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Os mais ruidosos e os mais silenciosos a 130 Km/h!!

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    #31
    É engraçado que não aparece o "manco" 1.4 TDI...(só mesmo para alargar o nº de páginas deste post ).

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por Speedy Ver Post
      Desafio o Morgan Roadster V6...estes senhores nunca sentaram o rabo num Corsa 1.5 TD, que meninos. A 130 km/h já só consigo falar por intercomunicador para o passageiro do lado.
      No meu coupé então nem se fala... chega a uma altura que só há uma solução, dar mais som ao rádio e ignorar barulhos aerodinamicos e conversas

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por DêCêIi Ver Post
        Compare-se com resultados Franceses...

        Citroën C4 Picasso 2.0 HDI: 69 dBA

        BMW 325d: 71 dBA

        Oopss...


        Ah! E a cada 3 dBA o volume sonoro duplica...

        O que se poderá dizer então que tudo isto é uma treta pegada, principalmente pelas frequências que realmente cansam e incomodam.

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por DêCêIi Ver Post
          ...
          Ah! E a cada 3 dBA o volume sonoro duplica...

          Vamos lá rever essa noção outra vez...

          3 dB é a variação mínima que o ouvido humano consegue detectar. Para duplicar na nossa percepção são 10 dB.

          Isso vem do erro de pensar que duas máquinas iguais fazem o dobro do barulho de uma, quando na realidade fazem mais 3 dB (partindo do princípio que são iguais). É o dobro da potência (fazer ruído), mas não para o nosso ouvido.

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por Arturval Ver Post
            Podem colocar a fonte do teste?


            Cumps
            Ei-la!

            Já agora, pensando no caso do Morgan V6, e considerando que a velocidade máxima deste carro é de 215 Km/h, se ele a 130 Km/h já emite 86 dB(A), e aos 95 dB(A) já podem ocorrer danos auditivos, será impossível levar este carro à velocidade máxima sem usar uns protectores!!!

            Comentário


              #36
              Uma pergunta:

              Já alguém tentou ouvir musica, enquanto conduz o UMM em auto-estrada?

              Não resultou pois não?!

              o Freelander...tb não é famoso, para o preço do carro podiam ter-se aplicado mais nesse dominio.

              Comentário


                #37
                O mais ......... Fiat 124 Spider CS1 1800.
                O menos................. 525d Tour

                ah! e o radio não tem volume sufuciente para se fazer ouvir!!!

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por RicardoSilva Ver Post
                  O Fiat Panda não está muito favorecido

                  Foi o que reparei logo

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por cuica Ver Post
                    É engraçado que não aparece o "manco" 1.4 TDI...(só mesmo para alargar o nº de páginas deste post ).
                    Olha que não, olha que não...

                    Comentário


                      #40
                      Ja faz uns tempos que vi na L'automobile os valores de sonoridade entre um Clio 3 e o 207, o 207 apresentava mais pressao sonora medida pelos aparelhos mas tambem era o que dava maior noçao de silencio para o ouvido humano, alem que dava noçao de estar num carro de segmento acima segundo apreciaçao deles.

                      Claro que o mesmo carro pode ter noçoes de silencio diferentes, dependendo do motor, da caixa, dos materiais no interior. Por exemplo o veludo absorve muito mais ruido que o cabedal, da uma noçao de maior silencio e de maior vacuo.

                      Por exemplo um Clio 3 com o tablie em material rijo devera ter maior ressonancia que uma versao com ele macio. Muitas vezes os tablies rijos servem de caixa cm se fossem um sub, acabando por ampliar o ruido de rolamento. No meu 206 smp me deu essa impressao, o tablie muito grande cria um efeito de caixa acustica, ampliando o ruido de rolamento.

                      Outra coisa bastante interessante era testar o nivel acustico do mesmo carro tanto em intensidade cm é freq. aos 0kms, aos 100mil kms, e aos 200mil kms.

                      Outra coisa que acontece quando existe uma avaria dentro das portas, eles rasgam as forras e mts vezes n as reparam.

                      Um amigo meu tem um A3 em que teve de levar ambos os motores dos vidros...o problema é que a 160km/h é um ruido tremendo pela deslocaçao de ar, alem que se sente vento a entrar nos comandos dos vidros!

                      Comentário


                        #41
                        Boas... vou desenterrar este tópico

                        Gostava de saber em que sites se consegue obter este tipo de informações (relativos aos Decibéis)...

                        Tenho uma megane de 2005 1.5 100cv caixa de 5v e é mesmo muito barulhenta... Nem tem comparação com o Mazda 3 de 2009 1.6d...
                        Deve haver algum problema com este megane...

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por LH Ver Post
                          Boas... vou desenterrar este tópico

                          Gostava de saber em que sites se consegue obter este tipo de informações (relativos aos Decibéis)...

                          Tenho uma megane de 2005 1.5 100cv caixa de 5v e é mesmo muito barulhenta... Nem tem comparação com o Mazda 3 de 2009 1.6d...
                          Deve haver algum problema com este megane...
                          Tem 15 anos, um motor de trator e é um renault. O que queres?

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por Cahib Ver Post
                            Tem 15 anos, um motor de trator e é um renault. O que queres?
                            pois se calhar é mesmo isso...

                            Comentário


                              #44
                              Megane de 2005 aqui também, mas a gasolina.

                              Não acho que tenha um ruído fora do normal para os concorrentes da altura, mas ser a gasolina ajuda.

                              Em AE, por norma o motor começa a ser bem mais audível pelas 4000 rpm. Ruído do vento também está presente a maiores velocidades, penso que é efeito dos espelhos.

                              Ao ralenti não o ouço.

                              A que rpm começa a ser mais chato?

                              Comentário


                                #45
                                Mesmo a 120(2500rpm) já é bastante ruidoso...

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por LH Ver Post
                                  Boas... vou desenterrar este tópico

                                  Gostava de saber em que sites se consegue obter este tipo de informações (relativos aos Decibéis)...

                                  Tenho uma megane de 2005 1.5 100cv caixa de 5v e é mesmo muito barulhenta... Nem tem comparação com o Mazda 3 de 2009 1.6d...
                                  Deve haver algum problema com este megane...
                                  https://www.auto-decibel-db.com/desktop_kmh.html

                                  Comentário


                                    #47
                                    já estive a dar uma vista de olhos nesse site e dá para se ter uma noção das diferenças... no entanto, o grande problema é que não reflete a degradação que vai ocorrendo durante os anos e os quilómetros... e é aí que há muita diferença em relação a novo...

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por LH Ver Post
                                      já estive a dar uma vista de olhos nesse site e dá para se ter uma noção das diferenças... no entanto, o grande problema é que não reflete a degradação que vai ocorrendo durante os anos e os quilómetros... e é aí que há muita diferença em relação a novo...
                                      Tens de tentar perceber de que tipo de ruído se trata. Por exemplo se for de rolamento é trocar os pneus, se for de vento é verificar borrachas das portas, etc... Verificar também que as protecções aerodinâmicas que costumam vir na parte inferior da carroçaria não foram removidas, bem como chapeleira (faz uma diferença grande) e afins...

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por LH Ver Post
                                        já estive a dar uma vista de olhos nesse site e dá para se ter uma noção das diferenças... no entanto, o grande problema é que não reflete a degradação que vai ocorrendo durante os anos e os quilómetros... e é aí que há muita diferença em relação a novo...
                                        A tampa no motor ainda lá esta? As blindagens também?

                                        Comentário


                                          #50
                                          Sim, a tampa e resguardo ainda lá estão... blindagens penso que também lá estejam...
                                          o ruído é mesmo provocado pela rotação do motor... se for a 120 e meter em ponto morto, deixa de fazer qualquer ruído... pode ser algum apoio de motor (um deles já foi trocado).

                                          faz mais barulho o megane a 110 do que o mazda 3 a 170...
                                          Editado pela última vez por LH; 26 August 2020, 23:06.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Pode muito bem ser um apoio do motor...
                                            Não te esqueças que o megane é um projeto de 2002, não sei de que ano é o teu mazda 3 mas sendo recente nao podes comparar com o megane

                                            Tenta verificar se tens tudo bem encaixado, se não tens peças plásticas a rossar no cofre do motor, radiador encaixado no suporte etc

                                            O motor a essa velocidade já vai com alguma rotação e faz algum ruído mas nada do outro mundo, ainda consegues conversar com a pessoa ao lado na boa
                                            Editado pela última vez por rtxs; 27 August 2020, 07:48.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por rtxs Ver Post
                                              Pode muito bem ser um apoio do motor...
                                              Não te esqueças que o megane é um projeto de 2002, não sei de que ano é o teu mazda 3 mas sendo recente nao podes comparar com o megane

                                              Tenta verificar se tens tudo bem encaixado, se não tens peças plásticas a rossar no cofre do motor, radiador encaixado no suporte etc

                                              O motor a essa velocidade já vai com alguma rotação e faz algum ruído mas nada do outro mundo, ainda consegues conversar com a pessoa ao lado na boa
                                              Mazda 3 BL 1.6 diesel, de 2009 com 200mil km
                                              Megane é 1.5dci 100cv 2005 com 150mil km

                                              ambos vão a rotações semelhantes nas mesmas velocidades...

                                              já andei à procura de algo errado e não se vê nada que chame a atenção...

                                              Comentário


                                                #53
                                                Estava a ver a lista, e falta aí o TUD5 da PSA.

                                                Mas depois vi que era a 130 e a essa velocidade já se desintegrou.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post
                                                  Estava a ver a lista, e falta aí o TUD5 da PSA.

                                                  Mas depois vi que era a 130 e a essa velocidade já se desintegrou.
                                                  Em ruído são os dois, TUD3 e TUD5, o TUD5 é de guerra, dá mais que 130 .

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Metam numa descida e é ver o 1.5 D PSA 58cv a entrar pelo red line até cortar nas 5200 RPM
                                                    Até surpreende em velocidade máxima, aliás faz lembrar um pouco aqueles mercedes atmosféricos que depois um gajo dá conta e o velocímetro nunca mais se cansa de avançar ( embora devagar hehe ).

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                      Metam numa descida e é ver o 1.5 D PSA 58cv a entrar pelo red line até cortar nas 5200 RPM
                                                      Até surpreende em velocidade máxima, aliás faz lembrar um pouco aqueles mercedes atmosféricos que depois um gajo dá conta e o velocímetro nunca mais se cansa de avançar ( embora devagar hehe ).
                                                      https://www.youtube.com/watch?v=mBFjHjm0O5M

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por LH Ver Post
                                                        Boas... vou desenterrar este tópico

                                                        Gostava de saber em que sites se consegue obter este tipo de informações (relativos aos Decibéis)...

                                                        Tenho uma megane de 2005 1.5 100cv caixa de 5v e é mesmo muito barulhenta... Nem tem comparação com o Mazda 3 de 2009 1.6d...
                                                        Deve haver algum problema com este megane...

                                                        deves ter isso no livrete, naqueles campos da parte do meio.
                                                        junta-lhe mais meia dúzia de decibéis para o "atualmente" e já tens um valor aproximado.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Eu tenho um Rover 45 1.4 a gasolina e aquilo abaixo dos 150 é para dormir... A partir dos 160 é que começa a dar alguma graça... mas engraçado mesmo é depois dos 170.

                                                          Portanto eu diria uns 60 dB(A) abaixo dos 140 e uma música linda acima dos 160.

                                                          Nos 190-210 é quase um orgasmo múltiplo! Cada km é um orgasmo!

                                                          Hoje a GNR está de férias, certo? Ou estarão a mancar aos 6 no mesmo gajo...

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