Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Gosto de carros que emitem muito CO2 ! Serei socialmente irresponsável ?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por sealight Ver Post
    Se fosse a ti emoldurava essa afirmação. Assim, poderás daqui a uns aninhos mostrá-la aos teus filhos e netos com orgulho.
    Grandes valores, sim senhor. Por favor diz-nos que és espanhol.
    (Pelo menos és sincero)
    É como dizes, pelo menos sou sincero! Eu axo que essa teoria é a mesma de quem ganha no euro milhoes e divide o dinheiro com toda a gente. Moralmente isto é lindo, mas praticamente dá em nada!

    Ao menos tu és feliz!! E Sou capaz de fazer mais pelos meus filhos/netos deixando uma fortuna (ou belos carros poluidores) pra eles, que salvar 0.00000000000000000000000000000000000001E99 da camada do ozono.

    É a minha maneira de ver. Lá está! não é a coisa mais bonita de se dizer, mas prefiro ser sincero, do que estar com falsos moralismos.

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por JtypeR Ver Post
      Anteontem vi na 2ª circular o carro dos meus sonhos... em amarelo!! Coisa mais linda. Murcielago (Lp640??).
      Se fosse, so queria em branco! O resto tava optimo...

      Polui muito é?? quero lá saber... sinceramente!! Se tivesse condição pra ter, até podia poluir 10x mais que comprava na mesma
      x2

      Que me desculpem os treehuggers, mas n há nada a fazer...

      Comentário


        #63
        ha algumas questoes a ver, primeiro quem REALMENTE gosta de carros, deixo de fora quem os ve como simples meios de transporte, so nao conduz um super desportivo porque nao pode. Segundo como ja disseram, poluo mais eu com o meu simples diesel 1.9 que um gajo com um V12 porque 90% desses carros faz miseros milhares de km por ano. terceiro, os carros sao um pouco como a comida, os que fazem mal sao os que divertem mais, no caso da comida sera o sabor bem entendido.

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por sealight Ver Post
          Se fosse a ti emoldurava essa afirmação. Assim, poderás daqui a uns aninhos mostrá-la aos teus filhos e netos com orgulho.
          Grandes valores, sim senhor. Por favor diz-nos que és espanhol.
          (Pelo menos és sincero)

          deves ter um trauma grande com emissoes de gases...

          conta-nos por favor o que te fizeram...para nos prevenir-mos !!

          Comentário


            #65
            Ele têm razão na sua afirmação! Se todos pensarem como eu... ou como os que de certa maneira concordam comigo, isto andava pior.

            Mas sendo sincero, 90% ou mais... das pessoas que compram carros com energias alternativas apenas querem saber do dinheirinho que lhes sai da carteira pra sustentar o carro. O facto de ele poluir menos tanto faz! e isso é uma verdade (inconveniente).

            Quem realmente pode marcar a diferença com grandes passos no que toca a poluição, pouco ou NADA faz. E vem pedir aos pobrezinhos pra abdicar das suas migalhinhas pra salvar os netos? A mim não! Não vou sacrificar a minha vida a lutar por uma causa onde não tenho peso nenhum. NENHUM MESMO.

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por JtypeR Ver Post
              Ele têm razão na sua afirmação! Se todos pensarem como eu... ou como os que de certa maneira concordam comigo, isto andava pior.

              Mas sendo sincero, 90% ou mais... das pessoas que compram carros com energias alternativas apenas querem saber do dinheirinho que lhes sai da carteira pra sustentar o carro. O facto de ele poluir menos tanto faz! e isso é uma verdade (inconveniente).

              Quem realmente pode marcar a diferença com grandes passos no que toca a poluição, pouco ou NADA faz. E vem pedir aos pobrezinhos pra abdicar das suas migalhinhas pra salvar os netos? A mim não! Não vou sacrificar a minha vida a lutar por uma causa onde não tenho peso nenhum. NENHUM MESMO.
              lá está...

              o culminar de tanta cegueira pelos hibridos faz com que nem se pense nos prós nem contras...

              eu nao compro hibridos porque nao há no mercado nada que me agrade...tao simples quanto isso...

              ao contrario do que se pensa sou a favor do carro...mas nao dos exageros dos donos que mais parecem ter levado com uma lavagem ao cerebro...

              Comentário


                #67
                Gosto do que gosto e ponto final.
                So tenho pena é de não ter muitos lambos, ferrari e afins na garagem

                cumps
                MC

                Comentário


                  #68
                  Acho que não estão a ver coisa na mesma perspectiva que eu.
                  O que está aqui em causa não são apenas os híbridos menos poluentes vs os não híbridos mais poluentes. É algo bem mais profundo que uma mera questão automobilística. É uma questão de valores.

                  O que está em causa é a nossa capacidade de optar por aquilo que a nossa responsabilidade nos diz que está “mais certo” (não acredito em certos absolutos) mesmo que isso signifique que tenhamos de abdicar de outras coisas das quais até poderíamos extrair algum prazer no presente. Mas qual seria o custo desse prazer no futuro na nossa consciência? (assumindo que se tem uma).

                  Será assim tão radical optar por uma viatura A em vez de B sabendo que ambas cumprem o seu objectivo primário (transporte em segurança e com um mínimo de conforto) pelo facto de a primeira apresentar um impacto ambiental inferior?

                  Radical seria abdicar completamente da toda a locomoção motorizada não baseada em energias renováveis, ou impedir a circulação de todos os transportes ligeiros não colectivos e etc…

                  Utilizar uma viatura que chega a ser 50% mais eficiente que outra não é sacrifício nem filantropia – é apenas bom senso!

                  Eu até nem pago gasolina! Pelo dinheiro tanto me dava se o meu carro consumisse 20l ou 4l aos 100km. No entanto optei pela viatura de 5 lugares que encontrei no mercado com o menor consumo/emissões… e nem gosto do design.
                  -Serei responsável ou estúpido?

                  Ainda assim estou perfeitamente consciente que a minha “pegada ecológica” ainda é grande e pesada. Mas procuro dar um passo de cada vez.
                  -E vocês?

                  Comentário


                    #69
                    Esta discussão faz-me lembrar o tópico "o M3 gasta menos que o Prius"...

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por sealight Ver Post
                      Acho que não estão a ver coisa na mesma perspectiva que eu.
                      O que está aqui em causa não são apenas os híbridos menos poluentes vs os não híbridos mais poluentes. É algo bem mais profundo que uma mera questão automobilística. É uma questão de valores.

                      O que está em causa é a nossa capacidade de optar por aquilo que a nossa responsabilidade nos diz que está “mais certo” (não acredito em certos absolutos) mesmo que isso signifique que tenhamos de abdicar de outras coisas das quais até poderíamos extrair algum prazer no presente. Mas qual seria o custo desse prazer no futuro na nossa consciência? (assumindo que se tem uma).

                      Será assim tão radical optar por uma viatura A em vez de B sabendo que ambas cumprem o seu objectivo primário (transporte em segurança e com um mínimo de conforto) pelo facto de a primeira apresentar um impacto ambiental inferior?

                      Radical seria abdicar completamente da toda a locomoção motorizada não baseada em energias renováveis, ou impedir a circulação de todos os transportes ligeiros não colectivos e etc…

                      Utilizar uma viatura que chega a ser 50% mais eficiente que outra não é sacrifício nem filantropia – é apenas bom senso!

                      Eu até nem pago gasolina! Pelo dinheiro tanto me dava se o meu carro consumisse 20l ou 4l aos 100km. No entanto optei pela viatura de 5 lugares que encontrei no mercado com o menor consumo/emissões… e nem gosto do design.
                      -Serei responsável ou estúpido?

                      Ainda assim estou perfeitamente consciente que a minha “pegada ecológica” ainda é grande e pesada. Mas procuro dar um passo de cada vez.
                      -E vocês?
                      A grande motivação da generalidade das pessoas para a compra de um carro "ecológico" é a busca de um menor consumo.

                      Follow the money.
                      Os construtores sabem disto, por isso enquanto a eficiência de um hibrido ou de um eléctrico não for estabelecida como novo paradigma face aos perfomantes motores diesel actuais, o consumidor normal vai continuar a comprar o mesmo.

                      Deixem a VW lançar o Golf twinxpto e o A3 dynamicxyz carregadinhos de cromados e com um TDI pelo meio e vão ver o que é vender paezinhos quentes...

                      A razão pela qual se vêem tantos Civic Hybrid na estrada e tão poucos Prius é tão somente o preço, porque é de opinião unânime que são feios todos os dias.
                      Para o comum dos mortais, a real vantagem do Civic é o pricing - ao nível do otto e mais barato que o diesel. A publicidade e a moda fazem o resto.

                      Tenho sempre curiosidade em saber qual a motivação do proprietário de um Prius em escolher um tupperware eléctrico em detrimento de um diesel germânico de 150cv cheio de status.
                      E os poucos casos (2) que conheço, compraram o carro apenas porque é diferente da mainstream.

                      Depois andam a derreter aquilo na AE e os consumos esvaem-se no protegido ambiente.

                      Se quiserem contribuir para o ambiente não é preciso trocar de carro: andem menos e mais devagar.

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por sealight Ver Post
                        Acho que não estão a ver coisa na mesma perspectiva que eu.
                        O que está aqui em causa não são apenas os híbridos menos poluentes vs os não híbridos mais poluentes. É algo bem mais profundo que uma mera questão automobilística. É uma questão de valores.

                        O que está em causa é a nossa capacidade de optar por aquilo que a nossa responsabilidade nos diz que está “mais certo” (não acredito em certos absolutos) mesmo que isso signifique que tenhamos de abdicar de outras coisas das quais até poderíamos extrair algum prazer no presente. Mas qual seria o custo desse prazer no futuro na nossa consciência? (assumindo que se tem uma).

                        Será assim tão radical optar por uma viatura A em vez de B sabendo que ambas cumprem o seu objectivo primário (transporte em segurança e com um mínimo de conforto) pelo facto de a primeira apresentar um impacto ambiental inferior?

                        Radical seria abdicar completamente da toda a locomoção motorizada não baseada em energias renováveis, ou impedir a circulação de todos os transportes ligeiros não colectivos e etc…

                        Utilizar uma viatura que chega a ser 50% mais eficiente que outra não é sacrifício nem filantropia – é apenas bom senso!

                        Eu até nem pago gasolina! Pelo dinheiro tanto me dava se o meu carro consumisse 20l ou 4l aos 100km. No entanto optei pela viatura de 5 lugares que encontrei no mercado com o menor consumo/emissões… e nem gosto do design.
                        -Serei responsável ou estúpido?

                        Ainda assim estou perfeitamente consciente que a minha “pegada ecológica” ainda é grande e pesada. Mas procuro dar um passo de cada vez.
                        -E vocês?
                        Então tens paineis solares no telhado da casa ? um aerogerador no quintal ? furos de alta e baixa profundidade para obtenção de água quente e circulação de ar frio ? Todas as lâmpadas das económicas ? Reguladores de caudal nas torneiras ?

                        Qualquer uma destas opções exceptuando o aerogerador fica bem mais barato do que um PRIUS, portanto aposto que antes de comprares o carro já as instalaste todas

                        E no Verão estás fechado no escritório com 40ºC para não ligares o ar condicionado ? Quantas vezes trocas de telemóvel pela empresa por ano ?

                        Podia continuar, mas acho que o exemplo está dado.

                        Eu sou totalmente a favor dos híbridos, eléctricos, hidrogénio, vela e pedais, mas sinceramente não suporto falsos moralismos. Não digo que seja o teu caso, mas é certamente o de muitos.

                        De qualquer forma, e como tu disseste e bem, temos de começar por algum lado. Eu começaria logo por um GS430h e se fosse tecnicamente possível ainda lhe metia GPL, mas como não tenho dinheiro para ele tenho de me contentar em por lâmpadas económicas

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por sealight Ver Post
                          Acho que não estão a ver coisa na mesma perspectiva que eu.
                          O que está aqui em causa não são apenas os híbridos menos poluentes vs os não híbridos mais poluentes. É algo bem mais profundo que uma mera questão automobilística. É uma questão de valores.

                          O que está em causa é a nossa capacidade de optar por aquilo que a nossa responsabilidade nos diz que está “mais certo” (não acredito em certos absolutos) mesmo que isso signifique que tenhamos de abdicar de outras coisas das quais até poderíamos extrair algum prazer no presente. Mas qual seria o custo desse prazer no futuro na nossa consciência? (assumindo que se tem uma).

                          Será assim tão radical optar por uma viatura A em vez de B sabendo que ambas cumprem o seu objectivo primário (transporte em segurança e com um mínimo de conforto) pelo facto de a primeira apresentar um impacto ambiental inferior?

                          Radical seria abdicar completamente da toda a locomoção motorizada não baseada em energias renováveis, ou impedir a circulação de todos os transportes ligeiros não colectivos e etc…

                          Utilizar uma viatura que chega a ser 50% mais eficiente que outra não é sacrifício nem filantropia – é apenas bom senso!

                          Eu até nem pago gasolina! Pelo dinheiro tanto me dava se o meu carro consumisse 20l ou 4l aos 100km. No entanto optei pela viatura de 5 lugares que encontrei no mercado com o menor consumo/emissões… e nem gosto do design.
                          -Serei responsável ou estúpido?

                          Ainda assim estou perfeitamente consciente que a minha “pegada ecológica” ainda é grande e pesada. Mas procuro dar um passo de cada vez.
                          -E vocês?
                          Tu é melhor leres umas coisinhas que circulam aí pelo forúm e pela net.

                          Os Prius são dos veículos mais poluídores do mundo (isto claro antes de chegarem às mãos dos seus condutores).

                          Baterias com níquel que são feitas numa zona sem vida animal ou vegetal, a NASA faz testes nesse sítio por isso..

                          Depois essas baterias vão de avião para o Japão onde são feitos os Prius..

                          Quando saí da linha de produção vai em grande parte para os EUA, para a Europa também e para o resto de mundo.

                          Depois tem montes de materiais altamente díficeis de reciclar logo é pior para o ambiente.

                          Para finalizar foram feitos estudos em que o se chegou à conclusão que o Prius é pior para o ambiente que o Hummer, Land Rover Discovery MB Classe S..

                          O Classe S então era muito melhor pois é quase 100% reciclável..

                          Por isso deixa-te de falsos moralismos e admite porque o compraste porque é poupado, e nisso não te condono porque com os preços dos combustíveis como estão o melhor que temos a fazer é reduzir os consumos..

                          Parece bem ter um Prius não é. Podes dizer que és amigo do ambiente e tal, mas no que toca ao carro desengana-te. Claro que isto nem toda a gente sabe mas deveria saber..

                          É melhor reveres a tua ideia sobre o Prius..

                          E para te responder ao que dizes sobre o que faço para reduzir a minha pegada:

                          Ora os meus consumos têm sido entre 4.2 e 4.7 ultimamente por isso estou a fazer o meu melhor. Tudo o resto tento poupar ao máximo, seja água, comida, electricidade etc..

                          Cumps
                          Editado pela última vez por Filipe Miguel F. Lopes; 28 June 2008, 03:05.

                          Comentário


                            #73
                            Eu acho bem que se reduzam as emissões poluentes, mas considero que isso até está a ser feito e será cada vez mais, até pela necessidade de veículos que consumam menos.

                            Mas sendo isto uma tendência (carros menos poluentes) será que vale a pena sacrificar o que se gosta para ter um carro que polua um pouco menos ?

                            Essa a mim não me convence.

                            Aos poucos os carros serão mais ecológicos, e dessa 'enorme' fatia de 2% de co2 que o automóvel é responsável a fatia será cada vez menor.

                            Comentário


                              #74
                              pensa é noutras emissões que não o co2, e o que encontras?

                              essas partículas são tão pequenas que chegam até os alvéolos pulmonares, onde ocorre o intercâmbio de oxigênio e sangue, por isso é tão perigoso. São pequenas esferas de carvão, que levam de carona produtos cancerígenos. Para que tenha uma idéia, elas transportam porções de lubrificante do motor. Peço que leia nos envases de lubrificante: "Manter fora do contato com a pele". Imagine em contato com o sangue e dentro dos nossos pulmões? Esta substância foi achada nas partículas de "carvão" dos escapamentos de motores a Díesel, com o teste de Ames (teste para determinar o potencial cancerígeno de substâncias, feito com Salmonela. Ames é um cientista norte-americano que desenvolveu um sistema para identificar o potencial cancerígeno de substâncias). O Instituto da Saúde de Tókio/Hitomi Susuki comprovou que produz até 6 milhões de mutações no DNA do sangue de ratos.

                              Comentário


                                #75
                                Concordo com o que o sealight disse, apenas não pensamos em comum num ponto. ESSENCIAL. O meio de transporte do ponto A ou ponto B.

                                Carro pra mim é MUITO, mas mesmo MUITO mais que isso! No meu caso quem compra um ctr é porque dá maior relevancia a outros aspectos, porque sem duvida que o Sport 1.4 gasta muito menos, polui muito menos e leva-me aos mesmos lugares (dentro da lei) ao mesmo tempo.

                                E na vida é assim!! As vezes a vida corre tão mal as pessoas que... se nos não encontramos pequenas coisas que nos dão alguma satisfação e prazer, xegamos a conclusão que andamos nesta vida a ver os dias passar :S

                                Comentário


                                  #76
                                  aí é que está, a maior parte das pessoas olha para os carros como um meio de as levar de A para B. para mim o carro é mais que isso, eu adoro conduzir, amo conduzir, por isso se tivesse oportunidade óbvio que tinha a garagem recheada, e tal como não critico quem acha que só se devem arranjar carros "amigos do ambiente" não acho correcto que critiquem os meus gostos.


                                  (e olha que se arranjarem um mini cooper d arranjam um carro mais barato que um prius e que gasta menos e logo emite menos co2....e é imcomparavelmente mais bonito)

                                  Comentário


                                    #77
                                    Sim, somos!






                                    Comentário


                                      #78
                                      Eu penso que dificilmente alguém pode ser socialmente irresponsável por gostar mais de um Lamborghini do que de um Polo, é perfeitamente natural, agora na hora da escolha é que se poderá considerar como é que cada um acha que deve estar inserida na mesma, e agir em conformidade.

                                      Pessoalmente, eu escolheria um Gallardo sem hesitar, mas isso é porque eu acho que:

                                      1) Um carro não é um meio de transporte - daí não querer o Polo
                                      2) Os híbridos actuais não são menos poluentes que os carros normais (durante toda a vida do carro), embora sejam um início
                                      3) A questão das emissões de gases, apesar de constituir um problema real que é do interesse de todos resolver, tem sido empolada e eu não faço a relação cliché emissão de gases poluentes=alterações climáticas. Acho que o impacto não é tão grande quanto se diz por aí.

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por Hiro Ver Post
                                        Eu penso que dificilmente alguém pode ser socialmente irresponsável por gostar mais de um Lamborghini do que de um Polo, é perfeitamente natural, agora na hora da escolha é que se poderá considerar como é que cada um acha que deve estar inserida na mesma, e agir em conformidade.

                                        Pessoalmente, eu escolheria um Gallardo sem hesitar, mas isso é porque eu acho que:

                                        1) Um carro não é um meio de transporte - daí não querer o Polo
                                        2) Os híbridos actuais não são menos poluentes que os carros normais (durante toda a vida do carro), embora sejam um início
                                        3) A questão das emissões de gases, apesar de constituir um problema real que é do interesse de todos resolver, tem sido empolada e eu não faço a relação cliché emissão de gases poluentes=alterações climáticas. Acho que o impacto não é tão grande quanto se diz por aí.
                                        no ponto 2 gostava de saber em que te baseias para dizer isso, posso dar o exemplo do civic hybrid e o civic 1.8, que partilham a mesma plataforma, quando é que o hybrid é mais poluidor do que o 1.8?
                                        no ponto 3 concordo que as emissões não são apenas o co2, até porque começo a discurdar de quando se fala de co2 e alterações climáticas, e aí o polo será mais poluente do que o lamborgini, sendo este a diesel.

                                        Comentário


                                          #80
                                          Eu devo ser o mais irresponsável de todos, a partir do momento que ando com um carro com isto:

                                          Comentário


                                            #81
                                            O grande prazer de condução derivados dos motores V6/V8/V10/V12 ainda não está de mãos dadas com a ecologia!

                                            Mas esperemos que a evolução caminhe nesse sentido para que possamos ter um V8 de 420cv e 130g co2

                                            Comentário


                                              #82
                                              Originalmente Colocado por Echos Ver Post
                                              O grande prazer de condução derivados dos motores V6/V8/V10/V12 ainda não está de mãos dadas com a ecologia!

                                              Mas esperemos que a evolução caminhe nesse sentido para que possamos ter um V8 de 420cv e 130g co2
                                              acho que o futuro será mais teres um carro com 420cv e com um motor electrico assincrono

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
                                                no ponto 2 gostava de saber em que te baseias para dizer isso, posso dar o exemplo do civic hybrid e o civic 1.8, que partilham a mesma plataforma, quando é que o hybrid é mais poluidor do que o 1.8?
                                                no ponto 3 concordo que as emissões não são apenas o co2, até porque começo a discurdar de quando se fala de co2 e alterações climáticas, e aí o polo será mais poluente do que o lamborgini, sendo este a diesel.
                                                No ponto 2 refiro-me a toda a vida do carro, desde o fabrico dos componentes até ao abate. Tem a ver com a problemática das baterias (fabrico, transporte e abate).

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por Hiro Ver Post
                                                  No ponto 2 refiro-me a toda a vida do carro, desde o fabrico dos componentes até ao abate. Tem a ver com a problemática das baterias (fabrico, transporte e abate).
                                                  achas que 120 pilhas de ni-mh serão de tal maneira problemáticas como queres parecer? já pensaste na bateria de serviço que é minuscula comparando com as baterias dos diesel por exemplo? essas já não são poluentes? e achas mesmo que isso vale por todas as emissões durante a vida do veiculo?
                                                  o fabrico do carro não será igual ao outro que partilha a mesma plataforma?

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Eu tambem gostaria de trocar o meu por um hibrido para poluir menos mas o LS600h ainda está fora do meu alcance

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                                      Eu tambem gostaria de trocar o meu por um hibrido para poluir menos mas o LS600h ainda está fora do meu alcance
                                                      Olha outro que pensa como eu.

                                                      No entanto acho que preferia o GS, deixo o LS para quando tiver dinheiro para ser conduzido .

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                                        Eu tambem gostaria de trocar o meu por um hibrido para poluir menos mas o LS600h ainda está fora do meu alcance

                                                        por acaso sabes as emissões dos 2?

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
                                                          achas que 120 pilhas de ni-mh serão de tal maneira problemáticas como queres parecer? já pensaste na bateria de serviço que é minuscula comparando com as baterias dos diesel por exemplo? essas já não são poluentes? e achas mesmo que isso vale por todas as emissões durante a vida do veiculo?
                                                          o fabrico do carro não será igual ao outro que partilha a mesma plataforma?
                                                          Por acaso acho, mas também acho que tem de se começar por algo, mesmo que não seja muito eficiente. Os híbridos de daqui a 5 ou 10 anos talvez já sejam melhores nesse aspecto.

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
                                                            por acaso sabes as emissões dos 2?
                                                            Não digo senão fico mal visto

                                                            Deixem-me lá usar esta desculpa para sonhar com o LS400h

                                                            P.S. - a diferença é de 4 g/km (a mais no LS400h)

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
                                                              por acaso sabes as emissões dos 2?
                                                              LOL... depende do doseamento do acelerador, mas conduzido como o prius no célebre confronto com o M3 suspeito que ainda faria pior figura ou melhor dependendo do ponto de vista.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X