Anúncio

Collapse
No announcement yet.

o diesel é toxico?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Não li o artigo até ao fim.
    Acho que existe uma hiperbolização da limpeza da gasolina face ao diesel, mas não sou eng químico para me pronunciar sobre isso.
    No entanto, acho que o rca33 disse bem. Dá ideia que a gasolina é limpa.
    Mas será eventualmente menos suja.

    Já agora, àqueles que começam a criar atritos, o meu bem haja.
    É que o problema não está em ser um tópico pró-hibrido ou não.
    Está nas acendalhas que se fazem a esse propósito, que fazem com que sejam feitos 2 ou 3 posts inúteis.

    Comentário


      #32
      Boa parte do gasoleo que consumimos na Europa vem de EUA. A questão é que a gasolina emite mais C02 que o diesel, sempre foi, mais ainda o diesel é pior que a gasolina noutros gases e particulas. As leis antopoluição são mais apertadas nos EUA, e por isso que os diesel tem que andar com o bluetec e companhia. E isso de que em LA 70% é diesel deve ser nos LA de Neptuno

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
        Acho curioso que quase se passa a ideía que a gasolina é um combustível limpo...
        Há uma pessoa q me deu formação, já vao uns 10 anos, que dizia:

        "O azar do diesel é q se vÊ o fumo!"

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
          Há uma pessoa q me deu formação, já vao uns 10 anos, que dizia:

          "O azar do diesel é q se vÊ o fumo!"
          Não te esqueças do chumbo, esse era o principal problema da gasolina, mas foi ultrapassado á muito tempo, e de maneira mais facil que o enxofre no gasoleo por exemplo.

          Dou te um bom exemplo, os cães de raça com faro apurado ficam aflitos quando passam por um carro a gasoleo, o meu por exemplo farta-se de espirrar. è claro que isto não faz da gasolina um combustivel limpo, até pelo menor rendimento especifico dos motores otto, dai a vantagem dos hibridos sobretudo nos motores pequenos onde a parafernalia de filtros diesel é economicamente incomportavel.

          Comentário


            #35
            Estudaste motores endotérmicos? Estuda um pouco, e se calhar vais ter uma surpresa.

            Comentário


              #36
              Volto a colocar aqui um texto que compara os dois combustíveis e que desmistifica, de certo modo, a ideia de que o diesel é mais poluente que a gasolina:

              As principais emissões dos motores de combustão são:
              Dióxido de Carbono (CO2)
              Monóxido de Carbono (CO)
              Óxido de Nitrogénio (NOx)
              Hidrocarbonetos
              Partículas

              CO2: está em proporção directa com o consumo, logo o diesel leva vantagem porque para a mesma potência gerada consome menos combustível;

              CO: nos diesel é praticamente nulo, na gasolina é "a dar com um pau". Diga-se de passagem que este gás não se vê mas é altamente mortal (se bem se recordam do "Era uma vez a vida" a união do CO aos glóbulos vermelhos é irreversível);

              NOx: emissão muito apontada aos diesel. De facto os diesel são mais propensos a emitir este gás, mas curiosamente os motores a gasolina passam a emitir NOx em maior quantidade que os motores diesel após os 80.000Km, o que significa que para um tempo de vida semelhante os motores a gasolina acabam por emitir tanto ou mais NOx;

              Hidrocarbonetos: mais uma vez os motores a gasolina emitem muito mais compostos (deste tipo) do que os diesel. Um exemplo é a benzina, que faz parte dos gases da gasolina que se cheiram quando estamos a meter combustível (nem é preciso queimar para fazer mal);

              partículas: aqui está o verdadeiro problema dos diesel face aos motores a gasolina. Curiosamente o grosso da quantidade de partículas no ar provém da indústria e não dos automóveis diesel, pelo menos na Europa. E é também curioso que os motores a gasolina também libertam partículas, estas têm um diâmetro 10 vezes inferior às partículas dos diesel e penetram mais fundo nos pulmões; felizmente os nossos pulmões já aprenderam a tolerar essas partículas. E mesmo assim não há ainda estudos conclusivos que relacionem as partículas com efeitos cancerígenos, muito embora eu deva concordar que bem não deve fazer.
              Em todo o caso há também muitos avanços no que toca a filtros de partículas, pelo que a médio-curto prazo este problema está colmatado.

              Portanto feito o balanço quer-me parecer que a "gasosa" não é assim tão limpa quanto isso, quando comparada com o diesel. É um daqueles casos que às vezes o pior não é o que se vê, mas sim o que não se vê.

              Comentário


                #37
                acho que o consumo dos motores deve ser tido em conta... que interessa se os valores de 1 litro de gasolina são inferiores aos valores de 1 litro de diesel quando se gastam mais litros de gasolina para fazer o mesmo?

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por nfh Ver Post
                  Volto a colocar aqui um texto que compara os dois combustíveis e que desmistifica, de certo modo, a ideia de que o diesel é mais poluente que a gasolina:

                  As principais emissões dos motores de combustão são:
                  Dióxido de Carbono (CO2)
                  Monóxido de Carbono (CO)
                  Óxido de Nitrogénio (NOx)
                  Hidrocarbonetos
                  Partículas

                  CO2: está em proporção directa com o consumo, logo o diesel leva vantagem porque para a mesma potência gerada consome menos combustível;

                  CO: nos diesel é praticamente nulo, na gasolina é "a dar com um pau". Diga-se de passagem que este gás não se vê mas é altamente mortal (se bem se recordam do "Era uma vez a vida" a união do CO aos glóbulos vermelhos é irreversível);

                  NOx: emissão muito apontada aos diesel. De facto os diesel são mais propensos a emitir este gás, mas curiosamente os motores a gasolina passam a emitir NOx em maior quantidade que os motores diesel após os 80.000Km, o que significa que para um tempo de vida semelhante os motores a gasolina acabam por emitir tanto ou mais NOx;

                  Hidrocarbonetos: mais uma vez os motores a gasolina emitem muito mais compostos (deste tipo) do que os diesel. Um exemplo é a benzina, que faz parte dos gases da gasolina que se cheiram quando estamos a meter combustível (nem é preciso queimar para fazer mal);

                  partículas: aqui está o verdadeiro problema dos diesel face aos motores a gasolina. Curiosamente o grosso da quantidade de partículas no ar provém da indústria e não dos automóveis diesel, pelo menos na Europa. E é também curioso que os motores a gasolina também libertam partículas, estas têm um diâmetro 10 vezes inferior às partículas dos diesel e penetram mais fundo nos pulmões; felizmente os nossos pulmões já aprenderam a tolerar essas partículas. E mesmo assim não há ainda estudos conclusivos que relacionem as partículas com efeitos cancerígenos, muito embora eu deva concordar que bem não deve fazer.
                  Em todo o caso há também muitos avanços no que toca a filtros de partículas, pelo que a médio-curto prazo este problema está colmatado.

                  Portanto feito o balanço quer-me parecer que a "gasosa" não é assim tão limpa quanto isso, quando comparada com o diesel. É um daqueles casos que às vezes o pior não é o que se vê, mas sim o que não se vê.
                  aqui só te esqueceste do pior dos diesel, que é o enxofre , para não falar dessa tanga do 80000km's dos otto's, isso tem quantas decadas?

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
                    aqui só te esqueceste do pior dos diesel, que é o enxofre , para não falar dessa tanga do 80000km's dos otto's, isso tem quantas decadas?

                    Se meteres um gasóleo com 0% de teor de enxofre, as emissões deste composto serão 0,0000000 g/Km!

                    Tal e qual como aconteceu com o Pb na gasolina....

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por monicamelo Ver Post
                      Se meteres um gasóleo com 0% de teor de enxofre, as emissões deste composto serão 0,0000000 g/Km!

                      Tal e qual como aconteceu com o Pb na gasolina....
                      exacto, e onde é que ele está?

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                        E então em LA, em que a larga maioria dos veículos é movido a DIESEL.
                        Logo, afirmar que é reponsável por 70% dos cancros provocados pelas emissões dos carrinhos ...
                        Fantástico!
                        É a vantagem dos USA: há estudos para todos os gostos!

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
                          exacto, e onde é que ele está?
                          Está no mesmo sitio por onde andou a gasolina sem chumbo durante mais de 100 anos!

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por bacalao Ver Post
                            A questão é que a gasolina emite mais C02 que o diesel
                            Por cada litro de gasolina é emitido menos CO2 do que por cada litro de gasóleo.

                            Acontece é que por cada Km, gastas mais gasolina do que gasóleo, o que faz baixar o índice de gCO2/Km.

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por monicamelo Ver Post
                              Está no mesmo sitio por onde andou a gasolina sem chumbo durante mais de 100 anos!
                              e porque não fazem o mesmo?
                              Editado pela última vez por Afcivic; 10 August 2008, 11:10.

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por Cahib Ver Post
                                Fantástico!
                                É a vantagem dos USA: há estudos para todos os gostos!
                                Eu permito-me introduzir outro dado. A data dos mesmos.

                                Uma coisa que era verdade há 10 anos, hoje pode já não existir.

                                É preciso estar atento.

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                                  Eu permito-me introduzir outro dado. A data dos mesmos.

                                  Uma coisa que era verdade há 10 anos, hoje pode já não existir.

                                  É preciso estar atento.
                                  O que é espantoso é que antes de 2006 o diesel ja era o causador de 70% dos cancros dos estados unidos. Está assim provado que o tabaco não tem influencia no desenvolvimento da maioria dos cancros.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por nfh Ver Post
                                    Volto a colocar aqui um texto que compara os dois combustíveis e que desmistifica, de certo modo, a ideia de que o diesel é mais poluente que a gasolina:

                                    As principais emissões dos motores de combustão são:
                                    Dióxido de Carbono (CO2)
                                    Monóxido de Carbono (CO)
                                    Óxido de Nitrogénio (NOx)
                                    Hidrocarbonetos
                                    Partículas

                                    CO2: está em proporção directa com o consumo, logo o diesel leva vantagem porque para a mesma potência gerada consome menos combustível;

                                    CO: nos diesel é praticamente nulo, na gasolina é "a dar com um pau". Diga-se de passagem que este gás não se vê mas é altamente mortal (se bem se recordam do "Era uma vez a vida" a união do CO aos glóbulos vermelhos é irreversível);

                                    NOx: emissão muito apontada aos diesel. De facto os diesel são mais propensos a emitir este gás, mas curiosamente os motores a gasolina passam a emitir NOx em maior quantidade que os motores diesel após os 80.000Km, o que significa que para um tempo de vida semelhante os motores a gasolina acabam por emitir tanto ou mais NOx;

                                    Hidrocarbonetos: mais uma vez os motores a gasolina emitem muito mais compostos (deste tipo) do que os diesel. Um exemplo é a benzina, que faz parte dos gases da gasolina que se cheiram quando estamos a meter combustível (nem é preciso queimar para fazer mal);

                                    partículas: aqui está o verdadeiro problema dos diesel face aos motores a gasolina. Curiosamente o grosso da quantidade de partículas no ar provém da indústria e não dos automóveis diesel, pelo menos na Europa. E é também curioso que os motores a gasolina também libertam partículas, estas têm um diâmetro 10 vezes inferior às partículas dos diesel e penetram mais fundo nos pulmões; felizmente os nossos pulmões já aprenderam a tolerar essas partículas. E mesmo assim não há ainda estudos conclusivos que relacionem as partículas com efeitos cancerígenos, muito embora eu deva concordar que bem não deve fazer.
                                    Em todo o caso há também muitos avanços no que toca a filtros de partículas, pelo que a médio-curto prazo este problema está colmatado.

                                    Portanto feito o balanço quer-me parecer que a "gasosa" não é assim tão limpa quanto isso, quando comparada com o diesel. É um daqueles casos que às vezes o pior não é o que se vê, mas sim o que não se vê.
                                    esse texto é no mínimo, faccioso.

                                    fonte?

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                      esse texto é no mínimo, faccioso.

                                      fonte?
                                      nao nao é... vou por um scan do meu livro de quimica do 12º, no capitulo de Combustiveis e Ambiente...

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por maybach_exelero Ver Post
                                        nao nao é... vou por um scan do meu livro de quimica do 12º, no capitulo de Combustiveis e Ambiente...
                                        Por estar no livro deixa de ser faccioso?

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por Cahib Ver Post
                                          Por estar no livro deixa de ser faccioso?
                                          simplesmente é isento e correcto, do ponto de vista cientifico/quimico...

                                          ou achas que aos autores do livro (e ja agora, do programa de quimica tambem) interessa estas guerrinhas entre gasolina e gasoleo?!

                                          Comentário


                                            #51
                                            Teste de Toxicidade ao diesel:

                                            1. Encha-se um copo de água com o produto adquirido numa gasolineira homologada.

                                            2. Ingira-se de penalty sem outros aditivos.

                                            3. Aguarde-se as reacções.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por maybach_exelero Ver Post
                                              simplesmente é isento e correcto, do ponto de vista cientifico/quimico...

                                              ou achas que aos autores do livro (e ja agora, do programa de quimica tambem) interessa estas guerrinhas entre gasolina e gasoleo?!
                                              Acho que há sempre varios angulos para abordar um dado problema.
                                              Não endeuses o pessoal dos ministérios. É sabido que o cartão cor do partido abre muitas portas.

                                              Não é tanto o interesse pelas guerrinhas, muitas vezes é mesmo desconhecimento dos temas que têm de abordar.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por maybach_exelero Ver Post
                                                nao nao é... vou por um scan do meu livro de quimica do 12º, no capitulo de Combustiveis e Ambiente...
                                                estás à vontade.

                                                aliás, estou mesmo à espera.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  peço desculpa, mas nao encontrei a tabela com os valores de emissoes...
                                                  estava no Volume 2 (so pode ser neste, o unico que fala sobre combustiveis... :S) (combustiveis, energia e ambiente) do Quimica em Contexto 12º, porto editora, de teresa simoes, Maria Alexandra Queiros e Maria Otilde Simoes. julgo que estava numa tabela, no fim de uma pagina, e dizia os valores de particulas, NOx, SO2, CO2, CO,...

                                                  e nao, nao tou a mentir, lembro-me bem que ate numa aula a professora ficou admirada com os valores, pois ela tambem pensava que o diesel fosse pior que a gasolina em mais aspectos...

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Seja como for, se lerem o decreto que define as caracteristicas dos nossos combustiveis cujo link ja coloquei anteriormente neste tópico verificam que os limites máximos de enxofre são iguais para gasolina e gasóleo.

                                                    Aliás uma coisa que concluí é que a existência destes combustiveis dito especiais e mais caros e que têm uma utilização marginal resulta da lei que obriga as petroliferas a desponibiliza-lo.

                                                    A partir de 1 de Janeiro de 2009 todos os combustiveis rodoviários à venda em PT terão como limite os 10 ppm de enxofre.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por JCF Ver Post
                                                      Seja como for, se lerem o decreto que define as caracteristicas dos nossos combustiveis cujo link ja coloquei anteriormente neste tópico verificam que os limites máximos de enxofre são iguais para gasolina e gasóleo.

                                                      Aliás uma coisa que concluí é que a existência destes combustiveis dito especiais e mais caros e que têm uma utilização marginal resulta da lei que obriga as petroliferas a desponibiliza-lo.

                                                      A partir de 1 de Janeiro de 2009 todos os combustiveis rodoviários à venda em PT terão como limite os 10 ppm de enxofre.
                                                      ou seja, tal como tem acontecido por essa europa fora, o preço.....upa, upa.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por Vorsprung durch Technik Ver Post

                                                        3) quer-me parecer que o tópico vai descambar em elogios à Honda pelo Hybrid e pelo ClarityFCX.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          O gasóleo é muito mais poluente que a gasolina.

                                                          Quem tiver dúvidas, faça favor de fazer umas curtas pesquisas no google.

                                                          Há vários estudos que o demonstram, mesmo para os que não dão crédito aos estudos americanos (eles devem ser burros, não é?), há vários europeus. Todos eles apontam o escape dos Diesel como potencialmente cancerígeno.

                                                          Há também um pequeno teste que todos podem fazer.
                                                          Respirar o ar dentro de uma garagem onde acabou de sair um Diesel (mesmo com filtro de partículas) e fazer o mesmo com um Otto.

                                                          O nosso sistema respiratório acusa facilmente a diferença.
                                                          E se não a notarem é porque já não têm salvação.


                                                          A única defesa do Diesel deve-se a questões económicas, principalmente em Portugal onde virou moda, chegando-se ao ponto de se gastar €50000 ou €100000 num carro, mas depois escolhendo uma versão Diesel para ser económico...

                                                          Michael

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por M3 Ver Post
                                                            Não é por nada mas o gasóil havia de ser completamente proibido em veículos que não fossem transportes públicos ou de mercadorias.
                                                            Eu não seria tão radical mas começava por não subsidiar o diesel a viaturas que não de mercadorias ou agrícolas.
                                                            Não faz qualquer sentido que o imposto sobre o diesel seja inferior ao da gasolina para os senhores dos SUVs, Jipes e etc...
                                                            Nós pagamos impostos para eles usarem o combustível mais poluente? Nonsense!

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Quer a gasolina quer o gasóleo andaram anos a serem despejados directamente para a atmosfera.

                                                              Na Europa, só nos anos 90 se começou a prestar atenção à poluição e começaram pelos carros a gasolina: Acabaram com o chumbo e vieram os catalizadores.

                                                              Os diesel também levaram catalizadores e agora os FAP.

                                                              Vão sempre tentar diminuir e poluição (e face a um carro antigo existe de facto essa diminuição), mas continuam a ser muito poluentes.


                                                              De facto o diesel passa por muito mais poluidor porque faz um fumo que se vê.
                                                              Ainda hoje saí de casa e um vizinho saiu com o seu carro com 20 anos (a gasolina) na mesma altura.
                                                              Ficou um cheirinho e rasto de fumo atrás dele...

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X