Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Carro engatado - SIM OU NÃO?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    Não é a mesma coisa estar em 1ª ou marcha atrás?

    Apenas tem que ser numa mudança de força ( ou seja, 1ª ou R ), ou não?

    Comentário


      #92
      Originalmente Colocado por Indigo Ver Post
      Não é a mesma coisa estar em 1ª ou marcha atrás?

      Apenas tem que ser numa mudança de força ( ou seja, 1ª ou R ), ou não?
      ambas fazem forca...embora numa subida se deva deixar 1ª e numa descida R de modo a contrariar o sentido de movimento.

      Comentário


        #93
        Originalmente Colocado por Jarod Ver Post
        Por acaso não é.

        O modo "P" serve para trancar a transmissão por meio de uma "mola". Tem o mesmo efeito que manter o carro engatado, mas não é a mesma coisa.

        Aliás, se deixarmos o carro com caixa automática engatado (em 1, 2, 3, "D" ou "R"), ele depois não pega sem que escolhamos a relação "N" (ponto morto) ou "P" (park).

        Para quem não percebeu, esqueçam e deixem-se estar com as caixas manuais!
        Há caixas, como é o caso da do meu carro, que não têm a posição "P". Só arrancam se estiverem na posição "N" (desengatado). Deixo o meu sempre assim. Mas já aconteceu deixar engatado, por lapso.

        Comentário


          #94
          Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
          Depende. Em plano horizontal n deixo. Em plano inclinado, sim.
          X2

          Comentário


            #95
            Originalmente Colocado por NMiguel Ver Post

            Claro, onde se aprende o significado e o porquê de deixar o carro engatado.
            Onde se aprende que recta é diferente de declive ou inclinação.

            ... isso e a gravidade, é tudo uma questão de oftalmologia em relação à linha do horizonte. A terra já é redonda.
            PS1: «Dêem-me uma frase de quem quer que seja e eu encarrego-me de o fazer guilhotinar»

            PS2: Para bom entendedor meia palavra basta

            Comentário


              #96
              Eu deixo sempre o carro engatado.

              ________________________
              ~ Lu ~
              Peugeot 207 CC Sport 1.6 THP 150

              Comentário


                #97
                Originalmente Colocado por godfather_89 Ver Post
                ambas fazem forca...embora numa subida se deva deixar 1ª e numa descida R de modo a contrariar o sentido de movimento.
                nada disso.

                qual é a mudança que anda mais devagar? é a 1ª ou a marcha-atráz?

                então a 1ª tem uma compressão superior à marcha-atráz.

                logo um carro fica muito mais seguro em 1ª do que em marcha-atráz, independentemente do sentido do movimento!

                Comentário


                  #98
                  Eu, já estou habituado a parar o carro e engatar a primeira ou a MR quando carrego no botão para desligar.

                  Comentário


                    #99
                    Originalmente Colocado por Mendinhas Ver Post
                    nada disso.

                    qual é a mudança que anda mais devagar? é a 1ª ou a marcha-atráz?

                    então a 1ª tem uma compressão superior à marcha-atráz.

                    logo um carro fica muito mais seguro em 1ª do que em marcha-atráz, independentemente do sentido do movimento!
                    nada disso?

                    Qual a lógica de meter 1ª numa descida? ao fazeres isto tas a favorecer a inércia do movimento do motor...

                    Comentário


                      sempre engatado

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Dark_Sorcerer Ver Post
                        Estás enganado. Caso estejas parado e te baterem e fugirem, e se chamares a polícia para tomar conta da ocorrência, enviando depois todos os dados para a seguradora juntamente com o auto da polícia, o ISP paga-te o arranjo.
                        Olha que nem sempre as coisas são assim tão lineares.
                        Eu sei de quem já recorreu ao ISP e ficou a "chuchar" no dedo.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Mrs X Ver Post
                          x2....
                          X3.....

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por godfather_89 Ver Post
                            nada disso?

                            Qual a lógica de meter 1ª numa descida? ao fazeres isto tas a favorecer a inércia do movimento do motor...
                            concordo!

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por godfather_89 Ver Post
                              nada disso?

                              Qual a lógica de meter 1ª numa descida? ao fazeres isto tas a favorecer a inércia do movimento do motor...
                              Então e o que é que a inércia do movimento do motor tem a ver com a força com que o motor exerce na caixa?

                              O que interessa aqui realmente é a compressão do motor, e essa pode ser muito melhor aproveitada em 1ª do que em marcha-tas..

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por ppais Ver Post
                                Esse é daqueles mitos urbanos (em descidas engata-se a marcha-atrás e em subidas engata-e a 1ª) que basta pensar um bocadinho na mecânica da coisa para ver que não faz sentido.
                                Viva,

                                Desculpem a ignorância, mas podem explicar porque razão numa descida (carro virado para a frente) se deve deixar engatado em primeira? Honestamente, e pelo que aprendi na escola de condução, sempre coloquei em primeira em subida e piso plano, e em marcha-atrás em descida.

                                Marco

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Mendinhas Ver Post
                                  Então e o que é que a inércia do movimento do motor tem a ver com a força com que o motor exerce na caixa?

                                  O que interessa aqui realmente é a compressão do motor, e essa pode ser muito melhor aproveitada em 1ª do que em marcha-tas..
                                  Viva,

                                  Novamente desculpem a ignorância, mas o que significa "compressão do motor"? Numa descida colocava a caixa em marcha-atrás pensando contrariar o movimento das rodas, ou melhor, estando a marcha-atras engatada, as engrenagens estariam numa posição em que as rodas se movimentavam para trás, e como tal o carro não iria em frente. Mas aparentemente este conceito está completamente incorrecto, certo? Podem explicar então o efeito de engatar a caixa em primeira, indepentemente da inclinação?

                                  Marco

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Mendinhas Ver Post
                                    Então e o que é que a inércia do movimento do motor tem a ver com a força com que o motor exerce na caixa?

                                    O que interessa aqui realmente é a compressão do motor, e essa pode ser muito melhor aproveitada em 1ª do que em marcha-tas..

                                    Experimenta a parar numa descida em 1ª contigo dentro do carro com o motor parado e destrava o carro, depois engrena a marcha a atras e destrava o carro depois diz alguma coisa...



                                    abraço

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por marco.veloso Ver Post
                                      Viva,

                                      Novamente desculpem a ignorância, mas o que significa "compressão do motor"? Numa descida colocava a caixa em marcha-atrás pensando contrariar o movimento das rodas, ou melhor, estando a marcha-atras engatada, as engrenagens estariam numa posição em que as rodas se movimentavam para trás, e como tal o carro não iria em frente. Mas aparentemente este conceito está completamente incorrecto, certo? Podem explicar então o efeito de engatar a caixa em primeira, indepentemente da inclinação?

                                      Marco

                                      continua a fazer o que tens feito até aqui, porque que tens feito bem...


                                      abraço

                                      Comentário


                                        Em terreno plano, por vezes não engato... mas é raro, tenho-o quase sempre engatado e com travão de mão pouco puxado, detesto ouvir aqueles puxões no travão de mão que muita gente faz ao parar. Até me arrepio!

                                        Cumps.

                                        Comentário


                                          Deixo-o engatado em estradas inclinadas, sendo que viro as rodas para o lado do passeio em caso de forte inclinação. Travado fica sempre, mesmo em plano.

                                          Comentário


                                            Pois, eu na escola de condução aprendi que se deve deixar sempre engatado, mas como eu sou uma grande distraída que, se o engato, depois esqueço e ao ligar lá vai ele... Então deixo desengatado..

                                            Comentário


                                              Pois na escola de condução aprende se que deve deixar se sempre o carro travado em segurança! Quanto à tua distração é muito simples, basta habituares a carregar na embraiagem quando ligas o carro!

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Blourenco Ver Post
                                                Pois na escola de condução aprende se que deve deixar se sempre o carro travado em segurança! Quanto à tua distração é muito simples, basta habituares a carregar na embraiagem quando ligas o carro!
                                                Sim, é fácil evitar essa distracção.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Luís Miguel Ver Post
                                                  Deixo-o engatado em estradas inclinadas, sendo que viro as rodas para o lado do passeio em caso de forte inclinação. Travado fica sempre, mesmo em plano.
                                                  Viva,

                                                  Antes, em estradas inclinadas também tinha o hábito de virar as rodas para o passeio, tal como me fora instruído nas aulas de condução, sendo uma segurança extra para caso o travão e o motor engatado falhassem, fazendo com que o carro se encostasse ao passeio e não batesse no carro da frente ou deslizasse para o meio da estrada.

                                                  Deixei de o fazer por duas razões:
                                                  - após verificar vários carros em ruas apertadas que viravam toda a direcção e a roda ainda ficava uns bons 20cm fora do chassis - alguns deles com a direcção partida devido a acidentes com essas rodas (em ruas apertadas, quando dois carros se cruzam, se algum dos carros estacionados estiver com a direcção virada a roda ainda ocupa um espaço substancial na via e daí o choque);
                                                  - após verificar alguns comentários que referiam que ao estacionar o carro com as rodas viradas provocava desgaste e tensão na direcção (nunca foi provada efectivamente esta situação).

                                                  Assim colocava uma questão adicional: rodas viradas ou não? Provoca algum dano à direcção deixar as rodas viradas?

                                                  Neste momento em estradas inclinadas coloco as rodas viradas, mas apenas ligeiramente, para que não saiam em demasia do chassis e a ligeira curvatura leve o veículo a encostar ao passeio (embora num ângulo maior, claro, não impedido de bater no carro da frente, se estiver próximo - mas não vai para o meio da estrada), e não provocar tanto desgaste na direcção, como foi referido (embora ainda aguarde um comentário mais balizado neste aspecto).

                                                  Marco

                                                  Comentário


                                                    Sinceramente, não estou a ver que dano possa causar deixar as rodas viradas, na direcção. Pelo menos, desde que não seja na totalidade.

                                                    Eu também, quando deixo, ficam apenas ligeiramente, para não obstruir a via e não correr o risco de levar um toque na roda, o qual pode resultar em graves danos na direcção, suspensão e transmissão (este último no caso dos FWD ou AWD).

                                                    De qualquer modo, prefiro correr esse risco, a ver o meu carro descer uma ladeira e bater noutro carro ou atropelar alguém!

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por alcyon Ver Post
                                                      Experimenta a parar numa descida em 1ª contigo dentro do carro com o motor parado e destrava o carro, depois engrena a marcha a atras e destrava o carro depois diz alguma coisa...



                                                      abraço
                                                      Já experimentei e o carro não andou em nenhuma das situações.

                                                      Originalmente Colocado por Blourenco Ver Post
                                                      Pois na escola de condução aprende se que deve deixar se sempre o carro travado em segurança! Quanto à tua distração é muito simples, basta habituares a carregar na embraiagem quando ligas o carro!
                                                      O Yaris II do meu pai não pega se não carregarmos na embraiagem.

                                                      Originalmente Colocado por voa_baixinho Ver Post
                                                      Olha que nem sempre as coisas são assim tão lineares.
                                                      Eu sei de quem já recorreu ao ISP e ficou a "chuchar" no dedo.
                                                      Tenho ideia que, para participar ao ISP, é preciso conhecer a matrícula do carro que nos bateu. Alguém que confirme, sff. Além de que tens sempre uma franquia de 300 ou 400€!
                                                      Editado pela última vez por LuisMiguel; 26 May 2008, 13:16.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                                        Originalmente Colocado por Jorge Correia Ver Post
                                                        Por acaso costumo deixar o carro engatado mas já me disseram que se o carro levar uma porrada valente pode partir a caixa de velocidades... mito urbano?
                                                        Não, não é.

                                                        É exactamente a razão pela qual eu deixo desengatado.

                                                        Provavelmente já me safou de uma bonita:

                                                        Uma vez estava eu dentro do carro, no estacionamento, à espera de alguém.

                                                        Nisto, um colega de trabalho não vê o meu carro e manobra com toda a gana.

                                                        Resultado: manda-me uma pancada no carro que o fez deslocar quase um metro porque estava só com o travão de mão. Não houve mais danos.

                                                        Se tivesse engatado provavelmente partia-me a transmissão ou, como estava mais "preso", estragava o pára-choques.
                                                        Os carretos da caixa e transmissão podem ficar danificados.

                                                        Por exemplo se sofrerem um impacto no sentido contrário ao da mudança engrenada.



                                                        Raramente o deixo engatado. Só em locais muito inclinados o faço.

                                                        Normalmente tenho o cuidado de o deixar com as rodas para a berma ou passeio

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Mendinhas Ver Post
                                                          nada disso.

                                                          qual é a mudança que anda mais devagar? é a 1ª ou a marcha-atráz?

                                                          então a 1ª tem uma compressão superior à marcha-atráz.

                                                          logo um carro fica muito mais seguro em 1ª do que em marcha-atráz, independentemente do sentido do movimento!
                                                          Não.

                                                          Antes de mais, o manual do meu carro ensina a colocar a marcha-atrás em descidas e a 1º em subidas.
                                                          Depois, o sentido do movimento da 1ª é único, assim como o da marcha-atrás.
                                                          Experimenta numa descida engrenar a primeira e logo verás ou vice-versa.
                                                          A realidade é que de uma maneira ou outra o carro nunca está travado. Simplesmente está mais seguro.
                                                          O motor quando não está a funcionar faz uma força extremamente grande e a razão para o qual se escolhe a 1º velocidade e a marcha atrás, é pelo simples facto de que a relação das engrenagens é curta, proporcionando assim ainda mais força.
                                                          Se engrenarmos uma quinta (também podes experimentar), o carro não te irá segurar.
                                                          Ver exemplo do funcionamento dos carretos das bicicletas.
                                                          Editado pela última vez por MadDragon; 26 May 2008, 17:11.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Mendinhas Ver Post
                                                            Então e o que é que a inércia do movimento do motor tem a ver com a força com que o motor exerce na caixa?

                                                            O que interessa aqui realmente é a compressão do motor, e essa pode ser muito melhor aproveitada em 1ª do que em marcha-tas..
                                                            Não te adianta de nada se o sentido for favorável à descida do automóvel.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por marco.veloso Ver Post
                                                              Viva,

                                                              Antes, em estradas inclinadas também tinha o hábito de virar as rodas para o passeio, tal como me fora instruído nas aulas de condução, sendo uma segurança extra para caso o travão e o motor engatado falhassem, fazendo com que o carro se encostasse ao passeio e não batesse no carro da frente ou deslizasse para o meio da estrada.

                                                              Deixei de o fazer por duas razões:
                                                              - após verificar vários carros em ruas apertadas que viravam toda a direcção e a roda ainda ficava uns bons 20cm fora do chassis - alguns deles com a direcção partida devido a acidentes com essas rodas (em ruas apertadas, quando dois carros se cruzam, se algum dos carros estacionados estiver com a direcção virada a roda ainda ocupa um espaço substancial na via e daí o choque);
                                                              - após verificar alguns comentários que referiam que ao estacionar o carro com as rodas viradas provocava desgaste e tensão na direcção (nunca foi provada efectivamente esta situação).

                                                              Assim colocava uma questão adicional: rodas viradas ou não? Provoca algum dano à direcção deixar as rodas viradas?

                                                              Neste momento em estradas inclinadas coloco as rodas viradas, mas apenas ligeiramente, para que não saiam em demasia do chassis e a ligeira curvatura leve o veículo a encostar ao passeio (embora num ângulo maior, claro, não impedido de bater no carro da frente, se estiver próximo - mas não vai para o meio da estrada), e não provocar tanto desgaste na direcção, como foi referido (embora ainda aguarde um comentário mais balizado neste aspecto).

                                                              Marco
                                                              Costuma-se dizer que deixar as rodas viradas (mesmo em plano) força algumas engrenagens, aliás, tenho a impressão que já li isso num manual qualquer, ou então estou confundido com os problemas que causa á bomba de direcção assistida.
                                                              De qualquer forma, penso que por uma questão de segurança se deve fazer ou então, andar com uns calços na mala e em caso de serem necessários, colocá-los no chão, encostados às rodas, à frente destas.
                                                              Mas a meu ver, a melhor opção é virar a roda um pouco e saber estacionar, ou seja, se estacionarmos a 3/5cm do passeio, basta-nos virar um pouco da direcção que o carro ficará na mesma seguro.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X