E basta usar o senso cumum para perceber isto, nao é preciso ir á china
                                      Editado pela última vez por Fernado; 02 March 2015, 20:53.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Fernado Ver Post
                                        PAra hidrolise é necessário gastar electricidade do carro.

                                        A electricidade do carro é cara, porque provem da gasolina, quanto mais electricidade o carro consome , mais gasolina consome.
                                        O alternador fica mais pesado quando ha mais solicitaçao da energia, portanto o motor gasta mais.
                                        Qualquer individuo na competição sabe disso, por isso é que se costuma desligar luzes e tudo o que é desnecessário ao consumo de electricidade.


                                        Devido a perdas de transformação energetica, nao se consegue portanto poupar nehum combustivel.
                                        HHO é uma burla, e não tem NENHUM, nem só um laboratorio que teste e aprove isso, porque a ideia é simplesmente tão estapafúrdia, que não funciona!
                                        Originalmente Colocado por Fernado Ver Post
                                        Se tivessem com mais atenção nas aulas de fisica, agora ganhavam muito.
                                        Está respondido, cientificamente. E basta usar o senso cumum para perceber isto, nao é preciso ir á china
                                        Onde ficam os imans em volta do tubo de combustivel para reduzir o consumo, nesse espirito cientifico?

                                        Originalmente Colocado por Fernado Ver Post
                                        Este post já é um pouco antigo, mas pela curiosidde não me impede de responder.

                                        Se experimentasses já não falavas assim. Posso-te garantir que funcionam, as forças magnéticas fazem alguma coisa ao combústivel, o quê, nao sei, mas basta olhares para o consumo instantaneo ou relanti, no meu baixou e nunca mais voltou ao que era dantes, e o motor nunca teve nenhum problema até hoje.
                                        Já ouvi também falr que usam isso em competição, em provas de resistência.Nunca vi, mas pelo que já experimentei posso garantir com certeza absoluta que funionam, queres ver a funcionar?

                                        Terá sido coincidencia, baixar o consumo? Não foi. O motor ficou mais suave e tudo.
                                        Editado pela última vez por M101; 02 March 2015, 21:10.

                                        Comentário


                                          Já viram o equipamento milagroso que está a vender na Feuvert.
                                          Este até gaba-se de ser aprovado pelo IMT, IST e ISQ

                                          No topo da sétima página do folheto.
                                          CrossPaper

                                          Comentário

                                          AD fim dos posts Desktop

                                          Collapse

                                          Ad Fim dos Posts Mobile

                                          Collapse
                                          Working...
                                          X