Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Gasosa vs diesel - um exemplo concreto

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Deves andar a ler mal.

    A versão a gasolina faz 9,5s dos 0 aos 100. 10,7s é a versão de caixa auto.

    Portanto o argumento de melhor perfomance vai por agua abaixo.


    Quanto á fiabilidade do bloco a gasolina, só para que saibas, a Saab já usa estes motores á cerca de 2 decadas. os 2.0 turbo sempre foram a base da gama da saab, portanto são do mais fiavel que há!!! (Espero eu!!! )


    Quanto a compensar os 4500€ de investimento extra, com a diferençe pequena do custo do combustivel, ficando apenas com a diferença de consumos, iriam ser precisos muitas dezenas de milhar de quilometros até compensar.


    Juntando ai que no caso da gasolina tens a opção do GPL, não vejo a vantagem do diesel.

    PS: Caso não se tenha notado eu tenho um Saab 9-3 a gasolina.

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por fililipe Ver Post
      Deves andar a ler mal.

      A versão a gasolina faz 9,5s dos 0 aos 100. 10,7s é a versão de caixa auto.

      Portanto o argumento de melhor perfomance vai por agua abaixo.
      O desempenho de um carro no dia-a-dia pouco tem a ver com o tempo 0-100 mas sim com as recuperações (onde o diesel costuma ser melhor), a menos que seja um piloto de semáforos.

      Originalmente Colocado por fililipe Ver Post
      Deves andar a ler mal.
      Quanto á fiabilidade do bloco a gasolina, só para que saibas, a Saab já usa estes motores á cerca de 2 decadas. os 2.0 turbo sempre foram a base da gama da saab, portanto são do mais fiavel que há!!! (Espero eu!!! )
      Aqui é uma incógnita, não havendo motivos para desconfiar de nenhum.
      Mas é aceite de modo algo generalizado que o motor de um diesel faz mais kms (menos rotação).

      Originalmente Colocado por fililipe Ver Post
      Deves andar a ler mal.
      Quanto a compensar os 4500€ de investimento extra, com a diferençe pequena do custo do combustivel, ficando apenas com a diferença de consumos, iriam ser precisos muitas dezenas de milhar de quilometros até compensar.
      Certo, mas se calhar não são tantos quanto isso.
      Com os consumos reais de ambos, a diferença é notória. Lembra-te que a cada 2 litros de diferença (e é mais) falamos de mais de 3 euros por cada 100 kms.
      Originalmente Colocado por fililipe Ver Post
      Juntando ai que no caso da gasolina tens a opção do GPL, não vejo a vantagem do diesel.
      Pelas suas particularidades, o GPL não é para toda a gente, perdendo a garantia logo se o carro for comprado novo.

      Por outro lado tens o problema da desvalorização, e aí vê-se a que preços andam os Saab usados.

      Originalmente Colocado por fililipe Ver Post
      PS: Caso não se tenha notado eu tenho um Saab 9-3 a gasolina.
      Tens um bom carro concerteza. Infelizmente nunca andei em nenhum.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por señorpedro Ver Post
        Boas.
        Sei que é re re re repost, mas gostava que me explicassem quais as reais vantagens da gasolina em comparação com os diesel já que nos outros topicos acerca deste assunto é usual entrar-se em muitas picardias entre users.
        Deixando de lado a questão preço que se explica pelo facto de os diesel normalmente terem cilindradas superiores aos gasolina para potencias similares não vejo grandes vantagens que possam justificar a escolha de um automovel a gasolina em comparação a um diesel. Se não vejamos com um exemplo concreto: o saab 9-3 1.8T linear comparativamente com o mesmo saab 9-3 mas na versão 1.9 cdti tid, ambos com 150 cv. A diferença de preço entre ambos é sensivelmente 4500e.

        Em termos de equipamento, não ha nada a dizer já que normalmente o equipamento é igual para a mesma versão. Quer seja diesel ou gasolina.
        As diferenças estarão então, nas prestações (acelarações, reprises e agradabilidade de condução no geral) de cada um e nos consumos.

        Assim, pegando nos dois modelos, o 9-3 1.8t tem 150cv as 5500 rpm e 240 nm atingidos as 2000. Atinge 210 km/h e demora 10,7 seg dos 0-100, consumindo 8,5 l/100km.
        Já o 9-3 1.9 TiD também tem 150cv atingidos as 4000rpm e um binário de 320nm atingidos também as 2000rpm. Atinge 210km/h em 9,5 seg com consumos na ordem dos 5,8l/100km.

        Deixando de lado o preço, que para muitos poderá ser um impedimento mas que a meu ver, quem dá mais de 34000e por um carro, acho que não são 4500e que serão preponderantes, temos que em termos comparativos, o diesel atinge os mesmos valores de potencia do gasolina tendo valores desõ as mesmas em termos de vel. maxima send binário maiores (o que poderá significar maior agradabilidade de condução principalmente em cidade) e consumos muito mais reduzidos. As performances o que o diesel demora menos 1,2 seg a cumprir o arranque dos 0-100. Assim, concluo que neste caso o gasosa não tem vantagem em relação ao diesel. Antes pelo contrário.

        Eu sou um apologista dos diesel, embora considere que estes motores otto turbinados tb estão muito interessantes. Mas não trocava um diesel por um desses pois se em preformances e em baixas são muito bons, assim como no preço a que são propostos, custa-me a acreditar nos valores que são apontados para os consumos e em termos de fiabilidade tb me deixam um bocado de pé atras. Fiquem bem.
        O 1.9 não apresenta binários superiores do que o 1.8...

        Comentário


          #34
          Deve haver qualquer coisa mal, ambos têm 150cv ambos têm turbo um é a gasolina outro é a diesel será que 100cc fas assim tanta diferença

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por biker Ver Post
            Deve haver qualquer coisa mal, ambos têm 150cv ambos têm turbo um é a gasolina outro é a diesel será que 100cc fas assim tanta diferença
            És capaz de ter razão.

            Eu respondi com generalidades normalmente encontradas, mas acho que este exemplo em termos de performances é algo atípico.

            Talvez tenham muitas semelhanças.

            Comentário


              #36
              Quanto aos comentários dos soad e do scientis. Realmente foi um lapso meu e obviamente que o valor que eu apresentei se referiam a acelaração dos 0-100. Acho que qualquer pessoa com o minimo de bom senso e que tenha minimamente contacto com o mundo automovel sabe que um saab 9-3 a diesel nunca registaria estes valores dos 0-200. Eu respondi daquela forma pq não me apercebi do lapso pois estava convencido qe tinha referido esse valor á acelaração dos 0-100 e vocês tb não o assinalaram.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                O desempenho de um carro no dia-a-dia pouco tem a ver com o tempo 0-100 mas sim com as recuperações (onde o diesel costuma ser melhor), a menos que seja um piloto de semáforos.
                Como referes, foi mais uma correcção do que outra coisa.

                Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                Aqui é uma incógnita, não havendo motivos para desconfiar de nenhum.
                Mas é aceite de modo algo generalizado que o motor de um diesel faz mais kms (menos rotação).
                Já acreditei mais nisso do que acredito nesta altura. A partir do momento que os motores a diesel evoluiram para o que são agora, o numero de problemas com baixas quilometragens aumentou drásticamente. O problema é que 80% dos que tem problemas nos seus motores a diesel, não fala do assunto!!!

                Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                Certo, mas se calhar não são tantos quanto isso.
                Com os consumos reais de ambos, a diferença é notória. Lembra-te que a cada 2 litros de diferença (e é mais) falamos de mais de 3 euros por cada 100 kms.
                Sim, mas mesmo assim são 150000Km até compensar o investimento.

                Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                Pelas suas particularidades, o GPL não é para toda a gente, perdendo a garantia logo se o carro for comprado novo.
                Sim, mas já existem alternativas de carros a gasolina com GPL de serie, o que os torna MUITO apeteciveis.

                Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                Por outro lado tens o problema da desvalorização, e aí vê-se a que preços andam os Saab usados.
                Sim, mas o Saab para além do "problema" de ser a gasolina, é uma marca sem status. O que é bom para quem quer comprar um familiar, confortável, com poucos anos a cerca de metade do preço habitual de mercado.
                Tem vantagens e desvantagens.

                Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                Tens um bom carro concerteza. Infelizmente nunca andei em nenhum.
                Espero que sim. São carros muito interessantes. Não imaginava.

                PS: Atenção, não sou fanatico por nenhuma marca. Ford -> Opel -> Saab (o unico ponto comum é serem a gasolina.)

                Comentário


                  #38
                  Boas,

                  Eu tb sou fã da condução Diesel... Muito binário em baixas, turbinas a zunir, recuperações porreiras e acima de tudo muito conforto na condução...

                  De resto, o barulho não me incomoda, e o tacto e a visão, são iguais num carro a diesel ou a gasolina...

                  Conduzo carros a diesel regularmente há cerca de 9 anos... aqui há uns tempos dei umas voltas com um a gasolina e até era potente, mas não era turbo e já não consigo conduzir uma coisa daquelas sem me irritar... se os diesel são tractores, então os gasolinas são máquinas de costura...

                  Mas pronto... tb não sou fundamentalista... estou a equacionar que o meu próximo carro possa ser a gasolina e tb estou a euqcionar comprar um clássico a gasolina, claro, portanto... Mas tb é só por critérios económicos, no caso do carro novo.

                  Agora tb deixem que vos diga... dizerem mal do diesel, para comprar um carro a gasolina e por a GPL, isso é que não compreendo... GPL é crime !!!

                  Cumps

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                    Tiraste-me as palavras do teclado. Fez-me lembrar os 2 meses que andei com um Fiesta dos novos a gasolina, aquilo gastava 10L e tinha barulho de plástico a chocalhar quando acelerava. Era cá um prazer!
                    ?? tás a falar de ruidos parasitas ou do barulho do motor?

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por fnal Ver Post
                      Agora tb deixem que vos diga... dizerem mal do diesel, para comprar um carro a gasolina e por a GPL, isso é que não compreendo... GPL é crime !!!
                      Não querendo gerar confusão, ou se calhar sim, a minha lista de prioridades (por ordem decrescente) em termos de combustíveis seria qualquer coisa como gasolina, gasóleo, pé, transporte público, GPL =)

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                        Concordo e discordo.
                        Uma coisa é falarmos num desportivo. Um carro que seja directo, pouco isolado, leve, com um motor de pelo menos 2 litros de cilindrada.
                        De facto num roadster quando se puxa por um motor, o som aliado a uma séria aceleração provoca um conjunto de sensações algo especial.
                        Em particular nos roadster não vejo sentido nos motores diesel.

                        Outra coisa completamente diferente é um carro normal.
                        Qual é o gozo de puxar por um motor a gasolina de 100-120cv para 1300kg (segmento C) ou 150cv para +1500 kg (segmento D) ?
                        É ouvir o motor a gritar para não ter uma aceleração por aí além ?
                        É para mostrar ao carro que estamos a ultrapassar que vamos a dar o litro ?
                        Ou é para mostrar ao diesel que nos vai a ultrapassar que recuperamos mais devagar, mas fazemos mais barulho ??

                        Ou seja, eu naturalmente gosto mais do barulho de um motor a gasolina (embora haja alguns sem piada nenhuma), mas tem de ser num carro onde isso faça sentido.

                        Num segmento C ou D convencional prefiro de longe mal ouvir o motor enquanto faço uma aceleração ou recuperação a fundo, do que ouvir o motor a gritar.

                        Não falamos aqui de carros desportivos, mas sim de carros familiares onde as sensações nunca são vividas do mesmo modo.
                        Quem cita o que quer... ouve o que não quer...

                        Deves ter lido na diagonal, e passaste por cima desta parte:
                        «Tem-se o prazer da VISÃO serpenteante da estrada, do TACTO no
                        volante, do OLFACTO na queima de pneus e gasolina, e da AUDIÇÃO das
                        altas rotações de um motor potente a gasolina.
                        »

                        Ainda assim... ora experimenta lá ouvir um 1.4 TS de 103cv:
                        http://alfisti.yuku.com/topic/4670

                        Sim, o barulho do motor é do ALFA 1.4 TS, não é do FERRARI.

                        Já o 156 1.6 TS que eu tive era uma desilusão. Não fazia barulho quase
                        nenhum.
                        Mas o GTV 2.0 JTS que eu tenho ainda consegue ser pior. Andei com ele
                        no Autódromo de Braga, e o pessoal dizia-me que o carro passava na
                        recta da meta a abrir e que não se ouvia barulho nenhum.

                        Já o 156 2.5 V6 24V é uma delícia, mesmo a baixas rotações tem um
                        ronco fantástico. Às vezes até ando de janelas abertas só para ouvir
                        melhor o ronco.

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                          Esquecendo consumos (quem pode pode, quem não pode azar):

                          Uma coisa é conduzir rápido. Outra coisa é conduzir rápido com prazer em
                          quase todos os sentidos: visão, tacto, olfacto e... AUDIÇÃO!

                          Um carro a gasolina conduz-se a baixas rotações em passeio... e quando
                          se quer prazer em condução desportiva usam-se as altas rotações!

                          Tem-se o prazer da VISÃO serpenteante da estrada, do TACTO no
                          volante, do OLFACTO na queima de pneus e gasolina, e da AUDIÇÃO das
                          altas rotações de um motor potente a gasolina.

                          Fica a faltar o GOSTO, mas nunca provei nem gasolina nem gasóleo, por
                          isso não posso dizer qual o melhor...
                          Amigo tens os sentidos muito apurados.

                          Seja diesel ou gasolina o que eu ouço é Jazz, Blues e Clássica.

                          A visão serpenteada de uma estrada só consigo ter se estiver no cimo de um monte que vou começar a descer, caso contrário só vejo até à próxima curva.

                          Os volantes não são iguais para os modelos a diesel e otto?

                          O meu olfacto não está muito desenvolvido, mas sempre tive a ideia que cheiro a queimado era mau sinal. Normalmente associo a senhoras a fazerem o ponto de embraiagem em subidas íngremes.

                          Já estou como o Artur... o som até percebo, mas tudo o resto já é poesia .

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por fnal Ver Post
                            Boas,

                            Eu tb sou fã da condução Diesel... Muito binário em baixas, turbinas a zunir, recuperações porreiras e acima de tudo muito conforto na condução...

                            De resto, o barulho não me incomoda, e o tacto e a visão, são iguais num carro a diesel ou a gasolina...

                            Conduzo carros a diesel regularmente há cerca de 9 anos... aqui há uns tempos dei umas voltas com um a gasolina e até era potente, mas não era turbo e já não consigo conduzir uma coisa daquelas sem me irritar... se os diesel são tractores, então os gasolinas são máquinas de costura...

                            Mas pronto... tb não sou fundamentalista... estou a equacionar que o meu próximo carro possa ser a gasolina e tb estou a euqcionar comprar um clássico a gasolina, claro, portanto... Mas tb é só por critérios económicos, no caso do carro novo.

                            Agora tb deixem que vos diga... dizerem mal do diesel, para comprar um carro a gasolina e por a GPL, isso é que não compreendo... GPL é crime !!!

                            Cumps
                            Quem escreve coisas destas, gostará realmente de automóveis e de conduzir???
                            Será que não perdeste a capacidade de conduzir um "automóvel"???
                            Será que também te irritavas se te dessem para conduzir por exemplo um BMW 330i???

                            Comentário


                              #44
                              Eu acho que cada um tem direito aos seus gostos. E nem tem que dar grandes explicações. Vibrações, manutenção, retomas e mais não sei quê.... Tanta desculpa.

                              Eu por exemplo prefiro conduzir carros a gasolina. É apenas um gosto. Nada mais. Não me agrada conduzir um diesel. Fiz no outro dia um test-drive a um carro a diesel e sinceramente nem notei grandes vibrações, nem cheiros mas continuei a não gostar.

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por DocJRA Ver Post
                                Amigo tens os sentidos muito apurados.

                                Seja diesel ou gasolina o que eu ouço é Jazz, Blues e Clássica.

                                A visão serpenteada de uma estrada só consigo ter se estiver no cimo de um monte que vou começar a descer, caso contrário só vejo até à próxima curva.

                                Os volantes não são iguais para os modelos a diesel e otto?

                                O meu olfacto não está muito desenvolvido, mas sempre tive a ideia que cheiro a queimado era mau sinal. Normalmente associo a senhoras a fazerem o ponto de embraiagem em subidas íngremes.

                                Já estou como o Artur... o som até percebo, mas tudo o resto já é poesia .
                                A ideia era mesmo essa.
                                A minha escolha não é racional, é puramente emocional (sensações).
                                Por isso a resposta não podia ser racional.

                                Ninguém é obrigado a concordar.

                                Se eu escolhesse carros por uma opção puramente racional, então não
                                escolhia nem a gasolina nem a gasóleo... eram eléctricos... da CP ou da
                                CARRIS!!!

                                Transportes públicos:

                                Conforto porta-a-porta com motorista incluido a baixo custo.

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por AceleraDemais Ver Post
                                  Quem escreve coisas destas, gostará realmente de automóveis e de conduzir???
                                  Será que não perdeste a capacidade de conduzir um "automóvel"???
                                  Será que também te irritavas se te dessem para conduzir por exemplo um BMW 330i???
                                  1 - Amigo, uma coisa é conduzir em pista e andar a "rasgar" por aí, sempre em altas sepre "a dar-lhe" onde os motores a gasolina são mais eficazes e da forma que estes são mais eficazes, outra coisa é conduzir no dia a dia e ir do ponto A ao B da forma mais confortável e aí o diesel é melhor.

                                  2 - Não, acho que não perdi... mas como disse acima, em pista ou em situações controladas aí tudo bem... de resto irrita-me...

                                  3 - Não não me irritava, mas preferia um 330d (para não dizer o 35, que penso só haja de caixa automática e eu prefiro "mexer na manivela")

                                  Acima de tudo são opiniões, eu prefiro a utilização dos motores diesel, agora que os "zolinas" turbinados estão a voltar em força, talvez se inverta o ciclo de novo... mas eu estou verdadeiramente convencido que os motores a gasolina voltarão a ter mais expressão quando forem os motores de ciclo combinado, ou seja, gasolina sem ignição, carga homogénea ou como lhe queiram chamar... até lá o Diesel vai rular...

                                  Cumps

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por fnal Ver Post
                                    1 - Amigo, uma coisa é conduzir em pista e andar a "rasgar" por aí, sempre em altas sepre "a dar-lhe" onde os motores a gasolina são mais eficazes e da forma que estes são mais eficazes, outra coisa é conduzir no dia a dia e ir do ponto A ao B da forma mais confortável e aí o diesel é melhor.
                                    Compreendo, mas olha que um carro com motor a gasolina de elevada
                                    cilindrada também dá para conduzir à taxista. Gasta é mais.


                                    No meu 156 2.5 V6 dou por mim, às vezes, a conduzir à taxista na faixa
                                    das 1.500 a 2.000 rpm em 6ª.

                                    E aí sou como tu mas ao contrário... irrito-me e subo de rotações.

                                    Por outro lado, acho que qualquer dia estou a conduzir um DIESEL... é
                                    que com o 156 1.6 andava sempre entre as 4.500 e as 7.000 rpm. Com
                                    este é raro ir até às 7.000, a não ser em alguns semáforos e na saída
                                    das portagens da AE. Conclusão... acho que estou a perder a pica...

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por fililipe Ver Post
                                      (...)
                                      Quanto á fiabilidade do bloco a gasolina, só para que saibas, a Saab já usa estes motores á cerca de 2 decadas. os 2.0 turbo sempre foram a base da gama da saab, portanto são do mais fiavel que há!!! (Espero eu!!! )

                                      (...)

                                      Juntando ai que no caso da gasolina tens a opção do GPL, não vejo a vantagem do diesel.

                                      PS: Caso não se tenha notado eu tenho um Saab 9-3 a gasolina.
                                      São e continuam a ser extremamente fiáveis. E com as sedes das válvulas arrefecidas a sódio são óptimos motores para converter a GPL.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por señorpedro Ver Post
                                        Boas.
                                        Sei que é re re re repost, mas gostava que me explicassem quais as reais vantagens da gasolina em comparação com os diesel já que nos outros topicos acerca deste assunto é usual entrar-se em muitas picardias entre users.
                                        Os motores a gasolina são sempre mais performantes. Só não são, quando as comparações são feitas entre turbinados ou bi-turbinados Diesel, com atmosféricos Otto.
                                        É comum. dentro da mesma gama de preços, encontrarem-se motores a gasolina mais vivos que as suas versões Diesel.

                                        Por isso, se queres performance sem compromissos, vais para gasolina.
                                        Se o consumo é relevante, e não te importa ter um motor mais poluente, ruidoso (no mau sentido) e indutor de vibração, vais para Diesel
                                        .
                                        O consumo só é comparável em condução económica. Em condução mais viva, os consumos nos zagolinas disparam.

                                        EDIT: Ainda respondendo ao "exemplo concreto" no nome deste tópico, tens por exemplo o Fiat Bravo MJet e o TJet.
                                        Ambos têm 150cv. de potência máxima.
                                        MJET: É nada mais que o mesmo 1.9 Diesel da FPT do Saab que mencionas.
                                        TJET: Este é um pequeno Otto de 1368cc com um Turbo de baixa inércia da IHI.

                                        A potência máxima é igual, mas a versão a gasolina é mais performante, menos ruidosa, menos 'tremeliques' ...e mais barata. ...e claro, tem consumos muito piores.
                                        ...estes só são comparáveis em situações ideiais.

                                        Michael
                                        Editado pela última vez por Mik; 28 July 2008, 01:23.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                          Quem cita o que quer... ouve o que não quer...

                                          Deves ter lido na diagonal, e passaste por cima desta parte:
                                          «Tem-se o prazer da VISÃO serpenteante da estrada, do TACTO no
                                          volante, do OLFACTO na queima de pneus e gasolina, e da AUDIÇÃO das
                                          altas rotações de um motor potente a gasolina.»

                                          Ainda assim... ora experimenta lá ouvir um 1.4 TS de 103cv:
                                          http://alfisti.yuku.com/topic/4670

                                          Sim, o barulho do motor é do ALFA 1.4 TS, não é do FERRARI.

                                          Já o 156 1.6 TS que eu tive era uma desilusão. Não fazia barulho quase
                                          nenhum.
                                          Mas o GTV 2.0 JTS que eu tenho ainda consegue ser pior. Andei com ele
                                          no Autódromo de Braga, e o pessoal dizia-me que o carro passava na
                                          recta da meta a abrir e que não se ouvia barulho nenhum.

                                          Já o 156 2.5 V6 24V é uma delícia, mesmo a baixas rotações tem um
                                          ronco fantástico. Às vezes até ando de janelas abertas só para ouvir
                                          melhor o ronco.
                                          Quem tem uma maneira de falar à 'sabe-tudo' arrisca-se a dar justificações inglórias.

                                          Deste um bom exemplo para o que pretendia ilustrar.

                                          Não me interessa o ronco de um carro de 103cv.
                                          Por mais que ronque, nunca terá (na minha opinião) um andamento que justifique tal ronco, ou seja, quando tu puxas uma 3ª para uma ultrapassagem vais a fazer uma barulheira enquanto tens um diesel 1.6 de 110cv atrás de ti a fazer muito menos barulho e sinais de luzes para saíres da frente.

                                          É exactamente neste tipo de carros que acho que o ronco pouco interessante, porque faz um barulho como se fosse numa grande aceleração quando na realidade não vai numa aceleração assim tão bombástica.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por fnal Ver Post
                                            Boas,

                                            Eu tb sou fã da condução Diesel... Muito binário em baixas, turbinas a zunir, recuperações porreiras e acima de tudo muito conforto na condução...

                                            De resto, o barulho não me incomoda, e o tacto e a visão, são iguais num carro a diesel ou a gasolina...

                                            Conduzo carros a diesel regularmente há cerca de 9 anos... aqui há uns tempos dei umas voltas com um a gasolina e até era potente, mas não era turbo e já não consigo conduzir uma coisa daquelas sem me irritar... se os diesel são tractores, então os gasolinas são máquinas de costura...

                                            Mas pronto... tb não sou fundamentalista... estou a equacionar que o meu próximo carro possa ser a gasolina e tb estou a euqcionar comprar um clássico a gasolina, claro, portanto... Mas tb é só por critérios económicos, no caso do carro novo.

                                            Agora tb deixem que vos diga... dizerem mal do diesel, para comprar um carro a gasolina e por a GPL, isso é que não compreendo... GPL é crime !!!

                                            Cumps
                                            Podes-me esclarecer neste ponto?

                                            É que, como dono de um carro, vá, não muio velho e a GPL, gostaria de saber se preciso de dar uma volta maior para não passar à frente do posto da PSP.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Vou responder-te com sinceridade, objectividade e evitando brincadeiras. Tambem gosto de piadas e brincadeiras, mas permitam-me 1 observação, que espero não leve a discussões ou mal entendidos tão habituais neste forum: o autor do tópico precisa de opinião nossa e ajuda, seria evitavel tanta brincadeira no tópico. Neste e noutros..

                                              Vamos agora ao que interessa.

                                              Vou-te dar 1 exemplo que poderá não ser equivalente, pois os 2 carros não têm a mesma potência, mas servirá para teres uma ideia sobre diesel e gasolina.
                                              Tenho um Audi TT dos novos, com 200cv e um BMW 320D, novo modelo, com 177cv.
                                              Em estrada e com andamentos baixos, a diferença de consumos não é tão grande, raramente ultrapassa os 2 litros. Em andamentos mais elevados, acima dos 160/170 a coisa começa a complicar, pois o Audi começa a gastar bem mais, enquanto o BMW se mantem abaixo dos 8L. Com o aumentar da velocidade, as diferenças chegam a atingir os 4L ou mesmo 5 litros.

                                              Em cidade, o Audi faz médias de 11L e o BMW de 7L. São 4 litros de diferença!

                                              Resumindo, se tens uma condução bem calma, nunca ultrapassando os limites legais e não conduzes em cidade, talvez o diesel não se justifique. Se pelo contrário gostas de andar acima dos 160 km/h em auto estrada ou fazes bastante cidade, irás notar grandes diferenças de consumo.

                                              Já sei que alguns profetas, defensores da gasolina, irão referir a diferença de potencia. Mas a comparação não andará longe disto, pois por exemplo o Golf GT, de 170cv, não tem consumos muito diferentes do meu Audi TT.

                                              Ambos os carros me dão prazer a conduzir...lógico que o TT dá sem duvida mais prazer, mas tambem pesa bastante mais no bolso. Ainda este fim de semana fiz uma viagem nele de 300 kms e gastei 60€ de combustivel. No BMW, à mesma velocidade, costumo gastar 35€. É esta a diferença, se queres andar um pouco mais depressa.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Excelente resposta!!!!

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Estes tópicos descambam sempre na mesma conversa. A questão é muito simples: se as pessoas têm preferência por motores a gasolina, não há mais nada para discutir.

                                                  Para quê questionar se as diferenças de preço para o modelo a gasóleo compensam? Quando optam pela cor do carro, mesmo que seja mais cara, também se interrogam se "compensa"?

                                                  Em relação à questão inicial do tópico, se o que se pretende saber é qual das versões fica mais barata ao utilizador ao fim de um determinado número de anos e km percorridos, provavelmente a resposta é diesel, apesar da diferença inicial de preço; mas contas mais exactas só conhecedo o detalhe de utilização prevista.

                                                  Se o prazer de ter um motor a gasolina ultrapassa as questões económicas, pois que seja uma decisão tomada sem procurar outras justificações, e que sejam felizes, senão para sempre pelo menos por uns anos, carro e seu proprietário...

                                                  Comentário

                                                  AD fim dos posts Desktop

                                                  Collapse

                                                  Ad Fim dos Posts Mobile

                                                  Collapse
                                                  Working...
                                                  X