Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Brincando com as contas de um carro. Fica caro

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Sem entrar em grandes pormenores e porque já fiz esses cálculos algumas vezes, quer para uso pessoal quer com carácter profissional, casos esses que originaram grandes discussões/esclarecimentos nos mais cépticos, posso afiançar que um qualquer carro utilitário e de valor médio, custa por mês cerca de 500€ (sim 100 contos na moeda antiga). Isto considerando os vários factores de custo, como sendo a desvalorização, seguro, manutenção, etc. para 25.000 a 30.000Km por ano e para uma vida útil (com substituição) no final de 5 anos (o prazo legal de amortização são 4 anos). Se circularem menos ainda fica mais caro

    Desenganem-se os que pensam que os cálculos estão errados.

    Comentário


      #32
      Concordo com muitas análises feitas aqui, mas se querem complicar a "equação" juntem os carros derivados de turismo que servem para um negócio, negócio esse que vos dá X por ano e que sem a viatura era impossível obter tal rendimento...

      CUmpts,
      DR

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por Zizo Ver Post
        Para a 320d e dos valores que me lembro dá qualquer coisa como isto.

        Não consigo contabilizar portagens.

        -Aquisição: 23000 euros;
        -Combustível: 6420 euros;
        -Manutenção: 3446euros;
        -Impostos: 3700 euros;
        -Seguros: 8000 euros
        -Pneus: 400 euros
        Total: 38666 Euros

        8 anos e 107000km.

        Preço por Km: 36 cêntimos
        Tem 1 erro Zizo. O custo de aquisição era se o valor actual do carro fosse zero euros.

        O que interessa é o valor de desvalorização

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
          Tem 1 erro Zizo. O custo de aquisição era se o valor actual do carro fosse zero euros.

          O que interessa é o valor de desvalorização
          Deixa ver se entendi.

          O valor de aquisição foi 23000. O valor actual são 8000. Quer dizer que tenho que considerar só 15.000?

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por fmiguel79 Ver Post
            Nã... não me abetece...
            Mas por ser tão caro, eu e a Maria andamos de transportes...
            So temos um (não muito caro) e andamos so quando necessitamos de passear um pouco...
            Antes conduzia todos os dias, agora tornei-me no condutor de fim de semana...
            O custo por quilometro pode aumentar pela matematica (despesas fixas como o preço do carro, seguros, etc... são iguais para menos utilização) na minha situação poupei muitos euros por mês... (200€)
            Por ano ainda é melhor (2.400€), da para pagar as férias...
            Quem poder ande de transportes...

            Vendo as coisas por outro prisma, ter um carro parado à porta mesmo que não seja muito caro é dinheiro parado... e um luxo. Se é só para passear ao fim de semana se calhar justifica-se alugar um por tuta e meia como muitas empresas de aluger fazem e ficas com o valor do carro em carteira não pagas manuntenção, impostos e seguros...

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por Zizo Ver Post
              Deixa ver se entendi.

              O valor de aquisição foi 23000. O valor actual são 8000. Quer dizer que tenho que considerar só 15.000?
              Depende de como queres analisar as tuas contas.

              De facto um carro novo ao fim de 5 ou mais anos ainda tem um valor residual que é obtido após venda do mesmo... ou seja Sò apos o usufruto do carro e venda do carro é que podes abater esse valor. e só se não for comprado um outro carro que absorva essa verba...

              Na pratica, para o calculo efectivo do usufruto presente de um carro, não entra a verba do valor residual pós venda do mesmo.

              O custo do usufruto por Km é enquanto somos usufrutuarios do mesmo carro, situação que acaba a partir do momento da venda....

              Mas lá está. como tinha dito antes, podemos brincar com os números da maneira que melhor expresse as nossas necessidades

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por Zizo Ver Post
                Para a 320d e dos valores que me lembro dá qualquer coisa como isto.

                Não consigo contabilizar portagens.

                -Aquisição: 23000 euros;
                -Combustível: 6420 euros;
                -Manutenção: 3446euros;
                -Impostos: 3700 euros;
                -Seguros: 8000 euros
                -Pneus: 400 euros
                Total: 38666 Euros

                8 anos e 107000km.

                Preço por Km: 36 cêntimos
                Na minha opinião para as contas baterem certo, tens que deduzir o valor actual do carro antes de dividires pelos kms percorridos.

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por Zizo Ver Post
                  Deixa ver se entendi.

                  O valor de aquisição foi 23000. O valor actual são 8000. Quer dizer que tenho que considerar só 15.000?
                  Sim Zizo.
                  É assim que se determina o valor de renting numa locadora.

                  Fazes 1 contrato de 4 anos. Eles vêm o valor de mercado ao fim de 4 anos + custos de seguros + manutenção programada etc.

                  O custo de 1 veículo é a desvalorização do carro (podes calcular mensal, trimestral, semestral ou anual) + custos de uso.

                  Daí eu achar que em Portugal comprar novo é 1 luxo para alguns.

                  Se comprares um carro com 4 anos os próximos 4 anos vao ser:

                  Normalmente um carro com 8 anos vale 30% de novo e com 4 anos 50%.

                  Ou seja de a 4 a 8 anos tens 20% (50 - 30) de desvalorização. Os primeiros 4 anos são 50%.

                  É 1 diferença de custo brutal. Eu comprei os meus carros com 3 anos (60% de novo) para durarem 8 ou mais anos

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
                    Sim Zizo.
                    É assim que se determina o valor de renting numa locadora.

                    Fazes 1 contrato de 4 anos. Eles vêm o valor de mercado ao fim de 4 anos + custos de seguros + manutenção programada etc.

                    O custo de 1 veículo é a desvalorização do carro (podes calcular mensal, trimestral, semestral ou anual) + custos de uso.

                    Daí eu achar que em Portugal comprar novo é 1 luxo para alguns.

                    Se comprares um carro com 4 anos os próximos 4 anos vao ser:

                    Normalmente um carro com 8 anos vale 30% de novo e com 4 anos 50%.


                    Ou seja de a 4 a 8 anos tens 20% (50 - 30) de desvalorização. Os primeiros 4 anos são 50%.

                    É 1 diferença de custo brutal. Eu comprei os meus carros com 3 anos (60% de novo) para durarem 8 ou mais anos
                    Hã ?? A malta da Eurotax há de querer ter uma conversinha contigo...

                    Salvaguardando raras excepções, arranja aí uma lista de carros que valham 30% com 8 anos...

                    Mesmo nas locadoras ninguém paga 50% a 4 anos...

                    As regras das desvalorizações são mais ou menos assim, variando um pouco conforme os segmentos, mas em média:

                    25% no acto da compra e durante o primeiro ano
                    10% por ano entre o 2º e 5º ano
                    quando completam 5 anos os carros valem mais ou menos 35% do valor em novo (naturalmente que há aqui marcas que valem mais e outras que valem menos) daí para a frente vai depender muito do mercado e do carro...

                    Cumps

                    Comentário


                      #40
                      O meu post foi para elucidar o porquê de se usar a desvalorização e não o valor de compra.

                      Agora 35% ao fim de 5 anos...nem acho que possa ser regra.

                      Isso significa que 1 carro de 25 000 euros compra-se por 8750 ao fim de 5 anos.

                      Se me arranjares um astra, focus etc de 2003 por 8750 euros avisa :D

                      Assim como 1 bmw 320d de ou c220cdi ou a4 de 2003 por 13 000 euros avisa :D (Assumindo 40 000 valor novo)

                      Comentário


                        #41
                        Não tenho paciência pra contabilizar os gastos... mas posso dizer que o mês passado o "menino" limpou-me 600€, em revisão, retoque na pintura, seguro e imposto de circulação.

                        Em imposto de circulação, um mísero Fiesta de 2002 1.4 gasolina paga mais do que muitas bombas a gasóleo bem mais recentes. Ainda há dias constatei isso a bordo de um Alfa 159 1.9 jtd.

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
                          O meu post foi para elucidar o porquê de se usar a desvalorização e não o valor de compra.

                          Agora 35% ao fim de 5 anos...nem acho que possa ser regra.

                          Isso significa que 1 carro de 25 000 euros compra-se por 8750 ao fim de 5 anos.

                          Se me arranjares um astra, focus etc de 2003 por 8750 euros avisa :D

                          Assim como 1 bmw 320d de ou c220cdi ou a4 de 2003 por 13 000 euros avisa :D (Assumindo 40 000 valor novo)
                          Tens razão... fiz mal a conta e não é 35 mas 40.. se calhar é exagerado considerar 25% no primeiro ano... já sei que podes dizer que ainda assim não é valor real... mas isto é apenas uma "rule of thumb", pq depois isto é influenciado pela marca, combustível, modelo em questão, etc... Por exemplo para os modelos premium a desvalorização é menor (aí uns 8% ao ano em vez de 10). Depois conforme o modelo podes ter que acrescentar ou diminuir uns 2,5% ou 5%. Por exemplo, os Mondeos de 2003 valem cerca de 42,5%, os BMW 320d cerca de 48%. Mas pronto... é uma base para calcular...

                          então segundo os parâmetros que apresentei o que os carros valem é:
                          No final do 1º ano = 80%
                          No final do 2º ano = 70%
                          No final do 3º ano = 60%
                          No final do 4º ano = 50%
                          No final do 5º ano = 40%

                          Cumps

                          Comentário


                            #43
                            Não é ter um carro que é caro. Caro é uma pessoa deslocar-se, a não ser que seja a pé ou de bicicleta.

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por rum Ver Post
                              Vendo as coisas por outro prisma, ter um carro parado à porta mesmo que não seja muito caro é dinheiro parado... e um luxo. Se é só para passear ao fim de semana se calhar justifica-se alugar um por tuta e meia como muitas empresas de aluger fazem e ficas com o valor do carro em carteira não pagas manuntenção, impostos e seguros...
                              Se tivermos a falar de um carro de 2001 que comprei o ano passado por 5000€ (é quase o valor que um carro novo desvaloriza à saida de um stand), não me parece que fique mais barato alugar... (Não desvaloriza muito e esta pago) Revisão é uma vez por ano, seguro é contra terceiros e o mais barato possivel (sem ser companhias low cost).
                              Até porque muitas vezes à noite tambem me desloco de automovel e teria de me fazer socio de uma empresa de aluguer
                              Nas férias teria de alugar também...
                              Obrigado pela dica à mesma (se fosse um carro novo com seguro de danos proprios dava-te toda a razão pois saia mais barato alugar um)

                              Comentário

                              AD fim dos posts Desktop

                              Collapse

                              Ad Fim dos Posts Mobile

                              Collapse
                              Working...
                              X