No início deste mês um jornal de grande tiragem nacional publicou um artigo com honras de 1ª página que supostamente demonstrava que os carros a gasóleo seriam mais 'verdes' no consumo e nas emissões que os híbridos.
Como muitos de certo se aperceberam esse estudo estava repleto de falhas e incongruências que adulteraram completamente os resultados – vide esta press release:
http://prius-pt.com/cafe/media/p/5684/download.aspx
Uma vez que o estudo não foi feito com viaturas reais disponíveis no mercado mas sim com recurso a SIMULAÇÕES, como aliás é reconhecido na ficha técnica do estudo, um grupo de pessoas decidiu pôr o conceito à prova e reproduzir o estudo na prática, com viaturas reais, utilizando o híbrido mais vendido em todo o mundo - o Toyota Prius - e em representação do diesel, um dos veículos mais vendidos em Portugal, com potência semelhante ao Prius embora beneficiando de um peso menor - o Renault Megane 1.5 dCi 105 cv.
Estudo prático
http://prius-pt.com/cafe/forums/t/1233.aspx
Resultados:
> A Megane diesel gastou +24% de energia que o Prius no percurso do estudo do IST.
Vencedor: Híbrido!
> A Megane diesel gastou +41% de energia que o Prius no percurso alternativo via marginal.
Vencedor: Híbrido!
CO2: Prius Hybrid = 2,786 kg ; Megane Diesel = 3,797 kg - Diesel poluiu +36% que o híbrido
CO: Prius Hybrid = 4,822 kg ; Megane Diesel = 8,697 kg - Diesel poluiu +80% que o híbrido
HC+NOx: Prius Hybrid = 0,804 kg ; Megane Diesel = 8,452 kg - Diesel poluiu +1500% que o híbrido, 10 vezes mais!!!
Afinal, e no final, a vitória do híbrido parece ser total e absoluta!
Como muitos de certo se aperceberam esse estudo estava repleto de falhas e incongruências que adulteraram completamente os resultados – vide esta press release:
http://prius-pt.com/cafe/media/p/5684/download.aspx
Uma vez que o estudo não foi feito com viaturas reais disponíveis no mercado mas sim com recurso a SIMULAÇÕES, como aliás é reconhecido na ficha técnica do estudo, um grupo de pessoas decidiu pôr o conceito à prova e reproduzir o estudo na prática, com viaturas reais, utilizando o híbrido mais vendido em todo o mundo - o Toyota Prius - e em representação do diesel, um dos veículos mais vendidos em Portugal, com potência semelhante ao Prius embora beneficiando de um peso menor - o Renault Megane 1.5 dCi 105 cv.
Estudo prático
http://prius-pt.com/cafe/forums/t/1233.aspx
Resultados:
> A Megane diesel gastou +24% de energia que o Prius no percurso do estudo do IST.
Vencedor: Híbrido!
> A Megane diesel gastou +41% de energia que o Prius no percurso alternativo via marginal.
Vencedor: Híbrido!
CO2: Prius Hybrid = 2,786 kg ; Megane Diesel = 3,797 kg - Diesel poluiu +36% que o híbrido
CO: Prius Hybrid = 4,822 kg ; Megane Diesel = 8,697 kg - Diesel poluiu +80% que o híbrido
HC+NOx: Prius Hybrid = 0,804 kg ; Megane Diesel = 8,452 kg - Diesel poluiu +1500% que o híbrido, 10 vezes mais!!!
Afinal, e no final, a vitória do híbrido parece ser total e absoluta!
Comentário