Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Técnica de poupança(?) hypermiling

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Eu agora tenho andado mais despachado que antes, mas não em excesso, pois o que faço agora é não espremer mudanças (ir a morrer portanto). Desenvolvo mais as ditas para que a seguinte caia numa rotação aceitável e parece-me que estou a ter melhores resultados. Segundo o ponteiro, que tem uma "rotina" segundo a distância percorrida e já lhes conheço as manhas, vou com mais 50km com esta modalidade.

    A ver vamos o final.

    Comentário


      Já uso algumas técnicas de poupança de combustivel há bastante tempo, se bem q as mais simples (acelarações suaves, baixas rpms e prever o transito para reduzir o minimo de velocidade)...
      Comecei no ek3 3p (com a luzinha ECONO) e agora no ek4 4p... se bem q fazia-o mais pelo desafio, mas ultimamente devido a fazer mts kms estou a esforçar-me ainda mais um pouco, este 1º depósito a começar a usar técnicas mais avançadas (limpei a tralha da mala, aumentei ligeiramente a pressao dos pneus, e comecei com o pulse & glide quando possível... mas nada de desligar o motor!!!)
      de referiri q quando comecei com estas tecnicas já tinha 100 kms feitos com este deposito, e q fiz 110 kms num passeio numa tarde sempre com AC ligado a velocidade média de 90km/h (estava mt mt calor) com 5 pessoas.
      e da média de 7,4 q tinha em 25.000 kms no ek4, fiz neste depósito 6,7 lt/100kms...
      tendo em conta q 100 kms foram feitos sem preocupações, e outros 110 de ac com 5 pessoas no carro... e tendo em conta q é um civic ek4 sedan... acho mt bom...

      Estou a fazer troca de caixa as 2.000 rpms (q cai pras 1500 rpms)... este carro puxa bem logo desde as 1000 rpms, mas como faz 8500 rpms, provavelmente terei melhor aproveitamento e economia se trocar pelas 2500/3000 rpms?!!
      Que acham??

      Comentário


        No meu caso a técnica que uso é andar sempre com o carro o mais possível das 1500 rpm, que é quando o motor atinge o binário máximo.

        Comentário


          Pois... é um turbo-diesel...

          O meu atinge às 7.000 rpms o binário máximo, mudar sempre nessa rotação não dá pra economia

          Comentário


            Originalmente Colocado por xavier2007 Ver Post
            Já uso algumas técnicas de poupança de combustivel há bastante tempo, se bem q as mais simples (acelarações suaves, baixas rpms e prever o transito para reduzir o minimo de velocidade)...
            Comecei no ek3 3p (com a luzinha ECONO) e agora no ek4 4p... se bem q fazia-o mais pelo desafio, mas ultimamente devido a fazer mts kms estou a esforçar-me ainda mais um pouco, este 1º depósito a começar a usar técnicas mais avançadas (limpei a tralha da mala, aumentei ligeiramente a pressao dos pneus, e comecei com o pulse & glide quando possível... mas nada de desligar o motor!!!)
            de referiri q quando comecei com estas tecnicas já tinha 100 kms feitos com este deposito, e q fiz 110 kms num passeio numa tarde sempre com AC ligado a velocidade média de 90km/h (estava mt mt calor) com 5 pessoas.
            e da média de 7,4 q tinha em 25.000 kms no ek4, fiz neste depósito 6,7 lt/100kms...
            tendo em conta q 100 kms foram feitos sem preocupações, e outros 110 de ac com 5 pessoas no carro... e tendo em conta q é um civic ek4 sedan... acho mt bom...

            Estou a fazer troca de caixa as 2.000 rpms (q cai pras 1500 rpms)... este carro puxa bem logo desde as 1000 rpms, mas como faz 8500 rpms, provavelmente terei melhor aproveitamento e economia se trocar pelas 2500/3000 rpms?!!
            Que acham??
            Sem ter experiência de condução do teu carro será dificil dar-te uma certeza...

            Posso apenas dar-te o meu exemplo, com o meu carro, que não tem nada a ver com o teu... É um Clio 1.2 16v 75cv que anda só em cidade (muito ocasionalmente lá faço uns Kms de AE para soltar o motor). Este motor tem um binário máximo de 105Nm @ 4250 rpms.

            Se trocar as mudanças em cima das 2000 rpm, ele tb cai para as 1500... até à 3ª ele aguenta bem, mas 4ª e (principalmente) 5ª sente-se o motor em esforço. Com a troca em cima das 2000 rpm o consumo médio anda nos 6,7 l/100 (sempre em cidade).

            Se fizer a troca por volta das 2200-2300 rpm, ele cai para as 1700 mas já não se nota o motor em esforço em nenhuma das velocidades... E neste caso o consumo médio baixa para 6,5 l/100 (again, sempre em cidade).

            Portanto, o que realmente funciona melhor é mudar para a mudança superior logo que seja possivel fazê-lo sem esforçar o motor, porque esforçando o motor alem de aumentares o consumo aumentas principalmente o desgaste do motor...

            Comentário


              pois...
              em principio vou meter um manometro de vacuo, q me diz se o motor está em esforço ou não, e se está a poupar ou não... é facil de instalar e é relativamente barato... na ausencia de CB...
              além disso dá para detectar possiveis anomalias antes destas se notarem. ver aqui:
              How to Use and Interpret a Vacuum Gauge

              que acham? alguem já usou? feedback?

              Comentário


                Originalmente Colocado por xavier2007 Ver Post
                Já uso algumas técnicas de poupança de combustivel há bastante tempo, se bem q as mais simples (acelarações suaves, baixas rpms e prever o transito para reduzir o minimo de velocidade)...
                Comecei no ek3 3p (com a luzinha ECONO) e agora no ek4 4p... se bem q fazia-o mais pelo desafio, mas ultimamente devido a fazer mts kms estou a esforçar-me ainda mais um pouco, este 1º depósito a começar a usar técnicas mais avançadas (limpei a tralha da mala, aumentei ligeiramente a pressao dos pneus, e comecei com o pulse & glide quando possível... mas nada de desligar o motor!!!)
                de referiri q quando comecei com estas tecnicas já tinha 100 kms feitos com este deposito, e q fiz 110 kms num passeio numa tarde sempre com AC ligado a velocidade média de 90km/h (estava mt mt calor) com 5 pessoas.
                e da média de 7,4 q tinha em 25.000 kms no ek4, fiz neste depósito 6,7 lt/100kms...
                tendo em conta q 100 kms foram feitos sem preocupações, e outros 110 de ac com 5 pessoas no carro... e tendo em conta q é um civic ek4 sedan... acho mt bom...

                Estou a fazer troca de caixa as 2.000 rpms (q cai pras 1500 rpms)... este carro puxa bem logo desde as 1000 rpms, mas como faz 8500 rpms, provavelmente terei melhor aproveitamento e economia se trocar pelas 2500/3000 rpms?!!
                Que acham??
                É o bom de ter VTEC, tens uma curva plana de binário antes das 5500 O Vti é um pouco engrato já que é um motor guloso por natureza, não consegues grandes melhorias ao ter cuidado. Podes perfeitamente trocar às 3000 desde que o ponteiro chegue lá com pouca pressão de acelerador os consumos pouco alteram. O pedal conta mais que a rotação.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por DudexVTi Ver Post
                  É o bom de ter VTEC, tens uma curva plana de binário antes das 5500 O Vti é um pouco engrato já que é um motor guloso por natureza, não consegues grandes melhorias ao ter cuidado. Podes perfeitamente trocar às 3000 desde que o ponteiro chegue lá com pouca pressão de acelerador os consumos pouco alteram. O pedal conta mais que a rotação.
                  Sim, este motor é muito progressivo a subir rotação, mas no meu até noto um impulso extra às 3000 rpms q as vezes até aproveito pra ultrapassar aí...

                  E tb estou de acordo q é um pouco dificil fazer melhor, pois às vezes ando um depósito sempre devagar e tem um consumo maior q outro deposito q puxe algumas vezes

                  Mas o acelarador é sempre ao de leve, pois mesmo em mt baixas rotações (1200/1300) não noto q o motor esteja em esforço... a não ser q seja a subir em 4ª ou 5ª... mas até 3ª, ele até a subir das 1100/1200 rpms sobe bem, sem ficar a moer e logo a subir a rotação...
                  por isso é q fico indeciso em q rpm devo trocar...

                  Comentário

                  AD fim dos posts Desktop

                  Collapse

                  Ad Fim dos Posts Mobile

                  Collapse
                  Working...
                  X