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    #91
    Cuidados a ter na compra de automóvel usado

    Bem, esta semana devo comprar um automóvel usado a alguém que recebeu o carro numa retoma mas não se registou como proprietário, como fazem muitos profissionais do sector.

    Já sei que tem os documentos do automóvel, incluíndo o da inspecção, mas ainda não os examinei com cuidado.

    Em princípio, deverei efectuar a transferência do registo num notário e o pagamento por transferência.

    Como podemos certificarmo-nos de que o carro não é roubado (se o foi, roubou também os documentos todos) ou se existe alguma penhora sobre o mesmo? Que aconselham neste tipo de compra?

    Comentário


      #92

      O QUE DEVE OBSERVAR COM TODA A ATENÇÃO

      Siga as nossas instruções e evite gastos desnecessários. A incredulidade e a preguiça podem representar danos avultados na sua conta bancária.

      Carroçaria

      Tanto pela conservação, como pela segurança, a carroçaria não pode ter ferrugem nem pode estar empenada. Para descobrir o passado do carro, inspeccione os faróis e farolins. Se forem novos, em especial se apenas um deles o for, é de admitir que o carro tenha sofrido um acidente, pois raros são os automobilistas que substituem um farol por estar velho. Se estiver rachado, descolorido ou torto e o espelho estiver baço ou com ferrugem, o carro teve muito uso e poucos cuidados.
      As jantes amolgadas são um mau sinal para a direcção. Isso traduz pancadas em buracos ou passeios, que se repercutem no alinhamento das rodas e podem ofender os pneus. Veja se o volante não vibra quando o carro circula a alta velocidade.
      Certifique-se de que o chassis não está empenado: Veja se algum dos pneus tem um desgaste anormal. Depois, meça com rigor a distância que vai do pneu à carroçaria em cada uma das quatro rodas.

      Veja se nenhuma das rodas está mais recuada, pois nesse caso é sinal mais que evidente de que o “chassis” está realmente torto, o que significa que, em matéria de segurança, o carro está condenado. Prefira sempre que o carro ostente a pintura de origem. É preferível alguma falta de brilho ou até algumas esfoladelas, a uma repintura à pressa feita pelo comerciante. Desta forma saberá qual o real estado da carroçaria. Geralmente é fácil ver se o carro foi repintado ou não, mas casos há em que o disfarce é até bem feito. Veja junto aos frisos se não existem sinais de tinta antiga acumulada, se as borrachas vedantes dos vidros e das portas estão sujas de tinta, se existe tinta de outra cor dentro do compartimento do motor e se a cor da tinta nas junções é exactamente a mesma.
      A ferrugem é o cancro do automóvel. Retire os tapetes e veja o estado da chapa, tanto no piso como no fundo da bagageira. Deite-se debaixo do carro e, com uma lanterna, veja, milímetro a milímetro, se há buracos, falta de chapa ou remendos.
      Veja também por baixo da roda sobressalente se não existe ferrugem.
      As embaladeiras, cavas de rodas, caleiras e locais junto aos frisos onde há parafusos são sítios preferidos da ferrugem.

      Interiores

      Analise o interior do carro em pormenor e ficará a saber se está a fazer uma boa compra. Aqui pode colher indícios sobre o tratamento a que o carro foi sujeito e, claro está, sobre a sua idade. Note se as capas que revestem os pedais estão muito gastas. Se forem novas, desconfie.
      Verifique o estado do forro dos bancos. Verifique também se estes estão demasiado deformados e experimente a sua regulação. Veja se as molas de enrolamento dos cintos ainda têm força. Veja o aspecto das chaves e da fechadura de ignição. Repare também no volante e aproveite para verificar se há folgas na direcção. Mexa-o para os dois lados e veja se as rodas respondem prontamente.

      Documentos


      Nalguns casos, o vendedor só procede à transferência de propriedade quando o comprador liquidou uma parcela substancial do valor do carro. Daí a utilidade de um contrato de compra e venda em que seja descriminado o preço, as características, o ano de fabrico e a matrícula do carro. O livrete e o registo de propriedade são também fundamentais.
      Opte sempre por um comerciante que lhe dê uma garantia por escrito (com descriminação do tipo de garantia, órgãos abrangidos e prazos). O comprador tem de segurar a viatura.
      Ao comprar um automóvel usado peça sempre para ver o livro de revisões do carro. Este pode comprovar a quilometragem constante no conta-quilómetros.
      Tente obter informações através do antigo proprietário. Uma conversa com este pode evitar a compra de “gato por lebre”. Certifique-se sempre de que os documentos não são falsos.

      Mecânica


      Através de alguns testes, pode apurar se existem problemas graves. Se o motor estiver muito limpo pode traduzir cuidados do antigo proprietário ou um estratagema do vendedor para ocultar fugas de óleo. Retire a vareta do óleo e veja o aspecto deste. Não deve ser preto nem ter limalha de ferro. Veja (no respectivo depósito) se o líquido de refrigeração tem vestígios de ferrugem ou de óleo.
      Observe se tudo está no seu devido sítio e se as tubagens têm bom aspecto. Apalpe-as para ter a certeza de que não estão podres. Exija que lhe mostrem o filtro do ar. Se estiver sujo de óleo tal significa que o motor pode necessitar de ser recondicionado.
      Confirme essa suspeita verificando se o tubo de escape se apresenta gorduroso interiormente, pois em caso afirmativo fica provado que o motor está a queimar óleo. Se houver fios novos ou suplementares na instalação eléctrica, desconfie. Procure na bateria se esta tem alguma inscrição sobre a sua data de fabrico (muitas têm). Se tiver mais de três anos está a caminho da “reforma”.
      Se os bornes tiverem pó branco também é mau sinal.
      O ideal seria que verificasse o lubrificante da caixa de velocidades. Há comerciantes que, para evitarem os ruídos das engrenagens lhe juntam serradura, mas esta é uma das questões que só se apuram ao pormenor utilizando o carro, e isso consegue-se se o comprar com garantia. As suspensões devem denotar a rigidez adequada: ao carregar a frente ou a traseira, a carroçaria não pode ficar a oscilar, mas sim regressar prontamente à posição correcta. Insista para que o deixem conduzir o carro. Se este estiver em boas condições, o vendedor não tem nada a temer. Se possível, vá a um centro de diagnóstico e verifique a parte eléctrica e a compressão.

      BY GUIA DO AUTOMOVEL "COMPRAR CARRO USADO CONHEÇA OS PERIGOS"

      espero que seja isto que procuravas abraço

      Comentário


        #93
        Originalmente Colocado por Mordor Ver Post
        Bem, esta semana devo comprar um automóvel usado a alguém que recebeu o carro numa retoma mas não se registou como proprietário, como fazem muitos profissionais do sector.

        Já sei que tem os documentos do automóvel, incluíndo o da inspecção, mas ainda não os examinei com cuidado.

        Em princípio, deverei efectuar a transferência do registo num notário e o pagamento por transferência.

        Como podemos certificarmo-nos de que o carro não é roubado (se o foi, roubou também os documentos todos) ou se existe alguma penhora sobre o mesmo? Que aconselham neste tipo de compra?
        Porquê o notário? O carro está em nome de empresa? Aconselho-te a tratares de tudo no Registo Automovel, que encontras na maioria das Loja do Cidadão.

        Esse carro pelo que descreves, poderá pertencer a algum comerciante de rua, que se dedica a comprar e vender automoveis, sem estar legalizado como comerciante.
        Se fores pouco experiente, aconselho-te a levares contigo alguem com conhecimentos na matéria. El alternativa, pede a quem te quer vender o carro, que o leve a uma oficina da tua confiança, para atestares o seu estado.

        Comentário


          #94
          Originalmente Colocado por ZeBitaite Ver Post
          Porquê o notário? O carro está em nome de empresa? Aconselho-te a tratares de tudo no Registo Automovel, que encontras na maioria das Loja do Cidadão.

          Esse carro pelo que descreves, poderá pertencer a algum comerciante de rua, que se dedica a comprar e vender automoveis, sem estar legalizado como comerciante.
          Se fores pouco experiente, aconselho-te a levares contigo alguem com conhecimentos na matéria. El alternativa, pede a quem te quer vender o carro, que o leve a uma oficina da tua confiança, para atestares o seu estado.
          Ponderei o notário porque é mais barato e consigo a transferência do registo na mesma. Existe alguma desvantagem que não me tenha lembrado?

          Quanto ao automóvel, vou levá-lo a um mecânico da minha confiança para que me diga se está razoável. O vendedor já se prontificou a isso.

          Agora quanto ao certificar-me de que o carro pode ser transaccionado em condições. Como fazê-lo? Mudando o registo fica tudo garantido ou não é assim tão simples?

          PS - Obrigado pela ajuda, RubenM. É um artigo bastante útil embora, na prática, seja difícil conseguir verificar tantos pormenores.

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            #95
            A questão do notário está agora a preocupar-me um pouco. Será mais vantajoso ir à Conservatória? Qual a garantia que o notário pode dar de que o negócio pode ser efectuado? Se é que alguma...

            Comentário


              #96
              Originalmente Colocado por Mordor Ver Post
              A questão do notário está agora a preocupar-me um pouco. Será mais vantajoso ir à Conservatória? Qual a garantia que o notário pode dar de que o negócio pode ser efectuado? Se é que alguma...
              Nao tens vantagem alguma em procurar objectivamente um notario. Na loja do cidadao e feita a identificacao do comprador e vendedor. Alem de que tem acesso aos dados da viatura em causa.

              Ja transferi o registo de propriedade de algumas viaturas na Loja do Cidadao, como aqui ja foi dito. Trata-se de um processo rapido e expedito.

              Cpts.,

              Comentário


                #97
                Originalmente Colocado por Corleone Ver Post
                Nao tens vantagem alguma em procurar objectivamente um notario. Na loja do cidadao e feita a identificacao do comprador e vendedor. Alem de que tem acesso aos dados da viatura em causa.

                Ja transferi o registo de propriedade de algumas viaturas na Loja do Cidadao, como aqui ja foi dito. Trata-se de um processo rapido e expedito.

                Cpts.,
                Acontece que, onde moro, não existe loja do cidadão.

                Num notário possivelmente só o acesso aos dados da viatura estará vedado. Digam-me uma coisa: qual o serviço, dos disponíveis numa loja do cidadão, que permite aceder aos dados da viatura?

                Comentário


                  #98
                  Originalmente Colocado por Mordor Ver Post
                  Acontece que, onde moro, não existe loja do cidadão.

                  Num notário possivelmente só o acesso aos dados da viatura estará vedado. Digam-me uma coisa: qual o serviço, dos disponíveis numa loja do cidadão, que permite aceder aos dados da viatura?
                  Para saberes se o carro tem alguma penhora podes ir a www.automovelonline.mj.pt e pedir uma certidão permanente. Custa 6€ e é de um dia para o outro.

                  Quanto ao registo da viatura, fazes bem em ir a um notário, não tem qualquer problema face a uma conservatória. Sempre fica mais barato!

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