Um Leaf a conseguir fazer 150 km diários só com 2 carregamentos.
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Carro eléctrico? Já em Portugal?
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A Nissan diz que a autonomia do Leaf pode ser mais de 160 km, dependendo das condições, mas de facto os 150km diários parecem muito. Também posso ter ouvido mal.
Mas o homem referia que conseguia levar uma máquina de lavar roupa dentro do carro. Não sei que outro carro eléctrico possa ser.
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É pena a evolução na oferta de veiculos electricas não acompanhar a subida do preço do petroleo.
O carro eléctrico em si não está á espera de grandes avanços tecnologicos, o problema está na relação que ele tem com a energia.
Aqui eu diferenciava o armazenamento do carregamento.
Em termos de armazenamento a tecnologia que existe em comercialização ainda não se mostra atrativa para a grande maioria dos consumidores, as baterias são caras, pesadas e geram pouca autonomia.
Existe bastante investigação no campo da baterias mas muito virada para a electronica de consumo onde as necessidades são diferentes, por isso é preciso investigação especifica para a industria automovel.
Vamos ver o que os proximos anos nos trazem, mas é bom que se apressem porque qualquer dia não há dinheiro para carros fosseis mas também não há para electricos!!!
Com o carregamento a questão é mais dificil, porque as pessoas não partem todas na mesma situação, se para uns não há problema em carregar o carro em casa e no trabalho, para outros só dá num dos sitios, outros não dá em lado nenhum, enfim, só problemas.
O campo do carregamento implica um envolvimento do poder politico mas é bom de ver que é capaz de ser dificil haver um ponto de carregamento para cada carro que circula numa cidade.
Nesta area o que me parece mais promissor é a tecnologia de carregamento por indução, não há fios a atrapalhar, numa fase mais avançada até as estradas podiam ser todas assim, assim haja dinheiro (no nosso caso como estamos endividados até aos cabelos, dificilmente teremos dinheiro para isso).
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Originalmente Colocado por sonoro Ver PostSerá isto que queremos mesmo?
- marcas europeias estão activamente a reduzir ou evitar o uso dos metais raros mencionados na reportagem. Exemplo:BMW Electric Cars Free of Rare Earths from 2020 on
- o facto da China ser o país mais poluidor e o que mais tem crescido economicamente sem cumprir apertadas normas anti-poluição como as que existem na Europa é um facto por demais conhecido
- cabe ao consumidor ocidental estar disposto a pagar mais por produtos de marcas europeias, que cumprem normas de responsabilidade social, anti-poluição, etc. em vez de optar pelo aparelho chinês mais barato que faz o mesmo por metade do preço! Por essa razão tens conglomerados industriais europeus que já são neutros em carbono este ano de 2020 (p.ex. a Bosch) a competir no mercado directamente com produtos de outros fabricantes de outras regiões que obviamente não têm sequer uma meta definida a esse respeito (e que por essa razão são mais competitivos em termos de preço)
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Originalmente Colocado por sonoro Ver Post
Tanto se tem falado na extração de Cobalto por crianças no Congo para produzir baterias, mas poucos sabem que a indústria petrolífera é o maior consumidor deste metal. E em poucos anos os fabricantes de baterias reduziram drasticamente a sua utilização.
Na minha opinião é a tecnologia com maior espaço de evolução.
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