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Rotação ideal para melhor condução num diesel.
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Para ter o menor consumo é usar o pé direito o mais em cima possível, não é linear mais rotação gastar mais. Tão ou mais importante que isso é ao acelerar fazê-lo de forma muito suave, pois em acelerações rápidas o pé vai ao fundo e é só combustível sem queimar (o famoso fumo dos TDI's). Eu com o meu carro (TDI 100cv) já cheguei a fazer 4.3 l/100 km e era só ter cuidado com as acelerações, não passar as 2500 rpm constantes e conduzir de forma a prever paragens seja por semáforos, trânsito, etc. Em termos de esforço do motor e relação consumo/rendimento é claramente na zona de binário máximo.
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Originalmente Colocado por Sherlock Holmes Ver PostEu das vibrações não sei nada. Mas sei que em autoestrada é uma bela seca ir a 90/100 e ser ultrapassado até pelas camionetas da Rodoviária. Não, por esse enxovalho já passei e garanto que não faz nada bem ao ego.
Outra vertente, é que nunca ando em excesso de velocidade em autoestrada (quando estou a ir para casa),daí não estar constantemente preocupado com a polícia.Editado pela última vez por rover214; 14 May 2008, 21:22.
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Originalmente Colocado por rover_214 Ver PostDevido aos preços do combustível, quando vou para casa, vou sempre a 85/90 km/h, e se no princípio me fazia confusão, agora é na boa, vou a curtir a estrada e a música, sem stresses. Ser ultrapassado, ya, normalmente sou o mais lento , mas n me aquece nem arrefece, se alguém me pagar a gasosa eu ando mais rápido na boa...
Outra vertente, é que nunca ando em excesso de velocidade em autoestrada (quando estou a ir para casa),daí não estar constantemente preocupado com a polícia.
Cumprimentos
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Depende de carro para carro.
E se num Diesel, por vezes o binário máximo é atingido à 1,800rpm, não é aí que esses motores terão uma relação adequada com a cx. de velocidades e a velocidade engatada.
No meu carro, 320d, circulo em AE entre as 2,500 a 3,000 rpm em 6ª.
Em cidade, meter a 6ª e ter o motor na mão a 60/70, não é possível. Não tem força.
O caso mais gritante que eu assisti nestes últimos tempos é o Lexus is-220d que em AE, abaixo dos 140 não é possível andar em 6ª.
Uma autêntica aberração aquela caixa.
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Eu diria que não se pode tentar explicar esta questão pela rotação.
Falando dos apoios de motor, quem já experimentou acelerar um carro ao ralenti com o capot aberto nota que há a deslocação do motor num determinado sentido (isto era particularmente visível nos renault com motor energy). Ora, se o motor se está a tentar deslocar, são os apoios de motor que estão a levar com esse esforço.
Ora, se ao ralenti (sem forças que o contrariem) o motor já se move, quanto mais se formos em andamento numa rotação com muito binário !
Por outro lado, eu muitas vezes ando em 4ª às 1200 rpm sem qualquer vibração ou ressonancia (mais em situações de pára-arranca).
Se não se for a carregar muito no acelerador (ou seja, apenas a manter rotação num terreno plano) o esforço é práticamente nulo, e substancialmente menor do que numa aceleração vigorosa em 2ª ou 3ª.
Em termos de consumos também não há respostas exactas.
Por um lado a maioria dos diesel (e muitos otto) actuais têm um sistema de acelerador que funciona electrónicamente e não por acção mecânica de um cabo - logo não é garantido que ir a carregar pouco se vai traduzir num consumo baixo.
De um modo geral, quanto menos rotação o motor tiver menor é o consumo, mas ainda aqui há factores que variam, como por exemplo acelerar fora da rotação ideal e antes de o turbo estar em carga plena.
Eu diria que em qualquer carro (diesel ou otto) a melhor forma de conduzir (do ponto de vista de economia de combustível e mecânico) é procurar a mudança/aceleração onde o carro vá com menos esforço e com maior à vontade e suavidade.
Pelo menos é o que eu tento fazer.
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Originalmente Colocado por rover_214 Ver PostDevido aos preços do combustível, quando vou para casa, vou sempre a 85/90 km/h, e se no princípio me fazia confusão, agora é na boa, vou a curtir a estrada e a música, sem stresses. Ser ultrapassado, ya, normalmente sou o mais lento , mas n me aquece nem arrefece, se alguém me pagar a gasosa eu ando mais rápido na boa...
Outra vertente, é que nunca ando em excesso de velocidade em autoestrada (quando estou a ir para casa),daí não estar constantemente preocupado com a polícia.
Por um exercício de curiosidade, andei um depósito com o C4 a poupar o mais que podia, sempre com atenção aos consumos instantâneos do CB.
Devo dizer que foi um bocado tortura, porque para fazer 1200 kms (um depósito) ainda são muitos dias a andar na faixa do lado direito.
No final do depósito fiz uma média de 5,2 litros, ou seja, menos 1 litro do que andando completamente despreocupado e metendo o pé a fundo quando me apetece.
Isto para dizer que em alguns carros (diesel principalmente) o andar em extrema poupança não se traduz em resultados assim tão grandes a nível de consumos.
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Originalmente Colocado por Carlos.L Ver PostDepende de carro para carro.
E se num Diesel, por vezes o binário máximo é atingido à 1,800rpm, não é aí que esses motores terão uma relação adequada com a cx. de velocidades e a velocidade engatada.
No meu carro, 320d, circulo em AE entre as 2,500 a 3,000 rpm em 6ª.
Em cidade, meter a 6ª e ter o motor na mão a 60/70, não é possível. Não tem força.
O caso mais gritante que eu assisti nestes últimos tempos é o Lexus is-220d que em AE, abaixo dos 140 não é possível andar em 6ª.
Uma autêntica aberração aquela caixa.
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Originalmente Colocado por rca33 Ver PostEmbora concorde com o que dizes, também te digo que depende muito do carro.
Por um exercício de curiosidade, andei um depósito com o C4 a poupar o mais que podia, sempre com atenção aos consumos instantâneos do CB.
Devo dizer que foi um bocado tortura, porque para fazer 1200 kms (um depósito) ainda são muitos dias a andar na faixa do lado direito.
No final do depósito fiz uma média de 5,2 litros, ou seja, menos 1 litro do que andando completamente despreocupado e metendo o pé a fundo quando me apetece.
Isto para dizer que em alguns carros (diesel principalmente) o andar em extrema poupança não se traduz em resultados assim tão grandes a nível de consumos.
Depois, o pessoal que eu vejo sempre com mais pressa, é o pessoal que vê-se claramente que está a conduzir carro da empresa, logo o diesel não é pago por eles daí andarem sempre a abrir e com consumos despreocupados. Esta é uma das maiores constatações que eu tenho feito.
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Originalmente Colocado por monicamelo Ver PostA sério?
A curiosidade que tinha ao perguntar isso, era porque dizem que esse carro tem umas prestações abaixo da concorrência e talvez (ou até mesmo) seja derivado a esse escalonamento da caixa.
E num Avensis, os mesmos cavalos com uma caixa a sério, aquilo é uma maravilha.
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Originalmente Colocado por rover_214 Ver PostPois, mas se olhares para o meu nick, vais ver que o meu carro é a gasolina, 1.4 103 cv, por exemplo, a 85/90, devo gastar à volta de 7l, enquanto que a 12/140 são 8,8l, é uma diferença substancial. Antes destes aumentos brutais (só conduzo desde março de 2006), 20€ davam-me para 5 dias=180km. Se eu hoje andasse ao mesmo ritmo, provavelmente daria apenas para 4 dias, assim dá para 5 dias e ainda sobra um pouco.
Depois, o pessoal que eu vejo sempre com mais pressa, é o pessoal que vê-se claramente que está a conduzir carro da empresa, logo o diesel não é pago por eles daí andarem sempre a abrir e com consumos despreocupados. Esta é uma das maiores constatações que eu tenho feito.
Quanto ao pessoal que vês com pressa é uma mistura do que dizes (carros de empresa) com o tipo de carro onde vais.
Quando eu andava no meu accord a gasolina ia na faixa da direita a gastar os meus 8,8 litros, enquanto que agora em carro a diesel subo um bocado a fasquia por ser menos penalizado nos consumos.
Isto foi algo que eu constactei muito enquanto tinha o accord a gasolina.
Lembro-me de vir do algarve pela A2 na faixa da direita (atrás e à frente de outros carros ao mesmo ritmo) e por-me a observar os carros que passavam (bem mais depressa pela esquerda), e 90% eram a diesel, e sendo num Domingo não deviam ser carros de empresa.
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Originalmente Colocado por rca33 Ver PostSim, tens razão no que dizes. Eu andei com um carro igual ao teu uns anos e tenho perfeita noção das diferenças dos consumos.
Quanto ao pessoal que vês com pressa é uma mistura do que dizes (carros de empresa) com o tipo de carro onde vais.
Quando eu andava no meu accord a gasolina ia na faixa da direita a gastar os meus 8,8 litros, enquanto que agora em carro a diesel subo um bocado a fasquia por ser menos penalizado nos consumos.
Isto foi algo que eu constactei muito enquanto tinha o accord a gasolina.
Lembro-me de vir do algarve pela A2 na faixa da direita (atrás e à frente de outros carros ao mesmo ritmo) e por-me a observar os carros que passavam (bem mais depressa pela esquerda), e 90% eram a diesel, e sendo num Domingo não deviam ser carros de empresa.
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Originalmente Colocado por Carlos.L Ver PostDepende de carro para carro.
E se num Diesel, por vezes o binário máximo é atingido à 1,800rpm, não é aí que esses motores terão uma relação adequada com a cx. de velocidades e a velocidade engatada.
No meu carro, 320d, circulo em AE entre as 2,500 a 3,000 rpm em 6ª.
Em cidade, meter a 6ª e ter o motor na mão a 60/70, não é possível. Não tem força.
O caso mais gritante que eu assisti nestes últimos tempos é o Lexus is-220d que em AE, abaixo dos 140 não é possível andar em 6ª.
Uma autêntica aberração aquela caixa.
????Nm/ 2.000rpm = 6ª ás 2.000rpm - 120Km/h
Julgo que os TDi Bluemotion e o novo Laguna DCi fazem isto...talvez noutro regime pois o binário acho que está mais abaixo no taquimetro, mas dão 120 em 6ª em cima do binário...acho.
Parece-me que seria o mais equilibrado, mais económico e com margem para alguma subida mais trabalhosa que possa aparecer.
Isto aplica-se num diesel... obviamente.
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Originalmente Colocado por rover_214 Ver PostSim é verdade, os diesel gastam (na generalidade) efectivamente menos que os gasolina, os que passam na bisga são diesel, mas com o preço dos combustíveis ao preço que estão, sinceramente não vai tardar muito a vê-los a encostar à direita também. Aliás, hoje em dia eu não comprava carro diesel, mas sim um gasolina atmosférico para adaptar a gás.
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Originalmente Colocado por Arturval Ver Post1500rpm
Num 335d ele aguenta bem isso devido à cilindrada e devido ao turbo para as baixas, eu num 1.3 ou 1.2 (como quiserem) CDTi de 70cv ele só se aguenta às 1800rpm que também é onde tem o binário máximo.
Já numa A4 Avant 1.9TDi 130cv aguenta-se sempre bem às 1400-1500rpm,
Mesmo no corsa ele aguenta as 1500rpm em qualquer mudança mas tem de ser em terreno plano ou a descer..
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Originalmente Colocado por Automobilista Ver PostO ideal, na europa, seria haver uma relação directa com as regras de transito, ou seja, um carro em 6ª velocidade (última) no regime de binário máximo rodaria a 120Km/h, por exemplo:
????Nm/ 2.000rpm = 6ª ás 2.000rpm - 120Km/h
Julgo que os TDi Bluemotion e o novo Laguna DCi fazem isto...talvez noutro regime pois o binário acho que está mais abaixo no taquimetro, mas dão 120 em 6ª em cima do binário...acho.
Parece-me que seria o mais equilibrado, mais económico e com margem para alguma subida mais trabalhosa que possa aparecer.
Isto aplica-se num diesel... obviamente.
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Originalmente Colocado por Carlos.L Ver PostO Bluemotion tem uma desmultiplicação absurda da caixa.
Experimente um dia conduzir um 1.9 TDI e vão ver o que quero dizer.
É mesmo para brincar com o fisco.
Um abraço, desculpem o OT
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Originalmente Colocado por rca33 Ver PostEu diria que não se pode tentar explicar esta questão pela rotação.
Falando dos apoios de motor, quem já experimentou acelerar um carro ao ralenti com o capot aberto nota que há a deslocação do motor num determinado sentido (isto era particularmente visível nos renault com motor energy). Ora, se o motor se está a tentar deslocar, são os apoios de motor que estão a levar com esse esforço.
Ora, se ao ralenti (sem forças que o contrariem) o motor já se move, quanto mais se formos em andamento numa rotação com muito binário !
Por outro lado, eu muitas vezes ando em 4ª às 1200 rpm sem qualquer vibração ou ressonancia (mais em situações de pára-arranca).
Se não se for a carregar muito no acelerador (ou seja, apenas a manter rotação num terreno plano) o esforço é práticamente nulo, e substancialmente menor do que numa aceleração vigorosa em 2ª ou 3ª.
Em termos de consumos também não há respostas exactas.
Por um lado a maioria dos diesel (e muitos otto) actuais têm um sistema de acelerador que funciona electrónicamente e não por acção mecânica de um cabo - logo não é garantido que ir a carregar pouco se vai traduzir num consumo baixo.
De um modo geral, quanto menos rotação o motor tiver menor é o consumo, mas ainda aqui há factores que variam, como por exemplo acelerar fora da rotação ideal e antes de o turbo estar em carga plena.
Eu diria que em qualquer carro (diesel ou otto) a melhor forma de conduzir (do ponto de vista de economia de combustível e mecânico) é procurar a mudança/aceleração onde o carro vá com menos esforço e com maior à vontade e suavidade.
Pelo menos é o que eu tento fazer.
Por tu n sentires rotações e ressonancias n que dizer necessariamente que o motor não esteja a sofrer com isso. Os motores são feitos para n se notar as vibrações, são usadas cambotas com 4 apoios, veios balanceiros e volantes de motor bi-massa. Este peças fazem com que tu ás 1200 rpms n notes vibrações no execelente motor que tens debaixo do capot. Mas os esforços estão lá. No motor do meu jipe nota-se mto melhor as vibrações pq e um motor menos filtrado, e mesmo sendo um 3.0 com 300 nm de binario as 1600 rpms, nota-se que em baixas rotações em mudanças mais altas, o esforço é grande.
Qto ao que dizer dos carros terem aceleradores electronicos nem tem nada a ver com os consumos. As centralinas é que vieram revolucionar, dado eu a todo o momento o micro-processador está a calcular a melhor manira de gastar menos. Qt mais acelerares num diesel, mais gasoleo vais gastar, isso é certo, seja o acelerador por cabo ou electronico, e seja a bomba injectora mecanica ou com centralina.
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Originalmente Colocado por rca33 Ver PostJá tens carro para meter a GPL
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Segundo o RCA33 o Citroen C4 iria fazer um consumo de 5,2 litros aos 100 km, e como fizeste 1200 km com o deposito deixa-me dizer que acabaste de poupar qualquer coisa como 12 litros de gasoleo aproximadamente. Por isso não me importava nada de ter esse consumo na minha viatura e andar bem devagar. Se isso não compensa, então não sei o que compensa.
Cump's.
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