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    #31
    Originalmente Colocado por PortuguesAoVolante Ver Post
    O Franco é que assim impôs... FIATs à venda em Espanha só feitos em Espanha. O Salazar andava mais preocupado com ultramares e em proibir a Coca-Cola...
    Ainda há uns tempos estive a falar com os meus pais com as aventuras da coca-cola..

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      #32
      Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
      Estão aqui alguns modelos que desconhecia.
      E assim se constroi uma marca de automóveis.
      Por cá podia-se ter feito o mesmo.

      Por cá na epoca havia fabricas de montagem CKD de praticamente todas as marcas, depois do 1974 è que começaram a fechar todas, a ultima bem conhecida foi a Opel do Carregado à cerca de 2 anos, mas houve outras que resistiram também durante algum tempo a Renault de Setubal foi encerrada pelo ruinoso negócio do Guterres! A Ford do Carregado também durou até +/- 2000. Existe a Mitsubishi no Tramagal e a Toyota não sei se continua a montar veiculos em Ovar no Salvador Caetano! A Renault teve durante muitos anos a unidade de montagem da Guarda, por isso não tinha contingentação e ainda recebeu beneficios fiscais durante decadas!

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        #33
        Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver Post
        Pequenas correções a vermelho.
        Obrigado Vítor.

        Do 850 não sabia as designações de modelo mas do Seat 3P estou conhecedor pois tive em tempos um Fiat 128 Sport (SL 1300) e ainda procurei - em vão - peças desses modelos para o meu Fiat.

        Alias a Seat não fabricou sobre licença os 128 Sport S e SL (modelos de 1971-1974) mas apenas a carroçaria 3P.
        Os motores Fiat (Lampredi) 1116 c.c. e o derivado 1290 c.c. com duplo carburador Webber e 75 CV - derivado do Rally - não estavam disponíveis nesse modelo, o 128 sedan, Rally e Panorama também não foram fabricados como Seat.

        Sei que se venderam Fiats 128 S e SL em Espanha mas são muito, muito poucos em comparação com os que venderam em Portugal e no ultramar.

        O Fiat X1/9 também não existiu como Seat.

        O clássico e mítico 124 Sport Coupe também existiu em Seat 124 Sport contudo penso que o 124 Special T 1600 não foi licenciado para a fábrica espanhola.

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          #34
          Dos Fiat 124 Sport Coupé, a Seat fabricou 'só' a segunda e terceira serie destes modelos.
          Dos Fiat 124 berlina, a Seat fez imensas versões derivadas deste embora com designação diferente: Seat 1430, fizeram versões diesel que andavam muitos nas praças de taxi, e versões desportivas 1800 e 2000!?

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            #35
            A SEAT foi criada para que a FIAT conseguisse vender os seus carros num grande mercado como o Espanhol dos tempos do Franco e que só tinha meia-dúzia de modelos disponíveis! O "orgulho" nacional era levado muito a sério!

            O meu avô quando ia a Espanha no seu Cortina GT ficava tudo maluco!! ;)

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              #36
              Originalmente Colocado por PortuguesAoVolante Ver Post
              O Franco é que assim impôs... FIATs à venda em Espanha só feitos em Espanha. O Salazar andava mais preocupado com ultramares e em proibir a Coca-Cola...
              Agnelli em tempos de Guerra Fria conseguiu motorizar países em desenvolvimento.
              Em termos de automóveis eram "nulidades".

              São casos conhecidos os Ladas em todo o "Continente Soviético", quase carro único até aos nossos dias com o 124 e derivados.
              FSO na Polónia
              Zastava na Jugoslávia
              SEAT em Espanha

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                Agnelli em tempos de Guerra Fria conseguiu motorizar países em desenvolvimento.
                Em termos de automóveis eram "nulidades".

                São casos conhecidos os Ladas em todo o "Continente Soviético", quase carro único até aos nossos dias com o 124 e derivados.
                FSO na Polónia
                Zastava na Jugoslávia
                SEAT em Espanha
                Pois.

                Enquanto nos anos 60 a Espanha vivia "el milagro español", com uma prosperidade económica grande derivada da industrialização controlada do país, que já tinha metido na cabeça que não é a explorar as colónias que ia ficar rico, em Portugal nos anos 60 via-se a fome a chegar ao interior do país, a imigração e a riqueza do país a ser sugada no financiamento de uma guerra impossível de vencer.

                Claro que é fácil ver as coisas agora, mas o que é verdade, é que há uma rara estirpe de ditadores, como o Franco, que souberam colocar o país nos eixos e que até souberam deixar o lugar na altura certa.

                Também ajudou o facto de a família Agnelli ser de ideologia comunista, é verdade... mas é impressionante o impacto que teve em Espanha.

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por PortuguesAoVolante Ver Post
                  Pois.

                  Enquanto nos anos 60 a Espanha vivia "el milagro español", com uma prosperidade económica grande derivada da industrialização controlada do país, que já tinha metido na cabeça que não é a explorar as colónias que ia ficar rico, em Portugal nos anos 60 via-se a fome a chegar ao interior do país, a imigração e a riqueza do país a ser sugada no financiamento de uma guerra impossível de vencer.

                  Claro que é fácil ver as coisas agora, mas o que é verdade, é que há uma rara estirpe de ditadores, como o Franco, que souberam colocar o país nos eixos e que até souberam deixar o lugar na altura certa.

                  Também ajudou o facto de a família Agnelli ser de ideologia comunista, é verdade... mas é impressionante o impacto que teve em Espanha.
                  Atenção que a Espanha nos anos 60 somente tinha a o Sahara Espanhol, que ficava entre Marrocos e a Mauritania, e a Guiné Espanhola. Estes territorios eram ainda mais pobres que a Guine Portuguesa, assim que eles pouco ou nada podiam explorar destes territorios, o que não era propriamente o nosso caso.

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por Akagi Ver Post
                    Atenção que a Espanha nos anos 60 somente tinha a o Sahara Espanhol, que ficava entre Marrocos e a Mauritania, e a Guiné Espanhola. Estes territorios eram ainda mais pobres que a Guine Portuguesa, assim que eles pouco ou nada podiam explorar destes territorios, o que não era propriamente o nosso caso.
                    Sim, claro. O que queria dizer é que orientaram o seu crescimento numa indústria sustentada, não na exploração de colónias. Já não tinham colónias, é verdade, mas no anos 50, com independância da Índia e muitos dos países africanos, só Portugal é que teimou em ficar com as colónias, e houve muita pressão internacional para que Portugal fizesse o mesmo. Mesmo com a retoma brutal de países devastados com a guerra, como a Alemanha e a Inglaterra, é impressionante como não saímos da cepa torta, mesmo com um grande superavit derivado dos empréstimos feitos aos países beligerantes. Foi tudo desperdiçado!

                    Mas não vamos entrar por aí - a ideia que queria dizer é que Franco na altura tomou uma decisão que se revelou crucial para a Espanha, e a meu ver, o desenvolvimento de Espanha, apesar de tardio, foi uma excelente demonstração de socialismo não-fanático que funciona quando é genuinamente usado (totalmente diferente desses projectos de ditadores-cromos tipo Chavez).
                    Editado pela última vez por PortuguesAoVolante; 25 August 2009, 09:32.

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por PortuguesAoVolante Ver Post
                      Sim, claro. O que queria dizer é que orientaram o seu crescimento numa indústria sustentada, não na exploração de colónias. Já não tinham colónias, é verdade, mas no anos 50, com independância da Índia e muitos dos países africanos, só Portugal é que teimou em ficar com as colónias, e houve muita pressão internacional para que Portugal fizesse o mesmo. Mesmo com a retoma brutal de países devastados com a guerra, como a Alemanha e a Inglaterra, é impressionante como não saímos da cepa torta, mesmo com um grande superavit derivado dos empréstimos feitos aos países beligerantes. Foi tudo desperdiçado!

                      Mas não vamos entrar por aí - a ideia que queria dizer é que Franco na altura tomou uma decisão que se revelou crucial para a Espanha, e a meu ver, o desenvolvimento de Espanha, apesar de tardio, foi uma excelente demonstração de socialismo não-fanático que funciona quando é genuinamente usado (totalmente diferente desses projectos de ditadores-cromos tipo Chavez).
                      Mas a saga continua em Portugal.

                      Tambem agora com a entrada da UN não aproveitamos os dinheiros entrados para modernizar a industria, mas pior ainda destruimos a que havia.

                      Não esquecer que nos inicios dos anos 60, a Barreiros (fabrica de camiões espanhois), abriu uma fabrica em Setubal (mais tarde passou para a Renault), para construir camiões e vender em Portugal, e exportar para Africa.

                      Conclusão, poucos anos mais tarde teve que fechar, porque as vendas em Portugal eram diminutas, pois os empresarios portugueses preferiam comprar camiões importados (Volvo, Scania, Atkinson, Ford, etc) mais caros do que comprar os que eram fabricados em Portugal, e que eram vendidos muito mais baratos.

                      Assim continuamos com a mesma mentalidade, do que vem do estrangero é sempre mehor do que é feito em Portugal.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por Akagi Ver Post
                        Mas a saga continua em Portugal.

                        Tambem agora com a entrada da UN não aproveitamos os dinheiros entrados para modernizar a industria, mas pior ainda destruimos a que havia.

                        Não esquecer que nos inicios dos anos 60, a Barreiros (fabrica de camiões espanhois), abriu uma fabrica em Setubal (mais tarde passou para a Renault), para construir camiões e vender em Portugal, e exportar para Africa.

                        Conclusão, poucos anos mais tarde teve que fechar, porque as vendas em Portugal eram diminutas, pois os empresarios portugueses preferiam comprar camiões importados (Volvo, Scania, Atkinson, Ford, etc) mais caros do que comprar os que eram fabricados em Portugal, e que eram vendidos muito mais baratos.

                        Assim continuamos com a mesma mentalidade, do que vem do estrangero é sempre mehor do que é feito em Portugal.



                        Ainda hoje em 2009 continuamos com a teoria errada que não precisamos de Industria, mudaram inclusivé o nome do Ministerio da Industria e Energia para Ministerio da Economia, continua-se a destruir as pequenas e medias empresas a um ritmo impressionante, quando descobrirem que não se pode viver só do Turismo já está mais de metade do pais a passar fome, que vai ser bem pior que no tempo do Salazar porque agora não à ouro para vender, só dividas à banca.

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver Post
                          Ainda hoje em 2009 continuamos com a teoria errada que não precisamos de Industria, mudaram inclusivé o nome do Ministerio da Industria e Energia para Ministerio da Economia, continua-se a destruir as pequenas e medias empresas a um ritmo impressionante, quando descobrirem que não se pode viver só do Turismo já está mais de metade do pais a passar fome, que vai ser bem pior que no tempo do Salazar porque agora não à ouro para vender, só dividas à banca.
                          Tens toda a razão.

                          Estes senhores a troco de uns cobres destruiram a industria que havia no País.

                          Tinhamos uma industria de construção e reparação naval florescente (Lisnave e Setenave), hoje estanos reduzidos os Estaleiros de V. Castelo, que não consegue fazer um navio de passageiros decente (ver o caso do navio para os Açores), e dos navios patrulha para a Marinha, que já deviam estar a ser entregues ha mais de três anos.

                          Faziamos carruagens para a CP e Metro e exportação (Sorefame e Cometna), e agora nada.

                          Tinhamos a Siderugia Nacional (Paio Pires/Seixal) que fazia aço. Acabaram com ela.

                          Havia uma frota da Marinha Mercante (mercadorias, petroleiros e paquetes), hoje estamos reduzidos quase a zero. Não é admissivel que um pais virado para o Atlantico não tenhamos uma froca mercante a condizer com a nossa posição geografica. O mesmo se passa com as pescas e agricultura.

                          Conclusão, anters tinhamos alguma coisa, agora quase nada.

                          Comentário


                            #43
                            Desconhecia a maior parte desses modelos, o que me recordo melhor é mesmo o Marabella com base no Panda...

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por Akagi Ver Post
                              Tens toda a razão.

                              Estes senhores a troco de uns cobres destruiram a industria que havia no País.

                              Tinhamos uma industria de construção e reparação naval florescente (Lisnave e Setenave), hoje estanos reduzidos os Estaleiros de V. Castelo, que não consegue fazer um navio de passageiros decente (ver o caso do navio para os Açores), e dos navios patrulha para a Marinha, que já deviam estar a ser entregues ha mais de três anos.

                              Faziamos carruagens para a CP e Metro e exportação (Sorefame e Cometna), e agora nada.

                              Tinhamos a Siderugia Nacional (Paio Pires/Seixal) que fazia aço. Acabaram com ela.

                              Havia uma frota da Marinha Mercante (mercadorias, petroleiros e paquetes), hoje estamos reduzidos quase a zero. Não é admissivel que um pais virado para o Atlantico não tenhamos uma froca mercante a condizer com a nossa posição geografica. O mesmo se passa com as pescas e agricultura.

                              Conclusão, anters tinhamos alguma coisa, agora quase nada.
                              Primeiro destroi.se a industria, e com ela a economia, depois faz-se o país estar dependente de outros para poderem ser ditadas ordens, por fim a educação e com ela a cultura [ Este governo do PS julgo ter tentado com maior ou menor sucesso esta fase.. ]

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por PortuguesAoVolante Ver Post
                                Pois.

                                Enquanto nos anos 60 a Espanha vivia "el milagro español", com uma prosperidade económica grande derivada da industrialização controlada do país, que já tinha metido na cabeça que não é a explorar as colónias que ia ficar rico, em Portugal nos anos 60 via-se a fome a chegar ao interior do país, a imigração e a riqueza do país a ser sugada no financiamento de uma guerra impossível de vencer.

                                Claro que é fácil ver as coisas agora, mas o que é verdade, é que há uma rara estirpe de ditadores, como o Franco, que souberam colocar o país nos eixos e que até souberam deixar o lugar na altura certa.

                                Também ajudou o facto de a família Agnelli ser de ideologia comunista, é verdade... mas é impressionante o impacto que teve em Espanha.
                                Quanto á família Agnelli ser comunista não se pode dizer tal coisa com certeza, Umberto Agnelli era da Democracia Cristã, embora tenham feito negócios com países comunistas isso era mais por uma questão de crescimento estratégico. Agora o que é que a Espanha e o Franco tinham a ver com isso? Se fosse verdade até teria sido contra a Fiat pois Franco era ANTI-Comunista, não era Comunista nem sequer socialista como dizes

                                Comentário


                                  #46
                                  A indústria foi compeltamente "à vida"...mas sería viável para Portugal? Será este um país indicado para as indústrias?

                                  Tendo em conta que ainda não estamos na linha da frente em termos de mão-de-obra qualificada parece-me que sim, ainda são possíveis salários relativamente baixos em Pt e isso é preponderante para o sucesso de uma industria.
                                  Mas depois existe a questão da matéria-prima e sua disponibilidade bem como a das vias de comunicação...

                                  Talvez tenhamos perdido o barco...os grandes grupos mundiais de vários sectores industriais têm todos uma história de décadas para trás e têm absorvido tudo o que é tecido industrial mais pequeno, têm marca também e isso é fundamental!
                                  Portugal não tem nada disto, perdeu historicamente a oportunidade (irremediável) para se impor em uma ou mais indústrias "pesadas"...é mero importador

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por GranTurismo Ver Post
                                    Quanto á família Agnelli ser comunista não se pode dizer tal coisa com certeza, Umberto Agnelli era da Democracia Cristã, embora tenham feito negócios com países comunistas isso era mais por uma questão de crescimento estratégico. Agora o que é que a Espanha e o Franco tinham a ver com isso? Se fosse verdade até teria sido contra a Fiat pois Franco era ANTI-Comunista, não era Comunista nem sequer socialista como dizes
                                    Agnelli era Capitalísta e de Direita claro... foi "comunista" quando teve que ser

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                                      Agnelli era Capitalísta e de Direita claro... foi "comunista" quando teve que ser
                                      As elites sempre estiveram acima dessas coisas de Esquerda ou de Direita, isso é para a arraia miúda se entreter...

                                      Comentário


                                        #49
                                        Tantas Seat Terra ainda por aí, com centenas de milhares de Km's , com aquele motor igual ao do 127

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por lss911 Ver Post
                                          A indústria foi compeltamente "à vida"...mas sería viável para Portugal? Será este um país indicado para as indústrias?


                                          Talvez tenhamos perdido o barco...os grandes grupos mundiais de vários sectores industriais têm todos uma história de décadas para trás e têm absorvido tudo o que é tecido industrial mais pequeno, têm marca também e isso é fundamental!
                                          Portugal não tem nada disto, perdeu historicamente a oportunidade (irremediável) para se impor em uma ou mais indústrias "pesadas"...é mero importador
                                          Lê o que o antigo presidente da CIP Ferraz da Cossta, disse "Não se pode roubar tanto em Portugal". È um escandalo quando se lança um projecto é sempre na mira de favorecer algum grupo em particular. Mas nós também perdemos a dignidade, andamos sempre a pedinchar subsidios, deixamos de ser autónomos, não damos valor ao que é nosso.Fiquei chocado ao saber ao saber que um intreposto de armazenagem em de leite em Almeirim ia fechar porque estava cheio e não o conseguiam vender porque as grandes superficies compram no estrangeiro, mandando uma série de agricultores para o desemprego. Havia um que tinha 300 vacas e não sabia o que fazer com os animais.Por mim quando vou ao supermercado se o leite não for português, não o compro

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                                            #51
                                            Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                                            Agnelli era Capitalísta e de Direita claro... foi "comunista" quando teve que ser
                                            Exactamente, mas o PortuguesAoVolante deve achar que a ditadura de Franco era de cariza socialista ao dizer isso de o facto de os Agnelli serem comunistas ter ajudado com Franco e aind isto
                                            "Mas não vamos entrar por aí - a ideia que queria dizer é que Franco na altura tomou uma decisão que se revelou crucial para a Espanha, e a meu ver, o desenvolvimento de Espanha, apesar de tardio, foi uma excelente demonstração de socialismo não-fanático que funciona quando é genuinamente usado (totalmente diferente desses projectos de ditadores-cromos tipo Chavez). "

                                            Comentário


                                              #52
                                              Seat 124 Sport Coupé 1800 fabricado em Espanha com licença da Fiat:



                                              fotosgranconcentraciondze6.jpg

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por SAM Ver Post
                                                Lê o que o antigo presidente da CIP Ferraz da Cossta, disse "Não se pode roubar tanto em Portugal". È um escandalo quando se lança um projecto é sempre na mira de favorecer algum grupo em particular. Mas nós também perdemos a dignidade, andamos sempre a pedinchar subsidios, deixamos de ser autónomos, não damos valor ao que é nosso.Fiquei chocado ao saber ao saber que um intreposto de armazenagem em de leite em Almeirim ia fechar porque estava cheio e não o conseguiam vender porque as grandes superficies compram no estrangeiro, mandando uma série de agricultores para o desemprego. Havia um que tinha 300 vacas e não sabia o que fazer com os animais.Por mim quando vou ao supermercado se o leite não for português, não o compro
                                                O teu comentário resume bem a triste realidade de alguns sectores da indústria em Portugal! Diria muitos!
                                                Eu também compro sempre que possível "o que é nosso"! Faço questão!

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Seat 1430 2000cm3:


                                                  seat124ve7.jpg



                                                  seat1430yg2.jpg

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                                                    #55
                                                    Seat 124 Sport Coupé 2ª Serie:

                                                    Seat124Coupe.jpg


                                                    seat124sport2qj6.jpg

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