5 09 2008 Desenvolvivo em parceria com a Suzuki indiana, a Nissan apresentará no Salão Internacional de Paris seu mais novo compacto, o Pixo. Porte e componentes são compartilhados com outro modelo também inédito, o Alto da Suzuki, que teve seus primeiros detalhes divulgados há pouco tempo. Imediatamente após a apresentação na mostra, a marca japonesa botará o modelo à venda, tendo em vista tradicionais concorrentes como Fiat Panda, Peugeot 107, Toyota Aygo, Kia Picanto, Citroën C1 e Chevrolet Matiz.
Onde é que a Suzuki copiou?
Estes projectos conjuntos do segmento A com a Nissan e Suzuki já têm anos.
O tratamento por "clone" é usualmente utilizado para descrever modelos provenientes de projectos comuns que pouco mais diferem que um rebadge e pequenos pormenores.
E ninguém falou em cópia.
Exemplo do tratamento jornalístico do Pixo, na L'Automobile Magazine (mesmo grupo de que faz parte o AutoHoje):
Revealed for the first time at the 2008 Paris Motor Show, the 2009 Alto is the fifth and smallest member of Suzuki’s European lineup. The all-new Alto has an overall length of 3,500mm, width of 1,600mm, height of 1,470mm and a wheelbase of 2,360mm, so it’s roughly the same size as the Fiat 500. Suzuki’s new mini car is powered by a three cylinder 1.0-litre petrol engine with an output of 68 PS that was initially launched on the Splash. Fuel consumption is low at 4.5 lt /100km or 52.2 mpg US / 62.7 mpg UK on the combined cycle while CO2 emissions are 103g/km.
When the new Alto goes on sale in Europe during the first quarter of 2009 it will be offered with a standard five-speed manual transmission and optionally with a four-speed automatic transmission. According to the Japanese automaker's officials, Suzuki aims to achieve annual sales of 60,000 units of its Indian-built minicar in Europe.
Não acredito no que leio Mas pronto, gostos não se discutem.
De resto, o desenho destes carros é muito mau na minha opinião. Sei que o propósito deles é outro, mas originalidade e desenho alegre eram minimamente exigíveis num carro deste tipo. Nem o interior me agradou esteticamente.
Nissan apresenta o Pixo 2013, mais eficiente
De cara a la nueva temporada, Nissan ha presentado la gama 2013 del Pixo. Básicamente es el mismo modelo que todos conocemos pero con ciertas modificaciones en la aerodinámica para mejorar los consumos, y en el equipamiento.
Los nuevos Pixo siguen equipando el motor 1.0i 12v de 68 CV pero ahora emiten 99 g/km de CO2 y podrán evadir el pago de ciertos impuestos para entrar en algunas ciudades europeas. Entre los cambios más tangibles encontramos una consola central terminada en negro lacado, una gama de colores más completa y tapizados renovados. A destacar la incorporación de serie en todos los acabados de un espejo interior fotosensible, algo extraño en la categoría.
La llegada del nuevo Pixo al mercado europeo está prevista para el próximo verano. De momento los precios recomendados y los grados de equipamiento para España no han sido comunicados, aunque no deberían variar demasiado.
Vai ser muito difícil apanhar um por cá, tal como a versão pre-restyling. Até agora não devo ter visto mais de meia dúzia de Pixos, suzuki ainda menos.
Os trigémeos C1/107/Aygo e o Panda não deixam espaço para a concorrência... Nem o Twingo se safa bem
Vai ser muito difícil apanhar um por cá, tal como a versão pre-restyling. Até agora não devo ter visto mais de meia dúzia de Pixos, suzuki ainda menos.
Os trigémeos C1/107/Aygo e o Panda não deixam espaço para a concorrência... Nem o Twingo se safa bem
Comentário