Na resposta ao fresh_fruit parece, já que o modelo que aparece é um Classe C, e não um Classe S.
Bom, mas chega de Off Topic.
Como expressei na abertura do tópico, este não se destina a criar uma "guerra" de palavras entre defensores das marcas envolvidas. O meu comentário tem como alvo a estratégia publicitária da Audi.
Imagino, que pela maneira como defendem as marcas, alguns colegas do forum devem ter % das vendas, mas esses têm outros tópicos mais interessantes para "fazer as suas vendas"
Uma marca que ainda precisa de desvalorizar outras quando se apresenta publicitariamente...
...ainda é fraca
Se fosse forte, não precisa de sugerir a comparação, menosprezando o adversário.
Esse anúncio na Europa seria difícil de sair, dado que cá a Audi conseguiu imiscuir-se no grupo dos premium alemães anteriormente apenas representado pela Mercedes e BMW.
Agora, nos EUA, a imagem da Audi é ainda bem mais fraca que as destas marcas.
O anterior A4 nunca lá vingou, por exemplo.
Aliás, a divisão americana da Audi se não é deficitária, dá pouco lucro, dado que estão sempre a surgir rumores da pouca rentabilidade da marca neste mercado.
O Q7 foi a pedrada no charco para mudar isso, tendo sido pensado exclusivamente segundos os padrões americanos.
O (grande) sucesso da Audi nos últimos anos faz-se muito à custa do mercado europeu.
Uma marca que ainda precisa de desvalorizar outras quando se apresenta publicitariamente...
...ainda é fraca
Publicidade comparativa não é um sinal de fraqueza, resulta de uma estratégia da comunicação.
Nos EUA a Coca-Cola e Pepsi usam esta arma como ninguém, ou não se lembram do spot em que um miúdo para tirar uma lata de Pepsi das máquinas de venda, mas o botão esta no topo, tira uma Coca para se colocar em cima e com isso chegar ao botão da Pepsi, simplesmente divinal!
Publicidade comparativa não é um sinal de fraqueza, resulta de uma estratégia da comunicação.
Nos EUA a Coca-Cola e Pepsi usam esta arma como ninguém, ou não se lembram do spot em que um miúdo para tirar uma lata de Pepsi das máquinas de venda, mas o botão esta no topo, tira uma Coca para se colocar em cima e com isso chegar ao botão da Pepsi, simplesmente divinal!
Como noutras áreas o mercado da publicidade nos EUA é selvagem, em Portugal a publicidade comparativa é proibida.
O anúncio tem a sua piada, mas há bem melhores exemplos na indústria automóvel.
Engraçado terem usado a versão elegance do Mercedes C, claramente a mais clássica, numa cor classica.
Gostava de ver porem alí o A4 em castanho e sem LED´s, contra um Classe C preto pack AMG. Transformava-se logo em publicidade à Mercedes.
Cumps
É isso. Eu, que não percebo nada de publicidade, diria que a Audi quer diferenciar o target dos modelos, mostrar que Merc é para cinzentões e Audi para sofisticados.
Tem a sua piada mas correm o risco do pessoal até gostar do Mercedes que vê no anuncio
Na minha opiniao, a audi, com este video comercial nao pretende atacar a mercedes "marca" mas sim a mercedes "imagem" pois, va-mos ser honestos.... quando nos dizem: "qual a marca mais luxuosa que cunheces??" a primeira que nos vem a cabeça e a mercedes... pois durante muito tempo ela era a rainha nessa area... actualmente ja nao... ha outras marcas a "jogar o mesmo jogo"... e no caso da Audi, a unica diferença significativa quando vejo comparativos... e mesmo o desempenho, onde a Audi e mais desportiva, e a mercedes mais "relax"... e apenas por uma diferença pequena... quanto a luxos... sao identicos... e è essa imagem que a Audi quer clarificar... o que eles querem dizer com este anuncio è:
- Hey, os tempos mudaram... ha mais marcas no mercado que oferecem o mesmo nivel que a mercedes...
(e claro apresentam um modelo deles)
Cumps
Editado pela última vez por RK7; 27 October 2008, 22:40.
eu gosto da pub. aliás gosto das duas. de qq maneira acho que o que o jomaso diz até faz bastante sentido. não que isso me fizesse alterar a opçao de compra
Acho que estes anúncios são permitidos em certos países; ou seja, em Portugal a lei da publicidade não permite a comparação directa de produtos de marcas diferentes (quer em anúncios televisivos, quer na imprensa escrita), ao contrário do que acontece noutros países.
Vêm-se vários casos destes, (também de muitos outros produtos...), principalmente da Honda, na imprensa inglesa.
Já tinha visto o anúncio das chaves da Audi, de facto, menciona a Alfa, Volvo, BMW e Mercedes! Por muito que me custe (Alfismo oblige!), está espetacular!
Uma marca que ainda precisa de desvalorizar outras quando se apresenta publicitariamente...
...ainda é fraca
Se fosse forte, não precisa de sugerir a comparação, menosprezando o adversário.
Esse anúncio na Europa seria difícil de sair, dado que cá a Audi conseguiu imiscuir-se no grupo dos premium alemães anteriormente apenas representado pela Mercedes e BMW.
Agora, nos EUA, a imagem da Audi é ainda bem mais fraca que as destas marcas.
O anterior A4 nunca lá vingou, por exemplo.
Aliás, a divisão americana da Audi se não é deficitária, dá pouco lucro, dado que estão sempre a surgir rumores da pouca rentabilidade da marca neste mercado.
O Q7 foi a pedrada no charco para mudar isso, tendo sido pensado exclusivamente segundos os padrões americanos.
O (grande) sucesso da Audi nos últimos anos faz-se muito à custa do mercado europeu.
Nada disso, por acaso !!
Em certos países há poucas restrições há publicidade comparativa, e nesses há grandes "picardias" entre marcas. Que inclui o lidera a picar o follower.
McDonald's vs Burger King, Coca-Cola vs Pespi, Audi vs. Bmw, etc etc etc.
É sim um tipo de publicidade a que nós não estamos muito habituados e, como tal, estranhamos um pouco.
Mas como diria o Artur Jorge, é uma situação perfeitamente normal !
Acho que estes anúncios são permitidos em certos países; ou seja, em Portugal a lei da publicidade não permite a comparação directa de produtos de marcas diferentes (quer em anúncios televisivos, quer na imprensa escrita), ao contrário do que acontece noutros países.
Vêm-se vários casos destes, (também de muitos outros produtos...), principalmente da Honda, na imprensa inglesa.
Já tinha visto o anúncio das chaves da Audi, de facto, menciona a Alfa, Volvo, BMW e Mercedes! Por muito que me custe (Alfismo oblige!), está espetacular!
Cumprimentos
Um dos anúncios com mais elevados GRP's por exibição em Portugal foi um anúncio que quem o fez sabia à partida que o anúncio não poderia ser exibido.
Foi um anúncio da Compal com a Alexandra Lencastre que atacava a Sunny Delight. Ora, como se sabia que o anúncio teria que ser retirado, lançou-se a campanha de TV na 6ª feira à noite, e os anúncios passaram com uma frequência elevada durante todo o fim de semana.
Na 2ª feira de manhã a Compal é multada e p anúncio é retirado. Mas a multa já fazia parte do valor de investimento na campanha !
PS: GRP's é uma medida de eficácia publicitária que mede basicamente a quantidade de vezes que um anúncio é visionado, face ao nº de vezes que é exposto.
Um dos anúncios com mais elevados GRP's por exibição em Portugal foi um anúncio que quem o fez sabia à partida que o anúncio não poderia ser exibido.
Foi um anúncio da Compal com a Alexandra Lencastre que atacava a Sunny Delight. Ora, como se sabia que o anúncio teria que ser retirado, lançou-se a campanha de TV na 6ª feira à noite, e os anúncios passaram com uma frequência elevada durante todo o fim de semana.
Na 2ª feira de manhã a Compal é multada e p anúncio é retirado. Mas a multa já fazia parte do valor de investimento na campanha !
PS: GRP's é uma medida de eficácia publicitária que mede basicamente a quantidade de vezes que um anúncio é visionado, face ao nº de vezes que é exposto.
E aqui há uns anos houve uns picanços entra as Lays e as Pringles que também deram algum barulho.
Eu gosto deste género de publicidade quando é feita com imaginação.
Comentário