Anúncio

Collapse
No announcement yet.

205 1.9 GTI vs polo G40

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por RIDER Ver Post
    Não stresses,eu estava na brinca

    Tive um G40 durante mais de uma dezena de anos!

    Quando experimentei um 205 1.9 gti já tinha o g40 á alguns meses e aí deu para perceber logo que em curva não tinham nada a ver!

    Ao fazer as curvas,que eu conhecia muito bem,com o 205 gti deu para sonhar em como teria prazer em andar quase no limite e não a espécie de medo (se calhar era adrenalina) ao fazer aquilo com o G40

    Nas provas de pericia o g40 era bem melhor que o 205!!
    Isso tem duas razões mais que lógicas, compressor e jante 13.

    Comentário


      Originalmente Colocado por Bernie Ver Post
      Isso tem duas razões mais que lógicas, compressor e jante 13.
      A jante de 13 não é assim tão vantajosa no sentido que pode levar a percas de tracção.

      Comentário


        Originalmente Colocado por margalhau Ver Post
        A jante de 13 não é assim tão vantajosa no sentido que pode levar a percas de tracção.
        E torna-o bem rápido tb.
        Porque é que achas os Minis são reis nesse tipo de provas?

        Comentário


          Originalmente Colocado por Bernie Ver Post
          E torna-o bem rápido tb.
          Porque é que achas os Minis são reis nesse tipo de provas?
          Também é verdade.

          Comentário


            Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
            Eu normalmente comparo carros é de origem, porque se entrares no campo das mods, podes até piorar as coisas, as mods se não forem bem feitas e com cabeça ainda pioram o que era mau.

            Pois, o G40 tem as suas virtudes e em recta consegue arrancar alguns sorrisos, o carro tem poder, mas de facto curvar rápido não era com ele, o mesmo se passa com o outro exemplar lá de casa o AE86, curvar rápido e manter a trajectória, muito difícil, mas aqui como é rwd a coisa compõe-se com outros truques de condução, já no G o único truque é mesmo travar!!!!

            Mas eu não tou a comparar nada. O que estou a dizer é que alguns defeitos podem ser facilmente corrigidos e tenho exemplos claros disso.Claro que não estou a falar de coisas mal feitas e às sete pancadas. O G40 tem as suas capacidades ( defeitos, qualidades e os reconhecimentos que todos sabemos) quem disser o contrário não percebe um corno de carros, mas como quem o tem já o conhece (ou devia conhecer) de trás pra frente, já sabe que não se pode esperar um comportamento à Rally... Eu tive tb um Uno e o susto que apanhei com ele aconteceu uma vez.... A partir daí já não lhe dei nenhuma liberdade. Se quisesse mais dele, vendia-o ou modificava-o.

            Comentário


              Que pena não ter surgido esta conversa há uns 4 anitos atrás, aí estava em condições de oferecer uma voltinha a quem diz que o g40 não curva, não trava, etc ; )

              Muito se discute o que se ouve dizer....


              Cump.

              Comentário


                Originalmente Colocado por ice Ver Post
                Que pena não ter surgido esta conversa há uns 4 anitos atrás, aí estava em condições de oferecer uma voltinha a quem diz que o g40 não curva, não trava, etc ; )

                Muito se discute o que se ouve dizer....


                Cump.
                Ele curva e trava, o problema é quando experimentas os rivais franceses...
                Que curvam e travam muito melhor, mas não tem comparação, uns curvam melhor e outros devoram rectas com maior rapidez, cada situação tem os seus adeptos

                Comentário


                  Tenho como base de comparação um clio rti/S, um crx, um gt turbo, e de momento não me recordo de mais. Sei que o rti/S não tem muito a ver, mas o carro era bem porreiro, em especial o S que já tinha umas alterações engraçadas eheh

                  Claro que cada marca é melhor ou pior num aspecto. O que quero deixar claro é que o g40 não é tão mau como o pintam!

                  Se bem se lembram o g40 teve direito a um trofeu ; )

                  Cobra, como já tiveste um, embora pouco tempo pelo que descreves, tens uma noção que do que o carro vale. Claro que não é comparável com um willi, mas nem é essa a intenção...

                  Já o 205 1.9 gti é um motor muito diferente, e a comparação com o g40 torna-se algo injusta, mas de qualquer forma só demonstra o que um compressor/turbo faz a um motor.

                  Para mim, e até pelo alinhamento em termos de preço, o g40 nívela-se com 205 1.6, turbo ie, gt turbo, swift gti, ax gti, etc e tal...

                  É o meu ponto de vista : )


                  Cump.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por ice Ver Post
                    Tenho como base de comparação um clio rti/S, um crx, um gt turbo, e de momento não me recordo de mais. Sei que o rti/S não tem muito a ver, mas o carro era bem porreiro, em especial o S que já tinha umas alterações engraçadas eheh

                    Claro que cada marca é melhor ou pior num aspecto. O que quero deixar claro é que o g40 não é tão mau como o pintam!

                    Se bem se lembram o g40 teve direito a um trofeu ; )

                    Cobra, como já tiveste um, embora pouco tempo pelo que descreves, tens uma noção que do que o carro vale. Claro que não é comparável com um willi, mas nem é essa a intenção...

                    Já o 205 1.9 gti é um motor muito diferente, e a comparação com o g40 torna-se algo injusta, mas de qualquer forma só demonstra o que um compressor/turbo faz a um motor.

                    Para mim, e até pelo alinhamento em termos de preço, o g40 nívela-se com 205 1.6, turbo ie, gt turbo, swift gti, ax gti, etc e tal...

                    É o meu ponto de vista : )


                    Cump.
                    E para mim tens razão, neste alinhamento dos rivais, já o Jorge Correia o tinha mencionado, o rival do G40 não pode ser o 1.9 GTI, mas sim o 1.6 e aí é taco-a-taco em termos de performances, embora saibamos que na vida real o G fuja e de que maneira do 205 nas rectas, mas a curvar e a falar em carros "stock" o 205 curve melhor e mais rápido que o G...

                    Em termos de performances, ou seja produzir números o G40/Turbo ie/5 Gt Turbo/Charade GT ti dominavam a cena nas acelerações e algumas reprises, isto no mundo real e contra: Swift Gti, Ax Gti, 205 1.6 GTI e os outros NA até 1600cc

                    Comentário


                      Tenho um primo que teve um 205 1.6 gti e tinha a mania que era rá-tá-tá mas a verdade é que nos ultimos dias de vida do 205 humilhou por completo um g40. de lisboa para Almada teve de dar 2 voltas ao centro sul á espera do g.


                      Sim o g pode ser mexido mas o 205 tambem

                      Comentário


                        Sim o g pode ser mexido mas o 205 tambem
                        Ninguém diz o contrário, a grande questão é que com meia dúzia de tostões compras uma poli para um G ; )


                        Cump.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por ice Ver Post
                          Ninguém diz o contrário, a grande questão é que com meia dúzia de tostões compras uma poli para um G ; )


                          Cump.
                          Estou mesmo a apanhar bonés... poli para G40???

                          Comentário


                            A poli do compressor, que de origem penso que tem 75mm, pode alterar-se. Eu tinha uma de 68, há quem ponha de 65, 57, etc....

                            Resumindo, quanto mais pequena mais potência e maior desgaste para o material (lógico).


                            Cump.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Mig80 Ver Post
                              Tenho um primo que teve um 205 1.6 gti e tinha a mania que era rá-tá-tá mas a verdade é que nos ultimos dias de vida do 205 humilhou por completo um g40. de lisboa para Almada teve de dar 2 voltas ao centro sul á espera do g.


                              Sim o g pode ser mexido mas o 205 tambem
                              Visto assim as coisas nem vale a pena comparar... Até posso pôr um 2 cv a papar um Lambo.

                              Comentário


                                205 obvio. No entanto concordo com a frase "ambos caixoes com rodas". Sao inaptos para uso dia-a-dia no mundo moderno. De qualquer maneira vejo mais 205 do que G40.. ou se venderam mais ou... foram menos para a sucata, nao sei. Entre um vag ou um pug venha o diabo e escolha, mas eu arriscava no franciú (e nao é por ter um 207 RC encomendado)
                                Para provas de pericia declaro-me incompetente para opinar... mas desconfio que ambos estarao bastante próximos em nivel de divertimento e eficácia.
                                Editado pela última vez por beowulf; 13 June 2008, 00:46.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por beowulf Ver Post
                                  205 obvio. No entanto concordo com a frase "ambos caixoes com rodas". Sao inaptos para uso dia-a-dia no mundo moderno. De qualquer maneira vejo mais 205 do que G40.. ou se venderam mais ou... foram menos para a sucata, nao sei. Entre um vag ou um pug venha o diabo e escolha, mas eu arriscava no franciú (e nao é por ter um 207 RC encomendado)
                                  Para provas de pericia declaro-me incompetente para opinar... mas desconfio que ambos estarao bastante próximos em nivel de divertimento e eficácia.
                                  Falando do 205 1.9 Gti, há muito carro do "mundo moderno" que daria uma porta para ter o comportamento e prazer de condução deste. 95% dos hot-hatches de hoje podem até ter 50 80 ou 90 cv mais, mas não dão metade da pica... Inapto para utilizar no dia a dia, já usei um no dia a dia, e diverti-me para caramba e ainda estou aqui para contar, se calhar não são os carros que são perigosos, há é muito condutor que o é...

                                  Para finalizar, hoje em dia para se ser hot hatch, basta parecer. Se tiver mais de 100cv e jante 16 ou 17 já é hot-hatch, e se isto é o mundo moderno, prefiro consumir "carros arcaícos", ou melhor prefiro um "caixão com rodas" do que conduzir um "carro morto"...

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
                                    Falando do 205 1.9 Gti, há muito carro do "mundo moderno" que daria uma porta para ter o comportamento e prazer de condução deste. 95% dos hot-hatches de hoje podem até ter 50 80 ou 90 cv mais, mas não dão metade da pica... Inapto para utilizar no dia a dia, já usei um no dia a dia, e diverti-me para caramba e ainda estou aqui para contar, se calhar não são os carros que são perigosos, há é muito condutor que o é...

                                    Para finalizar, hoje em dia para se ser hot hatch, basta parecer. Se tiver mais de 100cv e jante 16 ou 17 já é hot-hatch, e se isto é o mundo moderno, prefiro consumir "carros arcaícos", ou melhor prefiro um "caixão com rodas" do que conduzir um "carro morto"...

                                    "Ressuscitando" este tóptico, concordo inteiramente...

                                    Do ponto de vista pessoal, já tive um 205 GTI (1.6) e vários G40's e posso dizer que o G40 é de longe o carro mais "emotivo" de se conduzir em linha recta e mesmo em curva, pelo seu temperamento e até alguma imprevisibilidade de reacções para quem não o conhece bem...
                                    Agora em termos de eficácia a curvar/travar o 205 é claramente superior.
                                    Ao nível de motor, o G40 é "delicioso", pois brinda-nos com um motor muito progressivo e cheio de binário disponível, mesmo a baixas rpms (~2.000RPM). Então com um "vitaminanço light" - basta uma polie de compressor ligeiramente mais pequena e ficamos num patamar de performance bem superior ao do 205 GTI...mesmo do 1.9... Isto com consumos bem contidos, a velocidades estabilizadas.

                                    Quanto ao "não curvar" não é bem assim... Apesar de não possuir claramente a eficácia e brilhantismo de chassis das melhores criações do grupo PSA, é razoavelmente eficaz se bem conduzido (leia-se por quem lhe conhece as "manhas"). Com algumas pequenas mods (barra estabilizadora dianteira "trancada" e uma boa barra anti-aproximação dianteira, fica literalmente do dia para a noite a curvar...

                                    Já agora, em Inglaterra existia a Polo G40 Cup em que se viam os G's a curvar de forma bem eficaz, com a tradicional preparação dos carros de troféu. Algumas imagens em movimento bem interessantes...

                                    YouTube - Polo G40 Cup UK



                                    Hoje em dia, e depois de ter possuido mais de uma dúzia de carros diferentes (e nem todos xarutos...), posso dizer que o G40 foi de longe o carro que tive até hoje que mais me marcou (e ainda marca) do ponto de vista de emoção de condução - algo que ainda valorizo bastante. Hoje em dia a grande maioria dos carros, são muito seguros e tal, mas completamente amorfos e filtrados do ponto de vista de interacção com o condutor e prazer de condução - malditos ABS, TCS, ESP's e afins!! É como sexo com ou sem preservativo...ehehe....

                                    Recentemente comprei o meu 4º (e espero que último) G40 (um lindo exemplar branquinho de 11/93) sem acidentes e muito bem estimado, para fazer um projecto de restauro completo, mantendo a filosofia OEM+, ou seja, o mais original por fora/dentro e com alguns (e bem necessários) melhoramentos no capítulo dinâmico (suspensões, travões, etc). A nível mecânico já sofreu alguns upgrades da praxe, tornando a sua condução ainda mais emotiva.

                                    Algumas fotos do meu projecto aos interessados: Polo G40 - a set on Flickr


                                    Concluíndo, sem recorrer a estes ícones passados dos "pequenos" desportivos, dificilmente conseguiremos replicar as emoções e prazer de condução que os jovens e não só viviam nesses mágicos tempos do fim da década de 80, principio de 90.

                                    Comentário

                                    AD fim dos posts Desktop

                                    Collapse

                                    Ad Fim dos Posts Mobile

                                    Collapse
                                    Working...
                                    X