Na hora de comprar carro novo, os portugueses são os europeus que mais optam por carros que emitem menos CO2.
Diario Económico Online
Segundo um relatório da Federação Europeia de Transportes e Ambiente (T&E), citado pela Lusa, dos 18 países da União Europeia com dados disponíveis sobre as emissões de dióxido de carbono (CO2) nos carros novos vendidos em 2007, Portugal foi o país com a frota automóvel nova mais eficiente, com 143 g/km, seguido pela Itália com 146 g/km.
Para a Quercus, associação ambientalista que faz parte da T&E, esta posição prende-se com o facto de os portugueses "serem muito sensíveis ao preço do veículo e ao seu consumo de combustível", comprando carros novos "mais pequenos, de baixa
cilindrada e com menores emissões". A acrescentar ao factor ‘custo’, a carga fiscal é reduzida para quem compra carros com baixa emissão: o valor do Imposto sobre Veículos e o Imposto Único de Circulação ponderam em 60% a componente de emissões de CO2.
Apesar do lugar cimeiro conseguido por Portugal, o presidente da Quercus, Francisco Ferreira, esperava assistir a "uma melhoria mais significativa entre a frota automóvel nova de 2006 e de 2007 com a entrada em vigor das novas regras do imposto automóvel".
Francisco Ferreira reconhece, no entanto, que "os dados de Portugal em comparação com o resto da Europa são animadores no combate às emissões de gases de efeito de estufa causadores das alterações climáticas".
Em Dezembro do ano passado, a Comissão Europeia propôs que os novos carros emitissem em média 130g CO2/km até 2012.
O Comité do Ambiente do Parlamento Europeu irá votar sobre a legislação dos carros e CO2 nos dias 8 e 9 de Setembro.
Diario Económico Online
Segundo um relatório da Federação Europeia de Transportes e Ambiente (T&E), citado pela Lusa, dos 18 países da União Europeia com dados disponíveis sobre as emissões de dióxido de carbono (CO2) nos carros novos vendidos em 2007, Portugal foi o país com a frota automóvel nova mais eficiente, com 143 g/km, seguido pela Itália com 146 g/km.
Para a Quercus, associação ambientalista que faz parte da T&E, esta posição prende-se com o facto de os portugueses "serem muito sensíveis ao preço do veículo e ao seu consumo de combustível", comprando carros novos "mais pequenos, de baixa
cilindrada e com menores emissões". A acrescentar ao factor ‘custo’, a carga fiscal é reduzida para quem compra carros com baixa emissão: o valor do Imposto sobre Veículos e o Imposto Único de Circulação ponderam em 60% a componente de emissões de CO2.
Apesar do lugar cimeiro conseguido por Portugal, o presidente da Quercus, Francisco Ferreira, esperava assistir a "uma melhoria mais significativa entre a frota automóvel nova de 2006 e de 2007 com a entrada em vigor das novas regras do imposto automóvel".
Francisco Ferreira reconhece, no entanto, que "os dados de Portugal em comparação com o resto da Europa são animadores no combate às emissões de gases de efeito de estufa causadores das alterações climáticas".
Em Dezembro do ano passado, a Comissão Europeia propôs que os novos carros emitissem em média 130g CO2/km até 2012.
O Comité do Ambiente do Parlamento Europeu irá votar sobre a legislação dos carros e CO2 nos dias 8 e 9 de Setembro.
Comentário