Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Automóvel... Razão ou Paixão???!!!!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por __ET__ Ver Post
    A razao tem bastante peso hoje em dia... Mas primeiro a Paixao... Sempre....
    Concordo.

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por Nightlord Ver Post
      É claro, sem dúvida. Não gostamos todos do mesmo e não "damos o click" com o mesmo...nem no âmbito automóvel nem em nenhum lado
      Este é um tópico mto interessante, q está quem sabe mal estruturado.
      Mas acho q o que mais uma vez vamos ver q há pessoas que ainda lhes falta experimentar mtos tipos de veículos. A mim ainda me falta experimentar tantos!
      Porque facilmente a conversa se vai virar para cavalos e cuore sportivo!
      Cada vez mais me inclino para qualquer coisa tipo GT, c alguns cavalos, mto conforto e luxo.
      Ora mais incompativel c a razão q isto...

      Comentário


        #33
        Paixão, paixão
        não vais fugir de mim,
        será, paixão?
        Até ao fim..........

        Comentário


          #34
          Penso q seja mais razão, com paixão. Digo eu...


          Creio que muita gente ainda ñ teve a oportunidade d exprimentar tudo, e baseia-se naquilo que pode, e dentro do q pode decide.


          Ñ é preciso ir pra Ferrari nem nada de super-desportivo, mas existem tantos carros 1 pco mais acima da média e feitos aos milhares que já deveriam dar mtos sorrisos.


          Houve muitos q disseram paixão, mas no meio de essa paixão, ñ será q houve tb mta razão? Eu posso ter mta paixão, e pensar em comprar carro, mas será q essa paixão, ñ ira ter razão, de o sustentar? de gerir a minha vida, em torno de outras coisas q ñ o carro?

          Comentário


            #35
            O último carro que comprei representa pouco daquilo que gosto, é uma carrinha e eu prefiro de longe uma berlina, é cinza e é das cores que menos gosto. No entanto sei que quando a quiser vender - é uma a4 tdi e isso somado ao que referi acima - é muito simples. Sei bem o que é ter um carro e sentir que estava quase a pagar para me livrar dele.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por Citation x Ver Post
              Mas pode crer que se misturam! É inevitável!
              Não tem que ser obrigatoriamente inevitável, são duas situações distintas e podem ser analisadas em separado.

              É perfeitamente possível comprar um carro unicamente pela paixão, como é possível comprar um carro apenas com base na razão.

              Agora é perfeitamente natural que as pessoas queiram "juntar o útil ao agradável", tentam escolher um carro que gostem, que as cative (paixão), e que ao mesmo tempo sirva a pessoa da melhor forma para as suas necessidades (razão).

              Se o dinheiro não fosse um problema, garantidamente comprava um carro apenas pela paixão.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por pmna Ver Post
                Não tem que ser obrigatoriamente inevitável, são duas situações distintas e podem ser analisadas em separado.

                É perfeitamente possível comprar um carro unicamente pela paixão, como é possível comprar um carro apenas com base na razão.

                Agora é perfeitamente natural que as pessoas queiram "juntar o útil ao agradável", tentam escolher um carro que gostem, que as cative (paixão), e que ao mesmo tempo sirva a pessoa da melhor forma para as suas necessidades (razão).

                Se o dinheiro não fosse um problema, garantidamente comprava um carro apenas pela paixão.
                Acredite que é inevitável! Uma tomada de decisão envolve sempre várias estruturas cerebrais, que em conjunto, geram um comportamento em que o afecto? (paixão) e componentes mais racionais estão envolvidos!
                Muitas vezes nem temos a percepção consciente de que tomamos uma decisão baseada nas duas!

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por Citation x Ver Post
                  Acredite que é inevitável! Uma tomada de decisão envolve sempre várias estruturas cerebrais, que em conjunto, geram um comportamento em que o afecto? (paixão) e componentes mais racionais estão envolvidos!
                  Muitas vezes nem temos a percepção consciente de que tomamos uma decisão baseada nas duas!
                  Vou dar um exemplo, se eu tivesse dinheiro para o efeito, compraria um Maserati Gran Turismo S ou um Alfa Romeo 8C, simplesmente porque são carros apaixonantes (pelo menos para mim), sem me precoupar em encontrar motivos racionais que justificassem a compra.

                  A paixão é algo impulsivo, a razão requer ponderação, ora logo aqui temos uma certa incompatibilidade.

                  Agora se falarmos na realidade da maioria das pessoas, em que a compra de um carro é algo bastante importante e que pesa imenso no orçamento das famílias, é natural que se tente conciliar dentro do possível a razão com a paixão, com mais predominância, na maioria das vezes sobre a razão.

                  Cumpts
                  Editado pela última vez por pmna; 31 May 2008, 03:39.

                  Comentário


                    #39
                    Razão...


                    Mas não uma razão muito enfadonha

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por pmna Ver Post
                      Vou dar um exemplo, se eu tivesse dinheiro para o efeito, compraria um Maserati Gran Turismo S ou um Alfa Romeo 8C, simplesmente porque são carros apaixonantes (pelo menos para mim), sem me precoupar em encontrar motivos racionais que justificassem a compra.

                      A paixão é algo impulsivo, a razão requer ponderação, ora logo aqui temos uma certa incompatibilidade.

                      Agora se falarmos na realidade da maioria das pessoas, em que a compra de um carro é algo bastante importante e que pesa imenso no orçamento das famílias, é natural que se tente conciliar dentro do possível a razão com a paixão, com mais predominância, na maioria das vezes sobre a razão.

                      Cumpts
                      Percebo o seu ponto de vista! Mas...por exemplo, se quando estivesse a pensar nessa tomada de decisão(comprar um Granturimo ou o 8C), fosse possivel fazer-lhe um PET SCAN ( Tomografia por Emissão de Positrões), iria-mos ver que nas várias estruturas cerebrais que ficam activadas, algumas delas estão relacionadas com padrões de tomadas de decisão do tipo racional!
                      Mas...talvez algum colega meu da neuropsicologia lhe consiga explicar melhor o meu raciocínio!
                      O que eu pretendo dizer com isto, é que paixão e razão são componentes comuns a uma decisão!
                      Que em várias situações, haja um predomínio de uma sobre a outra, também me parece inegável!
                      Pode parecer estranho o que eu estou a dizer...mas está provado científicamente que assim é!
                      Editado pela última vez por Citation; 31 May 2008, 14:02.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por Citation x Ver Post
                        Percebo o seu ponto de vista! Mas...por exemplo, se quando estivesse a pensar nessa tomada de decisão(comprar um Granturimo ou o 8C), fosse possivel fazer-lhe um PET SCAN ( Tomografia por Emissão de Positrões), iria-mos ver que nas várias estruturas cerebrais que ficam activadas, algumas delas estão relacionadas com padrões de tomadas de decisão do tipo racional!
                        Mas...talvez algum colega meu da neuropsicologia lhe consiga explicar melhor o meu raciocínio!
                        O que eu pretendo dizer com isto, é que paixão e razão são componentes comuns a uma decisão!
                        Que em várias situações, haja um predomínio de uma sobre a outra, também me parece inegável!
                        Pode parecer estranho o que eu estou a dizer...mas está provado científicamente que assim é!
                        Então quando eu for comprar um dos carros eu levo um tomógrafo PET para registar as regiões do cérebro que são activas... LOL

                        Não tenho conhecimento numa análise mais científica (não é a minha área), mas acredito que isso possa acontecer.

                        Todavia para nós por vezes é imperceptível essa situação.

                        Eu até acho que o que acontece por vezes é primeiro as pessoas decidirem com paixão (predominantemente) e depois tentam encontrar todos os motivos racionais para justificarem a sua compra.

                        Cumpts

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por pmna Ver Post
                          Então quando eu for comprar um dos carros eu levo um tomógrafo PET para registar as regiões do cérebro que são activas... LOL

                          Não tenho conhecimento numa análise mais científica (não é a minha área), mas acredito que isso possa acontecer.

                          Todavia para nós por vezes é imperceptível essa situação.

                          Eu até acho que o que acontece por vezes é primeiro as pessoas decidirem com paixão (predominantemente) e depois tentam encontrar todos os motivos racionais para justificarem a sua compra.

                          Cumpts

                          Havia de ser giro....

                          O seu último parágrafo...revela um bom raciocínio sobre o tema!
                          Abraço.

                          Comentário


                            #43
                            Actualmente, falando de carros reais, só há automóveis ora tendencialmente passionais ou tendencionalmente racionais!

                            Todos eles têm uma boa dose de racionalidade, mas há uns que cedem um pouco desta em favor de algo mais emocional...a diferença entre um Classe C e um série 3 espelha bem esta situação! E a comparação entre um 159 e um Laguna também!

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por lss911 Ver Post
                              Actualmente, falando de carros reais, só há automóveis ora tendencialmente passionais ou tendencionalmente racionais!

                              Todos eles têm uma boa dose de racionalidade, mas há uns que cedem um pouco desta em favor de algo mais emocional...a diferença entre um Classe C e um série 3 espelha bem esta situação! E a comparação entre um 159 e um Laguna também!
                              Estás a falar da tua "emoção".
                              Q pode n ser igual À de outros.

                              Comentário


                                #45
                                Emoções todos temos, o que gera emoção também é diferente entre cada um! Mas há factores que mais unanimemente podem gerar mais emoção que outros, e quem diz factores diz automóveis! Ainda que hajam diferenças é por demais evidente que um 159 TENDENCIALMENTE provocará mais emoções que um Laguna!
                                E depois há isto: escolho um automóvel que me desperte emoção oue scolho um automóvel racional?

                                Comentário


                                  #46
                                  Sempre os AR!
                                  Já conduziste o novo C? Aceita a sugestão e faz um TD, olha q vais ficar surpreendido.

                                  Tal cmo já tinha dito acima, este tópico ía acabar em cavalos e cuore sportivo, as emoções podem n ser viradas só para esse aspecto, podem ser para o mais bonito, para o mais confortavel, para o q emite mais prestigio...

                                  Comentário


                                    #47
                                    Dei o exemplo do 159 como expoente de emoção e o laguna de razão (não confundir com expoente máximo).
                                    Já aqui e por diversas vezes (muitas) elogiei o Citro C5, e há outro tópico em que afirmo mesmo que o escolheria como carro para comprar.
                                    Nem sequer fiz elogio a nenhum Alfa Romeo e nem sequer cheguei a exprimir se prefiro a emoção ou a razão...procuro ser sempre justo nos meus comentários e imparcial!

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por pmna Ver Post
                                      Agora se falarmos na realidade da maioria das pessoas, em que a compra de um carro é algo bastante importante e que pesa imenso no orçamento das famílias, é natural que se tente conciliar dentro do possível a razão com a paixão, com mais predominância, na maioria das vezes sobre a razão.
                                      Concordo quase inteiramente. Como quase ninguém goza de budget ilimitado, todos fazemos escolhas de compromisso.
                                      O discutível aqui é a "razão", pois a razão para mim pode implicar maior eficácia de comportamento dinâmico. Para o meu vizinho, maior eficácia no consumo de combustível, para o vizinho dele, menor custo de manutenção, para a menina da frente, maior espaço interior e para o seu vizinho, menor custo de aquisição.

                                      Quero com isto dizer que não há uma marca que seja a resposta mais racional. Praticamente todas podem sê-lo mediante as razões de cada um.

                                      Michael

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por Mik Ver Post
                                        Concordo quase inteiramente. Como quase ninguém goza de budget ilimitado, todos fazemos escolhas de compromisso.
                                        O discutível aqui é a "razão", pois a razão para mim pode implicar maior eficácia de comportamento dinâmico. Para o meu vizinho, maior eficácia no consumo de combustível, para o vizinho dele, menor custo de manutenção, para a menina da frente, maior espaço interior e para o seu vizinho, menor custo de aquisição.

                                        Quero com isto dizer que não há uma marca que seja a resposta mais racional. Praticamente todas podem sê-lo mediante as razões de cada um.

                                        Michael
                                        Concordo, foi o que eu disse no post nº 36.

                                        Citando a mim mesmo: "...sirva a pessoa da melhor forma para as suas necessidades (razão)."

                                        Cumpts

                                        Comentário


                                          #50
                                          Boas,

                                          Cá por estas bandas tem funcionado assim: Em cada momento há poucos carros que me apaixonem (não estou a falar de Bombas... mesmo nos carros normais) e normalmente a escolha acaba por recair num desses modelos (paixão a funcionar).
                                          Depois de escolhido o modelo, raxionaliza-se ao não escolher os extras todos que se quer ou a versão que se mais queria ou o motor que nos dava mais pica... ou qq conjunção destes factores. Desde que isto continue a ser aceitável... no final acaba-se por se ter um carro de que se gosta.

                                          Mas isto tb pode ser alterado, na última vez que comprei carro não foi nada assim... Mas foram circunstâncias muito especiais que não sei se vão repetir.

                                          Cumps

                                          Comentário


                                            #51
                                            QUal foi? O que aconteceu?

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por lss911 Ver Post
                                              QUal foi? O que aconteceu?
                                              Ah, nada de especial... Simplesmente consegui um carro de serviço a preços muito convidativos na Ford e por isso tinha que ser Ford e dentro de meia dúzia de hipóteses, não havia grande fuga. Fiquei com uma Focus SW 1.8 Tddi F2000, na altura com um desconto muito apetecível.

                                              Mas são circunstâncias mais complicadas de se repetirem agora...

                                              Cumps

                                              Comentário


                                                #53
                                                Eu sou adepto da razão, reconheço

                                                Qd equaciono a compra de um carro faço sempre um quadro c todos aqueles q quero experimentar/mesmo q aparentemente não entrem dentro do q vai ser a minha escolha...e aí entra tb a paixão. (do tipo andar a ver um roadster mesmo sabendo q ia comprar uma SW! Mas é naquela altura q me decido a experimenatr tudo o q posso, como se o facto de estar disponivel para comprar me permitir fazer TD a tudo o q me apetecer... )

                                                Depois faço um quadro c os objectivos e caracteristicas principais q quero no carro q vou comprar, por ordem de importância (espaço, economia, dinamica, comportamento,...)

                                                Estabaleço um limite maximo de preço

                                                Comparo em função dos meus objectivos e voilá! O resultado da razão.

                                                Comentário

                                                AD fim dos posts Desktop

                                                Collapse

                                                Ad Fim dos Posts Mobile

                                                Collapse
                                                Working...
                                                X