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Citroen C1, Peugeot 107 e Toyota Aygo (2012)
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Decididamente, os designers da Peugeot têm de começar a pedir coca de melhor qualidade, pq só andam a sair desastres.
E a marca consegue fazer muito melhor
Quanto ao C1, o restyling não veio melhorar a imagem. Não só a dianteira me parece excessivamente colada a um outro novo modelo cujo nome não me lembro (q vai ter um gémeo da nissan), como achava a anterior a melhor conseguida do trio.
Vamos lá ver o q a Toyota inventa para o Aygo
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Originalmente Colocado por Edge Ver PostDecididamente, os designers da Peugeot têm de começar a pedir coca de melhor qualidade, pq só andam a sair desastres.
E a marca consegue fazer muito melhor
Quanto ao C1, o restyling não veio melhorar a imagem. Não só a dianteira me parece excessivamente colada a um outro novo modelo cujo nome não me lembro (q vai ter um gémeo da nissan), como achava a anterior a melhor conseguida do trio.
Vamos lá ver o q a Toyota inventa para o Aygo
Não sei se é com branca que os da Peugeot lá vão. Eles precisam de uma lufada de ar fresco no estardalhaço de design que aplicam e que vão metamorfoseando - para pior - desde o 206.
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Agora a nova fase da Peugeot é...
...toca a copiar a Audi!!!
Veja-se o HYMotion3 e o interior do (3008) Prologue...como casos paradigmáticos!
Não é por acaso que o chefe de design (ou algo assim) da Citroën recentemente tornou-se chefe de design das duas marcas...no seio da própria PSA houve a constatação que os Citro andavam a sair muito bem e os Pug...cada vez pior
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Originalmente Colocado por André Ver PostAgora a nova fase da Peugeot é...
...toca a copiar a Audi!!!
Veja-se o HYMotion3 e o interior do (3008) Prologue...como casos paradigmáticos!
Não é por acaso que o chefe de design (ou algo assim) da Citroën recentemente tornou-se chefe de design das duas marcas...no seio da própria PSA houve a constatação que os Citro andavam a sair muito bem e os Pug...cada vez pior
Há uma percepção positiva do trabalho dele, mas existem vozes dissidentes, que tem originado algumas discussões "filosóficas" interessantes nos bastidores.
Basicamente, o que dizem essas vozes, é que a Citroen encontra-se num buraco criativo.
Continua a basear-se em fórmulas estreadas décadas atrás, e desde há muito que não apresenta algo digno dos pergaminhos criativos e inovadores da marca.
É certo que essas fórmulas têm dado resultado, criando modelos de forte personalidade nos segmentos onde se inserem. Mas se analisarmos bem a coisa, não deixa de existir alguma razão de que a Citroen ficou presa à sua história.
Se as palavras de ordem do vocabulário da Citroen são inovação e criatividade e alternativa, temos que chegar a um ponto onde eles terão de romper estas barreiras. Vai "doer", mas acho que vai acabar por ser necessário como passo seguinte.
Para já tivemos a Citroen a redescobrir a sua história. Agora há que dar o passo seguinte.
E que esse passo seguinte não sejam carros como o C5. Um carro no geral atractivo, mas que pouco ou quase nada tem de Citroen. Não existe originalidade. Pegaram num sortido de soluções germânicas, usando-as q.b.
A aprovação unânime que o c5 tem tido, só prova como os pontos de referência continuam a ser os germânicos, em todos os capitulos, incluindo o styling (sobretudo BMW e Audi por razões opostas)
Curiosamente a Citroen soube plagiar melhor o estilo germânico que a Renault com o Laguna. O Laguna tentou ir ao cerne dos bons e velhos valores visuais germânicos (austeridade, depuração), mas deu-se mal ao tentar individualizar a coisa com o uso de elementos da nova linguagem renault. O resultado é estranho, incoerente e pouco consensual.
A Citroen abraçou o barroco germânico que actualmente infecta a industria.
Deu-se bem melhor.
Em relação à Peugeot, as ideias que o sr. Ploue tem em relação ao futuro estilistico dela, são bastante refrescantes, fugindo do exagero estilistico das ultimas gerações de Pugs pelo Gerard Welter.
Ele é um admirador dos Peugeots by Pininfarina, o que são boas noticias. Talvez consiga encontrar um caminho de retorno a Peugeots dinâmicos e elegantes.
Acredito que essa aproximação à Audi seja de pouca dura, enquanto vão saíndo os ultimos exemplares da era Welter.
(esperemos que sim)
Outra pessoa que o sr. Ploue tem em conta é o sr. Bangle. O que pode ser interessante no desenvolvimento de futuras linguagens. Não são todos os top-designers que confessam ser fãs do polémico Bangle. Mas o que é certo, é que os "ensinamentos" do bangle infectaram toda a industria. Vincos, jogo entre concavidades e convexidades, arestas bem demarcadas encontram-se actualmente um pouco por todas as marcas. Nalgumas mais óbvias que outras.
Bem, voltando aos modelos do tópico
Em relação a estes facelifts não se compreende as opções tomadas.
Foi alguma tentativa de amadurecer o desenho com pormenores de carros grandes, como a utilização de pormenores decorativos como cromados?
O contraste é berrante e desarmonioso.
Nem o friso da boca do C1 que parece discreto fica bem enquadrado num carro que sempre pareceu um carro-brinquedo formado por meia duzia de peças em plástico
No caso do 107, presumo que tenha sido para distrair da bocarra que usaram este aparelho dos dentes.
É o que acontece quando se pede algo diferente apenas por ser diferente, o que obriga à intervenção de forceps, e normalmente sai merd*.
Podiam ter mexido apenas no preenchimento interno dos faróis/farolins que não seria necessário mais nada.
Os carros estavam bem como estavam.
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Originalmente Colocado por michaelreznor Ver Postmais bonito ou menos feio?
ld
Não o acho tão feio assim... não é das coisas mais bonitas, mas fica uns pontos acima do C1...
Nem falo do 107, porque acho que aquilo foi uma diarreia mental do design...
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Originalmente Colocado por Neruson Ver Postesse é outro... ainda tou para saber como a Ford consegue transformar um belissimo Fiat 500 nisso...
Suspensão e Direcção. Está ao nivel do que a Ford nos tem habituado. Ou seja, muito bom. Para quem quer algo interessante de conduzir, neste segmento, não deverá haver melhor. E não é preciso versões xpto.
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