O MCI vai estar por cá durante bastante tempo. Há uma série de aplicações bastante úteis, como p.ex. maquinaria pesada, que precisa de muita potência (tractores, catterpilers, etc.)
Mesmo depois do fim dos combustíveis fósseis, que podem durar ainda 100 ou 200 anos, há sempre alternativas para fazer andar esses motores. P.ex. biodiesel, etanol, hidrogénio, metanol... Claro que as quantidades não darão para fazer andar 1 bilião de carros, mas para as máquinas pesadas devem chegar.
O MCI vai estar por cá durante bastante tempo. Há uma série de aplicações bastante úteis, como p.ex. maquinaria pesada, que precisa de muita potência (tractores, catterpilers, etc.)
Quanto maiores as exigências, melhor se encaixa a solução eléctrica.
É um erro pensar que os motores eléctricos são fracos para trabalhos pesados pois é precisamente o contrário.
Os exemplos mencionados, precisam de muita tracção (binário muito elevado com pouca velocidade), não tanto de muita potência.
Uma vez mais, um cenário perfeito para tracção eléctrica.
Lembra-te do exemplo dos comboios. Precisam de doses maciças de binário para vencer a inércia ...e também de rotação/velocidade elevadas.
...o problema a resolver é sempre o mesmo: Autonomia.
Quanto maiores as exigências, melhor se encaixa a solução eléctrica.
É um erro pensar que os motores eléctricos são fracos para trabalhos pesados pois é precisamente o contrário.
Os exemplos mencionados, precisam de muita tracção (binário muito elevado com pouca velocidade), não tanto de muita potência.
Uma vez mais, um cenário perfeito para tracção eléctrica.
Lembra-te do exemplo dos comboios. Precisam de doses maciças de binário para vencer a inércia ...e também de rotação/velocidade elevadas.
...o problema a resolver é sempre o mesmo: Autonomia.
Não é bem a autonomia. É a "densidade energética". Um litro de gasóleo tem 10 MJ úteis (+20 MJ calor). Já um litro de baterias tem cerca de.. 1 MJ
Bosch, Europe’s largest car parts supplier, has hit out at the EU for being “fixated” on electric vehicles, while overlooking other low-emission transport technologies, such ashydrogen and synthetic fuels.
“Climate action is not about the end of the internal-combustion engine,” said Volkmar Denner, chief executive of the privately owned German manufacturer.
“It’s about the end of fossil fuels. And while electromobility and green charging power make road transport carbon neutral, so do renewable fuels.”
Board member Stefan Hartung told reporters that the company “will continue to invest in combustion engine technology for at least another 20-30 years”
Essa questão foi colocada à cerca de 100 anos atrás, quando da passagem do cavalo para o carro, as vozes contra e a dizerem que era impossível o carro generalizar-se, eram muitas, tal como agora.
Os carros a combustão vão ser deixados, tal como os cavalos, para os apaixonados e para usos esporádicos.
Só não sabemos se irá ser daqui a 5, 10 ou 20 anos...
Editado pela última vez por pedrolima678; 17 May 2021, 15:38.
Se os combustíveis sintéticos não forem viáveis então parece não haver futuro...
Se bem que ainda agora li um artigo da Autocar em que empresa de máquinas industrias pesadas diz ter criado um motor de combustão a hidrogénio espetacular...
Comentário