Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Um HDI, dois TDI...

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver Post
    Mas não te esqueças que a versão 1.9 de 130cv tem umas boas baixas, ao contrário de outros motores do mercado.
    Sim, claro. O único TDI fraco em baixas é o 2.0 de 170 cv.

    Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
    Que argumento tão estranho. É que pegando no que escreveste as caixas automáticas são chatas. É que se não pisares com cuidado no acelerador a caixa mete uma ou duas abaixo e aceleras que nem um foguete.
    Sim, o argumento é estranho. Só usei porque estavam a dizer que o motor não era brusco quando, de facto, é.
    Eu sei que não faz qualquer sentido andar com ovos debaixo dos pés.

    Quanto às caixas automáticas, ela só fazem kick-down quando pisas a fundo, não é ao mínimo toque.

    Comentário


      Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver Post
      Mas não te esqueças que a versão 1.9 de 130cv tem umas boas baixas, ao contrário de outros motores do mercado.
      Exacto.
      É a tipificação de motores e opiniões que vão dar sempre ao mesmo.

      A única vez que senti o meu 130 brusco foi quando um amigo meu ao experimentá-la puxou tudo a fundo desde 1ª.
      É lógico que com uma caixa curta (6v) se sente bem o turbo.

      Fora isso andar a bordo da carrinha é uma experiência serena.

      Eu conduzo regularmente abaixo das 2000 rpm, não sei como é possível com um motor brusco (como se diz).

      Se este é brusco, então o que dizer de um 1.6 HDI que abaixo das 1600 rpm não respira. Pisa-se e não há nada para depois haver "muito" de repente.

      Ou que dizer de um 1.3 ctdi na fase da entrada do turbo...


      Há muitas críticas feitas ao TDI com as quais eu concordo plenamente, nomeadamente a nível de ruídos e vibrações. Aqui o HDI é superior.

      Essa do brusco ainda não entendi. Devo ter um 130 especial.

      Comentário


        Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
        Eu não disse que eras um Zé do Boné, não usei nenhum estereotipo e muitos menos te faltei ao respeito. Referi-me, apenas, a quem vê um motor pelo kick. Se te encaixas nisso, é diferente.

        Leia bem o que escreveu...


        Nesta citação, tenho de destacar a parte que está a bold. Achas, sinceramente, que aquilo que escreveste faz sentido?

        Desde quando é que o nosso pé é que define a linearidade de um motor? Se assim fosse, nunca poderíamos dizer que o motor A é mais linear que o B.

        Estás, claramente, a tentar defender o indefensável, na minha opinião.

        Não estou a defender o indefensável, estou a constatar a minha experiência. O nosso pé não defende a linearidade do motor? Que raio? Então mas eu conduzo ou sou conduzido pela máquina? Eu interajo com a máquina ou são totalmente indiferentes os inputs que eu dou? Será que se carregar no acelerador repentinamente e até ao fundo não é diferente de carregar linearmente e sentir o que o motor está a dar? Então mas não somos humanos e com capacidade de aprender com o que nos rodeia (neste caso as curvas de potência, binário e características do motor)?

        Neste fórum, muito pouca gente diz que não está satisfeita com que tem, mesmo que seja a maior porcaria. Portanto, os relatos valem o que valem.
        Nesse caso então os seus relatos tb valem o que valem, dado o descrédito que é dado aos users em geral. Não me referi a mim, por ter poucos posts, mas outros a users, com uns largos milhares de posts, e que as suas opiniões coincidem com a que aqui tenho vindo a expressar.

        Comentário


          Ser brusco: a potência aparece de repente e somos brindados com um belo solavanco;

          Não ser brusco: pisamos, o carro ando o que tem de andar, mas sem haver solavancos e sem kick.

          Elasticidade: ter potência disponível numa alargada escala de rotações.

          Comentário


            Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
            Quanto às caixas automáticas, ela só fazem kick-down quando pisas a fundo, não é ao mínimo toque.
            Olha que não é bem assim.

            Tanto a caixa do Golf como a do Mercedes, a um movimento brusco com o acelerador a caixa responde com uma redução. O pisar a fundo apenas faz com que as passagens se façam em cima do limite de rotações.

            Portanto com qualquer deles, se não fores cuidadoso com o acelerador os passageiros vão sofrer um bons abanões.
            Editado pela última vez por Jbranco; 16 September 2008, 15:27. Razão: ortografia

            Comentário


              Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
              Ser brusco: a potência aparece de repente e somos brindados com um belo solavanco;

              Não ser brusco: pisamos, o carro ando o que tem de andar, mas sem haver solavancos e sem kick.
              Pois, era o que eu pensava.

              É lógico que um motor com 300 Nm às 1900 rpm é mais vigoroso a essa rotação do que um com 200 Nm...

              Se tivessemos um motor com o binário máximo desde o ralenti, seria o cúmulo da brusquidão, pelo menos para quem não soubesse usar o pé direito.

              Comentário


                Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                Ser brusco: a potência aparece de repente e somos brindados com um belo solavanco;

                Não ser brusco: pisamos, o carro ando o que tem de andar, mas sem haver solavancos e sem kick.

                Elasticidade: ter potência disponível numa alargada escala de rotações.
                Não querendo desviar o tema do tópico (sinceramente não se vai chegar a conclusão alguma... os dois lados já estão a desconversar...) um motor pode ter sempre duas dessas características associadas.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por LEON FR Ver Post
                  Não estou a defender o indefensável, estou a constatar a minha experiência. O nosso pé não defende a linearidade do motor? Que raio? Então mas eu conduzo ou sou conduzido pela máquina? Eu interajo com a máquina ou são totalmente indiferentes os inputs que eu dou? Será que se carregar no acelerador repentinamente e até ao fundo não é diferente de carregar linearmente e sentir o que o motor está a dar? Então mas não somos humanos e com capacidade de aprender com o que nos rodeia (neste caso as curvas de potência, binário e características do motor)?
                  Desculpa-me a franqueza, mas isto foi um dos maiores disparates que já li por aqui!

                  Independentemente da nossa forma de conduzir, nunca podemos alterar as características de um motor. Podemos, no máximo, ficar adaptados, ou dizer que gostamos dele assim.

                  Quando fazemos uma ultrapassagem, queremos que o carro seja rápido e o faça da forma mais suave possível. Não vamos andar a pisar o acelerador com cuidado, como é óbvio.

                  Ou seja, no TDI 170 cv temos sempre de pisar o acelerador com cuidado para não levarmos com aquelas descargas repentinas. Se tens de ter cuidado com o acelerador, é porque o motor é brusco. Isto parece-me muito claro.

                  O facto de o dono de um Leon FR só andar em estradas perfeitas, não torna o carro confortável.

                  Resumindo, aquilo que dizes não faz sentido.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por BrunoD Ver Post
                    Não querendo desviar o tema do tópico (sinceramente não se vai chegar a conclusão alguma... os dois lados já estão a desconversar...) um motor pode ter sempre duas dessas características associadas.
                    Sim, sem dúvida. O 1.9 TDI 130 cv é brusco e elástico.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                      Desculpa-me a franqueza, mas isto foi um dos maiores disparates que já li por aqui!
                      (...)
                      Quando fazemos uma ultrapassagem, queremos que o carro seja rápido e o faça da forma mais suave possível. Não vamos andar a pisar o acelerador com cuidado, como é óbvio.

                      Ou seja, no TDI 170 cv temos sempre de pisar o acelerador com cuidado para não levarmos com aquelas descargas repentinas. Se tens de ter cuidado com o acelerador, é porque o motor é brusco. Isto parece-me muito claro.
                      ...
                      Ou seja, se fores num SL 65 AMG e pisares para ultrapassar, pisas a fundo porque não vais ter descargas de potência repentinas...
                      ...não precisas de cuidado com o acelerador.

                      Comentário


                        Atenção que eu também acho o TDI de 170cv desagradável quando comparados com outros CR de potencia identica, mas tenho essa opinião por outras razões. ;)

                        Comentário


                          Isto é brilhante.
                          Eu tbem já conduzi durante algum tempo dps de tirar a carta um 956 cm3 c 42 cv já a gastar óleo. Uma arrastadeira. No entanto, eu lá fazia os meus pequenos truques para tirar dele o máximo q podia. Isto faz dele menos arrastadeira?
                          Mas q raio, é claro q se todos pensamos, temos a capacidade de tentar usar as propriedades do carro de maneira à maneira q mais gostamos. Mas se tenho q fazer um esforço para fazer uma condução linear, ou desportiva,m então é pq o conjunto motor-transmissão n é o mais adequado.
                          Eu tenho um TDi140cv, e já conduzi o de 170cv em dois carros, n têm nada a ver o de 140cv é um dos 2.0 mais lineares e o de 170 conduz-se qse como um gasolina italiano ou japonês q sobe de rotação mais depressa mas n dá nada ao inicio.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                            Olha que não é bem assim.

                            Tanto a caixa do Golf como a do Mercedes, a um movimento brusco com o acelerador a caixa responde com uma redução. O pisar a fundo apenas faz com que as passagens se façam em cima do limite de rotações.

                            Portanto com qualquer deles, se não fores cuidadoso com o acelerador os passageiros vão sofrer um bons abanões.
                            Sim, mas aí já estamos a falar de pessoas que não sabem mesmo usar o acelerador.

                            Eu sou um fã das caixas auto e nunca tive grandes problemas.

                            Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                            Pois, era o que eu pensava.

                            É lógico que um motor com 300 Nm às 1900 rpm é mais vigoroso a essa rotação do que um com 200 Nm...

                            Se tivessemos um motor com o binário máximo desde o ralenti, seria o cúmulo da brusquidão, pelo menos para quem não soubesse usar o pé direito.
                            Sim, mas se pegares, por exemplo, nos TDI CR, vês que, com o mesmo binário, a suavidade é muito maior.
                            São igualmente rápidos, mas sem solavancos e brusquidão.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                              Sim, mas se pegares, por exemplo, nos TDI CR, vês que, com o mesmo binário, a suavidade é muito maior.
                              São igualmente rápidos, mas sem solavancos e brusquidão.
                              Para isso tem de acontecer uma de duas coisas (ou ambas):

                              - O motor começar a puxar muito mais cedo

                              e/ou

                              - Ficar totalmente disponível mais tarde.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                Ou seja, se fores num SL 65 AMG e pisares para ultrapassar, pisas a fundo porque não vais ter descargas de potência repentinas...
                                ...não precisas de cuidado com o acelerador.
                                Estás a falar de um super-desportivo com 1000 nm de binário, ou lá o que é. Aqui, o objectivo é proporcionar sensações e emoções, não é ser suave.

                                Que eu saiba, o objectivo de um Passat 2.0 TDI 170 cv, por exemplo, não é o mesmo deste SL que falas.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                  Estás a falar de um super-desportivo com 1000 nm de binário, ou lá o que é. Aqui, o objectivo é proporcionar sensações e emoções, não é ser suave.

                                  Que eu saiba, o objectivo de um Passat 2.0 TDI 170 cv, por exemplo, não é o mesmo deste SL que falas.
                                  A ideia não é comparar, naturalmente.

                                  Vou colocar a questão de outra forma a ver se me consigo explicar melhor:

                                  Dizes que o TDI é brusco (eu falo no 130, porque o 170 parece ser amorfo em baixas).

                                  Imaginemos o seguinte cenário:

                                  Tu no TDI vais às 1900 rpm (onde tens cerca de 300 Nm de binário) e pisas a fundo. É brusco.

                                  Agora imagina que vais num outro carro a gasolina atmosférico numa zona de rotações onde fazendo a conversão tenhas a mesma potência disponível; Isto podem significar 4000 rpm ou mais em alguns carros.
                                  Imagina que nesse carro a gasolina pisas a fundo nessa rotação e numa mudança equivalente,

                                  A resposta não vai ser brusca ?

                                  Ou seja, é natural que um carro numa zona de pouca potência não seja brusco...

                                  Comentário


                                    A partir da última citação do ilustre administrador, encerro a minha participação neste tópico, de forma definitiva.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                      A ideia não é comparar, naturalmente.

                                      Vou colocar a questão de outra forma a ver se me consigo explicar melhor:

                                      Dizes que o TDI é brusco (eu falo no 130, porque o 170 parece ser amorfo em baixas).

                                      Imaginemos o seguinte cenário:

                                      Tu no TDI vais às 1900 rpm (onde tens cerca de 300 Nm de binário) e pisas a fundo. É brusco.

                                      Agora imagina que vais num outro carro a gasolina atmosférico numa zona de rotações onde fazendo a conversão tenhas a mesma potência disponível; Isto podem significar 4000 rpm ou mais em alguns carros.
                                      Imagina que nesse carro a gasolina pisas a fundo nessa rotação e numa mudança equivalente,

                                      A resposta não vai ser brusca ?

                                      Ou seja, é natural que um carro numa zona de pouca potência não seja brusco...

                                      Um carro a gasolina com um potência "normal" não vai entregá-la de forma brusca.
                                      Mas se for um desportivo, até aceito isso bem.

                                      É quase a mesma coisa que o conforto: o nível de conforto de um Leon é baixo para um pequeno familiar, mas já não o é para um desportivo.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por JGTB Ver Post

                                        Neste fórum, muito pouca gente diz que não está satisfeita com que tem, mesmo que seja a maior porcaria. Portanto, os relatos valem o que valem.

                                        Eu digo!

                                        Tive um Golf IV 110. Mau chassis, maus acabamentos, mau comportamento em curva, fraca montagem...

                                        O motor gosto, sempre gostei, economico, fiavel e continuava a impressionar pelo andamento.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                          Estás a falar de um super-desportivo com 1000 nm de binário, ou lá o que é. Aqui, o objectivo é proporcionar sensações e emoções, não é ser suave.

                                          Que eu saiba, o objectivo de um Passat 2.0 TDI 170 cv, por exemplo, não é o mesmo deste SL que falas.
                                          Olha, usa o meu M. Tem binário de diesel e é linear...pelos menos é um motor apregoado como tal mas garanto-te que mesmo sem acelerador a fundo o faço ser bruto...e bem mais bruto que qualquer um destes TDis em questão (e falo nas 2000/3000 rpms e sem ter que passar as 4000).

                                          Quero com isto dizer que a linearidade não se vê propriamente no início da entrega...mas sim se depois esta é continuada se sem alterações...ou seja, vamos aos gráficos ver como são as rectas de binário e potência.
                                          O que é notório é que o CR é mais suave, logo menos bruto mas mais ou menos linear...vamos às ditas curvas de potência e binário.

                                          O 2.0PD 170 tem a entrega bruta...mas depois é prolongada e vai crescendo...logo tem linearidade. Quando se fala em dosear o acelerador é para mitigar essa entrega inicial mais bruta e logo de seguida calcar até ao fundo se necessário.

                                          Quanto aos motores da BMW andarem mais...de facto tendo um 177 contra os 170 do PD deveria andar mais...ainda que aqui entrem outras variáveis coma a caixa, peso etc...mas não venha dizer que na zona de descarga que os CR são igualmente rápidos...não são (isto para potências idênticas).

                                          Acho que temos por isso que distinguir entre SUAVIDADE e LINEARIDADE.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                            Um carro a gasolina com um potência "normal" não vai entregá-la de forma brusca.
                                            Mas se for um desportivo, até aceito isso bem.

                                            É quase a mesma coisa que o conforto: o nível de conforto de um Leon é baixo para um pequeno familiar, mas já não o é para um desportivo.
                                            Totalmente de acordo aqui.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por don.juan Ver Post
                                              Olha, usa o meu M. Tem binário de diesel e é linear...pelos menos é um motor apregoado como tal mas garanto-te que mesmo sem acelerador a fundo o faço ser bruto...e bem mais bruto que qualquer um destes TDis em questão (e falo nas 2000/3000 rpms e sem ter que passar as 4000).

                                              Quero com isto dizer que a linearidade não se vê propriamente no início da entrega...mas sim se depois esta é continuada se sem alterações...ou seja, vamos aos gráficos ver como são as rectas de binário e potência.
                                              O que é notório é que o CR é mais suave, logo menos bruto mas mais ou menos linear...vamos às ditas curvas de potência e binário.

                                              O 2.0PD 170 tem a entrega bruta...mas depois é prolongada e vai crescendo...logo tem linearidade. Quando se fala em dosear o acelerador é para mitigar essa entrega inicial mais bruta e logo de seguida calcar até ao fundo se necessário.

                                              Quanto aos motores da BMW andarem mais...de facto tendo um 177 contra os 170 do PD deveria andar mais...ainda que aqui entrem outras variáveis coma a caixa, peso etc...mas não venha dizer que na zona de descarga que os CR são igualmente rápidos...não são (isto para potências idênticas).

                                              Acho que temos por isso que distinguir entre SUAVIDADE e LINEARIDADE.
                                              Concordo.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                                Sim, claro. O único TDI fraco em baixas é o 2.0 de 170 cv.
                                                lá vou eu repetir o que já disse mas enfim....

                                                eu, há um ano atrás comprei um 8p pd170 e fiz varios test drive a este carro e ao bmw 120d cr177

                                                o motor pd relevou ter baixas fenomenais comparativamente ao cr177, alias, tudo a não ser velocidade de ponta, é superior no motor pd170.

                                                eu comprei o carro e o senhor apenas fala do que lê e ouve os outros falar ou então uma pequena voltinha que possa ter dado.

                                                acho que o meu argumento é um pouco mais valido que o seu, eu tenho o carro e o senhor não!

                                                falando de motores bruscos.... a brusquidão é defenida pela azelhiçe de quem conduz (mal) o carro!
                                                o meu 8l pd130 é muito mais explosivo em baixas e só apartir das 3mil é que se nota a falta das 16v.


                                                ps: não percebo como pessoas que não têm os carros que aqui estão a ser debatidos podem tem opiniões tão vincadas (erradamente) acerca dos mesmos.

                                                ps: (será que é desta que sou banido por, respeitosamente, discordar de um moderador?)

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por audia3tdi Ver Post
                                                  lá vou eu repetir o que já disse mas enfim....

                                                  eu, há um ano atrás comprei um 8p pd170 e fiz varios test drive a este carro e ao bmw 120d cr177

                                                  o motor pd relevou ter baixas fenomenais comparativamente ao cr177, alias, tudo a não ser velocidade de ponta, é superior no motor pd170.

                                                  eu comprei o carro e o senhor apenas fala do que lê e ouve os outros falar ou então uma pequena voltinha que possa ter dado.

                                                  acho que o meu argumento é um pouco mais valido que o seu, eu tenho o carro e o senhor não!

                                                  falando de motores bruscos.... a brusquidão é defenida pela azelhiçe de quem conduz (mal) o carro!
                                                  o meu 8l pd130 é muito mais explosivo em baixas e só apartir das 3mil é que se nota a falta das 16v.


                                                  ps: não percebo como pessoas que não têm os carros que aqui estão a ser debatidos podem tem opiniões tão vincadas (erradamente) acerca dos mesmos.

                                                  ps: (será que é desta que sou banido por, respeitosamente, discordar de um moderador?)
                                                  Por acaso nunca andei em nenhum carro com o tdi de 170cv, mas acredito que devido ao A3 ser um dos carros mais leves que monta este motor, a falada apatia até às 2.000 rpm não se faça sentir tanto.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por audia3tdi Ver Post
                                                    lá vou eu repetir o que já disse mas enfim....

                                                    eu, há um ano atrás comprei um 8p pd170 e fiz varios test drive a este carro e ao bmw 120d cr177

                                                    o motor pd relevou ter baixas fenomenais comparativamente ao cr177, alias, tudo a não ser velocidade de ponta, é superior no motor pd170.

                                                    eu comprei o carro e o senhor apenas fala do que lê e ouve os outros falar ou então uma pequena voltinha que possa ter dado.

                                                    acho que o meu argumento é um pouco mais valido que o seu, eu tenho o carro e o senhor não!

                                                    falando de motores bruscos.... a brusquidão é defenida pela azelhiçe de quem conduz (mal) o carro!
                                                    o meu 8l pd130 é muito mais explosivo em baixas e só apartir das 3mil é que se nota a falta das 16v.


                                                    ps: não percebo como pessoas que não têm os carros que aqui estão a ser debatidos podem tem opiniões tão vincadas (erradamente) acerca dos mesmos.

                                                    ps: (será que é desta que sou banido por, respeitosamente, discordar de um moderador?)
                                                    O 20d é superior em consumos também.

                                                    E sim o PD130 a partir das 3000rpm não existe por causa das 8v. Conheço bem este motor montado numa A4 Avant.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Filipe Miguel F. Lopes Ver Post
                                                      O 20d é superior em consumos também.

                                                      E sim o PD130 a partir das 3000rpm não existe por causa das 8v. Conheço bem este motor montado numa A4 Avant.
                                                      Existe, existe !!

                                                      eu já cheguei às 4,600 rpm em 6ª com um (mais de 240 km/h a descer claro).

                                                      Dizer que não existe depois das 3.000 é um graaaannnde exagero.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por Filipe Miguel F. Lopes Ver Post
                                                        O 20d é superior em consumos também.

                                                        E sim o PD130 a partir das 3000rpm não existe por causa das 8v. Conheço bem este motor montado numa A4 Avant.
                                                        Humm...

                                                        Olha aqui o meu motor que não existe depois das 3000 rpm a fazer quase 5000 rpm em 3ª já bem dentro do red-line. Curiosamente, montado numa A4 Avant...

                                                        http://br.youtube.com/watch?v=F0bdQKi9w7g

                                                        Façam um favor, informem-se correctamente antes de fazer afirmações sem fundamento.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                                          Humm...

                                                          Olha aqui o meu motor que não existe depois das 3000 rpm a fazer quase 5000 rpm em 3ª já bem dentro do red-line. Curiosamente, montado numa A4 Avant...

                                                          http://br.youtube.com/watch?v=F0bdQKi9w7g

                                                          Façam um favor, informem-se correctamente antes de fazer afirmações sem fundamento.
                                                          Eu já andei várias vezes numa igual à tua.

                                                          Talvez seja pela brutal entrega de binário entre as ~2000 e 2800rpm que pareça que já não desenvolve depois disso.

                                                          E não é sem fundamento.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                            Existe, existe !!

                                                            eu já cheguei às 4,600 rpm em 6ª com um (mais de 240 km/h a descer claro).

                                                            Dizer que não existe depois das 3.000 é um graaaannnde exagero.
                                                            Pronto é um exagero mas não tanto quanto dizes.

                                                            Talvez tenha a ver com a brutal entrega de binário antes das 3000rpm.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por Filipe Miguel F. Lopes Ver Post
                                                              Eu já andei várias vezes numa igual à tua.

                                                              Talvez seja pela brutal entrega de binário entre as ~2000 e 2800rpm que pareça que já não desenvolve depois disso.

                                                              ...
                                                              Ah...

                                                              Isso já é outra questão.

                                                              Nós estamos habituados a que num carro a gasolina exista um crescendo de potência que acompanha a subida de rotações.
                                                              Nos diesel isso é menos frequente.
                                                              Aqui não se trata de perder, mas sim de não teres o crescendo que se está à espera (isso eu sinto).

                                                              Mas se queres sentir um diesel a morrer depois das 3000, conduz um 1.6 HDI 92cv e vais ver que há situações em que vale mais meteres a mudança seguinte do que estares a insistir em passar muito dessa rotação.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X