Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Motor 1.9 TDI 105cv antigo ou não?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    rca33, segundo eu lia há uns anos, durante as 2 primeiras gerações de common-rail, o PD continuava a ter melhores consumos , ainda que nas emissões e ruído não houvesse comparação. Para além disso, os TDI's tinham consumos referenciais. No entanto, a 3ª geração de common-rail, supostamente, equilibra a balança (mais uma vez, foi o que li).

    Esse TDI de 105cv, em minha opinião, tem essa potência porque não pode ter mais para cumprir as normas. É um motor que, apesar das actualizações, tem já uma base antiga. É normal que uma marca tente aproveitar um motor enquanto ele estiver capaz. Penso que neste momento já não é tão performante quanto isso. Segundo tenho lido, no Ibiza, tem ficado abaixo das expectativas. Penso que um dos principais motivos reside na caixa mais longa e, suponho eu, a adopção de mais algumas medidas em comum com o Bluemotion do Golf, em favor dos consumos/emissões.

    Neste momento temos já o 2.0 que está a entrar numa fase mais madura, com CR e, dentro de algum tempo, a ultrapassar os 200cv. Em breve haverá também um 1.6.

    Voltando aos consumos, acho que o CR está no bom caminho. Os 2.0d actuais da BMW são excelentes exemplos de motores que usam o combustível de forma muito eficiente. E, se não quiserem sair do grupo VAG:

    When we first reported Audi was going to attempt the efficiency marathon, we never doubted they would achieve their goal. With 20 randomly selected readers of a motoring magazine and a team of two from Audi, all eleven A4 models completed the 1,650 km journey from Basel, Switzerland to Vienna, Austria and back on one tank of fuel. As a result, the best performing vehicle achieved fuel consumption average of 3.32 liters per 100km (70.85 US mpg) while the “worst” achieved 3.50 l/100km (67.20 US mpg), far exceeding the vehicle's official specification of 4.1 liters (57.37 US mpg).

    After a total driving time of 22 hours with an average speed of between 73 and 80 km/h (45.36 and 49.71 mph), the winning team surprisingly had a higher average speed of 81.4 km/h (50.58 mph) than the others.

    With the amount of fuel that remained after the trip, it would even have been possible to cover a distance of over 2,000 kilometers (1242.74 miles) or the air conditioning system could have been switched on.
    Fonte: http://www.worldcarfans.com/9080703....iency-marathon

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
      O problema aqui é a percepção e o desenvolvimento feito pelos grupos.

      Que concorrência tem o 1.9 tdi 130 até hoje?

      Se falarmos do 2.0 D 177 cvs da bmw...o série 1 é demasiado premium.

      Falam do 1.6 110 cvs que é 1 motor de 2003.

      Agora começa a aparecer porque tens o 1.7 de 125 da opel e o 1.6 120 da fiat.

      o 1.9 130 impressionava por causa do binario de 320 as 2000 ou perto (é pesquisar).

      Infelizmente a bmw reservou o 2.0 de 177 e 400 NM para o série 1.

      Se existisse esse 2.0 num peugeot 308 a percepção era outra.
      Envergonhava e de longe o audi/golf :D
      Eu ando de vez em quando num A4 com esse motor.

      310nm às 1900rpm

      falhaste por muito pouco.

      Comentário


        #33
        popokk
        Editado pela última vez por senhorpedro; 19 July 2008, 22:23.

        Comentário


          #34
          O ibiza, não tem ficado abixo das espectativas e termos de motor. É um 1.9 de 105 cv e, não sendo nenhum foguete, porta-se muitissimo bem no ibiza.
          No entanto, como já foi dito, as sensações são mais filtradas nomeadamente no que respeita aquela descarga massiva de binário tpica dos TDI devido á "configuração ecológica" do motor pois creio que é o mesmo que o grupo VAG usa nas versões diesel ecológicas.
          Eu prefiro assim porque proporciona uma condução mais serena, e desenganem-se aqueles que pensam o motor perdeu força. Tem força para dar e vender (eu que o diga) e é um motor basante competente em termos de performances. Há quem diga que em termos de acelarações e vel maxima o ibiza 1.9 se bate com o astra 1.7 cdti de 125cv. Não sei e será até natural que o astra ganhe em relação a estes parametros mas já não digo nada...
          Aliás, os dados oficiais demonstram um grande equilibrio entre os dois motores.

          Comentário


            #35
            O 1.9 TDI 105cv é feito com base no velho 1.9 TDI de 90cv. Mas é só o bloco. Grande parte dos componentes é mais moderno. a versão 105cv saiu no A3 em 2003 (tem 5 anos no activo), e hoje ainda é dos mais equilibrados do segmento. Em termos de binário e performances, alinha pela média do segmento, em termos de consumos, acima da média, e emissões de poluentes, não tem rival (119gCo2 é menos que um 1.3 CDTI). Em termos de barulho e vibrações, anda na cauda....

            Agora tem substituto a vista, se bem que ainda deverá equipar modelos durante mais 1 ano, seguramente. Aliás, saiu no novíssimo Ibiza e A3 Cabrio.

            E repare-se: 0 1.1i da PSA conta com mais de 15 anos no activo, e o 1.25 16v da Ford anda perto, e sem alterações nenhumas...
            Editado pela última vez por FMCNP; 20 July 2008, 18:14.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por FMCNP Ver Post
              O 1.9 TDI 105cv é feito com base no velho 1.9 TDI de 90cv. Mas é só o bloco. Grande parte dos componentes é mais moderno. a versão 105cv saiu no A3 em 2003 (tem 5 anos no activo), e hoje ainda é dos mais equilibrados do segmento. Em termos de binário e performances, alinha pela média do segmento, em termos de consumos, acima da média, e emissões de poluentes, não tem rival (119gCo2 é menos que um 1.3 CDTI). Em termos de barulho e vibrações, anda na cauda....

              Agora tem substituto a vista, se bem que ainda deverá equipar modelos durante mais 1 ano, seguramente. Aliás, saiu no novíssimo Ibiza e A3 Cabrio.

              E repare-se: 0 1.1i da PSA conta com mais de 15 anos no activo, e o 1.25 16v da Ford anda perto, e sem alterações nenhumas...
              Eu tive um Ford Ka, e "chegou-me" aos ouvidos que o motor também já era bem bem "velhinho".

              Comentário

              AD fim dos posts Desktop

              Collapse

              Ad Fim dos Posts Mobile

              Collapse
              Working...
              X