Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Processo de venda de carro

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Há aldrabões por todo o lado e todo o cuidado é pouco, estejamos nós a falar de um carro ou de uma casa/terreno.

    Na posição de vendedor apenas se deverá passar a chave para a mão após a boa cobrança de um cheque ou confirmação da veracidade do numerário.

    Sugiro que se faça a transacção no balcão ao qual a nossa conta está associada, na presença de ambos. Quem for sério não terá qualquer problema de estar ao nosso lado enquanto as notas passam na máquina ou o cheque é verificado.

    Fica uma história, não de um carro, mas de uma propriedade. A minha família possui uma quinta na periferia de uma cidade, 90% da qual localizada em zona protegida. Um célebre dia, estamos nós a meio de uma almoçarada de fim de semana, aparecem dois jipes (um Discovery e um Range) com 1 marmanjo e 4 casais, vindos da zona verde e param no pátio. Entretanto o tal artista saca de umas plantas topográficas da câmara adulteradas e de um projecto de loteamento + umas brochuras com moradias em 3D e começa a explicar onde seriam feitas as supostas estradas, onde se localizariam os lotes, etc. Ao ver o cenário o meu avó vai perguntar o que se passa, ficando preplexo com a resposta. A conversa azedou, soltaram-se os cães e chamou-se a polícia para comunicar a ocorrência. Passado meio ano aparece o homem de um dos casais a pedir ao meu avó para ir testemunhar em tribunal contra o artista. Resultado, cada casal foi burlado em 50'000€ e o aldrabão encontrar-se-ia no Brasil, sem bilhete de retorno.

    Comentário


      Verdade seja dita é uma das razoes porque nao compro carros/vendo carros a particulares....devido a estas situações que podem acontecer....e que nao sabemos muito bem o que fazer....logo aqui há um problema...pois se nao me engano nao sao permitidos por lei vendas entre particulares (negocios destes...se nao me engano é algo deste genero....dai o cuidado nas transacções ser pouco...pois se algo correr mal....)

      O que sei é que sao necessarios os documentos BI e numero de contribuinte para efectuar a troca de propriedade...bem pelo menos os BI...para verificar a veracidade da assinatura...agora nao aconselho realmente a dar estes documentos a ninguem...contornar a situação......

      E depois....registo de transferencia de propriedade devia ser na hora e nao deixar para depois...e eliminar seguros e tudo logo...ou seja...deixar tudo limpinho....na hora.....para nao termos chatices!!!


      A minha teoria para o fulano querer pagar depois do fecho do banco numa 6ª.....ponham-se no lugar de um comprador de carro desconhecido....e digam lá se nao fariam o mesmo.....é uma salvaguarda para poder ter uns dias para testar o vosso carro e se a coisa correr mal....anular a compra! É como tudo...um dia também fomos compradores!

      Comentário


        Originalmente Colocado por btc530d Ver Post
        Verdade seja dita é uma das razoes porque nao compro carros/vendo carros a particulares....devido a estas situações que podem acontecer....e que nao sabemos muito bem o que fazer....logo aqui há um problema...pois se nao me engano nao sao permitidos por lei vendas entre particulares (negocios destes...se nao me engano é algo deste genero....dai o cuidado nas transacções ser pouco...pois se algo correr mal....)
        Errado. Não há nada que impeça este tipo de transacções.

        Originalmente Colocado por btc530d Ver Post
        O que sei é que sao necessarios os documentos BI e numero de contribuinte para efectuar a troca de propriedade...bem pelo menos os BI...para verificar a veracidade da assinatura...agora nao aconselho realmente a dar estes documentos a ninguem...contornar a situação......
        Correcto se te referes à necessidade destes para o preenchimento da declaração de venda. Errado se te referes à apresentação da mesma na conservatória. Apenas é necessário o Mod 2 (ou Mod. Único, agora) e os documentos da viatura.

        Comentário


          Ele pareceu-me sério.

          Aliás nem ele, nem eu tinhamos experiencia de transacções deste tipo. O negócio foi feito com dinheiro à vista, não aceitava de outra forma. No local combinado, levei uns amigos para não ter surpresas desagradáveis.

          E deu o dinheiro vivo e eu tive o cuidado de confirmar que as notas eram verdadeiras.

          Assinei o modelo 2, dei-lhe todos os documentos do carro. Anulei o seguro na sexta à noite e ele levou já seguro feito no Sabado à tarde. Fiquei com os papeis verdes e a vinheta do meu seguro e foi tudo sem problemas.

          Não me pediu copia do BI nem do contribuinte e pensei que não era preciso, ele telefona-me a pedir isso por carta para casa dele. Porque diz que pedem no registo automóvel.

          Por isso a minha duvida. Mas envio os documentos traçados.

          Obrigado Mrs X

          Comentário


            Originalmente Colocado por Arthe Ver Post
            Ele pareceu-me sério.

            Aliás nem ele, nem eu tinhamos experiencia de transacções deste tipo. O negócio foi feito com dinheiro à vista, não aceitava de outra forma. No local combinado, levei uns amigos para não ter surpresas desagradáveis.

            E deu o dinheiro vivo e eu tive o cuidado de confirmar que as notas eram verdadeiras.

            Assinei o modelo 2, dei-lhe todos os documentos do carro. Anulei o seguro na sexta à noite e ele levou já seguro feito no Sabado à tarde. Fiquei com os papeis verdes e a vinheta do meu seguro e foi tudo sem problemas.

            Não me pediu copia do BI nem do contribuinte e pensei que não era preciso, ele telefona-me a pedir isso por carta para casa dele. Porque diz que pedem no registo automóvel.

            Por isso a minha duvida. Mas envio os documentos traçados.

            Obrigado Mrs X
            Até hoje nunca me foram pedidos para averbamento os documentos quer do antigo quer do novo proprietário e quase que posso dizer que faço disso vida . Só se estiverem a ser picuinhas na conservatória onde ele vai

            Mas envia assim as cópias. Sempre que entrego cópias de documentos meus a qualquer organismo vão sempre assim traçadas.

            Comentário


              Originalmente Colocado por Mrs X Ver Post
              Até hoje nunca me foram pedidos para averbamento os documentos quer do antigo quer do novo proprietário e quase que posso dizer que faço disso vida . Só se estiverem a ser picuinhas na conservatória onde ele vai

              Mas envia assim as cópias. Sempre que entrego cópias de documentos meus a qualquer organismo vão sempre assim traçadas.

              Eu já fiz duas transferências (de uma mota e de um carro) para o meu nome e em ambas foi necessário apresentar cópias do BI e contribuinte do anterior proprietário e minhas (ambas na loja do cidadão do Porto), para quem faz disto vida acho muito estranho nunca ter precisado destes documentos.

              Comentário


                Originalmente Colocado por MacRanger Ver Post
                Eu já fiz duas transferências (de uma mota e de um carro) para o meu nome e em ambas foi necessário apresentar cópias do BI e contribuinte do anterior proprietário e minhas (ambas na loja do cidadão do Porto), para quem faz disto vida acho muito estranho nunca ter precisado destes documentos.
                Pediram-tas ou simplesmente entregaste e aceitaram-nas? É que são coisas diferentes

                E sim, nunca mas pediram e não faço 1 ou 2 averbamentos por ano.

                Como a minha palavra não chega, deixo aqui duas páginas que poderão ser úteis...

                http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/ir...propriedade-e/
                (nesta não são sequer mencionados BI e NIF como necessários)

                http://www.portaldocidadao.pt/PORTAL...para requerer?

                Neste diz taxativamente :

                - Documento de Identificação (Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão), bastando indicar o número, quer do vendedor, quer do comprador;
                - Cartão de Contribuinte (quer do vendedor, quer do comprador. Não é preciso a apresentação, basta indicação do número);

                Comentário


                  Originalmente Colocado por Mrs X Ver Post
                  Pediram-tas ou simplesmente entregaste e aceitaram-nas? É que são coisas diferentes

                  E sim, nunca mas pediram e não faço 1 ou 2 averbamentos por ano.

                  Como a minha palavra não chega, deixo aqui duas páginas que poderão ser úteis...

                  http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/ir...propriedade-e/
                  (nesta não são sequer mencionados BI e NIF como necessários)

                  http://www.portaldocidadao.pt/PORTAL...para requerer?

                  Neste diz taxativamente :
                  Só se funciona assim recentemente.

                  A última transferência que fiz, em 2004, pediram-me as cópias do BI e contribuinte, e disseram-me logo que sem isso não o faziam. Felizmente tinha-os comigo.

                  Isto passou-se na Loja do Cidadão das Laranjeiras.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por BrunoD Ver Post
                    Só se funciona assim recentemente.

                    A última transferência que fiz, em 2004, pediram-me as cópias do BI e contribuinte, e disseram-me logo que sem isso não o faziam. Felizmente tinha-os comigo.

                    Isto passou-se na Loja do Cidadão das Laranjeiras.
                    Obviamente não me estou a referir a como se fazia uma transferência há 4 anos atrás, nem eu me lembro! Estou a dizer como se processa agora (pelo menos de há 2 anos para cá), que julgo ser o que interessa neste momento.

                    Mas lá está. Eu estou a referir a info que tenho e o que se passa nos processos por mim tratados. Não posso falar pelas outras pessoas nem por todas as conservatórias. E por isso mesmo coloquei os links com a info disponível no Instituto de Registos e Notariado e no Portal do Cidadão. Quem quiser acredita, quem não quiser não acredita. Amigos na mesma

                    Comentário


                      Vender automovel usado

                      Boa noite,

                      Podiam-me dar algumas "dicas" para vender um automovel a um particular.
                      Como deve ser efectuado o pagamento? Passar o carro para o nome do novo dono? etc.

                      Obrigado

                      Comentário


                        mesmo vendas para o comercio é preciso estar muito atento e sempre desconfiado, quanto mais num particular. o nosso interesse sempre em primeiro lugar, e estar precavido e nao se deixar ir em tentaçoes e ilusoes.

                        se queres vender...teras varios interessados, e acabaras por vender o carro sendo apenas uma questao de tempo, ou de valores....como ja a muito tempo descobri...todos os carros tem comprador, independentemente de alguns valores, so temos é q encontrar onde eles estao!

                        se tiveres varios interessados, nao te deixes ir em cantigas, pretextos e desculpas, nao vendes ao 1º, vendes ao 2º, nao vendes ao segundo eventualmente acabaras por vender.
                        ja conheci pessoas q ficam sem o carro, e sem o dinheiro, e com muitas dores de cabeça para o futuro, pois judicialmente as coisas sao feitas muito devagar e parece q so benificiam quem pratica o mal! conheço muitos esquemas de burlas envolvendo supostos interessados nos nossos carros, e em vendedores de carros do tio, do filho, do avo, do gato e do piriquito

                        pagamentos aceites, cheque visado e depositado na tua conta na presença do comprador, ou entao em numerario/dinheiro, e igualmente depositado na tua conta com presença do comprador(nao foi so uma vez q me passou "funny money" pela mao). transferencia bancaria tb é bastante seguro, se tiverem conta na mesma entidade bancaria, facilita bastante as coisas!

                        so depois de comprovares q recebes o dinheiro, entregas a declaraçao de venda e documentos do carro ao comprador, se possivel vao os dois ao registo automovel fazer a alteraçao de registo de propriedade (eu faço-o sempre), se nao for possivel, garante q ficas com todos os dados do comprador, telefone, fotocopia da declaraçao de venda, contribuinte e do bi! para evitares problemas no futuro caso o carro continue em teu nome, sendo assim portanto da tua responsabilidade quaisqueres actos ilicitos q possam vir a acontecer, portagens, assaltos, atropelamentos, postos de abastecimento, etc

                        PS:cuidado ao deixares exprimentar o teu carro a outra pessoa...numca percas de vista o carro, principalmente as chaves. quando alguem quiser exprimentar o carro, conduzes-o tu ate um local seguro, e depois vais sempre no local do passageiro, numca saias do carro sem tirar as chaves da igniçao. se possivel numca vas sozinho mostrar o carro.
                        PS2: outra dica, se tiverem q tratar de alguma documentaçao, ou encontro escolhe sitios com video vigilancia, parques de estacionamento, postos de abastecimento...e nos bancos claro, quando forem tratar do pagamento, mais um motivo para a outra parte estar presente

                        so ha uma forma de vender/comprar um carro....é da forma segura
                        Editado pela última vez por ELgatu; 29 December 2008, 05:19.

                        Comentário


                          Boa noite a todos

                          Também estou a tentar vender o meu VW Sharan e estou a ter alguma dificuldade.
                          Não pelo preço (porque até está baixo, comparando com os restantes nas mesmas condições) ou pelas condições em que se encontra o carro.
                          Acho que o canal que utilizo não é o mais eficaz para o carro em questão. Tenho o anúncio no standvirtual.com e recebo muitos comentários, mas nenhum em concreto.

                          Depois der ter lido todas as opiniões, acho que vou optar por colocar um papel no vidro do carro, para ver se tenho mais sucesso e depois relato.

                          Cumprimentos

                          Comentário


                            Por norma os stands de usados compram carros usados?

                            Tenho um carro já com cerca de 14 anos que quero vender rapidamente sem me chatear muito. Qual o melhor metodo para o vender? Acredito que a venda a um particular possa render mais mas se um stand me comprasse "logo" o carro acho que preferia.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por uhgo Ver Post
                              Por norma os stands de usados compram carros usados?

                              Tenho um carro já com cerca de 14 anos que quero vender rapidamente sem me chatear muito. Qual o melhor metodo para o vender? Acredito que a venda a um particular possa render mais mas se um stand me comprasse "logo" o carro acho que preferia.
                              qual é o carro?
                              se poderes da mais promenores por pm

                              cumprimentos

                              Comentário


                                Já agora, e mudando um pouco o tema da conversa, estou interessado em comprar um certo carro. Acontece que esse carro, de Dezembro de 2003, está parado há algum tempo e não tem selo nem seguro.

                                1- quando o passar para meu nome e comprar o selo, não vou apanhar multa por o comprar fora do prazo?
                                2- como faço com o seguro? Posso assegurá-lo antes de estar em meu nome?

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por RedHeart Ver Post
                                  Já agora, e mudando um pouco o tema da conversa, estou interessado em comprar um certo carro. Acontece que esse carro, de Dezembro de 2003, está parado há algum tempo e não tem selo nem seguro.

                                  1- quando o passar para meu nome e comprar o selo, não vou apanhar multa por o comprar fora do prazo?
                                  2- como faço com o seguro? Posso assegurá-lo antes de estar em meu nome?

                                  Só para relembrar a questão

                                  Comentário


                                    Papel "VENDE-SE" no vidro do carro

                                    Boa noite,

                                    Alguém ja teve, ou conhece alguém que tenha tido problemas por colocar o papelinho "VENDE-SE" ou "930 000 000" no vidro do carro?

                                    Obrigado,

                                    PS. Refiro-me a probelemas da ilegalidade.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por uhgo Ver Post
                                      Boa noite,

                                      Alguém ja teve, ou conhece alguém que tenha tido problemas por colocar o papelinho "VENDE-SE" ou "930 000 000" no vidro do carro?

                                      Obrigado,

                                      PS. Refiro-me a probelemas da ilegalidade.
                                      Nas casas por a palavra, VENDE-SE é ilegal.

                                      Ou Trata, Vende, vendo etc...Nos carros não sei.

                                      Comentário


                                        Penso que será ilegal se estiver parado num local público. Se estiver num local privado não haverá impedimento. Se bem me lembro foi isso que li numa revista qualquer.

                                        Comentário


                                          Já ouvi de um caso em que seguiram o "vendedor" e lhe ligaram em andamento a perguntar se tinha o carro a venda e foi apanhado.....nao sei bem como isso ficou.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por JRodrigues Ver Post
                                            Penso que será ilegal se estiver parado num local público. Se estiver num local privado não haverá impedimento. Se bem me lembro foi isso que li numa revista qualquer.
                                            julgo que é assim que funciona

                                            Comentário


                                              O estacionamento de veículos ostentando qualquer informação com vista à sua transacção (ex: vende-se, procuro novo dono, n.º de telemóvel, entre outros), é proibido e considerado abusivo, pelo que este será rebocado. (Art.ºs 50.º e 163.º)

                                              http://www.jornalinside.com/noticias.php?nid=3572

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por uhgo Ver Post
                                                Boa noite,

                                                Alguém ja teve, ou conhece alguém que tenha tido problemas por colocar o papelinho "VENDE-SE" ou "930 000 000" no vidro do carro?

                                                Obrigado,

                                                PS. Refiro-me a probelemas da ilegalidade.
                                                Isso passou a ser proibido por causa dos vendedores "profissionais" que
                                                estacionavam os carros em todo o lado que lhes apetecia, com os ditos
                                                letreiros.

                                                Assim, qualquer carro estacionado, com um papel qualquer que sugira que o
                                                carro está para venda, é considerado como estacionamento proibido /
                                                abusivo (tal como estacionar numa rotunda, ou estar mais de 60 dias
                                                parado no mesmo local).

                                                Estacionamento abusivo:

                                                http://www.dgpj.mj.pt/DGPJ/sections/...=1181841738.14

                                                Código da estrada (Artigo 50º - Proibição de Estacionamento).
                                                Não consegui encontrar um link com o código actualizado. Pelo menos
                                                não consegui abrir:
                                                http://www.dre.pt/pdf1sdip/2008/07/12500/0408804089.PDF

                                                Eram 60 a 300 euros de multa em 2005.
                                                E provavelmente o carro é rebocado e acresce o reboque.

                                                Comentário


                                                  Sei que é um risco... Mas é normal a policia levantar problemas?

                                                  Tou a falar de um gajo (eu) que só quer despachar o carrito. Não vou vender uma frota nem estar mais de 1 dia com o carro parado.

                                                  Só não quero é arriscar se souber que o mais certo é apanhar uma multa/reboque... era quase o valor do carro

                                                  Comentário


                                                    ilegal

                                                    ola

                                                    conheco varias pessoas que colocaram um papelinho desses sem nenhum problema... no entanto, sei de um caso que eles resolveram mesmo embirrar e a bela da multa lá apareceu.

                                                    Aqui na zona existem sitios, normalmente terrenos descampados onde o ppl estaciona os carros que quer vender, agora neste caso desconheco totalmente a legalidade do mesmo...

                                                    cumps,

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por uhgo Ver Post
                                                      Sei que é um risco... Mas é normal a policia levantar problemas?

                                                      Tou a falar de um gajo (eu) que só quer despachar o carrito. Não vou vender uma frota nem estar mais de 1 dia com o carro parado.

                                                      Só não quero é arriscar se souber que o mais certo é apanhar uma multa/reboque... era quase o valor do carro
                                                      Tens N sites (standvirtual, classificados pt, etc.) e outros locais (jornais, teletexto - há quem lá vá)

                                                      Se a PSP quiser pode autuar

                                                      IN CE

                                                      Artigo 50.º
                                                      Proibição de estacionamento
                                                      1 - É proibido o estacionamento:
                                                      a) Impedindo o trânsito de veículos ou obrigando à utilização da parte da faixa de rodagem destinada
                                                      ...

                                                      i) De veículos ostentando qualquer informação com vista à sua transacção, em parques de estacionamento.
                                                      2 - Quem infringir o disposto no número anterior é sancionado com coima de
                                                      30 a 150, salvo se se tratar do disposto nas alíneas c), f) e i), casos em que a coima é de 60 300.

                                                      Comentário


                                                        Pelo enquadramento legal que aqui apresentaram, presumo que se o carro estiver em andamento não há problema, correcto?

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por bpacheco Ver Post
                                                          Pelo enquadramento legal que aqui apresentaram, presumo que se o carro estiver em andamento não há problema, correcto?
                                                          Isso também não tenho a certeza.. Mas estaria a sonhar, mas sempre que se põe um número de telemóvel afixado num carro nem que se pagar qualquer coisa, como nas publicidades.. Se calhar estava mesmo a sonhar

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por bpacheco Ver Post
                                                            Pelo enquadramento legal que aqui apresentaram, presumo que se o carro estiver em andamento não há problema, correcto?
                                                            Não te pegam pelo artigo 50º.
                                                            Mas há outros:

                                                            Não podes circular com objectos nos vidros, ou em qualquer outro lugar,
                                                            que te reduzam a visibilidade.
                                                            Por exemplo, não podes ter autocolantes nos vidros.

                                                            Ou:

                                                            Para fazer publicidade em locais públicos (via pública) tens de pagar uma
                                                            taxa (imposto).
                                                            Por exemplo, se tiveres um café / restaurante com um letreiro com o nome
                                                            do estabelecimento do lado de fora, terás de pagar à câmara se estiveres
                                                            numa rua camarária, ou às estradas de Portugal se estiveres numa estrada
                                                            nacional.

                                                            Ou então a tal que já te contaram aqui:

                                                            A BT vai atrás de ti. Vê o nº de telemóvel e liga-te. Tu atendes. E és
                                                            multado por atender o telélé a conduzir sem o kit de mãos livres.

                                                            Comentário


                                                              O meu anda com um papelinho desses desde há duas semanas!

                                                              Tem o meu contacto e uma descrição sumária do carro! Para já ainda ninguém me chateou! Espero que assim continue!

                                                              O carro já esteve vendido, mas à última o comprador queria pagar o carro em parte com cheques pré-datados (uma história surrealista). Mesmo à tuga!

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X