Estive pensando agora:
A VW fazia carros derivados do Fusca - a origem da marca - até 1970 quando lançaram o NSU Ro80 sob o emblema VW com o nome K70.
Depois em 1973, a VW lançou o Passat, ponto de partida para o que ela é hoje. Pouco depois, lançou o Polo e o Golf.
Agora vem a questão que pretendia levantar:
O Golf, o Gol, o Santana, o Scirroco e o Corrado derivam do Passat que deriva do Audi 80.
O Polo deriva do Audi 50. E quando digo "deriva" pode ser desde painéis da carroceria até motores, vidros e chassi.
Como o Santana brasileiro deriva do Passat e o Santana Autolatina (segunda geração do Santana brasileiro) deriva do Santana anterior, ainda era um Audi 80. Inclusive, o Audi 80 contemporâneo desse último Santana, compartilhava praticamente toda a parte de baixo.
O Passat, como todos sabemos, nunca deixou de ser produzido na Europa. Nem no Brasil. Só adotamos um nome diferente por uns anos.
O Gol era uma derivação do Passat, aquele lá dos anos 70 que era derivado do Audi 80... Além disso, o Gol teve inspiração no design do Scirocco original, lá dos anos 70 também, que era uma versão do Passat e por isso, do Audi 80. Quando o Scirocco saiu de linha, em seu lugar entrou o Corrado que derivou do Passat de 3a geração, baseado no Audi 80 da época.
Posteriormente, com o fim da plataforma do Audi 80, surgiram os Audi A4, A6 e A8 e mais tarde o A3 e A2.
O Passat passou a derivar do A6, o Golf de uma nova plataforma chamada A4 de onde também derivou o A3 e o Phaeton do A8. O Polo anterior, aqui chamado de Classic também utilizava a plataforma do Golf que era a mesma do A3/A4 e é dela que sairam o Fox e o Novo Gol. O Golf desde que deriva do A4 tem uma versão sedã, o Bora/Jetta/Vento e uma perua, Golf Variant ou Wagon ou no Brasil Jetta Variant. É do A4 que ainda derivam.
Tudo isso eu busquei no BestCars Website (o único site brasileiro confiável), então, pode haver alguns equívocos aí. Mas eu acho que é o bastante pra confirmar que não dá pra saber o que seria da VW sem a Audi.
Encaro isso de duas formas:
1- a VW é uma marca medíocre que precisou comprar know-how pra ser alguém na vida.
2- a VW é muito esperta pois comprou know-how suficiente pra subir na vida e expandir o grupo com vários segmentos de atuação. A Audi praticamente está para a VW como a Lexus para a Toyota.
e ainda há uma terceira possibilidade:
A Audi precisou do investimento da VW para ser o que é e em troca forneceu tecnologia pra VW deixar de fazer fuscas.
O fato é que a VW hoje, em 2008, faz bons carros. Tirando o Fox e o Gol.
O Fox e o Gol derivam do Polo, que deriva do Golf, que deriva do A4! É muita gambiarra! Não tem como sair um carro bom disso tudo!
Et vous?
Vale ler o link http://www2.uol.com.br/bestcars/classicos/vwaudi-5.htm
A VW fazia carros derivados do Fusca - a origem da marca - até 1970 quando lançaram o NSU Ro80 sob o emblema VW com o nome K70.
Depois em 1973, a VW lançou o Passat, ponto de partida para o que ela é hoje. Pouco depois, lançou o Polo e o Golf.
Agora vem a questão que pretendia levantar:
O Golf, o Gol, o Santana, o Scirroco e o Corrado derivam do Passat que deriva do Audi 80.
O Polo deriva do Audi 50. E quando digo "deriva" pode ser desde painéis da carroceria até motores, vidros e chassi.
Como o Santana brasileiro deriva do Passat e o Santana Autolatina (segunda geração do Santana brasileiro) deriva do Santana anterior, ainda era um Audi 80. Inclusive, o Audi 80 contemporâneo desse último Santana, compartilhava praticamente toda a parte de baixo.
O Passat, como todos sabemos, nunca deixou de ser produzido na Europa. Nem no Brasil. Só adotamos um nome diferente por uns anos.
O Gol era uma derivação do Passat, aquele lá dos anos 70 que era derivado do Audi 80... Além disso, o Gol teve inspiração no design do Scirocco original, lá dos anos 70 também, que era uma versão do Passat e por isso, do Audi 80. Quando o Scirocco saiu de linha, em seu lugar entrou o Corrado que derivou do Passat de 3a geração, baseado no Audi 80 da época.
Posteriormente, com o fim da plataforma do Audi 80, surgiram os Audi A4, A6 e A8 e mais tarde o A3 e A2.
O Passat passou a derivar do A6, o Golf de uma nova plataforma chamada A4 de onde também derivou o A3 e o Phaeton do A8. O Polo anterior, aqui chamado de Classic também utilizava a plataforma do Golf que era a mesma do A3/A4 e é dela que sairam o Fox e o Novo Gol. O Golf desde que deriva do A4 tem uma versão sedã, o Bora/Jetta/Vento e uma perua, Golf Variant ou Wagon ou no Brasil Jetta Variant. É do A4 que ainda derivam.
Tudo isso eu busquei no BestCars Website (o único site brasileiro confiável), então, pode haver alguns equívocos aí. Mas eu acho que é o bastante pra confirmar que não dá pra saber o que seria da VW sem a Audi.
Encaro isso de duas formas:
1- a VW é uma marca medíocre que precisou comprar know-how pra ser alguém na vida.
2- a VW é muito esperta pois comprou know-how suficiente pra subir na vida e expandir o grupo com vários segmentos de atuação. A Audi praticamente está para a VW como a Lexus para a Toyota.
e ainda há uma terceira possibilidade:
A Audi precisou do investimento da VW para ser o que é e em troca forneceu tecnologia pra VW deixar de fazer fuscas.
O fato é que a VW hoje, em 2008, faz bons carros. Tirando o Fox e o Gol.
O Fox e o Gol derivam do Polo, que deriva do Golf, que deriva do A4! É muita gambiarra! Não tem como sair um carro bom disso tudo!
Et vous?
Vale ler o link http://www2.uol.com.br/bestcars/classicos/vwaudi-5.htm
Comentário