Hoje estou aqui para mostrar ao maior número possível de pessoas como é que funciona a Ford em Portugal em termos de venda de veículos novos. Espero que sirva para prevenir futuros compradores desta marca, que só me cativou pelo carro em si, do qual gostei imenso, pois de resto, anulava a compra sem pensar duas vezes.
Encomendei a minha Ford Focus SW 109cv num concessionário oficial da Ford. Na altura, a 2 de Abril, assinei uma nota encomenda no valor de 23.162,50 para uma viatura com Pack Titanium X, Pack Sony V2C, Sensores de estacionamento, Retrovisores recolhiveis e aquecidos e barras de tejadilho prateadas.
Derivado da incapacidade de produção da fábrica da Ford na Alemanha, segundo informações prestadas pelo Chefe de vendas Sr. I.M., e ao processo de abate envolvido no processo de venda, esperei até agora, ou seja, 4 meses e meio, pela entrega da minha carrinha.
Fui então chamado ao Stand pelo mesmo Sr. I. M. para se acertar o preço derivado ao facto de ter havido alterações do IVA para 20%. E eu todo contente.
No decorrer da conversa foi-me informado que o extra Pack Sony V2C não estava instalado porque não havia disponibilidade na fábrica para produção e que, fazendo contas à baixa do IVA e ao aumento do preço deste veículo ocorrido em Junho por ordem da Ford Lusitânia eu teria de pagar a mais que o valor acordado em Abril cerca de 100€. E com menos um extra do que os inicialmente encomendados!
Eu fiquei sem palavras perante tal situação. Eu comprei uma carrinha no dia 2 de Abril por um determinado preço tabelado pela Ford Lusitânia. Assinei uma Promessa de Compra e Venda com todos os extras e preços discriminados. O prazo indicado pela Ford para entrega foi de 26 de Maio. É ridículo que a Ford me esteja agora a exigir que compre a carrinha a um preço superior àquele que foi previamente acordado por ambas as partes e, pior ainda, aumento esse que só me abrangeu porque houve atraso da parte da própria Ford em produzir o veículo. Fiquei indignado com o concessionário que no meu entender estava literalmente a meter-me a mão ao bolso.
Não satisfeito com a informação de que dispunha, recolhi informação em outros concessionários oficiais Ford onde tenho conhecimentos, e foi-me facultada uma comunicação interna da Ford Lusitânia enviada a todos os concessionários no sentido de que estes protegessem os preços à data da encomenda para satisfação do cliente e bom nome da marca. Tomando conhecimento desta directriz, fiquei ainda mais indignado com a atitude do concessionário que, segundo as informações de que dispunha após ler a dita comunicação, não estava a seguir as orientações.
Contudo, após uma conversa com o representante do concessionário que me facultou o documento conclui que, apesar de a Ford Lusitânia estar consciente que esta é a atitude mais correcta, ética e legalmente, incumbe também os concessionários de assumir os custos de tal protecção de preços. Ou seja, a Ford Lusitânia aumenta os preços das viaturas à posteriori da encomenda e atira para as concessionárias a responsabilidade de cobrir “do seu bolso” esse aumento.
Depois de esclarecido este mal entendido, compreendo de todo a posição e atitude do meu concessionário, e lamento que, por ser quem dá a cara ao cliente, tenha sido alvo de suspeitas infundadas da minha parte, pois no meu entender era a concessionária que estava a ter esta prática nada correcta com o cliente.
É de salientar, mais uma vez, a atitude lamentável da Ford Lusitana.
Como mandam as regras reclamei por escrito a esta instituição e a resposta foi “Atendendo ao teor da reclamação apresentada e ao facto da Ford Lusitana não possuir pontos de venda, tomámos a liberdade de a reenviarmos para a sua Concessão, solicitando uma avaliação da situação apresentada e consequente resposta directa a V. Exa.”
A reposta acima não faz qualquer sentido no meu entender.
Antes de apresentar a queixa à Ford Lusitana, enderecei a mesma ao concessionário que me esclareceu que os aumentos são efectuados pela Ford Lusitana. O Stand, enquanto ponto de venda, limita-se a praticar os preços que lhe são aplicados pelo importador que lhe vende as viaturas. A minha reclamação não tem nada a ver com a venda, mas sim com o preço praticado, pelo que não é o stand que tem de dar uma satisfação ao cliente, mas sim a Ford Lusitana que é a empresa que os define.
Mais uma vez, vejo nesta reposta um descarte de responsabilidades por parte da Ford Lusitana que insiste em imputa-las aos concessionários. É lamentável!
O valor do aumento em questão foi de 400€ sobre o preço final. Com muita sinceridade da minha parte, nem é pelos 400€ pois tanto me custa dar 23200€ como 23600€. É tudo uma questão de seriedade e ética para com um cliente. Nem que fosse 1 cêntimo. É triste e muito infeliz este tipo de conduta por parte da Ford Lusitana.
P.S.: Segundo o meu vendedor ainda tive "a sorte" de o meu carro ter sido facturado em Julho, pois caso contrário, seria abrangido pelo aumento de 500€ ocorrido em Agosto!
Encomendei a minha Ford Focus SW 109cv num concessionário oficial da Ford. Na altura, a 2 de Abril, assinei uma nota encomenda no valor de 23.162,50 para uma viatura com Pack Titanium X, Pack Sony V2C, Sensores de estacionamento, Retrovisores recolhiveis e aquecidos e barras de tejadilho prateadas.
Derivado da incapacidade de produção da fábrica da Ford na Alemanha, segundo informações prestadas pelo Chefe de vendas Sr. I.M., e ao processo de abate envolvido no processo de venda, esperei até agora, ou seja, 4 meses e meio, pela entrega da minha carrinha.
Fui então chamado ao Stand pelo mesmo Sr. I. M. para se acertar o preço derivado ao facto de ter havido alterações do IVA para 20%. E eu todo contente.
No decorrer da conversa foi-me informado que o extra Pack Sony V2C não estava instalado porque não havia disponibilidade na fábrica para produção e que, fazendo contas à baixa do IVA e ao aumento do preço deste veículo ocorrido em Junho por ordem da Ford Lusitânia eu teria de pagar a mais que o valor acordado em Abril cerca de 100€. E com menos um extra do que os inicialmente encomendados!
Eu fiquei sem palavras perante tal situação. Eu comprei uma carrinha no dia 2 de Abril por um determinado preço tabelado pela Ford Lusitânia. Assinei uma Promessa de Compra e Venda com todos os extras e preços discriminados. O prazo indicado pela Ford para entrega foi de 26 de Maio. É ridículo que a Ford me esteja agora a exigir que compre a carrinha a um preço superior àquele que foi previamente acordado por ambas as partes e, pior ainda, aumento esse que só me abrangeu porque houve atraso da parte da própria Ford em produzir o veículo. Fiquei indignado com o concessionário que no meu entender estava literalmente a meter-me a mão ao bolso.
Não satisfeito com a informação de que dispunha, recolhi informação em outros concessionários oficiais Ford onde tenho conhecimentos, e foi-me facultada uma comunicação interna da Ford Lusitânia enviada a todos os concessionários no sentido de que estes protegessem os preços à data da encomenda para satisfação do cliente e bom nome da marca. Tomando conhecimento desta directriz, fiquei ainda mais indignado com a atitude do concessionário que, segundo as informações de que dispunha após ler a dita comunicação, não estava a seguir as orientações.
Contudo, após uma conversa com o representante do concessionário que me facultou o documento conclui que, apesar de a Ford Lusitânia estar consciente que esta é a atitude mais correcta, ética e legalmente, incumbe também os concessionários de assumir os custos de tal protecção de preços. Ou seja, a Ford Lusitânia aumenta os preços das viaturas à posteriori da encomenda e atira para as concessionárias a responsabilidade de cobrir “do seu bolso” esse aumento.
Depois de esclarecido este mal entendido, compreendo de todo a posição e atitude do meu concessionário, e lamento que, por ser quem dá a cara ao cliente, tenha sido alvo de suspeitas infundadas da minha parte, pois no meu entender era a concessionária que estava a ter esta prática nada correcta com o cliente.
É de salientar, mais uma vez, a atitude lamentável da Ford Lusitana.
Como mandam as regras reclamei por escrito a esta instituição e a resposta foi “Atendendo ao teor da reclamação apresentada e ao facto da Ford Lusitana não possuir pontos de venda, tomámos a liberdade de a reenviarmos para a sua Concessão, solicitando uma avaliação da situação apresentada e consequente resposta directa a V. Exa.”
A reposta acima não faz qualquer sentido no meu entender.
Antes de apresentar a queixa à Ford Lusitana, enderecei a mesma ao concessionário que me esclareceu que os aumentos são efectuados pela Ford Lusitana. O Stand, enquanto ponto de venda, limita-se a praticar os preços que lhe são aplicados pelo importador que lhe vende as viaturas. A minha reclamação não tem nada a ver com a venda, mas sim com o preço praticado, pelo que não é o stand que tem de dar uma satisfação ao cliente, mas sim a Ford Lusitana que é a empresa que os define.
Mais uma vez, vejo nesta reposta um descarte de responsabilidades por parte da Ford Lusitana que insiste em imputa-las aos concessionários. É lamentável!
O valor do aumento em questão foi de 400€ sobre o preço final. Com muita sinceridade da minha parte, nem é pelos 400€ pois tanto me custa dar 23200€ como 23600€. É tudo uma questão de seriedade e ética para com um cliente. Nem que fosse 1 cêntimo. É triste e muito infeliz este tipo de conduta por parte da Ford Lusitana.
P.S.: Segundo o meu vendedor ainda tive "a sorte" de o meu carro ter sido facturado em Julho, pois caso contrário, seria abrangido pelo aumento de 500€ ocorrido em Agosto!
Comentário