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    #61
    Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
    Isto está bonito, está...

    O pessoal queixa-se que 140 cavalos é pouco e depois anda tudo a fazer autoestradas com o carro desengatado
    Isso aí é verdade, carros a fazer 10 ou 11 segundos dos 0 aos 100 ? Só charutos

    Agora fora de brincadeiras, isto não está nada, mas mesmo nada famoso, e o pessoal tem mesmo de se habituar a poupar e a fazer uma condução mais suave

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      #62
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        #63
        deleted

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          #64
          Originalmente Colocado por RPM Ver Post
          Tens um Honda com PGM-FI. Ficava muito desiludido e surpreendido se não o fizesse!
          Bem então a ver se baixo os meus 7.6l de média acumulada(+/-11.000km) quase só em cidade(rover com o 1.6i 16 da honda).

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            #65
            Originalmente Colocado por RPM Ver Post
            Fuel cutoff é aquele modo em que um carro de injecção corta a injecção de combustível quando engatado e na ausência de acelerador. É bom para evitar velocidades excessivas em descidas íngremes (i.e. desço certas partes do Marão em 3a a 80 Km/h a consumo zero...).
            tens mesmo a certeza ??

            já experimentaste a por o pé na embraiagem?

            também continua a zero?
            Olha que por vezes o cb engana um pouco…


            cumps

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por Mendinhas Ver Post
              tens mesmo a certeza ??

              já experimentaste a por o pé na embraiagem?

              também continua a zero?
              Olha que por vezes o cb engana um pouco…


              cumps
              mas o carro dele não tem cb , ou achas que o sistema cut off não existe?

              Comentário


                #67
                Não vamos voltar ao mesmo do engatado vs desengatado ou vamos? Existe corte de injecção na chamada marcha por inércia...

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por RPM Ver Post
                  Manuel Barbosa e Iuri,
                  Estão-se a esquecer que ir engatado prende o carro, pelo que se forem desengatados conseguem chegar muito mais longe.
                  E obviamente, é melhor fazer 1000m a 1 l/100 Km do que 300m a 0 l/100Km e 700m a 5 l/100Km...

                  Posto isto, é deixar engatado em descidas íngremes para controlar a velocidade e deixar rolar em descidas suaves. É bastante elementar.

                  Chewbacca, faço muitas vezes a A3 Porto-Braga a médias de cerca de 4 l/100 Km num carro a gasolina.
                  Faço sempre pulse & glide. Nas descidas é deixar rolar em ponto morto por exemplo. Não há nenhuma descida suficientemente íngreme que justifique o fuel cutoff e certamente nenhuma em que justifique acelerar durante a descida.
                  Mas circular em ponto morto, e depois voltar a engatar a vel. por exemplo, desengato a 90km/h, e engato a 90km/h, não faz mal?

                  Ou seja, o que queres dizer é que se puder andar desengatado, sempre que não der para andar engrenado sem acelerar, é melhor(com vista a poupar combustivel), e nao faz mal ao carro?

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por NMiguel Ver Post
                    Mas circular em ponto morto, e depois voltar a engatar a vel. por exemplo, desengato a 90km/h, e engato a 90km/h, não faz mal?

                    Ou seja, o que queres dizer é que se puder andar desengatado, sempre que não der para andar engrenado sem acelerar, é melhor(com vista a poupar combustivel), e nao faz mal ao carro?
                    Não faz mal nenhum. Podes estar descansado.


                    (a menos que metas 1ª)

                    Comentário


                      #70
                      Eu acho engraçado é, na actual situação, este tópico estar na 2ª página e a 1ª estar cheia de uma data de tópicos de indignação...

                      P.S.: a ver se não baixo a minha média em 10%!

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                        Não faz mal nenhum. Podes estar descansado.


                        (a menos que metas 1ª)
                        Obrigado

                        Vamos lá fazer um concurso a ver quem gasta menos

                        Estou pronto para os 2,5 litros/100km no saxo

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por RPM Ver Post
                          Manuel Barbosa e Iuri,
                          Estão-se a esquecer que ir engatado prende o carro, pelo que se forem desengatados conseguem chegar muito mais longe.
                          E obviamente, é melhor fazer 1000m a 1 l/100 Km do que 300m a 0 l/100Km e 700m a 5 l/100Km...

                          Posto isto, é deixar engatado em descidas íngremes para controlar a velocidade e deixar rolar em descidas suaves. É bastante elementar.

                          Chewbacca, faço muitas vezes a A3 Porto-Braga a médias de cerca de 4 l/100 Km num carro a gasolina.
                          Faço sempre pulse & glide. Nas descidas é deixar rolar em ponto morto por exemplo. Não há nenhuma descida suficientemente íngreme que justifique o fuel cutoff e certamente nenhuma em que justifique acelerar durante a descida.
                          Com o carro desengatado chegas mais longe mas vais a gastar mais combustivel, embora as diferenças sejam muito pequenas. O carro engatado numa mudança alta e sem acelerador o motor está "ligado" as rodas e balanço do carro ajuda-o a manter-se em movimento e e nessas condições que a injecção usa a mistura o mais pobre possivel se o carro estiver desengatado o não tem ajudas externas logo precisa de mais combustivel para se manter em funcionamento.

                          Isso do consumo zero não existe o motor precisa sempre de algum combustivel para se manter em movimento, existem é situações em que o Computador de bordo não faz a leitura do consumo e como não dá leitura do consumo instantaneo criou-se o mito do consumo zero, sempre que tiras o pé do acelerador o CB deixa de dar resultados de consumo instantaneo se o carro estiver parado também não dá leitura.

                          Eu não tenho cuidados especias com o consumo, tem utilizar o motor sempre perto do regime de binario maximo, nas AE geralmente conduzo a velocidades a rondar os 140 kmh, acelero um pouco nas descidas para aproveitar a gravidade e depois não ter que acelerar tanto na subida a seguir, na Megane Break 1.5 DCi de 100 cv as medias no computador de bordo rondam os 5.5 litros num misto de cidade e estrada.

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por eduardomaio Ver Post
                            Não vamos voltar ao mesmo do engatado vs desengatado ou vamos? Existe corte de injecção na chamada marcha por inércia...
                            Mai nada!!!

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por Manuel Barbosa Ver Post
                              Com o carro desengatado chegas mais longe mas vais a gastar mais combustivel, embora as diferenças sejam muito pequenas. O carro engatado numa mudança alta e sem acelerador o motor está "ligado" as rodas e balanço do carro ajuda-o a manter-se em movimento e e nessas condições que a injecção usa a mistura o mais pobre possivel se o carro estiver desengatado o não tem ajudas externas logo precisa de mais combustivel para se manter em funcionamento.
                              Penso que estás enganado. Parece-me que nesta situação, simplesmente deixa de ser injectado qualquer combustível.

                              Para quê injectar combustível?

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                Penso que estás enganado. Parece-me que nesta situação, simplesmente deixa de ser injectado qualquer combustível.

                                Para quê injectar combustível?
                                Numa situação de injecção de combustível segundo uma mistura pobre, ou seja, com pouco combustível, ir-se-iam formar emissões de NOx. Uma vez que a mistura que é admitida é rica em ar atmosférito (que por sua vez está contido de cerca de 75% de azoto).

                                Portanto, muito mais facilmente o sistema electrónico (porque será ) deixa de injectar combustível.

                                Comentário


                                  #76
                                  Nos dias que correm temos que baixar o consumo para minimizar os custos.

                                  Em cidade numa condução mais contida baixei 1 litro, estou agora com média de 5.5 litros (C.B. marca 6.0)

                                  Este fim de semana fui a Évora fiz ida e volta com média de 4.1 litros (C.B. a marcar 3.6)
                                  Tambem não passei os 90km/h, nem ultrapassei ninguem!!! :D

                                  Comentário


                                    #77
                                    Bem.. Ontem fiz o Ip4 e volta até Bragança no meu Range. Atestei o carro no Porto na ESSO. Neste momento está com o ponteiro a meio e com 500 km percorridos.

                                    É um novo recorde para mim. Como? Nas descidas, ponto morto sempre que as condições o permitiam. Acelerações suaves e nunca passar os 90/100 km/h em aceleração.

                                    Comentário


                                      #78


                                      Não é que tenha sido hipermiling, mas para lá caminha....

                                      Ah nas descidas sempre em 6ª e acelerador zero, consumo instantâneo igual a 0,00 L/100 Km!

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por monicamelo Ver Post


                                        Não é que tenha sido hipermiling, mas para lá caminha....

                                        Ah nas descidas sempre em 6ª e acelerador zero, consumo instantâneo igual a 0,00 L/100 Km!
                                        Tu e o RPM são recordistas!


                                        Explica como consegues para o pessoal tentar fazer igual

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por monicamelo Ver Post


                                          Não é que tenha sido hipermiling, mas para lá caminha....

                                          Ah nas descidas sempre em 6ª e acelerador zero, consumo instantâneo igual a 0,00 L/100 Km!


                                          muito bom mesmo!

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por NMiguel Ver Post
                                            Tu e o RPM são recordistas!


                                            Explica como consegues para o pessoal tentar fazer igual

                                            Sei lá... Paciência, prazer de conduzir, o desafio de ver mais uma décima a cair...

                                            Originalmente Colocado por Filipe Dias Ver Post


                                            muito bom mesmo!
                                            Obrigado. Tenho idealizado um desafio de um depósito completo em 2 dias.... Vamos ver se se concretiza.

                                            Comentário


                                              #82
                                              Se todas as pessoas que andam na estrada fizessem um esforço por fazer bons consumos, o gasto de combustivel nacional (de ligeiros) ainda tinha um quebra razoável.

                                              O pior são os circuitos citadinos.

                                              Pessoalmente dá me bastante gozo conseguir boas médias, especialmente em carros conhecidos como "bêbados".

                                              Um dos ultimos foi fazer Coimbra - Lisboa num Renault 21 2l Turbo com média de 5.4L / 100km

                                              Comentário


                                                #83
                                                Acredita que um Renault 21 Turbo pode dar muito gozo, mas não é a gastar 5 aos 100

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Há ocasiões para tudo, não é preciso andar sempre a rasgar

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por NMiguel Ver Post
                                                    Tu e o RPM são recordistas!


                                                    Explica como consegues para o pessoal tentar fazer igual
                                                    Não compares, o RPM faz consumos abaixo dos 5l/100km num otto durante 1000km, enquanto que ali vejo um consumo ao longo de 66km.

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Pela minha experiência compensa acelerar num descida, de modo a não ter que o fazer na subida a seguir!

                                                      As leis da física dizem que se estiverem a 100 metros, e só com o balanço, começarem a descer até aos 0m e tornarem a subir até aos 100metros (declives iguais) chegam lá acima e param (ignorando os atritos).

                                                      Mas se repararem, quanto mais rápido andam mais baixa é o consumo por 100Km. E mais facilmente ganham velocidade numa descida com um baixo consumo, do que depois a tentar compensar na subida.

                                                      Ainda há que ter em conta que quanto mais rápido andamos, pior é a influência do vento nos consumos!


                                                      Conclusão: Existem demasiadas variáveis para que se possa empiricamente dizer que esta ou aquela maneira são as melhores! Vai variar de carro para carro. Uma coisa é certa, quanto mais rápido e com menor pressão de acelerador se conseguir andar melhor.

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Originalmente Colocado por Nitrofurano Ver Post
                                                        Não compares, o RPM faz consumos abaixo dos 5l/100km num otto durante 1000km, enquanto que ali vejo um consumo ao longo de 66km.
                                                        É verdade.

                                                        Já fiz consumo de menos de 1 litro, acho que ao longo de 20Km. Bastou apanhar uma descida de montanha acima dos 2000m.

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por Nitrofurano Ver Post
                                                          Não compares, o RPM faz consumos abaixo dos 5l/100km num otto durante 1000km, enquanto que ali vejo um consumo ao longo de 66km.

                                                          Por acaso são só 66 Km porque.... Olha porque cheguei ao destino!

                                                          Naquelas condições ele continuava a fazer aquele consumo.

                                                          Mas não seja por isso:



                                                          Assim já confere?

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Originalmente Colocado por Nitrofurano Ver Post
                                                            Não compares, o RPM faz consumos abaixo dos 5l/100km num otto durante 1000km, enquanto que ali vejo um consumo ao longo de 66km.

                                                            Ah e por acaso o desafio após fazer um depósito no Astra em 2 dias, vai ser fazer 4 L/100 Km num Otto, num depósito inteiro. Não Híbrido!

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Não são 1000km, e já se nota o aumento de 0,7l/100km.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

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