Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Truques para abastecer combustivel

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por orion Ver Post
    Porque será que estes mail/treta vêm sempre em brasileiro?
    Curioso...
    E você ainda tem dúvidas?

    ___

    Em Portugal os postos de combustível são tipo "self-service" onde o próprio consumidor abastece o carro?

    Comentário


      #32
      Nas próximas eleições votem nos verdes .

      ISC ia aumentar o dobro, o ISV o triplo em todos os carros excepto alguns BMW, Mini D e pequenos citadinos e familiares campeões de consumos e o IC idem.

      O panorama ia ser tal que toda a gente seria obrigada a andar a pé, biciclete e transportes públicos.

      Resultado objectivo = emagrecimento literal de Portugal, diminuição de Diabetes, Neoplasias, Doenças Cardiovasculares, Pulmonares etc etc.

      Resultado subjectivo = as miudas ficavam mais jeitosas e em tronco nu todos ficariamos parecidos a um desportista olímpico

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por DocJRA Ver Post
        Nas próximas eleições votem nos verdes .

        ISC ia aumentar o dobro, o ISV o triplo em todos os carros excepto alguns BMW, Mini D e pequenos citadinos e familiares campeões de consumos e o IC idem.

        O panorama ia ser tal que toda a gente seria obrigada a andar a pé, biciclete e transportes públicos.

        Resultado objectivo = emagrecimento literal de Portugal, diminuição de Diabetes, Neoplasias, Doenças Cardiovasculares, Pulmonares etc etc.

        Resultado subjectivo = as miudas ficavam mais jeitosas e em tronco nu todos ficariamos parecidos a um desportista olímpico
        Só vantagens

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por Edge Ver Post
          É curioso q já o Clarksson referiu essa da densidade dos combustíveis pela manhã quando testou o consumo de combustível do Audi A8.
          Por volta do minuto 2 fala disso.

          Clickity click

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por DocJRA Ver Post
            O calor dilata os corpos, sendo que o frio tem o efeito oposto.
            Cuidado com essas verdades universais

            Nunca viste uma garrafa de gelo rebentar no congelador?

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por joao Ver Post
              Cuidado com essas verdades universais

              Nunca viste uma garrafa de gelo rebentar no congelador?
              Tens toda a razão, fui apanhado em falso.

              Se a química não me falha isso está relacionado com as pontes de hidrogénio que provocam um rearranjo molecular.

              Pontes estas que surgem precisamente pela contracção dos corpos até um ponto onde a sua força consegue prevalecer e mordar o líquido ao tornar-se sólido.

              Se tiver dito alguma calinada façam o favor de me corrigir.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por Moisés Ver Post
                Boas!
                Recebi um email com alguns truques abaixo (a gramática não é a melhor mas penso que dá para entender). Espero que não seja nenhuma repetição de outro tópico. Gostaria de saber se alguém usa estes truques e se, de facto, têm razão de ser.

                *1º.Truque: Encher o tanque pela manhã cedo.*
                A temperatura ambiente e do solo é mais baixa. Todas as estações de serviço têm os seus depósitos debaixo da terra. Ao estar mais fria a terra, a densidade da gasolina e do diesel é menor. O contrário se passa durante o dia, que a temperatura do solo sobe, e os combustíveis tendem a expandir-se. Por isto, se você enche o tanque ao meio dia, pela tarde ou ao anoitecer, o litro de combustível não será um litro exactamente. Na indústria petrolífera a gravidade específica e a temperatura de um solo tem um papel muito importante.

                *2º Truque: Quando encher o tanque, não aperte a pistola ao máximo.* Segundo a pressão que se exerça sobre a pistola, a velocidade pode ser lenta, média ou alta. Prefira sempre o modo mais lento e poupará mais dinheiro. Ao surtir mais lentamente, cria-se menos vapor, e a maior parte do vertido converte-se num cheio eficaz. Todas as mangueiras surtidoras devolvem o vapor ao tanque. Se encherem o tanque apertando a pistola ao máximo, uma percentagem do precioso líquido que entra no depósito transforma-se em vapor e volta pela mangueira do surtidor ao depósito da estação. Com o qual, conseguem menos combustível pelo mesmo dinheiro.

                *3º. Truque: Encher o tanque antes de que este baixe da metade.* Quanto mais combustível tenha no depósito, menos ar há no mesmo. O combustível se evapora mais rapidamente do que você pensa. Os grandes depósitos cisterna das refinarias têm tectos flutuantes no interior, mantendo o ar separado do combustível, com o objetivo de manter a evaporação ao mínimo.

                *4º Truque: Não encher o tanque quando o posto estiver a ser reabastecido e nem imediatamente depois.*
                Se ao chegar ao posto de serviço ver um camião cisterna que está a repor os tanques subterrâneos da mesma, ou os acaba de reabastecer, evite, se puder, abastecer na dita estação nesse momento. Ao reabastecer os tanques, remove-se o combustível restante nos mesmos e os sedimentos do fundo. Assim sendo você corre o risco de abastecer combustível sujo.
                Originalmente Colocado por Moisés Ver Post
                Segundo o email, estas dicas são dadas por uma pessoa que trabalha numa empresa petrolífera...
                Ai sim?

                1 - A variação de massa volúmica com a variação de temp do dia, é desprezavel. A temp no subsolo varia bem menos. Mas ao fim de 20 anos deves ter uma boa diferença.

                2 - Mais uma q ao fim de 20 anos deve dar uma boa diferença.

                3 - Então e pq é q manteem tanques sem tecto flutuante? Porque são empresas pobres com pouca capacidade para investir? Essa é apenas uma das razões para se ter tectos flutuantes.

                4 - Esta prova q pelo menos em Portugal n trabalha. Qualquer uma das 3 "grandes", no seu procedimento de abastecimento de combustiveis, c excepção do GPL-Auto, n permite que se continue c abastecimentos a partir daquele reservatório. Quanto a n abastecer logo a seguir, terá alguma lógica em postos antigos.

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por StirlingMoss Ver Post
                  E você ainda tem dúvidas?

                  ___

                  Em Portugal os postos de combustível são tipo "self-service" onde o próprio consumidor abastece o carro?
                  Existem as duas "modalidades".

                  Comentário


                    #39
                    :D

                    a quimica!

                    o basico (e nao reparam nisso) esta na parte de os hidrocarbonetos (gasolina e gasoleo) serem demasiado volateis. por isso recomenda-se, principalmente em tempo quente, o abastecimento de manhazinha. ou nunca repararam, quando se abre a 'rolha' que por vezes sai com pressao, ou aquele 'fuminho transparente' que se solta quando enchemos o deposito (ou o fundo :D) ?

                    isso tudo é combustivel que se perde sob a forma gasosa.

                    ate ha estudos que referem a quantidade substancias poluente que se libertam nas estaçoes de serviço...imaginem em todo o mundo, a todo o segundo, milhares de milhoes de carros a abastecer...
                    o ideial seria utilizar um sistema de abastecimento tipo formula 1, com aquelas mangueiras que encaixam e nao se perde nada :D

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                      1 - A variação de massa volúmica com a variação de temp do dia, é desprezavel. A temp no subsolo varia bem menos. Mas ao fim de 20 anos deves ter uma boa diferença.
                      Não sei a quantos metros está o depósito mas se a temperatura do solo variasse de forma significativa estávamos bem lixados. E ainda para mais, entre a gasolina e o solo está qualquer coisa..... yah deve haver uma variação de densidade de 0,00001%.

                      Mas por mim podem ir todos abastecer às 7h da manhã, é da maneira que quando eu lá for não há fila!

                      Comentário


                        #41
                        Esses "truques" são, em termos práticos, treta. Ou como se diz no Brasiu, "fofoca" (eu não sei falar brasiueiro).

                        O único ponto válido é a referência ao "abastecer devagar". Mas não por causa dos "vapores" ou lá o que é... mas porque se abastecermos devagar, cria-se menos espuma no depósito (sobretudo no caso do gasóleo) o que permite levar mais litros quando se abastece o carro, em vez de abastecer depressa e levar menos litros de cada vez.

                        Obviamente isto só é importante para quem, como eu, faz questão de ir às bombas o menor número de vezes possível (enchendo sempre o depósito).

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por Moisés Ver Post
                          Boas!
                          Recebi um email com alguns truques abaixo (a gramática não é a melhor mas penso que dá para entender). Espero que não seja nenhuma repetição de outro tópico. Gostaria de saber se alguém usa estes truques e se, de facto, têm razão de ser.

                          *1º.Truque: Encher o tanque pela manhã cedo.*
                          A temperatura ambiente e do solo é mais baixa. Todas as estações de serviço têm os seus depósitos debaixo da terra. Ao estar mais fria a terra, a densidade da gasolina e do diesel é menor. O contrário se passa durante o dia, que a temperatura do solo sobe, e os combustíveis tendem a expandir-se. Por isto, se você enche o tanque ao meio dia, pela tarde ou ao anoitecer, o litro de combustível não será um litro exactamente. Na indústria petrolífera a gravidade específica e a temperatura de um solo tem um papel muito importante.

                          *2º Truque: Quando encher o tanque, não aperte a pistola ao máximo.* Segundo a pressão que se exerça sobre a pistola, a velocidade pode ser lenta, média ou alta. Prefira sempre o modo mais lento e poupará mais dinheiro. Ao surtir mais lentamente, cria-se menos vapor, e a maior parte do vertido converte-se num cheio eficaz. Todas as mangueiras surtidoras devolvem o vapor ao tanque. Se encherem o tanque apertando a pistola ao máximo, uma percentagem do precioso líquido que entra no depósito transforma-se em vapor e volta pela mangueira do surtidor ao depósito da estação. Com o qual, conseguem menos combustível pelo mesmo dinheiro.

                          *3º. Truque: Encher o tanque antes de que este baixe da metade.* Quanto mais combustível tenha no depósito, menos ar há no mesmo. O combustível se evapora mais rapidamente do que você pensa. Os grandes depósitos cisterna das refinarias têm tectos flutuantes no interior, mantendo o ar separado do combustível, com o objetivo de manter a evaporação ao mínimo.

                          *4º Truque: Não encher o tanque quando o posto estiver a ser reabastecido e nem imediatamente depois.*
                          Se ao chegar ao posto de serviço ver um camião cisterna que está a repor os tanques subterrâneos da mesma, ou os acaba de reabastecer, evite, se puder, abastecer na dita estação nesse momento. Ao reabastecer os tanques, remove-se o combustível restante nos mesmos e os sedimentos do fundo. Assim sendo você corre o risco de abastecer combustível sujo.
                          Numa palavra : Ridiculo !

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por Jarod Ver Post
                            Esses "truques" são, em termos práticos, treta. Ou como se diz no Brasiu, "fofoca" (eu não sei falar brasiueiro).

                            O único ponto válido é a referência ao "abastecer devagar". Mas não por causa dos "vapores" ou lá o que é... mas porque se abastecermos devagar, cria-se menos espuma no depósito (sobretudo no caso do gasóleo) o que permite levar mais litros quando se abastece o carro, em vez de abastecer depressa e levar menos litros de cada vez.

                            Obviamente isto só é importante para quem, como eu, faz questão de ir às bombas o menor número de vezes possível (enchendo sempre o depósito).
                            Já somos 2

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por Alksendr Ver Post
                              Numa palavra : Ridiculo !
                              Irrelevante? Talvez, ridículo acho que não

                              Comentário


                                #45
                                Eu também sei um truque para pagar menos...
                                Se introduzirem menos litros, menos pagam...

                                Comentário


                                  #46
                                  Acho que as pessoas por verem coisas escritas em Brasileiro ficam logo a pensar que é falso. Esquecem que os Brasileiros são 5 vezes mais utilizadores de internet que os portugueses e gastam como país 7 vezes mais de combustivel que o nosso pequeno país, e têm mais fontes de energia que nós (etanol incluído) e como a net não tem barreiras fisicas nem distancias. Na Net falar com o Vizinho é o mesmo que falar com o Pernanbucano do Brasil. Não percebo essa falacia de pensarem que tudo o que vem do Brasil é mentira.

                                  Todos os pontos são relevantes uns mais que outros, (claro que não falo na questão que se vai poupar 10€, claro que não. Mas olhem que podem poupar perto de 1 € se abastecerem durante a manhã, talvez mais por outras razões que a que referem no ponto 1 (apesar da que referem no ponto é absolutamente verdadeira).

                                  Para mais se pensarem um pouco. É perigoso abastecer e fumar ao mesmo tempo, porquê? Porque existem vapores que se escapam pelo deposito. Aliás num dia de verão à hora de almoço se puderem reparem na distorção da imagem que vêem lateralmente perto da mangueira de alguém que esteja a abastecer nesse momento, sabem porque a distorção visual, porque há vapores combustiveis a saírem pelo depósito o que já não acontece durante a manhã cedo, eu abasteço sempre às 7h00 (por motivos que saio de casa a essa hora e porque a bomba está vazia).

                                  Depois durante a manhã há menos gente a abastecer, logo só aí poupam tempo (tempo é dinheiro) e poupam combustivel por não terem que estar à espera e fazerem o para-arranca até abastecerem, e relembro que o ponto 1 associado ao ponto 2 na sua essencia pode dar uma boa poupança. Acredito que perto de 1%, aliás é verdade que o combustivel está no subsolo, mas passa na mangueira que está à superficie ou seja durante uma manhã a mangueira estará mais fria (provocando menos evaporação e menos vapores a sair do veículo ao bastecer).

                                  Depois há um outro truque, que é encostar muito bem a mangueira à boca do depósito para se escaparem menos gases, sim isso é muito mais relevante que o abastecer rapido ou lentamente.

                                  Depois os testes que fazem ao volume nas estações (para verem se roubam ou não) no abastecimento, é sempre feito até às 10h00 da manhã. Porque será? Será do guaraná.
                                  Editado pela última vez por Arthe; 29 August 2008, 10:25.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Claro que não digo que isto vá poupar assim muito, poupamos mais se utilizamos os talões desconto ou abastecemos nas bombas low cost.

                                    Mas sim os pontos são verdadeiros. E pode-se poupar até 1 ou 2 cm3.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Se a temperatura influenciasse assim tanto, notava-se grandes diferenças nos abastecimentos de verão e de inverno, e acho que não é assim...

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por Zylmhuin VII Ver Post
                                        Se a temperatura influenciasse assim tanto, notava-se grandes diferenças nos abastecimentos de verão e de inverno, e acho que não é assim...
                                        Claro que não influencia assim tanto. Como já disse, ninguém por melhor sensor de volume que tenha no deposito do seu carro, vai reparar na diferencia de 1cm3 = 1ml. Aliás as diferenças serão maiores na gasolina que é mais volátil e quanto mais octanas tiver mais volátil é.

                                        Agora dizer que são falsos estes truques é pelo menos mostrar alguma ignorancia relativamente à quimica e fisica. Mas como disse eu vou de manhã abastecer mais por as bombas estarem vazias do que por causa da perda de gasolina com a diferença de temperatura.

                                        E acho que por mais pobre que alguém seja não vai estar a chorar por diferenças de 1cm3 (pouco mais de 1 centimo).
                                        Editado pela última vez por Arthe; 29 August 2008, 10:41.

                                        Comentário


                                          #50
                                          8 anos depois desenterro este tópico!

                                          Para fazer uma pergunta.
                                          Então é assim, no outro dia vi um tipo a abastecer de uma maneira como eu nunca vi e eu quero saber se aquilo é algum truque ou é outra coisa qualquer.
                                          O modus operand foi agarrar na mangueira, pô-la por cima do ombro puxá-la e abastecer. Nunca tinha visto.

                                          É algum truque, o tipo seria bombeiro ou quê?
                                          Foi assim como esta imagem, igualzinho.

                                          Firefighter_header.jpg

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por Speedy Ver Post
                                            8 anos depois desenterro este tópico!

                                            Para fazer uma pergunta.
                                            Então é assim, no outro dia vi um tipo a abastecer de uma maneira como eu nunca vi e eu quero saber se aquilo é algum truque ou é outra coisa qualquer.
                                            O modus operand foi agarrar na mangueira, pô-la por cima do ombro puxá-la e abastecer. Nunca tinha visto.

                                            É algum truque, o tipo seria bombeiro ou quê?
                                            Foi assim como esta imagem, igualzinho.

                                            [ATTACH=CONFIG]134741[/ATTACH]
                                            Nada isso foi hábito. Não é truque nenhum.

                                            Comentário


                                              #52
                                              é um bom truque para te sujares todo

                                              Comentário


                                                #53
                                                É psicológico. Já agora, também deveria fazer por abastecer de manhã, com tempo frio, que é quando os litros rendem mais!

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                  É psicológico. Já agora, também deveria fazer por abastecer de manhã, com tempo frio, que é quando os litros rendem mais!
                                                  Nunca abasteci gasol tão barato como nesta altura menos de 1e já cheguei a abastecer a 1.40 por gasol simples.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Deve ter sido para ''aproveitar'' o liquido que estaria na mangueira.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por FrancoBaresi Ver Post
                                                      é um bom truque para te sujares todo
                                                      Por acaso na altura foi o que pensei. Aquilo costuma estar tudo sujo e ali com a mangeira por cima do ombro...


                                                      Pelo que vocês dizem afinal de contas não é nenhum truque.
                                                      Eu no fim de abastecer é que levanto a mangueira para sair o restinho, umas pinguinhas.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por Speedy Ver Post
                                                        Por acaso na altura foi o que pensei. Aquilo costuma estar tudo sujo e ali com a mangeira por cima do ombro...


                                                        Pelo que vocês dizem afinal de contas não é nenhum truque.
                                                        Eu no fim de abastecer é que levanto a mangueira para sair o restinho, umas pinguinhas.
                                                        Sim, isso deve se fazer sempre!

                                                        Que não seja para aproveitar as pinguinhas mas por quem irá abastecer a seguir não sujar o carro todo já me aconteceu algumas vezes vou para colocar a pistola no tanque uma salpicadela boca do tanque e carro, depois toca a limpar com os guardanapos :@

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Melhor truque de todos para poupar na hora de abastecer:

                                                          Colocar combustível na bomba mais barata que encontrar.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por hiace1 Ver Post
                                                            Melhor truque de todos para poupar na hora de abastecer:

                                                            Colocar combustível na bomba mais barata que encontrar.
                                                            Segundo uns estudos feitos aqui à tempos o gasóleo é todo igual ao litro. Só depende depois da limpeza dos depósitos feita pelos donos se cumprem ou se metem alguns resíduos para os tanques dos carros.

                                                            Mas isso é fácil a reputação dessas bombas todos nós conhecemos.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              E no GPL, existe uma maior diferença relativamente à temperatura?

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X