Anúncio

Collapse
No announcement yet.

"Automóveis a diesel vencem híbridos" - Estudo do IST

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por AMGfan Ver Post
    Francamente Fapoc, pareces um miudo do ciclo com uma opinião dessas...meu caro, esse rótulos que a sociedade transporta e que a tua familia te passa quando aqui tens pessoas que estudam/estudaram no IST e que são capazes de desmentir isso categoricamente! Essa ideia que os alunos do IST são meros armazens de conhecimento e que não passam disso...é assim esta é já uma discussão tão antiga que nem sei se vale a pena começar aqui em OT...haverá na pesquisa a minha opinião sobre este assunto. Mas enquanto quiseres pensar assim, posso-te dar apenas um dado ACTUAL: Entrei na empresa onde me encontro há cerca de 2 meses. Entraram 36 recem licenciados com perfil acima da média, cerca de metade Eng./ o resto Economistas e gestores...Não há um unico do ISEL e sabes porquê?Sabes pois...concerteza que sabes!Continua a bater-te por essas causas e a sustentar que os Eng. do Técnico é só substancia e pouca interactividade...o mercado não se queixa, muito pelo contrário!

    O modo de aprendizagem nem eu nem tu podemos comparar sobre qual o melhor jáque a nossa experiencia é unica, mas se tu defendes que isso se reflecte do mais ou menos Eng. que te formas...

    Ainda bem para ti que o nível de exigência é baixo...

    Querem Eng. Mec. para quê, mexer em PC's? Eu conheço demasiados maus exemplos no IST para sustentar a minha opinião, és livre de não concordar com ela.
    Até conheço uma Enga. Mec. do Técnico que nem um pneu de um carro sabe mudar, no entando é chefe do departamento de informática da empresa onde trabalha... Afinal onde entra a Mecânica nisto tudo??? Se fosse um caso isolado era uma coisa, mas não é!!! E eu quando disse que tinha família lá, é em vários cursos, docentes e alunos. Por isso quando me candidatei à Universidade pus o ISEL em primeira opção.....

    Comentário


      #62
      Vamos lá esclarecer uma coisa, o IST não é uma Universidade, é uma faculdade de Engenharia que faz parte da Universidade Técnica de Lisboa, que contém muitas mais faculdades de outras áreas diferentes.
      Portanto, vamos deixar de confundir o IST com uma Universidade.

      Quanto muito poderiam dizer que o IST é a melhor faculdade de Eng. do país,
      e nunca a melhor Universidade do país. Começa logo aí a mania da grandeza...

      Mas faculdades de Eng. em Portugal até há pouco tempo (30 anos) praticamente só existia o IST. Portanto, o IST tinha que ser a melhor.
      Hoje há muitas mais, e ainda não vi ninguém fazer um estudo comparativo...

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
        Vamos lá esclarecer uma coisa, o IST não é uma Universidade, é uma faculdade de Engenharia que faz parte da Universidade Técnica de Lisboa, que contém muitas mais faculdades de outras áreas diferentes.
        Portanto, vamos deixar de confundir o IST com uma Universidade.

        Quanto muito poderiam dizer que o IST é a melhor faculdade de Eng. do país,
        e nunca a melhor Universidade do país. Começa logo aí a mania da grandeza...

        Mas faculdades de Eng. em Portugal até há pouco tempo (30 anos) praticamente só existia o IST. Portanto, o IST tinha que ser a melhor.
        Hoje há muitas mais, e ainda não vi ninguém fazer um estudo comparativo...
        Olhem-me só o preciosismo Deves pensar que o IST pertencer á UTL é algo que lhe valha de orgulho...obvio que nos estavamos e estivémos sempre a referir ao instituto...faculdade!

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por fapoc Ver Post
          Ainda bem para ti que o nível de exigência é baixo...

          Querem Eng. Mec. para quê, mexer em PC's? Eu conheço demasiados maus exemplos no IST para sustentar a minha opinião, és livre de não concordar com ela.
          Até conheço uma Enga. Mec. do Técnico que nem um pneu de um carro sabe mudar, no entando é chefe do departamento de informática da empresa onde trabalha... Afinal onde entra a Mecânica nisto tudo??? Se fosse um caso isolado era uma coisa, mas não é!!! E eu quando disse que tinha família lá, é em vários cursos, docentes e alunos. Por isso quando me candidatei à Universidade pus o ISEL em primeira opção.....

          Em relação ao mudar o pneu não é exclusivo do IST,se fosse só isso até era o menos mau.

          Quanto a Eng. ser chefe do departamento de informática da empresa onde trabalhas não vejo nenhum problema,desde que cumpra as suas funções.Ou não cumpre?

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por fapoc Ver Post
            Ainda bem para ti que o nível de exigência é baixo...

            Querem Eng. Mec. para quê, mexer em PC's? Eu conheço demasiados maus exemplos no IST para sustentar a minha opinião, és livre de não concordar com ela.
            Até conheço uma Enga. Mec. do Técnico que nem um pneu de um carro sabe mudar, no entando é chefe do departamento de informática da empresa onde trabalha... Afinal onde entra a Mecânica nisto tudo??? Se fosse um caso isolado era uma coisa, mas não é!!! E eu quando disse que tinha família lá, é em vários cursos, docentes e alunos. Por isso quando me candidatei à Universidade pus o ISEL em primeira opção.....
            Não me obrigues a dizer qual a empresa nem por que processo de recrutamento passei porque não o vou dizer aqui... Mas poderás sempre concorrer para ver...Não sei se sabes mas terminei o meu curso este Verão e as minhas "férias" passaram-se basicamente em entrevistas e escrita da tese...recrutamento e niveis de exigência é assunto que estou neste momento por dentro, sobretudo da forma como o mercado nos vê. Infelizmente ou não (creio que infelizmente ) praticamente todos os meus amigos estudam Eng. em Lisboa...ISEL, FCT, IST, escolhe...por mim tanto faz ficares com a tua opinião é tua...só me custa que com essa idade e já seja tão "rígida"... boa sorte para a conclusão do curso.

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por leblanc Ver Post
              Em relação ao mudar o pneu não é exclusivo do IST,se fosse só isso até era o menos mau.

              Quanto a Eng. ser chefe do departamento de informática da empresa onde trabalhas não vejo nenhum problema,desde que cumpra as suas funções.Ou não cumpre?
              Cumpre, claro... Mas tirou Eng. Mecânica pra quê? Afinal o Técnico forma Eng. Mecânicos para mexer em Mecânica ou em Informática?

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por AMGfan Ver Post
                Não me obrigues a dizer qual a empresa nem por que processo de recrutamento passei porque não o vou dizer aqui... Mas poderás sempre concorrer para ver...Não sei se sabes mas terminei o meu curso este Verão e as minhas "férias" passaram-se basicamente em entrevistas e escrita da tese...recrutamento e niveis de exigência é assunto que estou neste momento por dentro, sobretudo da forma como o mercado nos vê. Infelizmente ou não (creio que infelizmente ) praticamente todos os meus amigos estudam Eng. em Lisboa...ISEL, FCT, IST, escolhe...por mim tanto faz ficares com a tua opinião é tua...só me custa que com essa idade e já seja tão "rígida"... boa sorte para a conclusão do curso.

                Já agora podes dizer qual é a empresa, estou curioso...

                E já agora boa sorte nessa nova etapa!

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por fapoc Ver Post
                  Cumpre, claro... Mas tirou Eng. Mecânica pra quê? Afinal o Técnico forma Eng. Mecânicos para mexer em Mecânica ou em Informática?
                  Uma pessoa tem de ser polivalente nesta época tão competitiva,especialmente um Engenheiro.Há tantos Engenheiros Mecânicos e não só que trabalham em áreas tão afastadas dos seu cursos.

                  Comentário


                    #69
                    O técnico não é a melhor universidade de engenharia do país mas sim a terceira está abaixo do porto e de aveiro, basta verem os rankings internacionais destas faculdades, já agora a melhor do mundo é o MIT.

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por leblanc Ver Post
                      Uma pessoa tem de ser polivalente nesta época tão competitiva,especialmente um Engenheiro.Há tantos Engenheiros Mecânicos e não só que trabalham em áreas tão afastadas dos seu cursos.
                      Claro que têm de ser polivalentes, mas pronto... Acho que é um "desperdício"!

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por fapoc Ver Post
                        Claro que têm de ser polivalentes, mas pronto... Acho que é um "desperdício"!

                        Claro que pra um Eng. Informático é complicado,compreendo.

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por Henriques J. Ver Post
                          O técnico não é a melhor universidade de engenharia do país mas sim a terceira está abaixo do porto e de aveiro, basta verem os rankings internacionais destas faculdades, já agora a melhor do mundo é o MIT.

                          Finalmente algum post com dados concretos e não o costume, a minha é melhor porque sim, ou a minha é melhor porque um conhecido da prima não sabe mudar um pneu...

                          Só falta dizeres em que posição global está o IST para termos melhor noção para onde devemos enviar o estudo que deu origem a este tópico.

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                            Finalmente algum post com dados concretos e não o costume, a minha é melhor porque sim, ou a minha é melhor porque um conhecido da prima não sabe mudar um pneu...

                            Só falta dizeres em que posição global está o IST para termos melhor noção para onde devemos enviar o estudo que deu origem a este tópico.
                            Eu tinha noção que e FEUP era e é muito boa, não sabia era que a de UA estava tão bem cotada.

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
                              Eu tinha noção que e FEUP era e é muito boa, não sabia era que a de UA estava tão bem cotada.
                              Estive a rever agora os dados dos rankings e é assim, Porto primeira portuguesa e 267 mundial, depois vem Minho 293, o Ist vem em 421.

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por Henriques J. Ver Post
                                Estive a rever agora os dados dos rankings e é assim, Porto primeira portuguesa e 267 mundial, depois vem Minho 293, o Ist vem em 421.
                                Vê melhor isso.

                                http://www.webometrics.info/

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por leblanc Ver Post
                                  É isso, não é 421, é ainda pior é 422.

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por Henriques J. Ver Post
                                    É isso, não é 421, é ainda pior é 422.
                                    Lool! Não é isso tu estas a comparar a universidade do Porto e não Feup com o IST.Acho que não é possível fazer comparações a partir destes dados,só entre a universidade do Porto e a universidade técnica de Lisboa.Estas a entender?

                                    Alguém mais iluminado por favor clarifique este assunto. Se estiver errado peço desde já desculpa.

                                    Comentário


                                      #78
                                      Esse ranking não é um ranking das faculdades de eng. mas parece antes um ranking global, por isso não dá para comparar bem se pretendemos apenas a Engenharia.
                                      Uma coisa estranha é que aparece Universidade Técnica de Lisboa e IST???
                                      Se o IST faz parte da UTL, não faz lá muito sentido. Será que para a UTL consideram todas as faculdades menos o IST?
                                      Já agora, as 4 mais bem classificadas portuguesas.

                                      Univ. Porto - 267
                                      Univ. Minho - 293
                                      Univ. Técnica de Lisboa - 335
                                      Univ. Coimbra - 389

                                      Portanto, a melhor portuguesa no lugar 267 mundial e lugar 99 Europeu.
                                      E ainda acham que alguma Universidade Portuguesa é reconhecida lá fora?

                                      Comentário


                                        #79
                                        Meus caros o SLB tb é o maior clube português...é a marca que mais vende nos 3 grandes mas não tem ganho desde as gloriosas epocas de 90...pode-se dizer...

                                        Pouco me interessa muito sinceramente qual a melhor escola através de um ranking...parece aquele da bola, o IFHSH ou coisa que o valha , em que o top 10 altera todas as semanas...

                                        O importante aqui é o feedback do lado de lá...das empresas...eles é que são os "clientes" destes produtos que nós formamos depois de 5 anos de universidade...E aí....!Mas já que falam na FEUP, agora na empresa tenho lá alguns colegas nortenhos. Sempre tive uma excelente impressão desta universidade pelos docs que as vezes consultava, pode-se dizer à altura do IST perfeitamente...Aliás na minha área (Construção) até tem 2 catedráticos enquanto o IST tem apenas um por enquanto.

                                        Já vai longo o OT...por em causa da credibilidade do IST é não conhecer nem um pouco da Engenharia Portuguesa, nomeadamente a Civil...
                                        Editado pela última vez por AMGfan; 03 November 2008, 19:03.

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                          Esse ranking não é um ranking das faculdades de eng. mas parece antes um ranking global, por isso não dá para comparar bem se pretendemos apenas a Engenharia.
                                          Uma coisa estranha é que aparece Universidade Técnica de Lisboa e IST???
                                          Se o IST faz parte da UTL, não faz lá muito sentido. Será que para a UTL consideram todas as faculdades menos o IST?
                                          Já agora, as 4 mais bem classificadas portuguesas.

                                          Univ. Porto - 267
                                          Univ. Minho - 293
                                          Univ. Técnica de Lisboa - 335
                                          Univ. Coimbra - 389

                                          Portanto, a melhor portuguesa no lugar 267 mundial e lugar 99 Europeu.
                                          E ainda acham que alguma Universidade Portuguesa é reconhecida lá fora?

                                          Podes me fornecer o site com esse ranking?

                                          Obrigado

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por AMGfan Ver Post
                                            Meus caros o SLB tb é o maior clube português...é a marca que mais vende nos 3 grandes mas não tem ganho desde as gloriosas epocas de 90...pode-se dizer...

                                            Pouco me interessa muito sinceramente qual a melhor escola através de um ranking...parece aquele da bola, o IFHSH ou coisa que o valha , em que o top 10 altera todas as semanas...

                                            O importante aqui é o feedback do lado de lá...das empresas...eles é que são os "clientes" destes produtos que nós formamos depois de 5 anos de universidade...E aí....!Mas já que falam na FEUP, agora na empresa tenho lá alguns colegas nortenhos. Sempre tive uma excelente impressão desta universidade pelos docs que as vezes consultava, pode-se dizer à altura do IST perfeitamente...Aliás na minha área (Construção) até tem 2 catedráticos enquanto o IST tem apenas um por enquanto.

                                            Já vai longo o OT...por em causa da credibilidade do IST é não conhecer nem um pouco da Engenharia Portuguesa, nomeadamente a Civil...
                                            Desculpa a intromissão, vi agora que estás em Civil. Neste caso e como também conheço pessoas aí (secalhar até a conheces ) dou-te razão, o IST é bastante melhor que o ISEL neste curso! Aliás, o curso de Civil do ISEL pelo que sei é uma bela cagada e não é só quando comparado com o do IST...

                                            Tudo o resto que eu disse neste tópico se aplica ao curso de Eng. Mecânica, e em relação a isso não mudo uma virgula.

                                            Cumps.

                                            Comentário


                                              #82
                                              Originalmente Colocado por fapoc Ver Post
                                              Quanto ao técnico ser credível eu meço as coisas com um exemplo extremamente simples. Tenho família lá, e no outro dia em conversa calhou falarmos de Laboratórios de Física, Termodinânica, etc. Eu comecei a contar que no ISEL (onde ando) nós fazemos mesmo os laboratórios, ou seja, temos experiências para realizar e demonstrar que aquilo que nos ensinam na realidade funciona, no Técnico essas pessoas com quem falei, que são do mesmo curso que eu, não fazem laboratórios, têm um professor que os faz para toda a turma ver como é e depois os manda escrever um relatório sobre isso... Belo ensino hein!
                                              Um dia alguém lhes pede para fazerem e eles ficam... Pois, sabe... Eu só vi fazer, nunca fiz! Credível o Técnico? Sim, para por os Eng. a escrever livros sobre como fazer, mas sem nunca ter feito!!!

                                              Ahh, já agora, o curso em questão é Eng. Mecânica.


                                              Quanto ao filtro de partíclas ser metido na equação, eu só disse que nem todos os Diesel o têm, logo muito emitem particulas que os modelos a gasolina não emitem... Nem sequer falei em reciclagem ou reaproveitamento em final de vida. Mas a tua sede de defenderes a tua dama nem te deixou ler como deve ser aquilo que disse!

                                              Cumps.
                                              Eu ando em Engenharia Mecânica no IST e tenho aulas de laboratórios onde EU faço as experimentações... Ando no 1º ano e ainda só tive laboratórios de Química, mas conheço pessoal dos outros anos e não me dizem nada disso que tu disseste :\. Não sei o porquê de estarem a criticar o IST, eles fizeram um estudo e mostraram-no às pessoas. Pode de facto estar incompleto mas ao menos fizeram-no. Já outras universidades gostam é de criticar e de pouco (ou nada) fazer . Irrita vir a um fórum, onde supostamente venho para descomprimir da pressão do dia-a-dia e deparo-me com críticas de fan-boy a torto e a direito de assuntos que nada têm a haver. Mas já que falaram da minha universidade (ou faculdade, não se ofendam!) tenho que desmentir algumas (des)afirmações.

                                              Deves saber certamente que o IST é uma instituição com anos e anos e anos... de engenharia, e foi de facto a faculdade pioneira cá em Portugal. Se fores receber algum feedback das empresas, hoje em dia o IST está no topo dos pretendidos para recrutamento, juntamente com a FEUP, Aveiro e Minho. Nada disto quer dizer que um Engenheiro formado numa destas universidades seja melhor que um do ISEL, FCT-UNL, ISEP, etc, contudo tem-se verificado que os engenheiros que vêm destas universidades de "renome" vêm com melhores bases e mais "open-mind" e que por isso são mais pretendidos.

                                              Já agora, tu que disseste que escolheste o ISEL como 1ª opção, não poderás dizer porquê? Pera, eu acho que adivinho, foi a nota! E não me venhas dizer que não escolheste o IST porque moras longe ou porque não tem qualidade suficiente, se não posso-te GARANTIR que estás uns furos abaixo no ISEL nesse parâmetro.

                                              E pensas que é por não saberes tirar/montar um pneu de um carro vais ser mau engenheiro/profissional? Digo-te desde já que apartir do momento em que tiras a carta e vais conduzir o teu carro para a estrada, já o devias saber fazer. Sim porque se tivéssemos à espera que aparecesse um Eng. Mecânico (do ISEL!) para nos mudar o pneu cada vez que tivessemos um furo...

                                              E qual é o mal dessa Engenheira Mecânica estar a trabalhar num projecto informático? Não sei se sabes mas hoje em dia não te podes dar ao previlégio de QUERER trabalhar numa área, tens de te adaptar ao que o mercado "oferece", e dentro do que oferece escolhes o melhor para ti. Tomara eu ter hoje garantido um emprego nem que fosse numa área da economia ou assim.

                                              Bom, mas isto encerra o caso (da minha parte) e espero que se acabe com o OT.

                                              Já agora, boa sorte para o curso fapoc!
                                              Editado pela última vez por JohnYamaha; 03 November 2008, 21:37.

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por JohnYamaha Ver Post
                                                Eu ando em Engenharia Mecânica no IST e tenho aulas de laboratórios onde EU faço as experimentações... Ando no 1º ano e ainda só tive laboratórios de Química, mas conheço pessoal dos outros anos e não me dizem nada disso que tu disseste :\. Não sei o porquê de estarem a criticar o IST, eles fizeram um estudo e mostraram-no às pessoas. Pode de facto estar incompleto mas ao menos fizeram-no. Já outras universidades gostam é de criticar e de pouco (ou nada) fazer . Irrita vir a um fórum, onde supostamente venho para descomprimir da pressão do dia-a-dia e deparo-me com críticas de fan-boy a torto e a direito de assuntos que nada têm a haver. Mas já que falaram da minha universidade (ou faculdade, não se ofendam!) tenho que desmentir algumas (des)afirmações.

                                                Deves saber certamente que o IST é uma instituição com anos e anos e anos... de engenharia, e foi de facto a faculdade pioneira cá em Portugal. Se fores receber algum feedback das empresas, hoje em dia o IST está no topo dos pretendidos para recrutamento, juntamente com a FEUP, Aveiro e Minho. Nada disto quer dizer que um Engenheiro formado numa destas universidades seja melhor que um do ISEL, FCT-UNL, ISEP, etc, contudo tem-se verificado que os engenheiros que vêm destas universidades de "renome" vêm com melhores bases e mais "open-mind" e que por isso são mais pretendidos.

                                                Já agora, tu que disseste que escolheste o ISEL como 1ª opção, não poderás dizer porquê? Pera, eu acho que adivinho, foi a nota! E não me venhas dizer que não escolheste o IST porque moras longe ou porque não tem qualidade suficiente, se não posso-te GARANTIR que estás uns furos abaixo no ISEL nesse parâmetro.

                                                E pensas que é por não saberes tirar/montar um pneu de um carro vais ser mau engenheiro/profissional? Digo-te desde já que apartir do momento em que tiras a carta e vais conduzir o teu carro para a estrada, já o devias saber fazer. Sim porque se tivéssemos à espera que aparecesse um Eng. Mecânico (do ISEL!) para nos mudar o pneu cada vez que tivessemos um furo...

                                                E qual é o mal dessa Engenheira Mecânica estar a trabalhar num projecto informático? Não sei se sabes mas hoje em dia não te podes dar ao previlégio de QUERER trabalhar numa área, tens de te adaptar ao que o mercado "oferece", e dentro do que oferece escolhes o melhor para ti. Tomara eu ter hoje garantido um emprego nem que fosse numa área da economia ou assim.

                                                Bom, mas isto encerra o caso (da minha parte) e espero que se acabe com o OT.

                                                Já agora, boa sorte para o curso fapoc!

                                                Para ti a resposta é simples: "E eu é que sou o fan-boy?"




                                                Boa sorte para o teu curso, ainda bem que já fazes laboratótios, secalhar tens mais sorte que as pessoas que conheço no mesmo curso que tu!

                                                Já agora e para que fiques a saber, eu pus o ISEL em 1ª opção porque quis, o Técnico ficou em 2ª e a Nova em 3ª... Mas pronto, vai lá para a tua Faculdade pioneira! Só para que saibas, o ISEL tem mais de 150 anos...

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  http://www.youtube.com/watch?v=rnJkQ...eature=related

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Ja estou a ver é muito CO2 neste topico...

                                                    Tive hj precisamente uma cadeira sobre o assunto, Design e Ambiente, meti a questao apresentada neste topico e a resposta foi.

                                                    O CO2 contribui para o efeito de estufa, o NOx e as Particulas afectam directamente o ser humano, ou seja, um carro diesel afecta mais directamente o humano no que toca a suade e afecta a qualidade do ar.

                                                    Um diesel alem de lançar CO2, mesmo que em menos quantidade que um a gasolina a diferença n compensa o que este lança a mais de outros poluentes ate mais prejudiciais para o humano, ainda nos oferecem gases castanhos que tds vem nas ruas mais movimentadas.

                                                    Outros gases tambem perigoso em concentraçao sao o SO2 e o CO que ficam junto ao chao e acabam por afectar mais as crianças devido a sua altura.
                                                    Editado pela última vez por Cagi; 03 November 2008, 23:32.

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por fapoc Ver Post
                                                      Cumpre, claro... Mas tirou Eng. Mecânica pra quê? Afinal o Técnico forma Eng. Mecânicos para mexer em Mecânica ou em Informática?
                                                      Não te preocupes que também deve existir o mesmo aí para esses lados!!!

                                                      Que dor de coto, que tanta gente tem do IST

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Originalmente Colocado por joao Ver Post
                                                        Não te preocupes que também deve existir o mesmo aí para esses lados!!!

                                                        Que dor de coto, que tanta gente tem do IST

                                                        Dor de coto??? LOL!

                                                        Vai ler tudo o que escrevi....

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por Darth Vader Ver Post
                                                          Podes me fornecer o site com esse ranking?

                                                          Obrigado
                                                          Estás distraído ou só leste o último post do tópico...

                                                          O site foi colocado por alguém uns posts acima.

                                                          Comentário

                                                          AD fim dos posts Desktop

                                                          Collapse

                                                          Ad Fim dos Posts Mobile

                                                          Collapse
                                                          Working...
                                                          X