Anúncio

Collapse
No announcement yet.

o co2 e o aquecimento global

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Imagina os navios que são usados para trasportar tudo, como combustivel, carros, lenços de papel, camisolas made in china, etc., que têm sistemas de extinção automáticos com mais de 20 ton de CO2 para despejar em segundos em caso de incêndio.

    Ou as fábricas de refrigerantes com gás, como a coca cola, que obrigam a que os tanques de CO2 sejam reabastecidos todos os dias, ou fábricas de géneros alimenticios que usam CO2 para inertizar as embalagens.
    Se calhar nem sabiam que o vinho é inertizado com CO2 quando é engarrafado, apenas para não oxidar.
    E ainda não falei nos extinotres que muitos de nós tem no seu local de trabalho.
    Depois há as soldaduras, etc...

    E o gelo seco usado para fazer fumo em concertos, pistas de dança, bebidas como shots...

    Em certas industrias e utilizações, quando se fala em necessidades de CO2 não se fala em gramas ou kilos, mas sim toneladas. E isto a uma cadência muito curta.

    Por fim, só hoje manuseei cerca de 200kg de CO2, mas chegam a passar toneladas. E sinto-as bem no lombo.
    Editado pela última vez por joaomika; 18 June 2008, 21:00.

    Comentário


      #32
      mais uma razão de desconfiar do porquê de se falar tanto do co2 dos escapes, não teria mais lógica falar das outras emissões, que até cancerisnas há? essas sim altamente poluentes, até mesmo toxicas.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por joaomika Ver Post
        Imagina os navios que são usados para trasportar tudo, como combustivel, carros, lenços de papel, camisolas made in china, etc., que têm sistemas de extinção automáticos com mais de 20 ton de CO2 para despejar em segundos em caso de incêndio.

        Ou as fábricas de refrigerantes com gás, como a coca cola, que obrigam a que os tanques de CO2 sejam reabastecidos todos os dias, ou fábricas de géneros alimenticios que usam CO2 para inertizar as embalagens.
        Se calhar nem sabiam que o vinho é inertizado com CO2 quando é engarrafado, apenas para não oxidar.
        E ainda não falei nos extinotres que muitos de nós tem no seu local de trabalho.
        Depois há as soldaduras, etc...

        E o gelo seco usado para fazer fumo em concertos, pistas de dança, bebidas como shots...

        Em certas industrias e utilizações, quando se fala em necessidades de CO2 não se fala em gramas ou kilos, mas sim toneladas. E isto a uma cadência muito curta.

        Por fim, só hoje manuseei cerca de 200kg de CO2, mas chegam a passar toneladas. E sinto-as bem no lombo.
        OK, já deu para ter uma ideia. Mas isso passa-te tudo pelas mãos?

        De qualquer forma creio que qualquer uma dessas aplicações que referes da utilização de CO2, seja bastante inferior à, por exemplo, emissão diária desse composto só na Central Termoeléctrica do Pêgo, cujo combustível é o carvão. Se ainda se considerar outras Centrais Termoeléctricas a combustíveis fosseis, então já estarás a imaginar as grandes quantidades de emissões de que se está a falar.

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
          mais uma razão de desconfiar do porquê de se falar tanto do co2 dos escapes, não teria mais lógica falar das outras emissões, que até cancerisnas há? essas sim altamente poluentes, até mesmo toxicas.

          Fala-se mais em particular do CO2, porque as outras emissões estão directamente associadas. Isto considerando motores com o mesmo combustível. Haverá diferenças Diesel / Otto, obviamente. Por exemplo, um carro A que faça uma média x de consumo de combustível, e um carro B com a mesma média de consumos, apresentará emissões de outros compostos equivalente. Daí ter-se considerado apenas as emissões de CO2. Os outros poluentes estão-lhe directamente associados. Quanto maior fôr o CO2 emitido, maiores serão também os outros compostos.

          Comentário


            #35
            Inclusive o Jeremy Clarkson do Top Gear é acusado de proteger os lobbistas do petróleo. A avaliação que ele faz do Toyota Prius é hilária!
            Concordo que os carros não são os grandes vilões e que essa "histeria carbônica" já está enchendo..

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por monicamelo Ver Post

              De qualquer forma creio que qualquer uma dessas aplicações que referes da utilização de CO2, seja bastante inferior à, por exemplo, emissão diária desse composto só na Central Termoeléctrica do Pêgo, cujo combustível é o carvão. Se ainda se considerar outras Centrais Termoeléctricas a combustíveis fosseis, então já estarás a imaginar as grandes quantidades de emissões de que se está a falar.
              Isto deve dar uma ideia...


              http://www.fileshost.com/en/file/504...lacao-pdf.html
              Ficheiros anexados

              Comentário


                #37
                E eu aqui sonhando com os motores turbodiesel modernos que andam bem e gastam pouco..

                Li que na Europa estão usando turbocompressores para melhorar o desempenho sem aumentar a emissão de poluentes. Isso é verdadeiro?

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por joaomika Ver Post
                  (...)
                  O CO2 tem inumeras aplicações e por vezes é usado em enormes quantidades, o que faz com que estar a falar de emissões poluentes de menos 10g por km tenham uma relevância relativa.
                  Os automóveis actuais emitem bem mais do que 10g/km.

                  Um automóvel que emita 150gr/km de CO2 e faça 20000km/ano, no final do ano já emitiu 3 toneladas de CO2 para a atmosfera!

                  Agora multiplica isto pelo número de automóveis no planeta... (e estamos a ser bastante conservadores a considerar 150gr/km).

                  De qualquer forma o CO2 até pode ser o "mal menor" (apesar de desempenhar um papel muito importante no efeito de estufa) - os outros gases que saem dos escapes têm efeitos directos bem mais nocivos.

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por .Andre Ver Post

                    Obrigado.
                    Não sabia os valores de cór. Apenas a actividade com maiores emissões, no caso as Centrais Térmicas.

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por sealight Ver Post
                      Os automóveis actuais emitem bem mais do que 10g/km.

                      Um automóvel que emita 150gr/km de CO2 e faça 20000km/ano, no final do ano já emitiu 3 toneladas de CO2 para a atmosfera!

                      Agora multiplica isto pelo número de automóveis no planeta... (e estamos a ser bastante conservadores a considerar 150gr/km).

                      De qualquer forma o CO2 até pode ser o "mal menor" (apesar de desempenhar um papel muito importante no efeito de estufa) - os outros gases que saem dos escapes têm efeitos directos bem mais nocivos.

                      O trânsito automóvel é uma importante fonte de emissão de CO2. Não sei se é a maior fonte, ou se há outra actividade superior. Mas que é das mais significativas é.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por monicamelo Ver Post
                        OK, já deu para ter uma ideia. Mas isso passa-te tudo pelas mãos?

                        De qualquer forma creio que qualquer uma dessas aplicações que referes da utilização de CO2, seja bastante inferior à, por exemplo, emissão diária desse composto só na Central Termoeléctrica do Pêgo, cujo combustível é o carvão. Se ainda se considerar outras Centrais Termoeléctricas a combustíveis fosseis, então já estarás a imaginar as grandes quantidades de emissões de que se está a falar.
                        Passar pelas mãos é uma maneira de falar. Se me passasse mesmo nas mãos de certeza que já não as tinha. Já tinham caído!

                        Qualquer uma destas aplicações isoladamente pode ter emissões inferiores à da central termoelectrica do Pêgo, mas também o fim é menos "nobre" (se é que assim se pode chamar). Mas olha que todas juntas são muitas toneladas diárias que aposto que rivalizam com as termoelectricas.

                        Por outro lado acho (já ouvi falar, mas não tenho certeza) que o CO2 utilizado na industria é obtido em chaminés de algumas (muito poucas) fábricas ou industrias com elevadas emissões de CO2, o que por si só faz reduzir (ou transferir) emissões poluentes.

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por sealight Ver Post
                          Os automóveis actuais emitem bem mais do que 10g/km.

                          Um automóvel que emita 150gr/km de CO2 e faça 20000km/ano, no final do ano já emitiu 3 toneladas de CO2 para a atmosfera!

                          Agora multiplica isto pelo número de automóveis no planeta... (e estamos a ser bastante conservadores a considerar 150gr/km).

                          De qualquer forma o CO2 até pode ser o "mal menor" (apesar de desempenhar um papel muito importante no efeito de estufa) - os outros gases que saem dos escapes têm efeitos directos bem mais nocivos.
                          Sealight, eu não vivo num mundo cor de rosa que pensa que os carros só emitem 10g por km. Se leres com mais atenção eu disse "o que faz com que estar a falar de emissões poluentes de menos 10g por km tenham uma relevância relativa". Ora por isto quero dizer reduzir emissões poluentes em 10g por km.
                          Estamos num forum em que estamos a falar de automóveis, há certas coisas que se depreendem depressa.

                          Não estou aqui a defender o CO2 nem a dizer que é um mal menor, nada disso, apenas a referir que não são só os automóveis e as centrais termoelectricas as responsáveis pelas emissões.

                          Mas se querem menos contribuir para a diminuição das emissões podem começar por beber menos bebidas gaseificadas. Acreditem que as emissões são muitas.

                          E os maiores poluidores nem estão na lista acima referida.

                          Comentário


                            #43
                            No fim de semana passado vi um documentário numa TV espanhola sobre este tema. Resumindo era algo assim:

                            Há 30 ou 40 anos o ar das cidades estava a tornar-se irrespirável (já ouviram falar do smog), devido ao aumento na atmosfera de substâncias contaminantes (que provocavam entre outras coisas as chuvas ácidas), então decidiu-se eliminar estes contaminantes. Apareceu a gasolina sem chumbo...
                            O ar das cidades ficou mais respirável. Mas estes contaminantes tinham um benefício: actuavam como "cortina" para o sol. A partir daí como o sol já não tinha essa "cortina" chegava à terra com mais força, por isso é que ouvimos falar de Verões muito quentes como não existiam à x anos...
                            Logo existe aumento de temperatura e como as emissões de co2 não diminuiram (apenas os outros contaminantes) o efeito de estufa agrava-se.

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por joaomika Ver Post
                              Sealight, eu não vivo num mundo cor de rosa que pensa que os carros só emitem 10g por km. Se leres com mais atenção eu disse "o que faz com que estar a falar de emissões poluentes de menos 10g por km tenham uma relevância relativa". Ora por isto quero dizer reduzir emissões poluentes em 10g por km.
                              Estamos num forum em que estamos a falar de automóveis, há certas coisas que se depreendem depressa.

                              Não estou aqui a defender o CO2 nem a dizer que é um mal menor, nada disso, apenas a referir que não são só os automóveis e as centrais termoelectricas as responsáveis pelas emissões.

                              Mas se querem menos contribuir para a diminuição das emissões podem começar por beber menos bebidas gaseificadas. Acreditem que as emissões são muitas.

                              E os maiores poluidores nem estão na lista acima referida.

                              Hummm.... Mesmo assim prefiro reduzir os consumos em 0,5 L/100 Km e continuar a beber Coca-Cola!

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por monicamelo Ver Post
                                Hummm.... Mesmo assim prefiro reduzir os consumos em 0,5 L/100 Km e continuar a beber Coca-Cola!



                                Tá bem, venceste-me!!!!!!!

                                Leva lá a bicicleta!!!!!!!

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por monicamelo Ver Post
                                  O trânsito automóvel é uma importante fonte de emissão de CO2. Não sei se é a maior fonte, ou se há outra actividade superior. Mas que é das mais significativas é.
                                  Em relação a isso, encontrei outro documento que tinha pra aqui :

                                  "
                                  Transport is the worst performing sector under ‘Kyoto’ and seriously jeopardizes the achievement of the Kyoto targets. Transport CO2 emissions in the EU grew by 32% between 1990 and 2005.

                                  The share of transport in CO2 emissions was 21% in 1990, but by 2005 this had grown to 27%. Emissions from so-called ‘light duty vehicles’ (passenger cars and vans) are responsible for approximately half of this."


                                  http://www.transportenvironment.org/...tment_2006.pdf

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por orion Ver Post
                                    No fim de semana passado vi um documentário numa TV espanhola sobre este tema. Resumindo era algo assim:

                                    Há 30 ou 40 anos o ar das cidades estava a tornar-se irrespirável (já ouviram falar do smog), devido ao aumento na atmosfera de substâncias contaminantes (que provocavam entre outras coisas as chuvas ácidas), então decidiu-se eliminar estes contaminantes. Apareceu a gasolina sem chumbo...
                                    O ar das cidades ficou mais respirável. Mas estes contaminantes tinham um benefício: actuavam como "cortina" para o sol. A partir daí como o sol já não tinha essa "cortina" chegava à terra com mais força, por isso é que ouvimos falar de Verões muito quentes como não existiam à x anos...
                                    Logo existe aumento de temperatura e como as emissões de co2 não diminuiram (apenas os outros contaminantes) o efeito de estufa agrava-se.
                                    Não o vi e acredito no que dizes, mas prefiro o efeito de estufa ao chumbo na atmosfera.

                                    Já sei que vou levar porrada, mas é o que penso.

                                    E esse efeito cortina mantém-se. Se vierem pela ponte VDG a meio da tarde para lisboa vêem uma faixa castanha e opaca por cima da cidade até VFX.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
                                      exacto, mas de qualquer das maneiras os graficos apresentados dizem que as emissões produzidas pelo homem ( co2) são irrisórias quando comparadas com as emissões naturais dos oceanos e das florestas, as alterações dão-se sobretudo pelas variações da actividade solar.
                                      Tenho à minha frente um livro de texto com o ciclo do carbono (Renewable Energy, Sorensen, Ed. Elsevier). As trocas principais, em biliões de toneladas de carbono por ano, são:

                                      1. Troca oceânica
                                      -97 dissolve da atmosfera para o oceano
                                      +100 borbulha para a atmosfera

                                      2. Troca biológica
                                      -57 absorvido por fotosíntese
                                      +28 emitido por respiração animal
                                      +27 emitido por respiração anaeróbia no subsolo

                                      3. Actividade humana
                                      +1,5 agricultura
                                      +5,5 queima de combustíveis fósseis

                                      Somando tudo são +4 biliões de toneladas libertadas anualmente para a atmosfera. Dos 7 biliões da actividade humana, os oceanos conseguem capturar 3 biliões, que são depositados no leito oceânico a alta pressão. Mas há 4 biliões que não são capturados e vão acumulando na atmosfera.

                                      Quanto ao vapor de água ser mais importante no efeito de estufa, é verdade. Só que a percentagem de vapor na atmosfera não é nada grande... é BEM BAIXA. Além de que quando satura, CHOVE. O CO2 NÃO CHOVE. Fica lá até um dia ser absorvido.

                                      Pessoal, não se enganem. O aquecimento está aí. É real e os humanos são a causa. Os automóveis são cerca de 20% das emissões, e ponto final.

                                      Eu também gostava de pensar que o meu carro afinal não polui assim tanto. MAS POLUI, E EU TENHO QUE ESTAR CONSCIENTE DISSO.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Ainda existe um problema mais grave que também foi falado no documentário (ver o meu post acima):
                                        no fundo do oceano existe metano que provoca muitíssimo mais efeito de estufa que o co2. Se a temperatura dos oceanos aumentar uns graus esse metano é libertado: é o fim...

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por orion Ver Post
                                          Ainda existe um problema mais grave que também foi falado no documentário (ver o meu post acima):
                                          no fundo do oceano existe metano que provoca muitíssimo mais efeito de estufa que o co2. Se a temperatura dos oceanos aumentar uns graus esse metano é libertado: é o fim...
                                          dejá vu jurássico.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por whereagles Ver Post
                                            Tenho à minha frente um livro de texto com o ciclo do carbono (Renewable Energy, Sorensen, Ed. Elsevier). As trocas principais, em biliões de toneladas de carbono por ano, são:

                                            1. Troca oceânica
                                            -97 dissolve da atmosfera para o oceano
                                            +100 borbulha para a atmosfera

                                            2. Troca biológica
                                            -57 absorvido por fotosíntese
                                            +28 emitido por respiração animal
                                            +27 emitido por respiração anaeróbia no subsolo

                                            3. Actividade humana
                                            +1,5 agricultura
                                            +5,5 queima de combustíveis fósseis

                                            Somando tudo são +4 biliões de toneladas libertadas anualmente para a atmosfera. Dos 7 biliões da actividade humana, os oceanos conseguem capturar 3 biliões, que são depositados no leito oceânico a alta pressão. Mas há 4 biliões que não são capturados e vão acumulando na atmosfera.

                                            Quanto ao vapor de água ser mais importante no efeito de estufa, é verdade. Só que a percentagem de vapor na atmosfera não é nada grande... é BEM BAIXA. Além de que quando satura, CHOVE. O CO2 NÃO CHOVE. Fica lá até um dia ser absorvido.

                                            Pessoal, não se enganem. O aquecimento está aí. É real e os humanos são a causa. Os automóveis são cerca de 20% das emissões, e ponto final.

                                            Eu também gostava de pensar que o meu carro afinal não polui assim tanto. MAS POLUI, E EU TENHO QUE ESTAR CONSCIENTE DISSO.
                                            Tudo bem então e porque não se faz nada tendo em conta os outros 80%..

                                            Só interessa é bater no carros não é..

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por whereagles Ver Post
                                              Tenho à minha frente um livro de texto com o ciclo do carbono (Renewable Energy, Sorensen, Ed. Elsevier). As trocas principais, em biliões de toneladas de carbono por ano, são:

                                              1. Troca oceânica
                                              -97 dissolve da atmosfera para o oceano
                                              +100 borbulha para a atmosfera

                                              2. Troca biológica
                                              -57 absorvido por fotosíntese
                                              +28 emitido por respiração animal
                                              +27 emitido por respiração anaeróbia no subsolo

                                              3. Actividade humana
                                              +1,5 agricultura
                                              +5,5 queima de combustíveis fósseis

                                              Somando tudo são +4 biliões de toneladas libertadas anualmente para a atmosfera. Dos 7 biliões da actividade humana, os oceanos conseguem capturar 3 biliões, que são depositados no leito oceânico a alta pressão. Mas há 4 biliões que não são capturados e vão acumulando na atmosfera.

                                              Quanto ao vapor de água ser mais importante no efeito de estufa, é verdade. Só que a percentagem de vapor na atmosfera não é nada grande... é BEM BAIXA. Além de que quando satura, CHOVE. O CO2 NÃO CHOVE. Fica lá até um dia ser absorvido.

                                              Pessoal, não se enganem. O aquecimento está aí. É real e os humanos são a causa. Os automóveis são cerca de 20% das emissões, e ponto final.

                                              Eu também gostava de pensar que o meu carro afinal não polui assim tanto. MAS POLUI, E EU TENHO QUE ESTAR CONSCIENTE DISSO.
                                              até podes ter razão, mas qual a causa de nos ultimos anos as temperaturas terem descido tanto? isso ninguem me disse posso ver no dia a dia.
                                              para não falar das comparações de que fazem sempre que se atingem limites com datas mais proximas, que por norma não ultrapassam os 100 anos, ora nessa altura não havia a poluição de hoje.
                                              http://en.wikipedia.org/wiki/Image:C...ttribution.png

                                              e como explicas o aumento de temperatura até 1940? e a partir daí a queda?
                                              é obvio que os carros poluem, mas acho que existem emissões que nos afectam mais directamente do que o co2 e a essas ninguem liga. e já agora podes falar dos 80% que ficam alem dos automoveis, embora eu duvide desse valor.

                                              Comentário

                                              AD fim dos posts Desktop

                                              Collapse

                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                              Collapse
                                              Working...
                                              X