A listagem dos veiculos abaixo representa os projectos que obtiveram já maior projecção como veiculos electricos (os chamados EV- Electrical Vehicle), com aplicações e teste de estrada protagonizados por cidadãos comuns, municipos ou entidades.
Invariávelmente estes projectos foram descontinuados, os fabricantes retiraram os veiculos de circulação, ou somente começaram a recusar renovar contratos e a fornecer peças.
O EV1 da GM foi o primeiro Veiculo Electrico com assinalável sucesso nos EUA, introduzido em 1996, rodou durante 10 anos, findo esse tempo a GM deixou de renovar os contratos (o veiculo apenas era alugado e nunca vendido) e recolheu todas a viaturas, apesar dos esforços desenvolvidos para que a viatura continuasse a ser usada, e para que a frota fosse salva, o destino foi a quase total destruição.
Dezenas de viaturas foram simplesmente esmagadas.
Um total de 1200 viaturas (incluindo prototipos e pré série) foram construidas.
Dos 0 aos 100kms em 8 segundos.
Sem emissão de agentes poluentes.
Velocidade máx. 130kms/h limitada electronicamente
Autonomia 240kms (na sua ultima versão com baterias Panasonic)
Tempo de recarga: 8 horas (carga total) 2~3horas para 80% da carga
Em 1997 a Nissan apresenta o Hypermini
A cidade de Pasadena na California adopta para o municipio e para alguns os seus funcionários o uso desta viatura não poluente.
Este pequeno citadino muito similar ao actual SMART da Mercedes, era particularmente apreciado pela sua manobralidade em cidade.
Em 2006 a Nissan não renova o contrato, as viaturas são recolhidas e destruidas.
Em 2003 a TOYOTA lança um programa piloto com o RAV4-EV
Com uma autonomia até 180 kms e uma velocidade máxima de 126 kms/h.
Novamente sob a forma de aluger de frota, estiveram disponiveis até 2005 quando a TOYOTA decidiu descontinuar a sua produção e introdução, o seu destino será a eventual destruição.
HONDA EV Plus
Foi introduzido em 1997 possuía uma velocidade máxima de 130 kms/h e uma autonomia máxima de 190kms.
Em 1999 a Honda decide a sua descontinuidade, recolhe os veiculos (novamente alugados) e decide a sua completa desmontagem.
A pergunta que permanece no final, é, a quem interessa que esta tecnologia não se mantenha em uso ?
Não apresentam um bom negócio para a rede pós venda?
(sabemos de antemão que um motor electrico apresenta um baixo desgaste de componentes mecânicos, não usa filtros, tubagens e fluidos comuns num motor de explosão)
Por custos de exploração das próprias marcas envolvidas (falta de rentabilidade) ou por pressões externas ?
Para alem desta viaturas mais conhecidas existiram ainda estes projectos e protótipos.
CHEVROLET S-10 Electric
Com uma velocidade máxima de 113kms/h e uma autonomia máx. de 96 kms.
Links consultados
http://www.seattleeva.org
http://www.evworld.com/guide_bev.cfm?buyguide=1
http://www.pluginamerica.org/saveev1.htm
http://ev1.org/
http://www.21stcentury.co.uk/cars/nissan_hypermini.asp
http://en.wikipedia.org/wiki/General_Motors_EV1
http://en.wikipedia.org/wiki/Toyota_RAV4_EV
http://en.wikipedia.org/wiki/Honda_EV_Plus
http://en.wikipedia.org/wiki/Chevrolet_S-10_EV
1997 EV1 with lead batteries from Panasonic Storage Battery Co., up to 110 miles at up to 80 mph;
1997 HondaEV with NiMH batteries from Panasonic Energy PEVE, up to 140 miles at up to 80 mph;
1999 EV1 with NiMH batteries from GM-Ovonics, up to 160 miles (140 EPA certified) at up to 80 mph;
1997 Toyota RAV4-EV with NiMH batteries from Panasonic Energy, up to 120 miles at up to 80 mph. Last sold in Nov., 2002, these are still running fine, even though Toyota has refused to sell replacement batteries;
1999 Nissan Hypermini IonLi batteries, up to 60 range +70 miles.
1997 HondaEV with NiMH batteries from Panasonic Energy PEVE, up to 140 miles at up to 80 mph;
1999 EV1 with NiMH batteries from GM-Ovonics, up to 160 miles (140 EPA certified) at up to 80 mph;
1997 Toyota RAV4-EV with NiMH batteries from Panasonic Energy, up to 120 miles at up to 80 mph. Last sold in Nov., 2002, these are still running fine, even though Toyota has refused to sell replacement batteries;
1999 Nissan Hypermini IonLi batteries, up to 60 range +70 miles.
Invariávelmente estes projectos foram descontinuados, os fabricantes retiraram os veiculos de circulação, ou somente começaram a recusar renovar contratos e a fornecer peças.
O EV1 da GM foi o primeiro Veiculo Electrico com assinalável sucesso nos EUA, introduzido em 1996, rodou durante 10 anos, findo esse tempo a GM deixou de renovar os contratos (o veiculo apenas era alugado e nunca vendido) e recolheu todas a viaturas, apesar dos esforços desenvolvidos para que a viatura continuasse a ser usada, e para que a frota fosse salva, o destino foi a quase total destruição.
Dezenas de viaturas foram simplesmente esmagadas.
Um total de 1200 viaturas (incluindo prototipos e pré série) foram construidas.
Dos 0 aos 100kms em 8 segundos.
Sem emissão de agentes poluentes.
Velocidade máx. 130kms/h limitada electronicamente
Autonomia 240kms (na sua ultima versão com baterias Panasonic)
Tempo de recarga: 8 horas (carga total) 2~3horas para 80% da carga
Em 1997 a Nissan apresenta o Hypermini
A cidade de Pasadena na California adopta para o municipio e para alguns os seus funcionários o uso desta viatura não poluente.
Este pequeno citadino muito similar ao actual SMART da Mercedes, era particularmente apreciado pela sua manobralidade em cidade.
Em 2006 a Nissan não renova o contrato, as viaturas são recolhidas e destruidas.
Em 2003 a TOYOTA lança um programa piloto com o RAV4-EV
Com uma autonomia até 180 kms e uma velocidade máxima de 126 kms/h.
Novamente sob a forma de aluger de frota, estiveram disponiveis até 2005 quando a TOYOTA decidiu descontinuar a sua produção e introdução, o seu destino será a eventual destruição.
HONDA EV Plus
Foi introduzido em 1997 possuía uma velocidade máxima de 130 kms/h e uma autonomia máxima de 190kms.
Em 1999 a Honda decide a sua descontinuidade, recolhe os veiculos (novamente alugados) e decide a sua completa desmontagem.
A pergunta que permanece no final, é, a quem interessa que esta tecnologia não se mantenha em uso ?
Não apresentam um bom negócio para a rede pós venda?
(sabemos de antemão que um motor electrico apresenta um baixo desgaste de componentes mecânicos, não usa filtros, tubagens e fluidos comuns num motor de explosão)
Por custos de exploração das próprias marcas envolvidas (falta de rentabilidade) ou por pressões externas ?
Para alem desta viaturas mais conhecidas existiram ainda estes projectos e protótipos.
CHEVROLET S-10 Electric
Com uma velocidade máxima de 113kms/h e uma autonomia máx. de 96 kms.
Links consultados
http://www.seattleeva.org
http://www.evworld.com/guide_bev.cfm?buyguide=1
http://www.pluginamerica.org/saveev1.htm
http://ev1.org/
http://www.21stcentury.co.uk/cars/nissan_hypermini.asp
http://en.wikipedia.org/wiki/General_Motors_EV1
http://en.wikipedia.org/wiki/Toyota_RAV4_EV
http://en.wikipedia.org/wiki/Honda_EV_Plus
http://en.wikipedia.org/wiki/Chevrolet_S-10_EV
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